O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Ensaio Sobre o Terror

Iniciado por Corvo, 11/07/2016 às 17:11

11/07/2016 às 17:11 Última edição: 11/07/2016 às 18:00 por Joseph Poe
Ensaio Sobre o Terror

CitarEu me pergunto o que aconteceu com o terror. Será que em algum momento na era da Narrativa Representativa Industrial, a essência do que é o medo se perdeu? Onde estão os pupilos dos grandes mestres?
Esse foi o primeiro pensamento que tive ao ver uma lista de filmes de terror atuais. Apesar de seu enorme sucesso, há algo diferente. Fácil. Antes de entrar na discussão, vejamos o que é o terror hoje. Segundo a fonte dos pensadores modernos, o site Wikipédia, o gênero terror é:

 Terror segundo o Wikipédia
Terror ou Horror é um gênero literário, cinematográfico ou musical que está muito ligado à fantasia e à ficção especulativa; e é criado no intuito de causar medo, aterrorizar. Também pode ser verificado na pintura, no desenho, na gravura e na fotografia. A abstrata ideia de terror ou do ato de transmiti-lo pode ser verificada em todas as formas de arte. O gênero também compreende um estilo de game design.
[close]
      Os entusiastas dividem o gênero em seus subgêneros: Terror, Horror, e Gore.
CitarTudo bem Joseph. Antes de explicar qual a proposta desse tópico, explique os subgêneros. Qual a diferença?
Já que perguntou, utilizemos um pequeno exemplo para diferenciar estes três subgêneros:
       
 Exemplo
Imagine que você está em seu quarto agora. A porta está fechada, você está sentado na cama com um notebook nas mãos. É noite, você mora sozinho. Está prestando muita atenção nessa leitura. Você abaixa o volume do player de música para não se distrair. Se passam alguns minutos de silêncio.
       E então você escuta.
       Atrás da porta. Bem ali, atrás daquela porta que está fechada, você ouve um, movimento. Não um movimento brusco de batida. Algo suave, como um passo furtivo. Você pensa ter imaginado, mas para garantir, desliga o áudio do notebook.
       Outro movimento. Uma respiração.
       Alguma coisa está parada atrás da porta. Você sente, tem certeza. Sabe que alguma coisa está ali. E o pior. A coisa está te esperando. Está esperando você abrir a porta e você sabe que precisa abrir. Você está em alerta total e só vai se acalmar quando abrir a porta. Só uma fresta...

Isso é terror.
       Você se levanta, o coração disparado. Você tenta disfarçar sua respiração, mas está agitado demais. Você vai até a porta e toca na maçaneta.
       Fria.
       Então você abre a menor fresta. Suficiente apenas para ver o corredor. Está escuro. O interruptor está a poucos centímetros, mas você vai precisar colocar seu braço lá fora para ligá-lo.
       Bem devagar, você abre a fresta e passa seu braço por ela.
       Você liga o interruptor e recolhe seu braço rapidamente. Não há nada lá.
       Aliviado, você percebe que é apenas a sua imaginação. Uma boa e velha peça pregada pelo cérebro. Você abre totalmente a porta, caminha pelo corredor. Você disfarça um alongamento, mas só quer ter certeza. E então volta para o quarto e fecha a porta.
       Sentado exatamente onde você estava, há agora um cão.
       Você nunca teve um cão. Esse cão possui uma singularidade. Sua mandíbula não tem dentes, tem tentáculos. Pequenos e finos parecidos com minhocas.
       Você fica paralisado.

Isso é horror.
       Nesse instante você toma consciência da situação. Precisa sair dali. Sem pensar, só correr. O mais longe possível não é seguro. Você precisa sair da presença daquela figura grotesca. Antes que você pudesse tirar um pé do chão, o cão avança sobre você. Os tentáculos podem não ser fortes para prendê-lo, mas são afiados o suficiente para fatiá-lo.
       Quando você receber uma visita, ninguém vai atender a porta. Vão ligar, chamar, gritar e mesmo assim ninguém vai abrir a porta. Quando enfim, alguém arrombá-la, vão encontrar sangue nas paredes. Móveis bagunçados e uma massa de carne disforme no lugar que costumava ser seu quarto.
Isso é gore.
[close]
       Resumindo o exemplo:
Terror é o suspense, o medo em si.
Horror é o ápice do medo. O susto.
Gore é o que acontece quando um monstro pega você. É a carnificina, o massacre. É o ato de matar ou de morrer.
       Além destes três subgêneros, existe um quarto. Você não vai encontrar um nome próprio para ele, então consideremos como uma variação do Horror. Nesse tópico, chamaremos essa variação Horror Constante.
       Essa vertente do terror é a mais discriminada devido ao fato de beirar a insanidade. O foco desse subgênero não é o medo, não é o susto. Embora tenha doses de sangue, não tem nenhuma outra semelhança com o gore. O objetivo do Horror Constante é causar incômodo. Unica e absolutamente. Um incômodo tão grande que 90% das pessoas que se aventuram a assistir filmes dessa categoria não conseguem terminar a sessão.
       Esse tipo de filme nunca é exibido nos cinemas.

       
CitarMaravilha, cara. E agora? Por que postou isso aqui?
O objetivo desse tópico é criar um debate sobre o terror em geral. O que te assusta? Qual sua opinião sobre as obras atuais desse gênero?

      Eu acredito que a verdadeira essência do terror se perdeu. Na literatura, já não temos grandes obras. Exceto por um ou dois autores vivos, o terror está morto. No cinema, tudo é sangue, tudo é robótico. Todos os filmes são uma construção estratégica, uma ilusão do medo.
      A trilha constrói o clima, o ambiente consegue o suspense. Você sabe que vai se assustar, sabe como e quando vai se assustar. E mesmo assim você se assusta.
      Ainda no cinema, não temos grandes atores que representem bem o gênero. Os diretores insistem em filmar cenas em que monstros de quinze cabeças e dezenove olhos apareçam bem iluminados para que o espectador aprecie cada pixel da criatura.
     Mas, espere aí? Observe os clássicos. Os filmes e os contos que sobreviveram durante séculos. Essas obras, o que elas tem em comum?
     Nenhuma delas se preocupa em revelar a aparência do medo pelo simples motivo de que o medo não tem aparência. Ele é individual e se baseia nas experiências de cada um. O demônio que assombra suas noites pode ser meu amigo durante o almoço.
    Como disse Lovecraft: A emoção mais antiga do homem é o medo. E o maior medo é o medo do desconhecido.
    Até mesmo na música o terror se perdeu. O que nos resta agora é nos arrepiar com as obras que foram feitas no passado. Nos inspirar nelas e tentar, outra vez, ressuscitar os mortos.

    Bem, esta é minha primeira "matéria" por aqui. O tópico está um caos, admito, mas a intenção foi boa. Quero agora suas opiniões. O que vocês tem a dizer sobre o terror? Qual a melhor forma de assustar?




Gostei bastante do texto! E, bem, algumas pessoas dizem que tenho pensamentos macabros as vezes, mas é porque me atraio por coisas assustadoras :lol:. Amo os contos de E. A. Poe e gosto de pensar que o terror começou ali, e já vi vários filmes de terror, provavelmente o gênero de filme que eu mais assisti. Mas confesso que dos clássicos vi muito pouco, então só tenho os contemporâneos em que me basear :=|: Ah, e eu adoro algumas animações do Tim Burton mais macabras, como por exemplo Vincent. :<3:
Com relação aos filmes de terror atuais, dá pra perceber que existe um padrão, receita, ou seja lá o que for que se repete, e eu acho isso um tanto chato. Ou é uma casa mal assombrada/possuída (Invocação do Mal), ou você é perseguido por um ou mais serial killers (Os Estranhos), e deve ter mais clichês só que agora não estou lembrando. Por isso que quando surge um filme de terror com uma história mais original eu aprecio mais, como por exemplo A Entidade.

E você [user]Joseph Poe[/user]? Quais obras você gosta mais? Seja filme, livro, conto..

Bem, muitas coisas me deixam com medo. Acho até que sou uma pessoa bem assutada no cotidiano. hahah Para mim, uma das coisas mais assustadoras é quando o silêncio se junta com a escuridão e você não faz nem ideia do que pode ter ali.
     

Concordo contigo. Eu particularmente não curto filmes de terror, eu acho muito apelativo, e detesto o terror tiredo. Já o terror psicológico e coisas perturbadoras, aí eu curto!
Não quero me assustar, quero ter o pensamente de: Eu preciso sair logo daqui, isso é agoniante.
Algo que realmente me dê medo do que pode acontecer, e não do que sei que irá acontecer.
Belo texto, Poe, gostei bastante, ah sim, prefiro os games de terror :D

12/07/2016 às 04:58 #3 Última edição: 12/07/2016 às 05:15 por Joseph Poe
[user]Ahiane[/user]

Sim, sim. Os filmes de terror atuais (e não somente eles) seguem uma fórmula chamada Curva das Fábulas (Ou foi esse o nome que o Vianco deu em seu curso Da Ideia Ao Livro). As variações são mínimas, mas fica na cara que a base é a mesma. Funciona,claro, mas... Eu prefiro contos. Os melhores, sem dúvida, são do Senhor Poe e do Senhor Lovecraft. Atualmente também temos um bom representante: Stephen King. E para quem gosta de um terror mais leve e mais fantástico, temos Neil Gaiman. Em terreno nacional, temos o André Vianco. Certamente existem muitos outros que não conheço, mas estes são o destaque atual. E nunca vamos nos esquecer do Senhor Stoker, do Senhor Stevenson e da Senhora Shelley.
E o Tim Burton é muito bom.

[user]ManecBR3[/user]

É exatamente essa a questão, cara! O terror mais macabro como o que citei, não dá medo nenhum, mas incomoda muito. Me esqueci de citar, mas aqui vão alguns exemplos de filmes no youtube:

Begotten - 1991 (E. Elias Merhige)
Repulsion - 1995 (Roman Polanski)

Apesar deste terror ser muito bom, ainda prefiro o clássico. Mas os filmes são tão bons que você não vai encontrá-los no cinema, nem na TV. Também duvido que encontre em DVD ou Blu-ray, VHS...