O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

[Tutorial]Passos para Guiar a criacao de uma estoria Medieval

Iniciado por Dragonfire, 13/12/2014 às 01:02

Bom...gostaria de incentivar a criacao de estorias por parte dos makers e eu sou um grande fa/escritor de estorias seguindo o tema medieval, entao vou criar um tutorial para orientar aqueles que desejam melhorar a qualidade de suas estorias medievais


Meio/Cenario/Ambiente
Spoiler

Claro que os personagens sao aspectos importantes em uma estoria, mas seria interessante voce criar o meio antes dele...(meio = lugar)

Sim..pode ser 2 reinos brigando entre si por coisas futeis (sqn, essas coisas futeis sao somente pretextos), ou pode ser algo mais realista, como um grande reino unificado e cheio de problemas internos, desse modo e ate bacana, que em meio a estoria voce podera citar grandes batalhas de uma maneira fantasiosa que seria a visao da batalha de alguem que na epoca atual e velho e experiente e que durante as batalhas que ele conta era um jovem gafanhoto que talvez tenha sido escudeiro de algum grande guerreiro que ele pensava ser o superman.

Nao e necessario que ocorra uma guerra entre reinos para deixar a estoria bacana, o que deixa ela bacana e a maneira com a qual os acontecimentos sao integrados a ela
[close]

Motivacao dos Personagems & Heroismo/Anti-Heroismo
Spoiler

Para se fazer um bom medieval , e imprescindivel que haja sangue, discordia e morte pela espada (como reza a lenda)
porem voce deve dar sentido a essa matanca. Motivos muito comuns sao ouro, posse de terras, conflitos politicos, conspiracao por poder e usurpacao de tronos. Normalmente nao se ve o heroi brigar por essas coisas futeis tipo dinheiro, posses e poder pois ele e um homem de honra (sqn juvenal), ai que esta o plot twist...nem sempre o heroi acaba brigando pelo motivo certo.

Quando aderimos o conceito de Heroi/Anti-Heroi, aderimos o conceito de que nao existem personagems bons e maus, existem apenas personagems, e que aquilo que julgamos certo ou errado e a nossa visao, e interessante aderirmos a esta quebra de ponto de vista, se colocar no lugar do cara "mau" e assim darmos uma razao compreensivel para ele ser o que e, este tipo de vilao, que lhe faz questionar o que e certo e o que e errado, e aquele vilao que a gente gosta.

Um exemplo disso em Uma Cancao de Gelo e Fogo(Game of Thrones) e o tio Eddard Stark implicando com o regicida, so pq ele tava cansado e sentou no trono do tio robert depois de matar aerys...

Um plot twist nem sempre e algo tomar um rumo diferente, as vezes e mostrar alguma coisa em outro ponto de vista completamente diferente do anterior que seja compreensivel.

O heroismo e algo bonito de se ver em uma estoria medieval porem se tornou um gliche muito dificil de se reciclar, mas nao deixe que isso o faca desistir desse gliche, va em frente pode ser que de certo.
O anti-heroismo se tornou um gliche mais reciclavel e mais apropriado para o genero medieval

Uma coisa bacana de se ver em qualquer tipo de estoria, e o desfoque do personagem principal, mostrar tambem um foco em antagonistas, coadjuvantes entre outros e bacana, pois expressa um ponto de vista diferente e gera uma controversia divertida de se acompanhar
[close]

Criatividade Genial
Spoiler

antes de tudo, para escrever um bom medieval, voce precisa ter a Criatividade Genial dentro da estoria, isto e...sacadas inteligentes, motivos logicos, estrategias precisas, cenarios bem descritos e situacoes realistas independente do favorecimento/desfavorecimento ao personagem, expanda vastamente a criatividade da est[oria e torne-a genial

Um exemplo de criatividade Genial, sao as diferentes estrategias que Assassins Creed permite o jogador tomar para realizar um objetivo, seja se escondendo entre o feno, fazendo os Airkills, jogando as paradinhas, se misturando em meio a multidao, tudo isso e criatividade genial
[close]

Conteudo (Database de Estoria)
Spoiler

Uma coisa que eu acho muito bacana de se ver em uma estoria, e ver que ela e bem mais profunda do que parece, que da ate medo de sair pesquisando tudo (que nem aquela porrada de livro que tem no Skyrim)
Voce nao precisa fazer igual a Bethesda, mas e bacana ver que sua estoria nao e algo superficial, ver que ela tem algo por debaixo dos panos, algo grande e que desperte interesse e curiosidade. Isso eu chamo de Conteudo ou para o jargao dos makers, Database de Estoria. Eu faco isso em meus jogos, todos NPCs por ai tem um nome e uma estoria

Um exemplo disto seria:

Voce pode criar um vasto reino cheio de cidades, porem, voce deve caracterizar as cidades, mostrar sua historia, deixar algo marcado nela, diferencia-las de forma unica, envolver mitos e lendas ao redor dela, estabelecer algum tipo de ordem diferente um conjunto de leis mais especificas que as demais, dar nomes epicos para as paradas que ficam dentro delas, templos, alguma cultura, alguma especialidade, o limite da criatividade e igual o limite da zueira.
[close]
Surrealidade Realistica
Spoiler

surrealidade realistica...seria como um limitador na base da surrealidade que torna o medieval bastante empolgante, um exemplo disso em um jogo e a barra de hp do char, apesar dele soltar as porra loca pra mais de 5 lado, ele ainda e um mortal, e pode morrer (como reza a lenda), ou a mana de um cara que arremessa bolas gigantes pegando fogo, pois e..apesar dele soltar as bolas gigantes mortiferas ele tem um limite pra tacar elas. O que eu quero dizer, e que voce nao deve criar algo tao overpower que nao precisa passar por uns mal bocados pra atingir o objetivo principal(Imagine se o Frodo pudesse se teletransportar a la goku)

A Surrealidade Realistica em uma estoria medieval...e que mesmo que o heroi seja um blademaster mito pra caralho, ele nao vai sair a la John Carter peitando um exercito inteiro e saindo vivo.
[close]
Momento Mitou
Spoiler

Toda estoria bacana tem aquele momento que alguem mita, ultrapassa os limites comuns da treta toda, passa de leve o limite da Surrealidade Realistica, e isto e bom de se fazer uma vez na estoria, porem evitaras fazer isso frequentemente, esse momento mitou seria um plot twist, alguma situacao ruim que todos tem certeza que a bomba ia estourar na mao do personagem, por isso seria bom evitar esse momento mitou mais de uma ou duas vezes, conforme ele se torna frequente, logo perde a emocao.

(exemplos de momento mitou> Goku SSJ1 vs Freeza, Gohan SSJ2 vs Cell & Vegeta SSJ2 (xerado por causa do tapa na bulma) vs Bills )
[close]

Momento Mito das Galaxias
Spoiler

tem algo bacana de se fazer se voce tiver disposto a sacrificar seu personagem, em meio ao seu momento mitou, ele exalta o limite da surrealidade realistica ate chegar bem perto do limite da zoeira, e em meio a tanta zoeira ele consegue alcancar esse objetivo de dificuldade Master Hardcore e acaba morrendo no processo, dai logo entao tal personagem e martirizado e reconhecido amplamente (exemplo> Tiber Septim/Ysmir/Talos de The Elder Scrolls 1 e 5)
[close]
Tocando o Jogador(no bom sentido)
Spoiler

E o que sempre deve ter em qualquer estoria, o toque no jogador/leitor, se a estoria nao tocar ele, que seja na base de perder parente, de dor de cotovelo, de perseguir o amor da vida dele, de viadagem desnecessaria ou qualquer coisa relacionada ao emotivo do jogador/leitor, nao sera uma estoria cativante
Spoiler
[close]
[close]

Explicação muito boa e bem exemplificada, só faltou um pouco e português em algumas partes e me encomodou o fato da "Historia".
Se não for pra dar o máximo não comece.
Nunca deixe sua própria mente desisti antes de seu corpo, quando você se rende aos pensamentos e esqueci oque tem que fazer, você se torna submisso à insanidade. *-*

Na verdade, o termo Estória se refere a narrativas populares ou inventadas.

Kiro, tome cuidado para não reviver tópicos muito antigos sem motivo.
Me ajude a continuar produzindo!

Todo incentivo e ajuda são bem-vindos!
Quem quiser e puder me ajudar ► Compre-me um café! :coffee:
Você vai estar me ajudando demais!