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Sistema de Limite de Corrida

Iniciado por Khrono, 15/06/2014 às 15:48

15/06/2014 às 15:48 Última edição: 15/06/2014 às 17:18 por Khrono
Sistema de Limite de Corrida

Introdução:
Eu a um tempinho atrás fiz um script de fazer a corrida ser habilitada por meio de switch. Entretanto já existia um script assim feito pelo Masked e com isso eu resolvi modificar o script e chegou como está agora.

O script faz a corrida ser limita por dois motivos:

- HP baixo
- Estamina

Quando o HP estiver abaixo de uma certa porcentagem (que é configurada no script) o personagem fica impossibilitado de correr e aparece um balão de expressão no herói.

A estamina é relacionada com a agilidade do herói que está em primeiro do grupo. Quanto maior a agilidade do herói que está em primeiro do grupo, por mais tempo o grupo consegue correr e mais rápido a estamina é recuperada.

Como Usar:
Cole o script acima do Main. Configure a gosto. Se quiser que a estamina seja vista por um HUD basta escolher a imagem de fundo e a imagem da estamina cheia e colocar o nome do arquivo da imagem no script no local indicado. No vídeo eu fiz uma HUD pelo paint mesmo. Se quiser testar o script com minha barra de estamina use essas imagens:





OBS: A cor branca nas duas imagens deve ser a cor transparente!!

Script
module DashConfig
#~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Inicio da configuração ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~  
     
# Coloque aqui a switch que quando *ligada* desabilita a corrida:
Switch = 10

# Switch que quando LIGADA MOSTRA a hud:
Switch_HUD = 15

# Número da imagem da HUD:
Imagem = 50

#porcentagem de cansaço:
Porcentagem = 30

# Imagem de fundo da HUD:
Img_Back = "fundo"

# A barra da HUD de estamina:
Img_Barra = "barra_estamina"

# Escolhar a posição da HUD (x, y)
HUD_X = 0
HUD_Y = 0

# Coloque aqui uma switch que você nunca irá utilizar (ela serve para concertar
# um bug NUNCA MUDE O VALOR DELA!):
Switch_AntBug = 100

#~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Fim da configuração ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
end
    class Game_Player < Game_Character
      def dash?
        return false if @move_route_forcing
        return false if $game_map.disable_dash?
        return false if vehicle
        return Input.press?(:A) unless $game_switches[DashConfig::Switch]
      end
    end
class Scene_Map < Scene_Base
  alias o_start start
  alias o_update update
  def start
    o_start
    @agilidade = $game_party.battle_members[0].agi
    unless $game_switches[DashConfig::Switch_AntBug]
      @por_agilidade = @agilidade*100 / @agilidade   
    else
      @por_agilidade = $valor_atual
    end
  end
  def update
    o_update
    $game_switches[DashConfig::Switch_AntBug] = true
    p_hp = ($game_actors[$game_party.battle_members[0].id].hp*100) / $game_actors[$game_party.battle_members[0].id].mhp #porcentagem do hp
     if p_hp<=DashConfig::Porcentagem
      character = $game_player
      character.balloon_id = 6
      $game_switches[DashConfig::Switch] = true
    else
      $game_switches[DashConfig::Switch] = false
    end
    if @por_agilidade <= 0
      $game_switches[DashConfig::Switch] = true
    end
    unless Input.press?(:A)
      @por_agilidade += @agilidade/30.00 if @por_agilidade < 100
    else
      @por_agilidade -= 1/(@agilidade/30.00) if @por_agilidade > 0
    end
    if @por_agilidade >= 100
      @por_agilidade = 100
    end
    $valor_atual = @por_agilidade
    puts $valor_atual
      $game_map.screen.pictures[10].show(DashConfig::Img_Barra, 0, DashConfig::HUD_X, DashConfig::HUD_Y, @por_agilidade, 100, 255, 0)
      $game_map.screen.pictures[11].show(DashConfig::Img_Back, 0, DashConfig::HUD_X, DashConfig::HUD_Y, 100, 100, 255, 0)
  end
end


Vídeo

Criador: Khrono


Um Script  desses ajuda a da mt realismo no jogo, valeu vou testar aqui

15/06/2014 às 17:06 #2 Última edição: 15/06/2014 às 17:20 por Khrono
Opa!

Que bom que gostou cara!

Eu vou acrescentar mais alguns detalhes nele! como poder posicionar a hud onde quiser e também a formula para que o maker configure do jeito que preferir a perda e a recuperação de estamina...

Flw!

EDIT: Atualizado, agora você pode escolher aonde ficará a HUD!

Opa, bacaninha.
Vou pegar como referência Skyrim (eu sempre pego e-e) em que
se tem a stamina que funciona dessa mesma maneira. Eu acho bem
bacana, já que quase sempre desabilito a corrida.

Kronus muito bom esse sistema, mas tem possibilidade de fazer essa barra com um sistema de pulo e de ataque em ABS, tudo junto ^^? só um sugestão  :wow:
Os scripts são como mulheres: são difíceis de entender e ao mínimo erro que você faça, ferra tudo.

@ezequielcuenga: não é melhor pegar tudo separado :)?
É só juntar tudo e colocar do que pegar um pacotão de sistemas juntos :P, ABS tem vários por ai, e o de pulo você pode usar o meu se quiser também:
http://centrorpg.com/index.php?topic=607.0