O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Conselhos para escrever uma história

Iniciado por Erzähler, 09/07/2014 às 16:49

Este texto não é de minha autoria, encontrei ele em algum lugar da internet anos atrás, salvei uma cópia no HD. O site original está fora do ar.

Resumo

Se você tem uma história muito boa na cabeça mas não sabe como passá-la para o papel, veja essas dicas do Bem Simples para criar um texto interessante.


Passos

1) Faça um resumo da sua história em um parágrafo de até 100 palavras. Isso servirá para ter o argumento bem resumido e analisar o que você quer contar.

2) Escolha o ponto de vista a partir do qual você quer contar a história: um narrador em terceira pessoa ("Eles vão ao parque"), uma testemunha ("Eu os vi indo ao parque"), um personagem ("Eu vou ao parque com ela") ou vários ("Nós vamos ao parque").

3) Faça uma lista dos personagens que participarão da história, incluindo suas características físicas e de personalidade, além da relação entre eles.

4) Você pode aproveitar na história as frases que tiver escrito sobre os personagens.

5) Defina qual é o conflito ou ponto de tensão da história.

6) Amplie o resumo para o triplo de palavras, para ver que novas informações surgem.

7) Veja se você pode dividir a história em cenas. Se for possível, você terá em mãos os blocos narrativos para desenvolver a sua história.

8) Preste atenção em quanto tempo se passa do início ao fim da história.

9) Decida se você vai contar a história em ordem cronológica ou com saltos de tempo.

10) Escreva uma cena de cada vez, a não ser que você consiga avançar com a história sem parar. Você terá a satisfação de ver as partes prontas.

11) Não se detenha demais no início da história quando começar a escrever. Deixe que o exercício de escrever faça surgir desdobramentos imprevistos e ideias novas.

12) Quando você terminar de escrever uma parte, leia em voz alta o que você fez.

13) Imprima e corrija no papel antes de voltar a escrever no computador.

14) Quando terminar de contar a história, descanse durante duas semanas para se desapegar do texto e depois reler para ver se quer mudar alguma coisa.


Importante

Se você tiver leitores da sua confiança, peça que eles leiam seu texto e deem uma opinião.
Leia histórias de outros autores para ver como eles resolvem questões técnicas semelhantes às que surgem enquanto você escreve.

Citar
Se você tem uma história muito boa na cabeça mas não sabe como passá-la para o papel, veja essas dicas do Bem Simples para criar um texto interessante.
Isso não existe. História boa é história escrita! Hahah


Citar14) Quando terminar de contar a história, descanse durante duas semanas para se desapegar do texto e depois reler para ver se quer mudar alguma coisa.
O tipo de coisa que me deixa bastante aborrecido, porque quase sempre sobram espaços para supor mudanças. Geralmente descanso do texto por um dia pra não dar tempo de 'mirabolar' muito.

Vlw por compartilhar, são ideias muito boas sim!
Gifts: Mistyrol | [