O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Tutorial de Pixel Art by cure

Iniciado por LoboShow, 30/05/2013 às 03:55

  Esse tutorial é designado a explicar o que é e o que não é o pixel art, como começar a fazer pixel art e como tornar seu pixel art melhor.
  Vou colocar todos os "tópicos de tutoriais" nesse único tópico, assim fica mais organizado, creio eu.



I. O que é Pixel-Art?
Spoiler
Julgando pelo nome, nós podemos concluir que pixel art é qualquer arte feita de pixels. Mas nem toda imagem digital é pixel art.
Essa fotografia é feita de pixels, mas não é pixel art:

Certo, então nada de fotos. Mas se eu fizer minha arte no computador, então é pixel art, certo?
Não. Pixel-art é uma subcategoria muito específica de arte digital. Não é do que é feito, é como é feito.
Por exemplo, essa pintura digital é uma arte feita no computador, e é feita de pixels, mas não é pixel art:

Se o pixel art perde o senso de importância dos pixels que o constrói, então eu não acho que posso chama-lo de pixel art. É quando os pixels tem importância na natureza do trabalho que o define como pixel art.
- Alex HW

Porque nem toda arte digital é pixel art

O Pixel art é separado de outras formas de arte digital pelo seu foco no controle e precisão. O artista precisa estar no controle da imagem ao nível de um único pixel, e todos os pixels devem estar harmonicamente posicionados.
Quando o pixel art está terminado, reposicionar apenas alguns pixels pode causar um efeito drástico na imagem:
As características desse papagaio mudaram, mas apenas alguns pixels foram ajustados.

Outras artes digitais usam muitas ferramentas que você não vai encontrar no pixel art. A razão pela qual os pixel artistas não usam essas ferramentas é por que eles posicionam pixels de uma maneira que o artista não pode definir.
Essas ferramentas automáticas; desfoque, esfumaçado, spray ou degrade automático. Qualquer ferramenta que posiciona pixels automaticamente (o que significa que o computador decide sobre o posicionamento dos pixels mais que o artista) é geralmente desaprovada no pixel art. Lembre-se, pixel art é o puro controle.

Uma ferramenta automática foi usada para esfumaçar as bordas dessa gota cinza.

Você provavelmente ouviu pessoas por aí dizendo “Isso não é pixel art, tem muitas cores!” Isso não é porque há alguma regra no pixel art que diga “Só é pixel art se tem [X] número de cores”, você tem a permissão de usar quantas cores quiser. A razão fundamental pela qual pessoas dizem sobre a contagem de cores é porque um amontoado de cores pode indicar o uso de ferramentas pirata. Ferramentas pirata podem criar um monte de cores novas a fim de atingir o embaçamento, borrão ou efeitos de transparência. Pessoas mencionam um grande numero de cores porque paletas grandes são mais difíceis de controlar, mas nós chegaremos a esse ponto depois.

Porque não é só sobre as ferramentas

Então se eu não usar qualquer efeito automático ou duotone ou ferramentas pirata, é pixel art, certo? Tudo feito no MS Paint será pixel art?
Não. Não é o programa que determina se é ou não pixel art, é como ele é feito. Por exemplo, essa imagem foi feita no MS Paint, sem qualquer ferramenta pirata:

Mas não é pixel art. Isso é o que chamamos “Oekaki”. Se você pode criar a imagem sem dar zoom nela, as chances são de não ser pixel art. Se você está usando a ferramenta da linha e balde de tinta na maioria do tempo, você não está dando atenção aos pixels individualmente, só às linhas e à forma que o pixel art constrói. O mesmo vai para esboços feitos com as ferramentas de pincel ou lápis. Esses métodos ignoram a importância do posicionamento cuidadoso e ponderado dos pixels individuais.

Enquanto os equívocos mais comuns sobre pixel art são devido à falta de interpretação do meio, há alguns que têm uma definição muito estrita para o que faz pixel art.

Todo pixel não precisa literalmente ser colocado manualmente
O trabalho do pixel artista não é colocar manualmente todo e qualquer pixel. Você não é um robô, trabalhando em áreas grandes com milhares de cliques únicos na ferramenta do lápis. A ferramenta do balde está ok. A ferramenta linha está ok. O que é importante é que o artista tenha controle na imagem ao nível do pixel, não que você crie a imagem um pixel de vez.
[close]

II. De onde eu começo?
Spoiler
Pixel art é sobre os pixels – simples assim. Esses tipos compartilham um ponto comum: Ter certeza que o seu foco está nos pixels.

Comece devagar –
Quanto mais larga a imagem que você está tentando fazer, mais tempo e trabalho levará pra completá-la. Não faça isso, use um canvas size (largura x altura) pequeno.
Um pixel art pode transmitir uma série de informações pelo seu tamanho, você ficará surpreso com o pouco espaço que você precisa se você controlar os pixels corretamente.

Use uma paleta limitada
Se você não pode fazer um bom sprite com 4 cores, usar 40 não vai ajudar. Usar uma paleta pequena é especialmente bom para iniciantes porque te força a ter foco na posição dos pixels e da relação entre grupos de pixels. A paleta original de 4 cores do GameBoy é uma boa escolha para iniciantes, porque você só precisa se preocupar com o valor, e não tons ou saturação.

Programas
Existe uma gama de bons programas por aí para pixel art, muitos desses são gratuitos. Eu uso Grafx2 porque é grátis, mas GraphicsGale, Pro Motion, Photoshop, Pixen e MS Paint (padrão do Windows) são todos boas escolhas. Alguns são mais amigáveis que outros, por isso que eu escolhi algo com atalhos de teclado como grafx2, o que me salvou de muitas viagens para a barra de ferramentas (e fez muito fácil o manuseio de paletas)

Tipo de arquivo
Um erro comum que os novos pixel artistas cometem é salvar suas artes como JPEG/JPG. Esse tipo de arquivo pode ser legal para outros tipos de imagem, ele causa compressão, o que destrói a qualidade de uma peça de pixel art.


Nunca salve como JPG. Salve como PNG ou GIF. Seja cuidadoso assim mesmo, pois alguns programas (como MS Paint) não suportam propriamente o formato GIF, e vão arruinar sua imagem. Nessas instâncias, você vai precisar de um conversor de arquivo (Como o Giffy) se você quiser salvar sua imagem como GIF.

Mas como eu começo a imagem?
É completamente pessoal. Alguns artistas preferem criar o lineart primeiro, e depois vão adicionando cores:

Outros artistas preferem a definição das formas principais com um pincel grosso, e então continuam refinando a imagem até que ela chegue a um nível certo nível:

Ambos os métodos são legais, todos dependem de como você está confortável, ou as especificidades do projeto. O Linework é um bom método se você está traçando uma imagem digitalizada (como foi o caso do exemplo do monstro do mar acima). Se você está começando a imagem no seu programa, e não é um sprite pequeno, definir as formas com um pincel grosso pode ser mais útil.
[close]

III. Termos para saber
Spoiler
Anti-aliasing (AA):

Anti-aliasing é o método de fazer bordas acentuadas parecerem suaves. Você deve estar familiarizado com anti-aliasing, porque um monte de programas e ferramentas faz isso automaticamente. Quando estamos falando sobre pixel art, de qualquer maneira, anti-aliasing significa anti-aliasing MANUAL. Manual AA significa suavizar as áreas acentuadas por posicionamento manual de pixels de uma diferente cor para facilitar a transição. Aqui vai um exemplo:

Acima você vê a mesma imagem sem AA na esquerda e com AA, na direita.

Há várias armadilhas frequentemente encontradas ao aplicar anti-aliasing, que são discutidas na seção "Coisas para evitar”."

Dithering:

O Dithering consiste de diferentes padrões de pixels. É tipicamente usado para facilitar a transição entre duas cores, sem adição de uma nova cor à paleta. É também usado para criação de textura. Nos dias de monitores CRT, o dithering foi particularmente útil porque a tela borrava a área pontilhada e obscurecia o padrão. Agora que monitores LC nítidos é a norma, os padrões não são mais fáceis de esconder, o que significa que o dithering não é tão versátil como era antes. Mesmo assim, o dithering ainda é usado.

A forma mais comum de dithering que você vê é o 50/50 pontilhado, conhecido como 50% de dithering ou o padrão pontilhado.

Como mostrado no exemplo acima, você pode criar vários outros padrões para amortecer ainda mais entre uma cor e um padrão 50% pontilhado.
Esses padrões são mais fáceis de detectar do que um 50% pontilhado, por isso tenha cuidado!

O Dithering estilizado é outra técnica, e é caracterizada pela adição de pequenos formatos no padrão.

O Dithering interlaçado permite que duas regiões pontilhadas se interlacem. É chamado de dithering interlaçado, pois as duas regiões pontilhadas se interlaçam nas bordas. Esse tipo de dithering permite a você misturar dois pontilhados para formar uma gradiente.

O Dithering aleatório é uma versão menos comum do dithering, e não é geralmente recomendado, pois adiciona ruídos de pixel à imagem. Embora tenha algum uso em doses muito pequenas, o dithering aleatório é algo que muitas vezes você vai querer evitar.

Tão útil como o dithering é, muitas vezes é mal utilizado por artistas inexperientes.
O Dithering ruim será discutido mais adiante na seção “Coisas para evitar.

Grupos de pixels:

O conjunto de pixels é feito a partir de pixels individuais. No entanto, um único pixel é na maioria das vezes quase inútil e sem sentido se não tocar em pixels da mesma cor.
O pixel artista está preocupado com as formas que ocorrem quando pixels de cores similares tocam a si mesmos e convém uma forma opaca, plana.
A maioria dos triunfos e derrotas possíveis no pixel art ocorrem naquele momento exato em que o artista faz um aglomerado de pixels.

-Helm

Nós falamos muito sobre pixels individuais, mais estes são raramente pixels independentes. Um pixel sozinho, isolado, é um pontinho numa tela – é um ruído. Mas pixels não são normalmente encontrados sozinhos, ao invés disso, eles são encontrados fazendo parte de grupos de pixels – grupos de pixels da mesma cor que juntos formam um campo de cor sólida. Enquanto o pixel isolado é nosso bloco básico de construção e a menor unidade, os grupos de pixels são a unidade a qual muitas de nossas decisões sobre posicionamento de pixels se basearão. E enquanto é importante perceber que pixels individuais não são independentes, também é importante perceber que grupos de pixels não são independentes. Como peças de um quebra-cabeça, as bordas de um grupo de pixels determinam o formato do grupo de pixels que ele faz fronteira.
Aqui vai um exemplo de como interferir no formato de um grupo de pixels pode causar efeitos drásticos nos seus grupos vizinhos:

Enquanto pixels solitários são vistos como ruídos, um pixel solitário de uma cor diferente do campo que toca, se usado como AA, pode ser visto como parte do grupo, e é, portanto, a solução dos problemas:
[close]

IV. Coisas para evitar
Spoiler
AA Ruim:

Muito AA (anti-aliasing demais) – você só quer usar AA necessário para suavizar a borda. Se você usar muito, as bordas podem parecer borradas, e você perde a nitidez da linha:

Muito pouco AA – aqui o artista usou pixels independentes para facilitar a transição, mas ele apenas conseguiu embotar a borda um pouco. Ele pôde ter feito uma transição mais suave usando linhas longas para mostrar uma transição mais gradual:

AA banding - quando segmentos de AA se ligam com as linhas que estão suavizando, o AA banding ocorre. Para um entendimento melhor de AA banding, leia a seção em banding.

Acentuações:

Acentuações ocorrem quando um pixel ou um grupo de pixels estão fora do lugar, interrompendo o fluxo de uma linha. Acentuações podem também ocorrer quando uma linha não tem anti-aliasing. Acentuações ganharam esse nome pelas linhas irregulares que eles criam. Mais amplamente, acentuações são o resultado de qualquer técnica ruim de pixel, mas eles são mais frequentemente discutidos em referência à linha de trabalho, de modo que é o contexto no qual serão discutidos aqui.

Como consertar acentuações:

Mudando o comprimento das linhas

Muitas vezes o problema é apenas que um segmento da linha é muito curto ou muito longo, e cria um salto desajeitado. Usando um comprimento mais uniforme de pixels para suavizar a transição é a solução aqui.

Anti-aliasing

A não ser que sua linha esteja perfeitamente horizontal, perfeitamente vertical, ou em 45 graus, as bordas de seus segmentos de linha, naturalmente, serão um pouco irregulares.

Por conta da natureza quadrada do pixel e do padrão de grade, estamos restritos a fazer linhas angulosas e curvas difíceis de retratar. AA é a contramedida correta nestas situações.


Dithering ruim:

Existem várias maneiras comuns em que o dithering é mal utilizado. O erro mais comum é simplesmente o uso demasiado do dithering. Se o dithering está cobrindo metade do Sprite, provavelmente só será melhor se você adicionar uma nova cor à paleta. Pontilhados deveriam idealmente ser utilizados para afunilar as extremidades e bordas de um campo opaco de pixels. Quando muito dithering é usado, a área pontilhada se transforma em um campo próprio:

Neste ponto o dithering não está mais servindo como um amortecedor entre as cores, mas criando texturas indesejáveis. Criação de textura pode ser um aspecto útil de dithering, mas apenas quando usado corretamente. Se você está tentando suavizar ao invés de adicionar textura, então o dithering não está funcionando.

Então, quanto dithering você deve usar? Bem, isso depende de quão grande a sua paleta é realmente, ou mais precisamente, o contraste entre as duas cores que você está tentando pontilhar. Quanto menor o contraste é entre os dois (em cor ou em valor), menos necessário o dithering será:


Banding:

Banding, mais simplesmente, é quando os pixels se alinham. Quando pixels vizinhos terminam na mesma coordenada x ou y na grade subjacente, a grade imediatamente se torna mais evidente, os pixels estão expostos e a resolução aparente se torna menos legal.
Aqui estão vários exemplos de banding, os quais ocorrem porque os pixels se alinharam. Estes nomes não são linguagens comuns, mas vão funcionar para os fins deste tutorial:


Hugging:

Aqui um campo de cor opaca é contornado por uma fileira de pixels. É bom usar contornos, mas certifique-se o contorno e a forma que ela contém não se alinham e revelam a grade.

Pixels gordos:

Pixels gordos podem ocorrer sozinhos em quadrados pequenos, juntos como linhas gordas, ou multiplicados como largas linhas (escadas de banding).

Banding pula-um:

Mesmo se houver um espaço negativo entre duas coligações, a mente irá preencher a lacuna e a coligação permanecerá.

Banding 45 graus:

Embora as linhas de pixels se alinhando tenham apenas 1 pixel de espessura, coligações ainda estão presentes.


Pillow-shading:

Sombreamento cercando uma área central com tons cada vez mais escuros.
O Pillow-shading é ruim porque não presta atenção à fonte de luz, e conforme a forma da área e não da forma que ela representa de como a luz a afeta. Pillow-shading é, muitas vezes, mas nem sempre, combinado com banding. A maneira de corrigir o Pillow-shading é simplesmente prestar atenção de onde vem a direção da luz:

A razão pela qual o pillow-shading está errado não é porque a fonte de luz é frontal (da direção do espectador). Você não tem que colocar a fonte de luz no canto. A razão pela qual o pillow-shading é incorreto é porque segue formas planas e não se concentra em como as formas tridimensionais são literalmente.
Assim, é possível usar uma fonte de luz frontal, desde que você preste atenção às formas:


Ruído:

Na maior parte do tempo, pixels independentes (pixels que não pertencem a um grupo de pixels) são incapazes de transmitir informações suficientes por si só, e a sua inclusão normalmente só cria ruído. O ruído é qualquer tipo de informação que não contribui para a peça e serve apenas para interromper a área que habita e distrair o espectador. No pixel art, o ruído é muitas vezes composto de pixels independentes. Para os fins deste tutorial, o ruído de pixel único será o que eu estou me referindo quando eu uso o termo "ruído". A razão pela qual é preciso ter cuidado ao usar um pontilhado 25% (ou qualquer dithering, na verdade) é por causa do ruído que todos os pixels independentes criam.
Pixels independentes expõem a grade subjacente, revelando a resolução da imagem. Lembrem-se, na natureza, pixels viajam em grupos. É a natureza de um pixel pertencer a um lugar num grupo de pixels. Por esta razão, pixels independentes só devem ser usados por razões muito específicas e propositais.

Casos justificáveis da presença de pixels independentes:

Usado como realces especulares

Detalhes independentes chamam bastante a atenção para si, mas às vezes isto é exatamente o que você deseja. Para brilhantes reflexos especulares, pixels individuais, muitas vezes, funcionam muito bem. Para um exemplo, veja o pixel branco usado no nariz do monstro abaixo.

Representando detalhes pequenos mais essenciais

Normalmente, será apenas uma questão de detalhes em imagens muito pequenas, como os olhos em um sprite pequeno, ou o bico de um pássaro pequeno. Ou estrelas, ou pequenas bolhas.


Sel-out (contornos quebrados)

Sel-out (abreviação para selective outlining, traduzido para linhas quebradas) é suavizar uma linha para a cor do plano de fundo. Isto significa que o sel-out é realmente um tipo de AA ruim, mas o termo se tornou popular o suficiente para justificar sua própria seção.

A ideia é geralmente escurecer o contorno para aproximar-se de uma cor mais escura, de modo que o sprite será bem interpretado em qualquer fundo, ao invés de fundir em um fundo da mesma cor. Sel-out não é o sombreamento de um contorno de acordo com uma fonte de luz. Um contorno completo com variação de luz não criará acentuações tão pior quanto uma linha quebrada irá:

Talvez este seja um exemplo mais simples. O semicírculo à esquerda é sombreado de acordo com uma fonte de luz (mais uma vez, vindo do canto superior esquerdo). A parte superior do semicírculo à direita tem sel-out aplicado:

Sel-out funciona se ele for criado para cenários específicos, como em um jogo onde você sabe que o fundo será sempre escuro.
[close]

V. Criando uma paleta
Spoiler
Quando eu devo me preocupar com cores?[/b][/u]

Bem, essencialmente o que vem é, que cores a peça precisa ter? Então, enquanto eu prossigo, o quão longe eu posso ir com estas (até é claro eu precisar adicionar mais sombras). Aí é quando a mistura ocorre.
-Adarias


Esse é um método comum de criação de paleta para uma peça. Aqui vai um exemplo do que ele está falando:

Como a peça se torna mais complexa, torna-se necessária a criação de cores adicionais para alcançar o sombreamento mais avançado, ou para colorir novos elementos da imagem ou detalhes.

Outro método consiste em criar a peça em tons de cinza, e adicionar cor posteriormente. Isto é possível porque um valor relativo é uma preocupação maior do que com o tom, porque o tom pode ser mais facilmente alterado mais tarde, após as relações de valor serem estabelecidas.

Pessoalmente eu acho mais fácil de acompanhar cores enquanto a peça avança, por isso eu prefiro o primeiro método.


Contagem de cores

Você deve achar que pixel artistas muitas vezes defendem uma contagem baixa de cor. Você deve assumir que isso é uma tradição de dias velhos de pixel art deixada para trás, quando os consoles de vídeo game só podiam disponibilizar certa quantidade de cores.
Se os computadores modernos podem facilmente exibir centenas de cores, por que você não deve usar todas elas? Na verdade, usar paletas pequenas não é uma tradição ultrapassada do pixel art, e há razões muito lógicas por trás desta prática.

Coesão - Quando você estiver usando menos cores, as mesmas cores reaparecerão por toda a peça com mais frequência. Uma vez que diferentes áreas do trabalho compartilham as mesmas cores, a paleta envolve as peças, unificando o trabalho.

Controle - Quanto menor a paleta, mais fácil de gerir. Você pode, e provavelmente irá, querer ajustar uma cor mais tarde. Se você tem 200 cores, vai levar muito mais tempo para fazer os ajustes, porque por mudar uma cor você muda toda a relação dessa cor com as cores vizinhas na sua paleta, e ajustá-la significa mudar as relações entre as cores e seus vizinhos! Você pode ver como isso rapidamente acrescenta-se a um monte de trabalho. Com uma pequena paleta, o efeito de mudar uma única cor é mais substancial, e existe menos micro relações a se preocupar.



Tom, saturação e luminosidade

Tom:
O Tom refere-se à identidade de uma cor. Se uma cor é definida como azul, vermelho, laranja, etc. Depende da sua tonalidade:

Na foto acima, o tom é representado ao longo do eixo-x.

Assim como você pode mudar a forma de como clara ou escura uma cor aparece por rodeá-la com pixels claros ou escuros, o tom percebido de uma cor depende do seu ambiente. Aqui temos um cinza completamente neutro, médio:

Nesta foto (um detalhe desta peça por iLKke) o verde nas árvores não é realmente verde em si, mas o mesmo cinza da imagem anterior:

Porque o fundo é tão roxo (que é o oposto do verde na roda de cores), o cinza parece mais verde do que realmente é.

O tom será um conceito importante depois, quando falarmos de hue -shifting.

Saturação:

A saturação é a intensidade de uma cor. Quanto menor a saturação, mais próximo fica a cor do cinza:

O problema mais comum que novos artistas encontram se refere à saturação. É o uso de cores muito saturadas. Quando isso acontece, as cores começam a queimar os olhos. Este pode ser um problema em qualquer mídia, mas porque as cores em pixel art são feitas de luz, ao invés de pigmento como na pintura, o potencial para cores serem muito claras ou irritantes é muito maior. Observe como as cores na segunda imagem são muito mais fáceis para os olhos:

Luminosidade (brilho):

Luminosidade (também conhecida como brilho ou valor) é o quanto mais clara ou mais escura é uma cor. Quanto maior a luminosidade, mais perto fica a cor do branco. Se a luminosidade é 0, então a cor é preta.
Aqui está uma paleta organizada como uma escala de luminosidade para sua aprendizagem visual:

Luminosidade baixa (cores mais escuras)na esquerda, alta (cores mais brilhantes) na direita

Em uma dada paleta, você vai querer ter uma ampla gama de valores. Se você só tem cores no mesmo intervalo de luminosidade, então você não será capaz de criar bom contraste. Uma gama completa de valores permite que você use destaques, meios-tons e sombras. A diferença entre o brilho de duas cores é conhecido como contraste. Um problema comum em artistas recentes é não ter contraste suficiente. Aqui está um exemplo de uma imagem que o contraste é muito baixo:

E essa mesma imagem, ajustada. Logo, os valores estão espalhados de forma mais uniforme do claro para o escuro:

O valor de uma cor é um número definido, mas as cores podem parecer mais claras ou mais escuras dependendo do seu plano de fundo. Por esta razão, você não vai sempre querer usar sua cor mais brilhante para toda parte iluminada. Uma cor que faz um bom destaque em um objeto pode ser muito brilhante para uso em um objeto mais escuro.

Luminosidade é especialmente relevante para pixel art: O brilho de um pixel ou linha determina o quanto grosso ele aparece:

O primeiro exemplo é uma simples linha preta. A largura da linha parece consistente. Abaixo disso é uma linha com pixels que variam de brilho. Observe como a linha aparece mais fina no centro em 1x.

Rampas de cores

A rampa de cores é um grupo de cores que podem ser utilizadas em conjunto, organizadas de acordo com a luminosidade. Uma paleta pode consistir de uma rampa única com muitas rampas diferentes.

Aqui está uma paleta:

E aqui está essa mesma paleta, organizada de acordo com as rampas de sua cor (as quais existem duas):

Não é necessário que você crie um modelo como o descrito acima (embora alguns artistas acharem útil). O que é importante é que você entenda quais as relações de suas cores, isto é, o que suas rampas são.

Não é necessário que uma cor se restrinja a uma só rampa. Muitas vezes, rampas irão compartilhar cores. Frequentemente, a cor mais escura ou mais clara irá pertencer à maioria ou a todas as rampas da paleta, como no exemplo acima, em que ambas as rampas partilham os mesmos tons mais escuro e mais claro.

Também é possível meios-tons trabalharem em rampas múltiplas. Nestes casos, a cor versátil toma o lugar de duas ou mais cores diferentes, auxiliando na conservação da paleta. No caso da rampa de multi-sombras e luzes, os extremos na luminescência permitem a cor a ser flexível (porque eles se aproximam do preto ou branco). Desde que os meios-tons não têm esta vantagem, eles muitas vezes são as cores mais neutras, o que significa que estão mais perto de marrom ou cinza.

Aqui está uma paleta que usa um tom de cinza para unir as lacunas em várias rampas:

Você também tem que ser cuidadoso sobre ter cores em uma rampa que não se encaixam. Se uma cor não pertence à rampa, então ele tem o potencial de perfurar a imagem, que é um erro grave em que a cor, ao invés de trabalhar como parte da imagem, parece separar-se dela, e parece quase que ela está sentada em cima da imagem. Isto é geralmente devido à saturação muito alta, ou pelos confrontos de tons com tons vizinhos, assim criando um eyeburn.

A imagem acima mostra um eyeburn criado por uma cor com saturação muito alta


... e nesta imagem, o eyeburn é criado pelo confronto do verde com o roxo. A tonalidade deve logicamente seguir os seus vizinhos na rampa.

Hue shifting

“
Hue Shifting" se refere a transição de cores numa paleta. Uma paleta sem hue shifting é conhecida como "paleta reta". Nas paletas retas, só a luminosidade muda, enquanto em "paletas com hue shifting", o tom e a luminosidade mudam.



A primeira paleta é uma paleta reta verde. A segunda imagem é uma paleta verde com hue shifting aplicado. Ao usar hue shifting, una seus destaques a uma determinada cor (amarelo, no exemplo acima), e mova as cores mais escuras em direção a uma segunda cor (eu escolhi azul no exemplo acima). O hue shifting é usado porque rampas retas são tediantes e não refletem a variedade de cores que nos vemos na realidade, e o hue shifting pode adicionar o contraste de cores sutis dentro de uma rampa.
[close]



Este tutorial foi feito por cure e traduzido por Dont. Link para o tutorial original aqui.

Obrigado por Compartilhar/Dispor

Lobozero ^^

+Ouro
\(°-°)/ e vieram os visitantes do céu ALELUIA !
Em breve
Leia

Spoiler
Não sou EXPERT em P.A nem quero ser ^^ não vou perder tempo da minha vida com isso entende? , ficar 24hrs por dia na frente do PC fazendo recursos para nada ? tenho mulher , contas para pagar realmente isso não é um trabalho :) dedico minha vida no trabalho pois isso sim sei que vai me dar dinheiro e me sustentar, faço esses recursos/desenhos  para passar o tempo quando não estou fazendo nada pois gosto de desenhar é um Hobbie e não Profissão então não me aperte para ser perfeito nisso ! se gostou bem , se não gostou tem quem goste , simples assim :) Tsc, Tsc,Tsc
[close]
Obrigado pela leitura
Moosh Resources http://moosh.blogueiros.net/ Visitem se quiser e comentem se possível ^^
Se você gosta
PbP RPG Supernatural/Sobrenatural : http://supernatural66.forumeiros.com/

Amostra de Trabalhos...
http://moosh.blogueiros.net/Moosh-b1-10.htm
Sou Designer,Adm Geral ,Tramista - Arcanjo Miguel. cadastre-se \O

Hum, já tinha lido este tutorial na gringa, acho que foi na pixel-joint, não me recordo.
Foi tu mesmo quem traduziu? Se foi, ótima iniciativa, é um excelente tutorial que realmente me ajudou com o pouco (nada) que sei de P.A.
Parabéns pela iniciativa.

  Está bem citado no tópico quem foi que traduziu, acho que dei um certo destaque para o criador e para o tradutor.

Mancada, como eu reconheci o tutorial no primeiro e segundo spoiler eu nem li o resto. Me perdoe pelo equivoco.