O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Tutorial Pixel Art - Cabelos(chars)

Iniciado por felipefalcon, 07/07/2013 às 14:52


Meu primeiro tutorial de Pixel Art (Cabelos), espero que consiga pelo menos dar uma idéia de como começar a fazer seus cabelos(nos chars), e não sou profissional, então pode ser que algumas coisas podem ficar mau explicadas, ou que não seja chamado o nome daquilo que eu usei, etc.

E diferente de falar, ou somente escrever, mostrando imagens de passo a passo pode ser bem mais significativo, pois se a explicação do professor não funcionar, você mesmo assim tem chances de aprender apenas olhando e se lembrando do que já sabe.

A iluminação foi feita com apenas uma cor, diferente dos chars do RTP que usam duas cores.

Bem vamos começar.
E as imagens vão ser ampliadas, para que nem os meios cegos não tenham que forçar sua visão para ver que o deu^^


    Comece fazendo o cabelo(o desenho do cabelo), ninguém quase costuma começar um desenho colorindo ao mesmo tempo que desenha não é?(Mentira alguns profissionais devem saber fazer tal coisa).
Atenção na cor: Use a segunda cor mais forte de sua paleta.


    Pinte o recheio de branco ou melhor da cor do fundo que está usando.(Recheio = tudo que estiver dentro do desenho do cabelo, passo meio desnecessário, mas deixa e.e)


    Pinte de novo o recheio ( Por que não passamos logo? Porque alguns novatos podem se perder ou fazer burrada no cabelo).
Atenção na cor: Use a segunda cor mais fraca de sua paleta, esta será a cor principal do seu cabelo.



   Agora o sombreamento, deve ser a parte que algumas pessoas detestam. Faça alguns fios, e se não sabe onde sombrear, se foque mais nos cantos, sem exagero, faça alguns pixels, outra dica é separar o cabelo em mechas e então como nos chars a luz vem do lado esquerdo-cima, a sombra fica ao oposto, lado direito-baixo. Sombreie mais o lado direito destas mechas imaginárias.
Atenção na cor: Use a cor "base" da paleta, a que não é a mais clara, e nem a mais escura. Simplesmente a média(nesta paleta do RTP, são as que estão no meio).



    Iluminação outra coisa odiada. Siga a dica passada, separe em pequenas mechas imaginárias o cabelo. E sabe que a luz fica do lado esquerdo-cima, então pinte mais ali, faça pequenas linhas sem exagero e até poucas partes iluminadas.
Atenção na cor: Use a cor mais clara da paleta.



    Partes de trás do cabelo. É assim que eu chamo, e não gosto de lembrar de nomes exagerados, se não, não lembro. Pinte o desenho do seu cabelo(passo1), somente nas pontas, e perceba como pintei debaixo das orelhas, pois assim parece que o cabelo fica atrás da cabeça. Tome como dica um cabelo comum, ao olhar de perto ninguém olha atravessadamente e vê a parte de trás da cabeça de alguém, e sim consegue ver um pouco do cabelo atrás, sua visão vê embaçada.
Atenção na cor: Use a cor mais escura da paleta.


    O cabelo está muito capacete, perceba que está como fosse uma peruca, ou melhor, liso demais. Existem diversos animes que o desenho mostra algo como cabelos assim, mas perceba existe grande diferença entre trazer um anime para um char de rpg maker, você deve impor as condições do RTP, a não ser que você irá fazer todos os objetos tiles, ao estilo dele... Mas então, faça mais fios de cabelo, todo cabelo começa do centro e vai até suas pontas(alguns não).
Atenção na cor: Use a cor de sombreamento, a base do meio da paleta.


   Se foque nos fios do cabelo este é o passo final. A partir dos fios do cabelo, separe em mechas, e então faça uma iluminação bem destacada, pintando boa parte destas mechas imaginárias( lembre-se da luz canto esquerdo-cima). E então refaça a parte de trás do cabelo, coloque um pouco mais dos cantos.
Atenção na cor: Use a cor mais clara da paleta, para refazer a iluminação, use a cor mais escura para a parte de trás do cabelo, e a base para os fios.

Esta parte final não sei como explicar, apenas arrume o que você não gostar, e o que deve ser arrumado. E como não sei explicar bem, o meu ficou assim.

Spoiler
Ficou mais ou menos assim no tamanho normal.
[close]

Spoiler
Dicas:Separando em mechas(pequenos pedaços do cabelo)
Imagine estas linhas vermelhas, apenas imagine, não desenhe, se não estragará seu char.
Paleta
Crie a sua ou se quiser combinar com o próprio RTP do maker, use estas cores, faça cores baseadas nestas se quiser mudar alguma.
[close]

Créditos:
-RyanKamos pela button.
-Paleta pega da Santuário RPG Maker(não tinha autor)
-Deen pelo template usado(nem pedi permissão e.e)
-Eu pelo tutorial

Não sou profissional, mas pelo menos se alguém conseguir aprender com isto... e tentei deixar numa linguagem mais aberta, sem muitas palavras difíceis, pois a maioria que irá tirar proveito são iniciantes... e se não for de proveito, apenas ignorem.
  

Opa, Gostei do tutorial  :ok: mas acho q vc deu um pouco de Pillow Shading nesse cabelo XD se vc desse uma arruma na iluminação ia fica dahora ^^

--------------------------------------------

TY Misty :3
My Gift *0* Thank u Vash

Muito bom o tutorial, velew por disponibilizá-lo vai ajudar-me pois eu não sabia como fazer cabelos e.e!