O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Debate CRM #5 - RPGs 3D ou 2D?

Iniciado por Rawen, 01/08/2016 às 16:24







[box2 class=black title=O Quadro]
Há algum tempo atrás, existia um quadro conhecido como Debate CRM, seu objetivo era fazer os membros discutirem sobre um tema, compartilhando seus conhecimentos, o objetivo continua o mesmo, porém agora será postado com intervalos de quinze dias, dito isso, espero que todos possam usufruir e discutir civilizadamente.
[/box2]




[box2 class=black title=Regras]
As regras são as mesmas das demais áreas do fórum, esperamos que debatam de forma consciente e que respeitem as opiniões adversas, qualquer opinião e resposta nesse tópico será bem-vindo, mesmo se sua opinião for diferente das dos demais. Vale ressaltar que o intuito desde debate não é o consenso sobre uma única resposta correta sobre o tema, mas sim o conhecimento de diferentes respostas e pontos de vista de outros membros. Qualquer alteração acima do normal será cabível de punição de acordo com as regras do fórum.
[/box2]




[box2 class=black title=Tema]
RPGs 3D ou 2D?
Sabemos que tudo é questão de gosto, enquanto gráficos 3D atraem os mais variados públicos, os clássicos, simples e belos gráficos 2D agradam apenas os mais por dentro do tema. Quando jogamos um jogo, parte da qual avaliamos é o gráfico, e ele, sim, é de grande importância. Mas quando falamos de qual preferimos, falamos no geral, mesmo que gostemos de ambos, e é sobre isso que iremos discutir, prefere, em geral, gráficos 3D ou 2D para os RPGs?

Fica levantado, boa discussão :3

[/box2]

01/08/2016 às 17:08 #1 Última edição: 01/08/2016 às 17:12 por Pudino
Sempre fui obrigado a lidar com PCs ruins e nunca tive muito acesso a consoles, e o que me salva era os clássicos 2D, para falar a verdade eu acho qualquer Art em Pixel muito cool.  :wow:
Serio eu acho as cores no 2D muito bonitinhas e certinhas, e as vezes muitos 3Ds acabam sendo muito cinzentos não propositalmente. :T.T:
Então sempre fui apegado ao 2D, VIVA O 2D!!  :wow:
Spoiler
Prefere garotas 2D ou 3D?
2D é logico :v
[close]

Interessante essa pergunta porque até há alguns meses o meu RPG favorito era um 2D, Chrono Trigger. Mas como agora vivemos num mundo em que existe The Witcher 3, tive que colocar ele como segundo na minha lista. No meu caso, tudo depende do estilo de batalha do jogo. Jogos que consistem ao estilo RM2k ou 2k3, ou aquele do Tales of Phantasia que nunca me lembro do nome; prefiro que o RPG seja em 2D. Agora action RPGs em geral eu gosto mais de 3D, embora um dos meus action RPGs favoritos é justamente 2D, o Castlevania - Symphony of the Night.

Viva a lenda!



01/08/2016 às 18:11 #3 Última edição: 01/08/2016 às 18:13 por Joseph Poe
Não dá para negar, o 2D é uma maravilha. Sim, eu faço parte dos que acham que há grande descuido nos RPGs atuais. É claro, existem exceções, mas grande maioria tem investido em gráficos perfeitos e esquecido o enredo. (Não que o enredo seja absolutamente necessário em todos os jogos, como nos ensinaram Mario, Bomber Man e até mesmo os Pokémons de gameboy etc.)
Quando se cresce com Chronno Trigger, Tactics Ogre, Final Fantasy, Zelda, Terranigma , Bahamut Lagoon, fica fácil amar o 2D. Prova de que o estilo continua excelente são jogos como Pixel Dungeon.
Estou desatualizado quanto ao Final Fantasy, parei no XII, então não posso opinar sobre a qualidade atual. Então vou usar como exemplo de RPG 3D, os FFVII e FFXII, Valkiryie Profile, e admito, não conheço quase nada que tenha sido lançado após o PS2.
Finalizando, fico com o 2D. Vida longa as duas dimensões!

Geralmente o 3D é mais usado em jogos MMO, mas com a potência dos consoles, fazer RPGs longos ficou bem mais possível, de fato alguns jogos que a gente gostava antigamente, mesmo com gráficos de certa forma ruim, ficam melhor daquele jeito, eu particularmente curto um 2D também, o 3D fica mais em outros estilos pra mim, eu também acho que o sistema de batalha é importante, e também temos aquele estilo 3D-2D que eu curto pra caramba, aquele estilo do pokémon Alpha Saphire e Omega Ruby, sabe?

Acho que depende muito dos gráficos. Tem uns 3D's bem cagados por aí, e uns 2D's que deixam qualquer 3D no chinelo em questão de ambientação/imersão.

Então não creio que seja algo assim tão simples escolher o que é melhor nesse caso.

Pra mim um RPG bom passa sim pelos gráficos, não gosto nem um pouco de jogar em cenários mal feitos e feios, mas sendo algo caprichado e bonito, tanto faz se é em 3D ou 2D, tendo gráficos legais o que vai realmente diferenciar é o enredo mesmo e sistema de batalha, como o Vincent comentou.