O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Aprendendo! #1 - Adequação e Inadequação Linguística

Iniciado por Misty, 24/11/2012 às 19:27

24/11/2012 às 19:27 Última edição: 31/05/2013 às 01:32 por Mistyrol

Adequação e Inadequação Linguística




Olá membros da Centro RPG! Eu sou Mistyrol e estarei postando algumas aulas que podem ajudar alguns membros que tenham dificuldades com a Língua Portuguesa.
Não adianta negar que em diversas vezes veio aquela dúvida de como escrever ou falar uma palavra, e com isso você acaba escrevendo de acordo com a linguagem, e muitas vezes a mesma não está correta. Por esse motivo, vou postar sempre que possível aulas para que vocês possam sanar todas as suas dúvidas.

Lembrete: Para que não hajam problemas futuros, gostaria de dizer que não sou um professor, erro como qualquer outro membro, mas o conhecimento deve ser passado adiante, o que sei, passarei para vocês.




[box class=catbg]
Para se entender mais
[/box]
Ao comunicar-se com outra pessoa e para que seja feito de maneira eficiente, é necessário que se faça uma adequação da linguagem.
Em diversas situações, o fato da relação entre os interlocutores ser mais descontraída, mais informal ou pessoal, é mais adequado o uso de uma linguagem informal, onde não há necessidade do uso de, popularmente falando, "palavras difíceis". Por outro lado existem situações onde a relação entre falante e ouvinte é mais impessoal, cabendo assim a uma linguagem mais formal, mais "cuidada".
São inúmeras os fatores, sejam eles individuais ou combinados que podem fazer interferências significativas no modo em que o falante ajustará a sua linguagem no ato da comunicação. A seguir alguns exemplos dos principais fatores:




[box class=catbg]
Fatores Principais
[/box]
>> O Interlocutor: NÃO se fala da mesma maneira com um adulto e com uma criança, por exemplo.

>> O Assunto: Falar sobre a morte de um amigo requer uma linguagem mais cuidadosa e diferente da usada para se lamentar a perda do time de futebol.

>> A relação entre Falante e Ouvinte: NÃO não se fala com um amigo da mesma forma que se fala com um estranho em uma situação social informal e em uma formal.




[box class=catbg]
Aplicação
[/box]
Vamos tentar aplicar um pouco do que vimos acima? Pude notar que muitos membros possuem dificuldades na hora da escrita, sejam elas por pura preguiça ou por falta de instrução, mas a quantidade de textos repletos de inadequação linguística é muito grande. Agora quero ver se você realmente aprendeu! Abaixo colocarei um trecho de abaixo assinado enviado para um prefeito:

  "... Essa obra é uma antiga reivindicação dos moradores pois na época das chuvas sobe muito, impedindo a utilização segura atual e pondo em risco a vida dos usuários, principalmente da crianças que a atravessam diariamente para ir á escola.
  Além do mais, é bom relembrar também que foi uma das promessas que você nos fez na campanha de eleição.
  Por enquanto, está tudo na promessa, né? Continuamos esperando.
"

>> Agora eu lhe pergunto: Você consegue identificar no trecho, algum problema com a adequação linguística?

  Se você disse que sim, está correto! O texto é feito de maneira muito informal para ser enviado para um prefeito, ainda mais usando gírias populares como: "... está tudo na promessa, ?..., linguagem que não é apropriada para a situação.




Para finalizar, gostaria de agradecer todos aqueles que leram a aula até o fim, e realmente espero que tenha ajudado muitos membros. Como dito anteriormente, não sou um expert na Língua Portuguesa, portanto essa aula pode conter alguns erros. Sendo assim peço para quem identificar algum erro, avise-me para que o mesmo possa ser corrigido.
Muito obrigado pela atenção, espero por críticas, elogios e sugestões!

>> Agradecimentos
>> Minha professora de Língua Portuguesa, Anatércia.
>> Ao membro Shephiroth por ser meu irmão e sempre me incentivar, o mesmo vale para o Cezar.
>> E a você que está lendo o tópico.



Sera que vão brigar seu eu ressuscitar esse tópico :derp:

Pode crê Misty, vou começar a frequentar as aulas, talvez eu aprenda e incentive o aprendizado.
Qualquer duvida volto aqui :ok:

Oh, um comentário, que coisa rara de se ver nessas aulas!  :O_O:
Enfim, que bom que a aula pode ajudá-lo em qualquer ponto que tivesse alguma dúvida. Espero que tenha sanado todas. Qualquer dúvida não exite em perguntar.
Obrigado pelo comentário.