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Composição

Iniciado por Phantomx, 12/12/2015 às 04:27

Composição é um assunto muito importante que raramente(leia-se nunca) vejo por aqui, composição trata-se de arrumar os objetos em uma cena de forma que seja esteticamente agradável e de fácil leitura, guiando a pessoa a olhar para o que é importante na cena.
As dicas que vou dar aqui, não se aplicam somente a desenhos e pinturas, também se aplicam a level design por exemplo.

Não vou falar de todas as regras, mas vou falar das mais simples e mais importantes.


Regra dos Terços

Eu diria que é a segunda regra mais utilizada, basicamente você divide a tela em 9 quadriláteros de segmentos iguais, e qualquer objeto na intersecção chamará a atenção do olhar do espectador, logo, é ali que você deve posicionar os objetos mais importantes. Bem simples, sem nenhuma magia, só isso basta para deixar a composição mais atraente.



Simetria e Padrões

Simetrias e padrões costumam chamar muito a atenção do olhar, você também pode quebrar a simetria para chamar a atenção de objetos. Kubrick costuma utilizar bastante a simetria em seus filmes:




linhas Implícitas ou Setas Invisíveis


A ideia dessas linhas ou setas, é levar o observador até o objeto de interesse, fazendo com que outros objetos da cena "apontem" para o local desejado, criando assim algumas linhas invisíveis, onde o olhar vai percorre-las rapidamente.



Contraste

Contraste é a mais simples de todas, expliquei o que é contraste na minha aula básica sobre cores, é como uma tocha acessa no escuro, seu olhar é automaticamente atraído para o objeto mais diferente da cena, seja diferente em forma ou em cor (por exemplo um pingo laranja em um fundo azul), no caso abaixo, a pipa do menino é o objeto mais brilhante da cena.



Proporção Áurea

Por ultimo e não menos importante, a proporção áurea, presente em todos os lugares, seja construído pelo homem ou não. É uma proporção descoberta pelos matemáticos gregos que começaram a descobrir um padrão em objetos da natureza, e encontraram o que chamam de retângulo ideal. E só a nível de curiosidade, a folha de papel A4 é um retângulo áureo.



Caso você não saiba o que é a proporção áurea, o pato Donald lhe ensina!


Para quem quer saber um pouco mais da aplicação disso em level design:

Spoiler


Esse é de Dark Souls 2, o feixe de luz é praticamente uma seta enorme dizendo para onde ir. Se você jogar algum jogo da serie vai perceber que os desenvolvedores também utilizam itens para guiar o jogador, ou mostrar lugares importantes que um dia eles podem chegar.

Há também esse vídeo excelente do Mark Brown falando um pouco do assunto.


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Nossa, tinha jurado que já havia comentado nesse tópico...

Realmente, composição é uma peça chave em qualquer obra visual, e muitas vezes muito difícil de se aprender a usar da forma correta, já li muito sobre o assunto e digo com toda certeza que ainda não aprendi nada sobre... Fico ainda imaginando como seria ainda mais difícil usar tais técnicas em Game Design.

A nossa regrinha de ouro, ou proporção áurea pra mim é um pouco conspiratória huehue, algumas matérias ou estudos saem riscando tudo em imagens e falando que tudo possui tal regra, parece até o filme Numero 23. Mas em muitos casos pode ser sim útil, tanto que alguns programas profissionais possuem as réguas de proporção Áurea.


Creio que as mais fáceis de se perceber/usar e não é possível negar como ela puxa os olhos do apreciador, é a dos "padrões" e a do contraste, parece mágica, muitos artistas conseguem colocar seus olhos EXATAMENTE onde eles gostariam logo quando você olha uma imagem/quadro, um dia aprenderei essas mágiquinhas  :lol:

Uma ótima matéria Phantomx, obrigado por postá-la na comunidade.