O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Meu primeiro mapa Parallaxes

Iniciado por andrewzoka, 17/03/2017 às 17:01

17/03/2017 às 17:01 Última edição: 19/03/2017 às 23:54 por andrewzoka
Fala galera, tudo bem? Bom, estava doido pra começar um jogo utilizando mapas Parallaxes, então resolvi criar o meu próprio. Estou iniciando com esse tipo de mapa, então por enquanto só sei fazer de floresta. O que acharam?

Spoiler
[close]

ATUALIZAÇÃO DO MAPA    (17/03/2017 ás 21:10)

Bom, acredito que agora esteja bem melhor ou se não definitivamente utilizável para mapeamento dos projetos. Se alguém tiver críticas, ideias, sugestões a mais, estou sempre aceitando para melhorar. Para utilizar em seu projeto, basta dar os devidos créditos a mim.

Spoiler
[close]

A noite

Suponhamos que você queira saber como fica de noite, este é um print já no jogo:

Spoiler
[close]

CASA/TERRENO NO MEIO DA FLORESTA

Se fossemos falar sobre sombras, eu admito que tenho um sério problema em aperfeiçoar ela, as vezes coloco um pouco mais nítida e parece que está demais, outras vezes coloco mais opaca e parece que tá quase invisível. (Os cogumelos eu modifiquei o tamanho por conta do tamanho do personagem).

Spoiler
[close]

DENTRO DA CASA

Simples, porém com alguns retoques de sombreamento e cor.

Spoiler
[close]

ATUALIZAÇÃO:   VÍDEO DO MAPA (demonstração)

Spoiler
[close]

Harus Game is coming.
https://www.indiexpo.net/pt/games/harus
© 2020 copyright.

Fala cara! Primeiramente, bem-vindo a CRM!

Sobre o mapa, eu achei o "esqueleto" dele bom, tá bem delimitado o espaço onde o herói percorreria e as áreas de teleporte pra outro mapa. A textura do piso também tá boa, gostei da cor usada no barro ali, só acho que poderia diminuir um pouco a opacidade do barro pra mesclar melhor com a grama.

O me incomoda na primeira vista são as sombras das árvores e aquele meio que mato envolta do tronco delas, como tu copiou todas iguais ficou bem repetitivo aquilo, eu recomendaria tirar aquela sombra e o mato e deixar só o piso mesmo.

Já pra incrementar mais o seu mapa tu poderia ter adicionado outro estilo de árvore, mudado um pouco a cor das folhas de algumas árvores (deixar mais amarelada, etc...) e inserir mais uns elementos aqui e ali.


Mas se tratando de um primeiro mapa desse estilo, tá no jeito cara, só treinar mais que vai melhorar rapidinho.

Então cara, pra um primeiro panomap, eu diria que está muito bom. Só notei que:

A sombra das árvores está muito bruta. Sugiro apagar ela dos sprites e sombrear manualmente mesmo.
Essa não-sei-o-quê nas árvores, seriam raízes? Ficaria mais natural se você reduzisse -bastante- a opacidade, deixando só uma marquinha mesmo.
O terreno está bem vazio, principalmente na parte da terra.  Talvez alguns arbustos ou pedras resolvessem.
O canto superior esquerdo também ficou estranho com essa parte de terreno. Eu cobriria com mais árvores, na falta de algo melhor.

Pois é, eu vou ter que pegar mais ideias e treinar um pouco mais pra ter noção de preenchimentos e sombreamentos, aos poucos vai se aperfeiçoando, muito obrigado por avaliarem.

Harus Game is coming.
https://www.indiexpo.net/pt/games/harus
© 2020 copyright.

Melhorou absurdamente. Acho que se mexer um pouco no sombreamento ficará perfeito.  :clap:


Notável a diferença, né? Pra mim tá perfeito agora.

Só uma coisa, ali na screen de noite... o sprites do herói e dos cogumelos são daquele tamanho mesmo? Pq eles estão beeem menores do que deveriam ser, o char do herói tá do tamanho do tronco cortado de árvore huahua não tá certo, da uma olhada nisso.

18/03/2017 às 18:04 #7 Última edição: 18/03/2017 às 18:12 por andrewzoka
Citação de: Uhtred online 18/03/2017 às 13:03
Notável a diferença, né? Pra mim tá perfeito agora.

Só uma coisa, ali na screen de noite... o sprites do herói e dos cogumelos são daquele tamanho mesmo? Pq eles estão beeem menores do que deveriam ser, o char do herói tá do tamanho do tronco cortado de árvore huahua não tá certo, da uma olhada nisso.

Então, o sprite é daquele tamanho (tamanho padrão do vx ace).. pelo menos no meu projeto todos são assim, se eu tivesse que trocar um eu teria que trocar todos os outros no qual eu já criei euheuehuhe... sobre o cogumelo, nesse tamanho que tá aí acho que tá até grande considerando o tamanho do personagem, só trocando a sprite dos bonecos mesmo kkk

Ao restante dos comentários, agradeço muito o feedback, motivação é a chave dos meus projetos.  :XD:

Harus Game is coming.
https://www.indiexpo.net/pt/games/harus
© 2020 copyright.