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Sons do Sucesso - Projeto para melhorar a qualidade sonora dos jogos de RM!

Iniciado por Mend, 11/02/2014 às 23:47

  • Sons do Sucesso
Um projeto para melhorar a qualidade sonora dos projetos de RPG Maker!


Introdução



Aye!

Para quem não me conhecesse, eu era moderador da antiga CRM e membro bem ativo da MRM(Bruno_Mend por aquelas bandas) e dei uma parada com o maker por aproximadamente um ano por ter parado de usar a engine.
Ai um dia eu estava jogando "To the Moon" na Steam e resolvi vir dar uma passada nas comunidades para ver o que tinha mudado nesse tempo.
Me deparei com um cenário bem mais maduro, o RGSS3 tornou fácil ter uma boa jogabilidade, e o pessoal está começando a melhorar demais na parte gráfica, portanto é normal se esperar várias e boas demos.
Entretanto um ponto parece falhar em todas as demos que joguei: A ambientação relacionada à efeitos sonoros


O Projeto:
Tendo isso em vista, eu resolvi criar um projeto de várias etapas com a intenção de ajudar os makers a melhorarem a ambientação de seus projetos nesse quesito.
E eu pretendo fazer desde algumas aulas e matérias, até mesmo criar um projeto inteiro para demonstrar!
Sem mais demoras, vou colocar o planejamento do projeto abaixo:


O passo-a-passo:
  • Criação de uma matéria mostrando a importância dos efeitos sonoros, usando jogos grandes e famosos como exemplo.
  • Uma aula ensinando algumas formas de melhorar a ambientação do seu jogo no que diz respeito a parte sonora.
  • Edição de algumas demos de RPG Maker com novos efeitos sonoros para comparação. (Com a devida autorização dos autores)
  • Disponibilização de sistemas por eventos e scripts editados para ajudarem com essa ambientação.
  • Criação de um projeto onde usarei apenas músicas originais, efeitos sonoros freebies editados/melhorados por mim(que serão gradualmente disponibilizados em pacotes para vocês) e efeitos sonoros de outros jogos apenas para onde eu não achar freebies. 


F.A.Q


1. Você pode dar um exemplo do que encontraremos nos pacotes e no jogo?

Aqui está um exemplo, um pedaço de uma música de uma floresta do jogo e efeitos sonoros retirados do SoundBible editados por mim, todos os efeitos sonoros estarão em um pack chamado "Florestas", que será o primeiro a ser postado.
Esse trecho está exatamente como você ouviria dentro do Maker.

2. Posso ajudar?
Pode sim! A primeiro momento a maior ajuda que eu preciso é que alguém me passe mais sites com efeitos sonoros gratuitos ao estilo do SoundBible, já que conheço poucos assim, se conhecer um, comente no tópico ou me envie uma PM.

3. Teve mais alguma coisa que te motivou a fazer isso?
Um Mod de Skyrim que eu usava antes de formatar o PC que adicionava vários efeitos sonoros gratuitos editados, dava uma vida tão grande ao jogo que... depois de formatar e começar a jogar sem esse Mod, o jogo parecia amador. Esse "amadorismo" é de fato encontrado nos jogos de RPG Maker e eu gostaria de dar minha ajuda para isso mudar.


Conclusão:


Espero que tenham gostado da ideia, provavelmente eu começarei outros posts relacionados ainda essa semana, comentem o que acharam e... é isso, boa sorte em seus projetos makers.
Aye!
:ok:





Aprovadíssimo, por favor continue! será de imensa ajuda para aqueles que querem fazer jogos Originais,
bem gostaria de ajudar com o pouquíssimo que tenho, e oque tenho é este site de efeitos sonoros
não sei se conhece, muitos aqui sim, mas sei lá, ;-; rsrs

http://www.soundjay.com/

Muito legal da sua parte fazer isso vai ajudar muita gente comecei a estudar sonoplastia faz pouco tempo e o seu projeto é mais um complemento que faltava parabéns.
''Você nunca sabe a força que tem, até que a sua única alternativa é ser forte.''

Muito boa a idéia. Eu também já havia percebido que o pessoal não da muito enfoque a parte sonora do jogo, que pode fazer sim muita diferença na qualidade do projeto.
Um jogo que pra mim é um dos melhores em questão de trilha sonora é Tales of Phantasia. As músicas são muito boas, conseguem passar muito bem a sensação que a historia deve causar naquele momento (esperança, tristeza, medo, etc)
Apoio o projeto, espero que continue com ele  :ok:

Fala ae manolo  :XD:
Tentei achar uns sites aqui, e achei um site que indicava vários outros sites  :O_O:, espero que te ajude  :XD:

Spoiler
Get-Sounds
http://www.get-sounds.com/
Mais de 1200 sons grátis divididos em 10 categorias.


FXhome
http://fxhome.com/sounds/
Pacotes de sons especiais como de sabres, tiros, armas futuristas entre outros.


GRSites
http://www.grsites.com/archive/sounds/
Conta com mais de 1900 sons de alta qualidades, todos livres.


The Recordist
http://www.therecordist.com/free-sfx
Muitos sons em diversas categorias, todos grátis no formato mp3.


Flash Kit
http://www.flashkit.com/soundfx/
Site com mais de 7 mil sons grátis divididos em categorias.


Hollywood Edge
http://www.hollywoodedge.com/Default.aspx
Exige cadastro para os downloads grátis, mas conta com sons de ótima qualidade.


Sound Jay
http://www.soundjay.com/
Diversos efeitos sonoros grátis e categorizados de excelente qualidade.

Free Sound
http://freesound.org/browse/tags/
Exige cadastro, porém possui uma ampla gama de sons de qualidade para download.


Músicas livres de direitos para download gratuito


Incompetech
http://incompetech.com/music/royalty-free/
Um dos sites favoritos para a busca de músicas grátis para serem utilizadas em vídeos.

Music 4 Your Vids
http://www.music4yourvids.co.uk/freemusic.html
Ao final da página uma lista de músicas livres de direitos para serem utilizadas.

Jamendo
http://www.jamendo.com/en/
Diversas músicas compostas por diversos artistas disponíveis para utilização gratuita.

Royalt Free Music Library
http://www.royaltyfreemusiclibrary.com/
Mais um site com um banco de dados imenso de músicas livres de direitos autorais.
[close]
Meu Projeto(Vx Ace) - Confira :)




É disso que o Maker está precisando!
Sempre que você pega um pack de som, ele dificilmente tem sons do ambiente. Eu tinha um CD com ambientação de floresta. Se tiver interesse, eu posso ripar.

Boa sorte. o/
No que eu puder ajudar, estarei aí;

Safety and Peace.
ALGUÉM FALOU EM JAIMES DESING?!

// -> cHEAT .exeKUTIVE OFF-ice ~~//


Eu sempre fui apaixonado por músicas e efeitos sonoros, só não comecei a arriscar na sonoplastia porque acredito não ter recursos suficientes para o mesmo, meu computador dificulta muito a criação de musicas, pois qualquer programinha de musica trava ele por completo, até o Media Player, se executado com outra coisa aberta, trava o computador, e eu tenho que fazer o basico "reset a dedo".
:T.T:

Eu pretendo em breve(ou não tão breve) comprar um bom computador, de preferencia portátil, para que eu possa levar para outros lugares, e utiliza-lo quando eu tiver tempo livre. Mas o custo para mim, em suma, é muito...
Enfim, muito bom esse seu projeto! Estarei no aguardo para a continuação.
:ok:

Sou apaixonado por música ambientalista e sempre tenho alguns problemas para aplicar os mesmos aos meus jogos.
Ficaria muito feliz se continuasse com o projeto.

Excelente ideia, muito válido continuar com esse projeto. E já que estamos aqui, a música ficou muito boa também!

Viva a lenda!



Citação de: Alisson online 20/02/2014 às 14:59
Sou apaixonado por música ambientalista e sempre tenho alguns problemas para aplicar os mesmos aos meus jogos.
Ficaria muito feliz se continuasse com o projeto.
Será continuado ^^
O problema é que eu fiquei uma semana viajando e por isso dei uma parada, e também eu estou com as tardes ocupadas, mas no feriado de carnaval é possível que eu poste os primeiros tópicos sobre o projeto.





Citar* Criação de uma matéria mostrando a importância dos efeitos sonoros, usando jogos grandes e famosos como exemplo.
* Uma aula ensinando algumas formas de melhorar a ambientação do seu jogo no que diz respeito a parte sonora.
Esses dois pontos me ajudariam bastante.
Acredito que o maior defeito dos makers está na trilha sonora dos seus projetos, não por falta de recursos mas por mal uso deles, são raros os que conseguem alcançar uma ambientação sonora coerente com a proposta do jogo, algo que ampliaria o efeito imersivo do jogo.

Gostaria de elogiar a iniciativa de ajudar-nos nessa carência nossa, matérias sobre como usar os efeitos de áudio, qual a sensação que eles devem causar no jogador, esse tipo de coisa, seria extremamente útil para mim.
Vou aguardar suas matérias.  :ok:
-

Peço desculpas pela demora com a matéria, é que está um período bem puxado na escola.
Mas prometo que assim que terminarem as provas eu posto algo.