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(Matéria) Como criatividade ajuda bastante

Iniciado por sc19, 13/05/2015 às 18:50

13/05/2015 às 18:50 Última edição: 14/05/2015 às 17:09 por JoãoTS
Como criatividade ajuda bastante
Como será que ela favorece no jogo?

Claro que sempre temos dúvidas de como fazer algo, então nem fazemos ou fazemos nos padrões da arte, mas a questão é como você pode reproduzir o que quer: se você não é bom o suficiente, você pode fazer se inspirando e editando o que foi posto. Irei dar três exemplos sobre:

Em Level Design
Não só em level design, mas como em qualquer coisa o qual envolva o termo abordado, ela é bem útil, por exemplo, muitos gostam de escapar do clichê e ficam horas pensando e pensando em algo que fique inovador para o jogo, mas a verdade é que a principal arma para reproduzir o que você sonha no RPG Maker é: a inspiração.
Claro que tem grandes gênios ou pessoas que levaram horas para construir algo realmente nunca visto, mas se você não consegue, você pode se inspirar e editar como disse no começo.
Como será que algo como a Final Chase de Sonic Adventure 2...
Sonic Adventure 2 (Dreamcast/GameCube/Mídias Digitais)
Não pode ser reutilizada em qualquer outro jogo?
Kate Life A.M.N.E.S.I.A (PC)
O bom de se inspirar e reciclar é que você pode fazer tal ato com qualquer coisa que ver, o mar, espaço, nave, estrada, e fases adaptadas nesses elementos pode ser alvo de qualquer base para uma ideia.

Em Sistemas
Sistemas são muito importantes, e você pode se inspirar neles também!
Não só adaptando, como também mudando coisas a seu gosto, ajuda na inovação, quando se sabe programar, você consegue mais ainda! (Nem preciso falar que até a programação ajuda a desenvolver coisas novas e assim inovando)
Compare os quicks times events desse jogo:
Shenmue(Dreamcast)
Com a desse jogo:
Rosbi Life #2014Reload (PC)

Em Arte
A inspiração é usada até em arte, afinal, sem se inspirar você não faria desenhos como hoje, caso seha um desenhista. Com o tempo você vai melhorando, mas pode usar para sempre essa base... ou até esquecer um pouco, como podemos ver abaixo.
Shaman King (Hiroyuki Takei)
Madoka Magica (Ume Aoki)
Kate Training (JoãoTS)


Como vimos, a inspiração está em todo o lugar, você pode se inspirar até em coisas meio sem sentido comparados à proposta mas o interessante é que vendo, lendo ou até mesmo ouvindo algo, flui ideias de sua cabeça. E sem ela, nossos jogos não seriam diferentes, seria todos iguais, e claro que inovando, você pode atrair qualquer pessoa. Abraço!
Aviso: Claro que há obras somente minhas como resultados de inspirações, mas é que eu não queria pegar algo de nignuém por conta de permissão... não foi uma tentativa barata de falar "Olhem para isso", "estou muito monstrão 8)", não, é algo feito por conta disso mesmo. :P