A logo nada mais é que a marca do seu jogo, o cartão de visitas. O jogador irá abrir seu tópico/jogo e uma das primeiras coisas que ele irá se deparar é com esse sacana. Criar um logo não é simplesmente embaralhar palavras, colocar stroke/outer glow e pronto, é ter em mente do que seu jogo se trata e trabalhar em cima deste tema. Quantas vezes ja não vi um jogo com tema futurístico com uma logo que parece ter saído de um jogo de faroeste? Sério, bom senso por favor!
Em muitos casos o desenvolvedor não tem a minima ideia de como a logo deve ficar, isso é normal. Porem se ele já tiver uma noção do que quer, pode ter certeza que o trabalho será muito mais fácil.
Vou mostrar a criação de uma logo simples pra um jogo com nome aleatório apenas pra usar como exemplo, usarei o nome mais tosco e simplista possível apenas pra ilustrar bem o que é possível de se fazer quando tem uma ideia formada, me acompanhem.
CitarImaginei um projeto chamado 'A grande Guerra dos Dragões', escolhi uma fonte simples porem expansiva, isso é... Abre espaço pra 'customização'.
(http://i.imgur.com/tP7KnDx.jpg)
Geralmente é isso que fazem com uma logo atualmente nos projetos de RPG Maker BR, haha... Vamos agora tentar mudar o aspecto dela, sem adicionar efeitos nem nada... Vamos apenas alterar a estrutura um pouco pra ver se ja muda um pouco a cara da logo.
(http://i.imgur.com/hSjEy6M.jpg)
Melhorou um pouco, não acha? Não tem porque manter tudo tão imenso na tela. Escolha o elemento que terá destaque e coloque os demais elementos apenas para dar contraste/complementar o objeto principal. Neste caso, o objeto principal é
Guerra dos Dragões e o elemento complementar é
'A grande' Agora vem a parte interessante... Shapes! Shapes são formas que podemos utilizar em nossas criações, elas variam desde simples quadrados a até mesmo imagens complexas como torres. Essas imagens possuem apenas uma cor e são perfeitas pra se trabalhar em logos, acompanhe comigo este exemplo.
(http://i.imgur.com/lRbMQOg.jpg)
Este é apenas um exemplo do que podemos fazer utilizando shapes. É importante citar que certas fontes vem com diversos formatos e desenhos incluso. Nós podemos utilizar essas fontes pra decorar nossa logo, mesmo que ela não utilize essa fonte! Ficou confuso? Note o que farei abaixo!
(http://i.imgur.com/U9vtn4A.jpg)
O que eu fiz aqui é simples, existe uma função que transforma objetos de texto em objetos de imagem no photoshop, ela se chama
Rasterize Type. Com isso, inverti ela verticalmente e horizontalmente, posicionei em cima do texto original e fui apagando os cantos indesejados tanto no texto principal como neste objeto.
Você usa dois objetos distintos pra criar um terceiro objeto. Com isso em mente, vou continuar a utilizar essa função nas demais partes do texto, porem não exagere! Mesmo que você faça no máximo duas ou três modificações, ja é o bastante pra mudar o aspecto do logo e dar um toque de originalidade.
Desta vez eu avancei um pouco mais pra mostrar como o esqueleto do logo esta fincando, observem:
(http://i.imgur.com/TrZMl3V.jpg)
Calma, isso aqui ainda ta crú. Vou começar a trabalhar agora em um fundo transparente pra ajudar na visualização de efeitos.
Primeira coisa que farei aqui é não me limitar ao gradient dentro da fonte, pois eu posso adicionar outra imagem dentro dela pra criar um efeito diferente, vejam os resultados:
(http://i.imgur.com/L1jRd89.png)
O logo finalmente esta ganhando forma e ficando cada vez mais interessante, porem não podemos parar por ai pois ainda não passa de texto... Hora de adicionar um conteúdo extra.
Pense na temática do seu projeto. O que ele tem? O que você deseja que ele tenha? O que você mais quer dar destaque? Pensou? Eis aqui o que eu pensei:
(http://i.imgur.com/mqlfPMK.png)
Agora vamos as explicações: A criação de uma logo consiste em unir diversos elementos e procurar deixar todos em harmonia. Você poderá juntar
formas,
textos, vectors, brushes... O limite é a sua criatividade! Após terminar a base da logo, eu copiei ela três vezes e apliquei efeitos diferentes em cada uma.
Primeira camada(topo da lista): Gradient color, stroke 2x [Cor vermelha]
Segunda camada(meio da lista): stroke 4x [Cor 'branca']
Terceira camada(fundo da lista): stroke 6x [Cor marrom]
Apliquei um brush de nuvens em cima da primeira camada e deixei sua
opacidade em 35%. No caso dessas nuvens eu tive também que aplicar
Motion Blur + Sharpen pra criar o efeito correto.
Após ter aplicado estes efeitos, decidi copiar a terceira camada e mover ela um pouco pra baixo, dando este efeito de texto 'pulando pra cima', que pode ser observado no resultado final. Decidi então aplicar uma imagem de fundo pra logo, ela era uma shape qualquer, porem fui duplicando sua camada e usando a
Pen Tool pra criar mais curvas... Depois veio os efeitos internos(estes pequenos 'riscos'), eu fiz eles utilizando a
Polygonal Tool e colorindo o interior selecionado com uma cor.
E assim terminamos nosso logo. Ele ficou bem simples pois a intenção era apenas mostrar o que era possível ser feito com um pouquinho mais de esforço. Este trabalho me durou menos de uma hora pra ser concluído.