O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Criando faces RTP

Iniciado por VincentVII, 15/10/2013 às 16:23

VincentVII trazendo para vocês outro tutorial de como facilitar sua vida no RPG Maker igual ao de criar HUD's pelo Microsoft PowerPoint. Hoje vamos falar de faces.


[box class=calendar_today][box class=catbg2]
Introdução
[/box]

Um das dificuldades mais irritantes que aparecem no meio de um projeto, na minha opinião, é achar um charset e uma face que combinem. Por quantas vocês você achou um charset perfeito para seu personagem mas não consegue achar uma maldita face que combine? Ou então achou uma face que combinava só que ela não tinha as expressões que você precisava?

Bom, saiba que você não é o único! E, a não ser que você manje de P.A ou design, fazer faces é um processo trabalhoso. Mas há sempre uma solução e hoje vou lhes contar esse segredo. Há um jeito muito fácil de se fazer faces usando o próprio RTP do VX.

[box class=catbg2]
Fazendo faces com o RTP
[/box]

Primeiramente eu gostaria de avisar que este vídeo NÃO é meu. Ele foi feito por ILoveMyMatty e todos os créditos devem ser dados a ele, ou ela, não faço a mínima ideia se é homem ou mulher. Quem achar esse vídeo útil tente entrar no YouTube é clicar em Gostei como forma de agradecimento a esta pessoa por ter feito o vídeo.

Postei esse vídeo tempos atrás para um membro em um tópico aqui na CRM, porém não lembro qual. Mas estou enrolando demais, vamos ao vídeo:


[box class=catbg2]
Resultados satisfatórios com bastante facilidade
[/box]

No vídeo pode parecer que é bem complicado, mas isso por que o/a ILoveMyMatty já é uma pessoa habilidosa no Photoshop e entende bem de edições. O resultado que estamos buscando requer apenas modificações simples.

Em resumo, tudo que se precisa fazer é: escolher uma face base, selecionar o cabelo, usar a ferramenta de troca de cor para repintá-lo (adicionar outras mechas, como no vídeo, é opcional), selecionar e pintar roupas e olhos se necessário e recortar expressões das outras faces (pode ser que você necessite pintar os cantos do recortamento porque os tons de pele às vezes não combinam). Também você pode usar o pincel para pintar algumas expressões, tipo olhos fechados.

[box class=catbg2]
Exemplos
[/box]

Eu não poderia terminar esse tutorial sem deixar alguns exemplos, poderia? Um tempo atrás eu me meti a tentar fazer outro projeto (que já foi cancelado) e precisava de uma face para o meu personagem. Mas eu não conseguia encontrar uma boa. Olhando para o RTP encontrei uma que seria perfeita, mas o personagem tinha cabelo verde e olhos azuis e eu precisava de um cara com cabelo preto e olhos vermelhos. Então, me baseando no vídeo, eu fiz essa edição.


Como podem ver não ficou tão boa sim, se repararem bem o cabelo está meio serrilhado, mas teve um resultado suficientemente satisfatório. Depois disso eu só precisei realizar mais algumas edições e fazer a face com mais expressões:


E voilà! Um set inteiro de faces sem grandes dificuldades!

[/box]

Sinta-se livre para compartilhar esse tutorial caso queira, só dê os devidos créditos (e uma menção ao ILoveMyMatty) com um link mandando para cá.




Só eu mesmo para conseguir fazer um tutorial de vídeo ficar cheio de palavras... Bom, espero que o tutorial possa ser útil para mais alguém. Obrigado pela atenção!

Viva a lenda!



Pronto Vincent, alguém comentou! :ok: Achei bem interessante o processo, é um método relativamente simples para fazer algo que parece ser muito "só para os Pro". Infelizmente não tenho nem as habilidades nem o Photoshop no momento pra fazer algo parecido, mas vou tentar. Se der certo, posto nos recursos, se não... Google, here we go! Obrigado de qualquer forma.

Muito bom mesmo, e também por ser um processo simples ajudara muita gente obrigado por postar.  :ok:

[user]FalconGod[/user]

É um processo muito simples, você não precisa entender muito de Photoshop. Eu não manjo nada e consegui fazer aquelas faces que eu citei nos exemplos. Como eu falei, você vai basicamente recortar expressões, colar sobre o desenho e pintar o cabelo. No vídeo pode até parecer difícil, mas é porque a pessoa que o gravou fez umas edições pro mesmo. Obrigado por comentar!

[user]Nathanx[/user]

Espero que possa ajudar muitos mesmo. Valeu por comentar!

Viva a lenda!



ILoveMyMatty é a Celianna, então já dá pra entender a razão dessas habilidades, né?
Eu consigo fazer esses edits, só que leva muito tempo.
Obrigado pelo excelente tutorial, mais ouro por disponibilizar!
Projeto 春
Emergindo em breve

Acho que a maior parte do tempo é consumida só na pintura, porque selecionar o cabelo chato pra cacete. Mas depois é só recortar e colar as expressões like a robot!

Valeu por comentar, Rick!  :ok:

Viva a lenda!



Eu tenho esse PSD salvo no meu notebook a um tempo, e posso falar que é bem simples fazer re-pintura.

Vou te ensinar uma ferramenta show.
Na verdade são duas:

-Image > Adjustments > Channel Mixer
-Image > Adjustments > Hue/Saturation

Com essas duas ferramentas já da para obter grandes resultados, mas usando a criatividade, você pode varias muito mais...

Ex: Criar mechas no cabelo.
Pega um Brush, faz as mechas com as cores preferidas e muda a propriedade (DICA: Overlay e Multiply)

Photoshop é criatividade + gambiarras  :lol:

12/12/2013 às 22:49 #7 Última edição: 12/12/2013 às 22:58 por Vash
 Hmm, o utilitário da Celianna é bem interessante e da para variar bastante coisa nas expressões das faces, apesar de quebrar um galho, fica bem visível que a face tem uns errinhos pequenos. Valeu por postar Vincent. o/

"Fazer faces por P.A", acho que nunca mais tento isso, difícil pacas. x.x

2010 ~ 2016 / 2024

Dificil não, chato.
Enfim, otimo tutorial, Vicent, só n uso pq o Ace tem um gerador XD
Mas quem sabe um dia. Vlw por compartilhar conosco.
Você achou que teria algo interessante aqui? Huehuehuehue.

Eita nóis... quase que me esqueço de responder os comentários.

[user]NetinhoMaker[/user]

Citação de: NetinhoMaker online 12/12/2013 às 22:36
Photoshop é criatividade + gambiarras  :lol:

Huahuahua, resumiu bem!

[user]Vash[/user]

É, erros vão aparecer direto, mas pra quem não sabe lidar muito bem com design (AKA: eu) já é uma mão na roda.

[user]Dark4000[/user]

Valeu, Dark! Realmente é um processo bem chato, mas dá um resultado satisfatório sem ter que pegar pesado no design.

Viva a lenda!



Já cheguei a usar uma vez, depois acabei esquecendo desse tutorial, realmente a Celianna é foda incrível!