O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Mapeamento Contemporâneo #2 Mansões

Iniciado por Zackh, 24/11/2012 às 21:02

Mapeamento Contemporâneo # 2
Mansões

[box class=randomquote]Hoje vou tentar mostrar um pouco como mapear mansões para o RPG Maker XP. Será necessário ter um bom tileset com bastante opções de tiles para a criação de algo bonito, você pode usar o tileset usado no tutorial pegando pelo link abaixo.

Tileset: http://img410.imageshack.us/img410/1193/stmsionbe01.png
[/box]




[box class=searchbox]Parte 1
Definindo o terreno[/box]
[box title=Parte1]

Para iniciar, vamos definir os limites do terreno da mansão.

Camada de Mapeamento 1

Ferramenta retângulo

Veja na imagem ao lado que partindo de baixo para cima, eu defini a rua, a calçada, um pequeno vão entre a calçada e a grama do terreno, e por fim o terreno em grama da mansão.

A grama verde clara representa o terreno da mansão, enquanto que a verde escura são as áreas que ficarão fora dos limites do terreno.

[/box]
[box title=Parte2]

Agora, fazemos as marcações dos limites das contruções.

Camada de Mapeamento 1
Ferramenta retângulo
Na camada 1, use de tiles para criar o "Caminho" da rua até a entrada da casa. Também defina os limites das construções para já ter uma noção do tamanho delas.

Camada de Mapeamento 2
Ferramenta retângulo
Na Camada 2, crie os muros ao redor do terreno e defina aonde será o portão principal.

[/box]
[box title=Parte3]

Por fim, decore o terreno:

Camada de Mapeamento 2 e 3

Ferramenta lápis

Alterne entre as camadas de mapeamento para conseguir corrigir falhas nos tiles, e decore abusadno de flores, organização e tiles que dêem algum toque refinado para a mansão.

[/box]





[box class=searchbox]Parte 2
Construindo a mansão[/box]
[box title=Parte1]

Terminado o terreno, vamos iniciar a construção da mansão:

Camada de Mapeamento 1 e 2

Ferramenta retângulo

Para começar, faça toda a estrutura do 1° Andar da mansão, pode ser de forma simples como a que eu fiz, quando for feito o segundo andar, muita coisa será alterada, esta parte é apenas a base.

[/box]
[box title=Parte2]

Hora de construir o 2° Andar

Camada de Mapeamento 2 e 3

Ferramenta retângulo e lápis

Assim como feito no 1° Andar, agora faça como se estivesse fazendo de novo, mas em cima do primeiro. É necessário que os tiles do 2° Andar estejam um pouco mais acima do que os do 1° Andar para dar a impressão da altura. Use a ferramenta lápis e corrija todos os pontos possíveis, fugindo da simetria total, criando áreas mais altas e outras mais baixas, e principalmente, construindo sacadas.

[/box]
[box title=Parte3]

Finalize o seu mapa:

Camada de Mapeamento 3

Ferramenta lápis

Insira Janelas, Portas, árvores e enfeites. Chaminé, pedras, decore as calçadas e o que faltar no terreno e pronto.

[/box]




[box class=errorbox2]Espero que tenham gostado, como é tarde e eu devo estar com sono, meu mapa não saiu tão bom, no entanto efeitos de iluminação e outras coisas ajudam a melhorar o aspecto final do mapa. Se quiserem, dêem sugestões de tutoriais em que gostariam de ver, que eu me proponho a criá-los. Abraços[/box]




Muito bom tutorial, irei tentar aqui fazer alguns(Sou péssimo em mapeamento), de qualquer modo, parabéns pela aula!