O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Desenhando com o Mouse - Tecnica de montagem

Iniciado por mjblimamorei, 30/01/2014 às 19:48

Olá, eu sou o Mjb, e estou aqui para ensinar para o pessoal que não sabe desenhar, e possui um mouse, a fazer seus proprios desenhos, vamos lá!

OBS: Só começe esse tutorial se tiver um pouco de experiencia com illustrator, ou pelo menos souber usar a pen tool... Há varios tutorias de pen tool no google, é só procurar!

OBS²: Este não é um tutorial de pintura, é um tutorial de linework, ou line-art; É possivel pintar com qualidade com o mouse, procure no google que você acha XD

Introdução

É muito fácil ver vários artistas por ai, com desenhos de dar inveja em qualquer um... Mas e você meu caro amigo? Você, desprovido do talento do desenho, ou até mesmo nunca tentou, mas quer uma arte digna para seu projeto? Isso é possível, é um pouco trabalhoso, mas, no final vale a pena ver seu projeto com os desenhos feitos por você...


Programas Necessarios

Photoshop
Illustrator ( Paint Tool Sai tambem serve, mas esse tutorial é especificamente para o illustrator)



Exemplo

 Daniel Neth
[close]
Personagem do jogo Shingeki no Kyojin mithologies, do membro L da MRM


Preparando as peças de seu "esboço"

CitarMas Mjb, você disse agora que não precisava desenhar...
E não precisa, é uma ideia que eu tive, uma técnica de montagem de imagens, vocês entenderão melhor com o passar do tutorial...

1º - Defina como será seu personagem, isso é crucial... O meu será uma mulher, com cabelos loiros longos, olhos verdes, e roupa de colegial...

2º - Entre no site Anime Character Database
Spoiler
[close]

3º - Comece primeiramente a procurar o cabelo no topo da pagina, onde tem escrito : HAIR COLOR
e selecione a cor, como eu quero loira, eu selecionei: Blonde/Yellow
HAIR COLOR
[close]

E depois selecione o tamanho do cabelo no filtro : HAIR LENGTH
HAIR LENGTH
[close]

Selecione o sexo, no meu caso, feminino:
Gender
[close]

E, aperte em Search na lateral direita-superior ( Em caso de duvida, olhe as outras imagens)

  - DICA DO MJB - Para o "desenho" ficar mais harmonioso, sempre escolha as partes do esboço em posições iguais, não ficaria legal um cabelo em perspectiva olhando para a direita, e o corpo reto e olhando para frente, deu pra entender?

   -Dica 2 - A roupa, você vai ter que escolher selecionando  as guias : Apparent Age e Gender, e depois procurar a que você quer, ou as que você quer...


Agora vem a parte legal, escolher o cabelo, role a pagina até embaixo e começe a escolher o cabelo necessario, quando escolher, é só apertar na imagem escolhida e salvar.
No meu caso, eu escolhi a Teresa  do anime ClayMore (Muito bom por sinal, recomendo a vocês)
Spoiler
[close]
Faça isso com todos os outros itens da lista, vou por uma breve tradução das guias/filtros;



Citar
Gender: Genero/sexo ; Se for um personagem masculino, escolha masculino, se for feminino, escolha feminino, toda vez que você for escolher algum item das outras guias, selecione essa antes.


Eye Color : Cor dos Olhos

Hair Color : Cor do Cabelo

Hair Length : Tamanho do cabelo

Apparent Age : Idade ; Nescessario quando for escolher as roupas.

Animal Ears : Orelhas de animal

Criando o "esboço"
Após escolher todas as imagens, abra o photoshop e crie um documento com 900px X 900px
Spoiler
[close]

Arraste todas as imagens para a area de trabalho do Photoshop E SELECIONE A PARTE DESEJADA DE CADA UMA COM A POLYGONAL LASSO TOOL;

Spoiler
[close]
Copie as partes e colem em uma nova layer
No caso da personagem com a roupa, não recorte ela, deixe como está, após fazer isso, pode apagar as outras camadas..

Você terá algo mais ou menos assim :
Spoiler
[close]

Agora o que você ira fazer é redimensionar a camada da roupa, apertando ctrl+T ( Aperte shift para não deformar o desenho)

Ficará assim:
Spoiler
[close]
Agora o que você vai fazer é, colocar o cabelo e os olhos por cima da base, e redimensionar os mesmos se for necessario

Resultado:
Spoiler
[close]

CitarNossa, Mjb, isso ta feio e estranho, perdi tempo de minha vida vendo isso...
Calma pequeno gafanhoto, vamos transformar isso tudo em apenas 1 desenho agora...

Primeiro, salve a imagem criada no photoshop em formato .png e a abra no illustrator;
Não se assuste se a imagem estiver muito grande, isso vai servir para adicionar mais detalhes, e depois redimensionar sem perder a qualidade...

Selecione a Pen Tool, apertando T e começe a fazer o contorno do esboço; Esta parte não tem muito o que explicar, você tem que saber fazer, se não souber, assista a uns videos no youtube

Dica¹: Minha dica para esse tipo de desenho é: Faça a linha reta com a pen tool, aperte shift+C, e faça a curva da linha, depois aperte P e continue o desenho

Dica² : Para uma linha estilizada, após terminar de contornar o desenho, selecione todas as linhas com a ferramenta Selection Tool (Atalho = V), e na guia em branco, selecione o tipo da linha

Dica³ : Sempre que for fazer alguma parte do desenho, crie uma nova camada, no caso, uma camada para os olhos e outros detalhes (incluindo detalhes do cabelo), uma camada para o cabelo, uma para o rosto, e uma para o resto do corpo
CitarOk Mjb, mas como a gente vai saber se fica bom?

Spoiler
[close]

Bom pessoal, desculpem se vocês não entenderam, esse é meu primeiro tutorial de design, e eu não sabia muito bem como explicar cada passo, mas acho que dá pra ter uma noção de como fazer..

Eu gostei do tutorial, embora seja de um método diferente, acho que para alguns o resultado fique estranho, mas quem "manja" ficaria legal (:

Pelo título eu venho disponibilizar este link...

Gartic

Eu jogava muito isso, posso dar a certeza de que com alguns meses treinando você pega experiência em desenhar com o mouse. É lindo de se ver.
Unique Destiny | um novo conceito de RPG Maker 2000!