O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

- Avaliação de Ambientação -

Iniciado por Spoderman, 18/04/2017 às 03:14

18/04/2017 às 03:14 Última edição: 18/04/2017 às 12:13 por Revali
Peço aos master-mappers  que tivermos aqui, para avaliarem e me darem sugestões quanto à ambientação!
(No caso, de uma dungeon)
Não é nada concreto ainda, estou experimentando estilos e preciso que alguém mais experiente me diga se estou indo na direção certa..


Essa seria a entrada da dungeon, todos os objetos foram colocados com o plugin YEP_GridFreeDoodads do YanFly.
Pra fazer o efeito da iluminação eu criei um doodad  animado e opaco. A tocha também é animada..



Aqui é uma espécie de altar sagrado..
A entidade retratada na estátua, tem uma fumaça animada saindo da mão e chamas animadas atrás, a iluminação aí também é animada, mas a escala do doodad  foi alterada..



Observem que o personagem fora do alcance do doodad  fica bem escurecido.

Edit 1: O mapa foi escurecido sim, aquilo não é efeito luz, mas do mapa em si.. Não sei como escurecê-lo de outra forma, que fique mais agradável para os olhos ainda.. :x--x:
E quanto às paredes estou modificando-as, inclusive, o [user]Selitto[/user] comentou no meu outro post falando sobre a montanha, eu já havia modificado essa madrugada..

A questão do santuário ser supostamente inacessível, se dá pelo fato de que o jogador precisará ativar alguns eventos para chegar lá, vai ser um teletransporte mesmo..
Fiz ele no mesmo mapa justamente pra provocar curiosidade e influenciar o jogador à procurar acesso.

Quem sabe...

As montanha na primeira imagem estão muito retangulares, não fica natural.

Tente dobrar e variar a largura ao longo do comprimento

Além do que o colega já disse, não acho que aquela planta grande dá primeira foto combine com o ambiente, seriam plantas de pequeno porte por ali. A iluminação  não está boa, na verdade está deixando mais escuro e pior de enxergar, tente outro efeito ou escureça o local, luzes deveriam iluminar e não deixar as coisas borradas e escuras. Esse altar fica num lugar inacessível? Não entendi o mapa seria escadas ou queda d'água? No mais continue, com pouco de esforço pode sair um bom mapa daí.

Como disseram acima, aquela "parede / montanha" da primeira imagem tá meio quadrada, o que já melhorou na segunda imagem. O primeiro mapa tá meio quadrado e tem aquela planta que não gostei no canto inferior direito, não gostei dele. O segundo mapa eu gostei, ele ficou bem menos quadrado e tá com um efeito legal de gruta. O terceiro mapa também ficou quadrado. Você fez uma variação nas montanhas, mas é como uma variação de cubos, fica pouco natural; senti falta da vegetação nele também.

Aliás, tem uns bugs numa das paredes do segundo mapa.

Resumindo, gostei bastante do segundo mapa, nem tanto do primeiro e nem tanto do segundo. Se tu seguir os toques que o pessoal deu ali em cima vão ficar ainda melhores, acredito.

Boa sorte  :XD:

Os objetos ampliados não ficaram legais, uns ficaram pixelados outros borrados, juntos não combinaram com o restante do mapa.

A geografia da caverna também não ficou muito legal, quando se trata de algo natural é sempre bom fugir da simetria e fazer as coisas da forma mais aleatória e espontânea possível.  Principalmente na primeira imagem tudo está muito quadrado. Isso não é só uma mera questão de lógica, você pode reparar que mapas simétricos no maker ficam bem estranhos, principalmente quando se trata de algo "criado" pela natureza.

Embora a forma como os objetos foram colocados(ampliando a escala de alguns) não tenha me agradado, o posicionamento e quantidade deles ficou aceitável. Não há muito nem pouco, a medida certa eu diria.

Os efeitos de luz  ficaram muito artificiais.  O tom de azul ficou muito forte e não combinou muito com a atmosfera do local. Você poderia tentar encontrar outro tom para a luz, ou alterar um pouco a opacidade ou blend dela.  Já a tonalidade de tela, não acho que tenha ficado muito escuro. O que pode estar um pouco estranho é que a superfície da tela está muito lisa, você poderia tentar resolver isso com o uso de uma fog com opacidade bem baixa, de preferência que ela esteja em movimento, isso ajuda a quebrar a monotonia da tela.

Fazer mapas de caverna com esses tiles do RM é realmente um grande desafio, considere-se no caminho certo por já ter conseguido fazer o mapa. Um pouco de esforço e dedicação e você encontrará o ponto certo. Mapeamento não é nada mais que tentativa e erro. Com o tempo você irá vendo o que dá certo e o que não dá.

Não entendi muito bem a última imagem então encerro meu comentário por aqui.
Lhe desejo boa sorte com o mapeamento e o projeto,