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Os 4 conceitos básicos do design - Proximidade

Iniciado por Dark4000, 08/01/2015 às 12:40

08/01/2015 às 12:40 Última edição: 09/01/2015 às 07:12 por King Gerar
Introdução
Sabe quando você vê um anuncio, uma tela de título, etc que você acha que está esquisito mas você não sabe dizer o que é? Ele aparenta estar desorganizado mas você não sabe consertar? É nesse tipo de situação que este tutorial vai te ajudar.
Este é o 1º de 4 tutoriais que irão explicar os conceitos básicos do design. E proximidade é um deles.

O que é
O nome já diz tudo. Em design, nós costumamos a aproximar itens relacionados, para invés de cada um deles formar uma unidade individual, eles formarem uma única unidade visual. Por exemplo, este tópico. Você pode perceber que o título e o conteúdo estão juntos, enquanto novos tópicos são separados por mais uma linha (enter).
Veja no spoiler abaixo, uma imagem que não faz uso deste conceito.
Spoiler
[close]
Você provavelmente vai começar a ler por Eletricista pois está em destaque. Mas você sabe por onde ler depois? Da esquerda pra direita, de cima pra baixo ou da direita prs esquerda? Sei lá.
Agora vejamos esta mesma imagem, usando o conceito de proximidade e algumas pequenas alterações.
Spoiler
[close]
Bem melhor, não? Agora as informações estão agrupadas. Ao invés de vocé ver 5 unidades individuais, você vê 2 unidades visuais (quando tiver dúvida quanto a quantidade de unidade visuais, pisque várias vezes e veja o que o seu olho capta).

Mas pra que serve isso?
A aproximação de itens relacionados serve pra ser bunitinho organizar o seu trabalho, deixando-o mais legivel. Quando você viu o 1o cartão de visitas, você não sabia por onde começar e por onde terminar de ler. Ao juntar, n teve mais esta dificuldade.

E o que eu devo evitar?
>Deixar coisas sem relação alguma. Assim como acontece com as pessoas, proximidade indica relação. Criar uma relação visual entre coisas que não tem apenas deixará seu trabalho desorganizado, mais dificil de ler.
>Não tente ocupar todos os espaços possiveis e imaginaveis da imagem. Espaços em branco são importantes também.
>Não ocupe somente o centro e os cantos.
>Não deixar espaços brancos iguais

Créditos
Dark4000 - Escrevi este tutorial
Design para quem não é designer (Robin Williams) - fonte
Você achou que teria algo interessante aqui? Huehuehuehue.

Bom tutorial, servirá até para alguns aqui ajeitarem melhor seus tópicos
(os novatos principalmente)

Gosto muito de design, pretendo um dia me especializar melhor no assunto
e um tutorial desse mesmo que simples é de boa importância.

:.x.: Saudações Azulinas.

08/01/2015 às 23:32 #2 Última edição: 08/01/2015 às 23:38 por Dark4000
Valeu, SimonM ^^
A medida que vou lendo o livro, vou postar os outros 3 conceitos. Eu tô ajudando os outros e fixando xD
Você achou que teria algo interessante aqui? Huehuehuehue.

Hey, nice!

Bateu a curiosidade pra ler a respeito dos outros conceitos. Pra quem gosta de criar seus Menus no RPG Maker - seja por eventos ou Scripts - esse tipo de "tutorial" pode servir como uma ótima base =)

Postarei os outros conceitos em breve. Obg por comentar
Você achou que teria algo interessante aqui? Huehuehuehue.

Mandar os clientes lerem isso, haha. Mas o mais comum e gosto geral é quererem
espalhar as informações pelo espaço disponível e aumentar o tamanho da fonte
o tanto quanto possível.
Essa ideia de agrupar é bem boa. Um exemplo no maker são as titles, cujas opções
ficam juntinhas mais abaixo e a logo/nome do projeto em cima.

Também fico curioso quanto aos outros tópico, Dark.