O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Paleta De Cores #1 - Básico

Iniciado por Falzar Haneiko, 14/04/2014 às 13:38

14/04/2014 às 13:38 Última edição: 22/07/2019 às 13:28 por Victor Sena






[box class=plainbox]
Introdução
[/box]
     As paletas são um conjunto de cores em uma escala que você usará em seu trabalho de Pixel Art, elas tem uma grande importância no geral, pois são quem garante o acesso rápido ás cores utilizadas, assim como um pintor também se utiliza de sua paleta para fazer a pintura.
     Este tópico vai te ensinar como criar e usar cada tipo de paleta, assim como também algumas técnicas especiais para cada ocasião. Neste tutorial, eu vou usar o programa Paint do Windows XP e queria também agradecer ao Ails por ceder algumas imagens para a explicação.

[box class=plainbox]
Funções
[/box]
   Para início de conversa, é necessário entender como funciona e quais as suas principais funções. Para começar eu vou usar uma paleta básica formada por seis cores, tal como a imagem a seguir, aonde podemos ver uma escala de cor do cinza claro ao escuro.


   Na imagem acima podemos perceber que a paleta se sua de diferentes cores, isto porque o Pixel Art deve ter um contraste, pois existem lugares de sombra e outros lugares aonde a luz incide mais forte e não podemos representar estes dois locais com a mesma tonalidade de cor, daí vem a necessidade de criarmos uma pequena difereça representativa.


   Desta vez, na imagem acima temos uma paleta para a cor azul, cada uma desses seis locais com diferentes tonalidades recebem um nome ou uma função diferente, que pode variar de acordo com o tamanho da paleta, mas mesmo assim eu partirei para explicar os mais básicos.


Tonalidade Neutra: Esta cor representa a cor principal, onde todas as outras na paleta vão se originar desta, na maioria das vezes é uma cor pura ou com um pouco menos de contraste, ou seja, uma cor que não tem junção com nenhuma outra. No modelo RGB, por exemplo, uma cor pura seria representado pelas cores primárias.


Sombra #1: Esta cor representa a sombra mais clara, ou seja, em uma área mais externa do personagem deve ser aplicada esta cor. Imaginaremos o sol refletindo em um personagem, nas áreas aonde o sol não atinge deverá ser aplicado esta cor, com isto é possível dar um maior contraste ao desenho e deixa-lo cada vez mais realista.


Sombra #2: Este desempenha, basicamente, a mesma função que a cor anterior, porém tem como diferença a tonalidade, pois esta é usada em locais mais escuros, dos quais realmente não tem luz solar nenhuma, a Sombra #1 normalmente é utilizada para suavizar esta.


Tonalidade De LineArt: LineArt é o contorno do seu desenho, em alguns casos é usado o preto para desempenhar esta função. Caso você vá utilizar esta cor para contornar seu personagem, poderá ainda escurecer um pouco mais, caso vá utilizar como LineArt aonde ele deva ser mais claro que o próprio preto, mantenha a cor.


Luz #1: Voltaremos ao exemplo do sol, aonde ele refletir com menos intensidade aplica-se esta cor com a finalidade de dar maior realidade ao seu desenho, ou seja, este é um tom mais claro da cor de base, usado para indicar partes mais claras.


Luz #2: Esta é a luz mais poderosa, mais próxima ao branco, usado para indicar os locais no desenho aonde a luz incide com maior força causando reflexo e brilho, a Luz #2 normalmente é utilizado complementar a cor anterior nos mesmos locais.

[box class=plainbox]
Modelo Simples
[/box]
   Desta vez, após aprender os conceitos básicos sobre a paleta, vamos aprender como criar a nossa própria, mas para isso precisamos saber como funciona o modelo de cor do Paint, pois ele se utiliza de três fatores diferentes, são eles: Matiz, saturação e luminosidade. Juntos eles conseguem criar todas as cores possíveis de se usar no programa, veja a explicação detalhada de cada um abaixo.




Matiz: Representa o espectro da cor sem a adição de qualquer fator externo, refere-se ao comprimento de onda no especto eletromagnético, ou seja, em outras palavras, é um valor, no Paint, de 0 a 239, referente à uma determinada cor pura.
Saturação: Representa o grau de pureza da cor, ou seja, a quantidade de cinza mesclado com a cor original, é um valor que varia de 0 (Totalmente cinza) à 240 (Ausência de cinza).
Luminosidade: Assim como o próprio nome já afirma, este parâmetro representa a quantidade de luz que incide sobre determinada cor escolhida. A luminosidade não é fixa, ou seja, depende da escolha dos outros parâmetros para ser criado, é um valor que varia de 0 (Ausência de luz, totalmente preto) e 240 (Totalmente branco).


   Para começar, voce deve escolher a Tonalidade Neutra, ou seja, a cor da qual todas as outras na paleta se originarão, para isto escolha uma luminosidade próximo à 120, pois é o local aonde esta exatamente no meio, ou seja, não vai sofrer influência do branco ou preto. Agora navegue no quadro até você encontrar a cor ideal que você procura, quanto mais alta estiver a saturação, mais pura será a cor. Após escolher, copie e cole em sua paleta.


   Agora partiremos para as cores à direita, as cores com as tonalidades mais escuras, pegue a Tonalidade Neutra e reduza a luminosidade para criar a primeira sombra, reduza novamente na mesma proporção para criar a segunda sombra e, por fim, reduza novamente na mesma proporção para criar a Tonalidade De LineArt.
   Para as cores à esquerda utilize o mesmo esquema, porém ao invés de reduzir a luminosidade, você deverá aumenta-la, lembre-se de manter a proporção, ou seja, se você aumentou 20 pontos à partir da cor principal para criar a primeira cor de luz, você deverá aumentar mais 20 pontos para criar a segunda cor de luz.


@Direcionado ao fórum   Que isso pessoal, como esse tópico pôde ser tão desvalorizado? Cadê os agradecimentos? O cara fez um ótimo trabalho aqui...

@Tópico Obrigado tenho pouca habilidade com hue shifting, agora vou poder melhorar minhas habilidades com a técnica. Belo trabalho, continue postando mais e mais trabalhos assim.

@bziperan hehe obrigado xD e eh isso! vamos comentar galera

Nossa, que vergonha que estou de mim mesmo...me perdoa ae
cara, como pude deixar seu tópico sem comentário.
Enfim, parabéns achei muito soda seu trabalho, vai me ajudar bastante.
Prazer, Terror dos Modinha