O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Anti-Heróis

Iniciado por GDL, 02/12/2012 às 22:36

02/12/2012 às 22:36 Última edição: 03/12/2012 às 13:46 por GuilhermeDL
Anti-heróis

Em um roteiro, seja ele usado para jogos, filmes, HQs e afins, existem personagens que se destacam por seu protagonismo. Os protagonistas como são conhecidos, exercem papel de extrema importância no desenvolvimento da trama.

Sejam eles "bons", sejam eles "mals". Vilões e Heróis se enfrentam em conflitos ideológicos, e são geralmente, bem caracterizados por suas visões. Às vezes até, exageradamente caracterizados. Entretanto, existe uma classe diferente de protagonista, que flutua entre Herói e Vilão, os Anti-heróis. O problema é que muitos esquecem como eles devem ser caracterizados, ou melhor, nem sabem o que eles são.



"Um objetivo não precisa ser alcançado por atos de lealdade e justiça, um objetivo... Só precisa ser alcançado."

Basicamente um Anti-Herói busca atingir seus objetivos, não importando as ações necessárias, não importando o caminho que deverá seguir, ao contrário do herói, que muitas vezes se nega a tomar atitudes por elas irem contra aquilo que acredita ser o certo.

A criação de um Anti-Herói necessita de uma base muito forte, a personalidade desse tipo de personagem, muitas vezes enigmático, precisa de um esforço extra do criador, principalmente no que se refere a ações passadas e presentes. Geralmente Anti-Heróis não possuem a natureza má de alguns vilões, apenas são egoístas e a menos que se queira criar um vilão, manter um Anti-Herói distante da faceta do "Mal" supremo pode se tornar uma alternativa interessante. Se um personagem tachado como anti-herói não tiver uma razão para agir da forma que age, então ele não passara de um vilão, já que ele agira de forma egoísta e fria, sem motivações ou por motivos fúteis, exatamente o que vilões fazem.

Um belo exemplo de anti-herói é Lelouch Lamperouge, da serie Code Geass. Para atingir seu objetivo ele toma atitudes muitas vezes cruéis, que se não fossem por seus motivos, iriam fazer dele um vilão extremamente frio e egoísta.

Detalhe: Não adianta nada dar um motivo a um anti-herói se esse motivo for algo fraco e mal trabalhado. Se esses motivos serão ou não revelados de forma clara para quem acompanha a historia, é algo indiferente. Apesar de acreditar que um bom enigma pode aumentar a popularidade de um personagem.



Resumindo:

Buscar seus objetivos a qualquer (qualquer mesmo) preço. A definição de um anti-herói pode ser dada por essa simples frase.  Trabalhar no background desses personagens, assim como definir características que façam dele uma presença marcante nas cenas, lhe ajudará a criar um Anti-Herói satisfatório. Lembrando que a linha entre vilão e esse tipo de personagem é muito tênue e a menos que busque criar um vilão, é preciso tomar um pouco de cuidado com as dicas aqui dadas.




Gostei bastante do tutorial cara, realmente deu uma ideia boa do que se trata um anti herói, eu pessoalmente prefiro personagens humanizados, que mesmo sendo frios, tem limites de até onde iriam por algo. E realmente, o lelouch é o exemplo perfeito de anti herói, sem escrúpulos e provavelmente nem mesmo uma alma.
To Die Is To Find Out If Humanity Ever Conquers Death

Obrigado B.Loder.
Eu particularmente também prefiro personagens com limites, acredito que tudo precisa desse limite, mas como uma história não é feita apenas de personagens que gostamos, precisamos as vezes ir contra o que acreditamos ser o correto.

Sobre o Lelouch, alguns o tacham como Herói Trágico e não como Anti-Herói, mas ele de fato é extremo nas suas decisões.

Mais uma vez, agradeço o comentário.