O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

5 Dicas de Design para melhorar o seu jogo!

Iniciado por Phantomx, 14/01/2015 às 17:20

Já faz um bom tempo que não posto nada nessa área, decidi trazer algumas dicas para auxiliar na criação de seus jogos. São dicas simples, mas que podem fazer uma grande diferença em seus jogos.





1 - Defina a experiencia que quer alcançar.

Um dos fatores mais importantes para um jogo, a mais simples porem a mais importante, porem esquecido por alguns. Muitos desenvolvedores acabam dando mais atenção ao seu produto do que a experiencia que seu publico alvo vai receber, afinal, são eles que vão jogar seu produto. Comece a pensar como você vai passar as emoções que deseja para o jogador, pesquise o que outros jogos, filmes ou livros fizeram para alcançar essa experiencia e o que outros produtos falharam ao passar essa experiencia ( veja a dica 2 ).




2 - Jogue jogos ruins, jogos bons e dos mais variados tipos.

Muitas vezes é altamente recomendado jogar alguns jogos mais ruins que o que você está acostumado, jogos ruins podem te mostrar o que eles falharam, e isso lhe ajuda a não repetir isso com os seus jogos, por experiencia própria eu posso dizer que jogos ruins podem ensinar mais que jogos bons, mas é claro, você não deve apenas jogar apenas os ruins, jogue os bons também para entender como o que o criador acertou no jogo.

Quando está criando o seu jogo, é muito importante você ter varias fontes de referencias, por isso jogo muito e jogos diferentes, as vezes uma ideia para um RPG pode vir de um jogo de ação, não se limite apenas por jogos, suas referencias também podem ser filmes, livros e até musicas. Por exemplo se eu amo Mario e apenas jogo Mario e decido fazer um jogo plataforma, o meu jogo vai ser muito parecido com o do encanador, isso é bem ruim já que em relação a experiencia ela não vai ser muito diferente da que já existe no mercado ( no caso o Mario) talvez até pior.




3 - Não transforme seu jogo em um Frankenstein.

Antes de sair colocando sistemas atrás de sistemas em seus jogos, pare e pense se aquele sistema é de fato importante para a experiencia do jogo ou se não modifica nada para o jogador, em alguns casos o sistema pode até mudar a experiencia ou atrapalhar o publico alvo. Tenha moderação na hora de desenvolver.

Essa regra não se aplica somente aos sistemas como também a arte do jogo, e a trilha sonora, se for um jogo de terror você provavelmente vai precisar de gráficos menos saturados e uma trilha mais sombria.




4 - Não encha o jogador de informação logo no inicio.

Sei que você provavelmente está muito orgulhoso da historia que escreveu para seu jogo ou da incrível jogabilidade que fez para ele, mas você não deve sair esfregando isso na cara do jogador nos primeiros 5 minutos de jogo, isso fica muito cansativo de se ler e muitas vezes você pode perder o jogador antes mesmo do jogo começar, nenhum jogador é obrigado a decorar os acontecimentos antes da historia principal, tente diluir um pouco a historia para que ela seja apresentada pouco a pouco durante o gameplay, assim o jogador sempre vai descobrir um pouco mais sobre a historia e motivar ele a ir até o final do jogo. O mesmo vale para a jogabilidade, ninguém começa o jogo dominando ela, então siga a mesma dica acima e apresente elementos dela pouco a pouco.




5 - Faça o jogador saber quando está próximo do final do jogo.

É sempre importante o jogador saber quando está próximo de terminar o jogo, muitos desenvolvedores acabam esquecendo mas isso serve como um fator estimulante para ele (o jogador) alcançar o final do jogo, ninguém quer que o seu publico pare de jogar seu produto perto de seu final, então sempre defina um objetivo concreto para o jogador alcançar, e alguma outra maneira do jogador perceber isso com mais facilidade, é importante o jogador perceber o progresso em sua jornada. Em Journey, alem de ficarmos mais próximos da montanha, nosso cachecol aumenta de tamanho.



Informações úteis estas, levarei algumas comigo, as quais se encaixam em minha realidade com meu projeto.

Bom tópico Phantomx, essas informações são básicas, mas no passar do tempo muita gente se esquece.

:.x.: Saudações Azulinas.


Citação de: SimonMuran online 14/01/2015 às 20:21
Informações úteis estas, levarei algumas comigo, as quais se encaixam em minha realidade com meu projeto.

Bom tópico Phantomx, essas informações são básicas, mas no passar do tempo muita gente se esquece.

:.x.: Saudações Azulinas.



obrigado Simon, sim, geralmente são essas coisas mais simples e básicas que esquecemos, mas que fazem uma grande diferença. Fico feliz que algumas dicas lhe ajudaram  :ok:

Esse nº 4 eu acho que é onde eu mais errava, me lembro que o meu primeiro jogo tinha alguns minutos de história em que o jogador simplesmente era obrigado a ver. Depois algum tempo eu vi o quão chato era por exemplo recomeçar um jogo em que você já tinha visto a introdução e ter de rever tudo aquilo novamente. D; Atualmente eu sempre tento colocar uma opção para pular a introdução nos meus jogos.

Sabe o que é vergonhoso? Você rejogar seu primeiro jogo e reparar nos erros que você fazia. xD

Concordo com todos os pontos que você citou, ótimas dicas. ^_^

Citação de: mercia online 15/01/2015 às 03:09
Esse nº 4 eu acho que é onde eu mais errava, me lembro que o meu primeiro jogo tinha alguns minutos de história em que o jogador simplesmente era obrigado a ver. Depois algum tempo eu vi o quão chato era por exemplo recomeçar um jogo em que você já tinha visto a introdução e ter de rever tudo aquilo novamente. D; Atualmente eu sempre tento colocar uma opção para pular a introdução nos meus jogos.

Sabe o que é vergonhoso? Você rejogar seu primeiro jogo e reparar nos erros que você fazia. xD

Concordo com todos os pontos que você citou, ótimas dicas. ^_^

obrigado Mercia
sobre o 4, deixar uma opção para pular é bem importante que esqueci de adicionar no texto :derp:.
sempre é vergonhoso olhar para o passado XD, tenho uma pasta com uns desenhos antigos meus que tenho medo até de abrir.