O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Eu Sou Um Designer ! #1 - Introdução

Iniciado por -Slayer!, 07/03/2014 às 19:44

07/03/2014 às 19:44 Última edição: 03/08/2019 às 20:00 por Victor Sena
Eu Sou Um Designer !
Introdução

[box class=titlebg]
Introdução Do Autor[/box]
       Bom galera 2014 é outro ano e por alguns motivos eu decidi jogar uma parte de 2013 fora, eu fiz uma série de 14 tutoriais movidos ao editor de imagens Photoshop, porém eu pretendia seguir uma ordem para encinar os novatos e abrir portas para novos designers, porém a partir do segundo tutorial eu viajei legal e deixei de seguir uma ordem e pulei lá para o nivel intermediário acabando destruindo quem estava querendo aprender.
       Pois bem resolvi voltar tudo e iniciar de novo, dessa vez estou comprometido a não deixar os novatos na mão, estarei sempre que possivel dando continuidade ao conteúdo e o maximo detalhado possivel para que vocês tenham um melhor compreendimento, afinal meus outros tutoriais você só precisava seguir basicamente passos até chegar em um resultado parecido ao meu, chega disso não? Agora vou dar aprendizado e não simplesmente um tutorial para vocês  segui-los, porque depois não vão saber o suficiente para realizar suas próprias obras e sim vão querer toda hora caçar um tutorial para copiar. Sendo assim fico grato!

[box class=titlebg]
Introdução Do Programa[/box]
[info width=160 height=100 float=left border=lightyellow][/info]
      O Adobe Photoshop CS6 é o mais famoso software de edição de imagem. O programa é usado tanto por novatos quanto por profissionais, nele você pode explorar diversos tipos de filtros, ferramentas, texturas e muitas outras coisas que o programa abrange, além disso o Photoshop é extraordinário por mexer também com a ferramenta 3D algo realmente muito complexo e avançado, por outro lado os novatos também gostam, pois há efeitos que são simples de usar e que  conseguem obter o resultado desejado.
     O Photoshop é considerado o líder no mercado dos editores de imagem profissionais, e sua última versão é o Adobe Photoshop CC, desde 1990 o Photoshop vem impressionando a muitos e cada versão lançada implementa algo a mais, na versão CS6 que vamos usar em nossos tutoriais as novidades foram o programa se tornou mais rápido quando se aplica uma ferramenta e a implementação de novos filtros como as novas opções de Blur (Desfoque) e uma nova ferramenta denominada Content Aware que falaremos durante essa caminha do Eu Sou Um Designer, espero que gostem do programa e abuse do que ele tem para oferecer-lhes.

[box class=titlebg]
Conceitos Básicos[/box]
É sempre bom saber os conceitos das coisas, porque você posta um trabalho e uma pessoa ou outra chega e fala a "tipografia" está ruim, está muito "saturado" e você fala que diabos esse cara tá falando ? Entende ? Então vamos aprender um pouco sobre os conceitos:

[info width=50 height=30 float=left border=lightyellow][/info]
RGB: Inicialmente para começar qualquer editor de imagens precisa saber o que é RGB, RGB não é nada mais nada menos do que uma abreviatura de Red, Green e Blue. O Photoshop trabalha com RGB e ela sempre estará presente na suas imagens. Por usar uma combinação apropriada para as intensidades de vermelho, verde e azul, muitas outras cores podem ser representadas. Devido a isso nós temos 256 valores de intensidade para cada tom e graças a este sistema temos mais de 15 milhões de combinações de saturação e brilho que pode ser exposta através de um código.

[info width=100 height=100 float=right border=lightyellow][/info]
HSV: Está no mesmo rumo de cores do RGB e seu significado é Hue(Matiz), Saturation(Saturação), Value(Valor), mas porque explicar isso se já tenho o RGB como cor principal ? Porque o HSB é a cor padrão do programa, quando se clica no Foreground Color(Vai ser explicada em tutoriais futuros) você vai ter cores diferentes e essa diferença gera pelos itens falados anteriormente.

Matiz: É a mesma coisa do que tonalidade, aqui é verificado o tipo de cor e abrange todas as cores do espectro, desde o vermelho até o violeta, mais o magenta. A Matiz chega a atingir valores de 0 a 360, mas também pode ser aplicado de 0 a 100%.

Saturação: É também conhecido como "pureza". Quanta menor saturação mais cinza fica a imagem e quanto maior valor mais "pura" será a imagem. Muitas pessoas reclamam o excesso de saturação na imagem então deve tomar cuidado quando usa-la, Por Exemplo: Você escolhe uma cor quanto mais perto de 100% mais ela fica forte ou "pura" e quanto mais perto de 0% mais cinza fica a imagem.

Valor: Valor não é nada mais nada menos do que o brilho da imagem, então não existe segredo algum aqui. Atinge valores de 0% a 100%. Quanto mas perto de 100% mais claro e quanto mais perto de 0% mais escuro.

Brush: Não é nada mais nada menos do que uma combinação de pinceis, usada para dar detalhes e efeitos a suas imagens, você pode criar, baixar, instalar e até modifica-los.

Tipografia: É conhecida por muitos de Fonte e muitas vezes você é criticado por ela, pois é difícil utiliza-la, porque requer habilidade de posicionamento e mesclamento com da fonte com o BackGround do trabalho.

Vetores: Não é nada mais nada menos do que imagens pré-definidas, que quando se amplia não perde sua qualidade, diferente de imagens normais que perdem sua qualidade quando aumentada, serve para dar detalhes as fotografias.

BackGround: Também é conhecido como BG, BackGround como o próprio nome diz é a parte de trás de uma imagem.

Render: Render é uma imagem cujo seu fundo é transparente, renderizar significa o fato de deixar o fundo de uma imagem transparente com as próprias mãos.

C4D: São imagens construídas em 3D em programas como o cinema 3D e que tem inúmeras utilidades, uma delas é ser usada em sign. Os C4Ds são efeitos para enfeitar ou embelezar sua imagem.

Outros conceitos mais a frente...

[box class=titlebg]
Formatos De Imagens[/box]
       Você pergunta pra que eu preciso saber dos formatos da imagem ? Bom simplesmente por causa de um ou outro motivo, por exemplo eu quero botar um avatar no meu fórum mais passou o tamanho que pena não vai poder usar faz outro ! Não você ainda pode por aquele avatar, mas ai vai ter que saber em qual formato vai ter de salvar. Então vamos lá:

JPEG: Este é um dos formatos mais populares da internet a razão disso é que ele se compõe por 2 ótimas características, ele oferece níveis razoáveis de qualidade de imagem e por isso acabam por gerar imagens de tamanho pequeno ou pouco "peso", quando é comparado com os outros formatos de imagens, facilitando com que seja mais rápido e fácil o compartilhamento de imagens e até mesmo o seu armazenamento, que geralmente imagens pesadas são mais prováveis as quebras de links. É importante saber que este formato trabalha 16,8 milhões de cores (No caso ele é 24 BITS).

GIF: O formato Gif é bem interessante tem uma semelhança com o formato JPEG, ambos os formatos gera arquivos de tamanho reduzido e com baixa qualidade, sem contar que este formato tem o potencial de gravar animações e não em videos, em um formato de imagens e essa GIF é composta por várias imagens que dão o efeito de animação. O GIF trabalha apenas com 256 cores (No caso ele é 8 BITS)

PNG: É também um formato famoso que não comprime tanto as imagens como o JPEG e o GIF, porém tem uma qualidade extremamente boa, sem contar que o formato PNG é o melhor quando se trata de Renderizar, pois ele tem grande potencial quando se trata da cor transparente, é também o formato apropriado para imagens de sites e outros.

PSD: Este arquivo é o padrão do Photoshop, se você salvar uma imagem em PNG, JPEG, GIF ou qualquer que seja outro formato, eles juntaram todas as camadas e impediram que você edite certa parte da imagem, mas se salvar em PSD você pode abri-lo no Photoshop e edita-lo novamente, a utilidade disso é salvar um trabalho que ainda não foi concluído.

Outros Formatos: Existem outros formatos que não são muito utilizados, como o Bitmap, PCX, BMP, RAW e muitos outros formatos que o Photoshop é capaz de ler.

Comparação entre os formatos:
JPEG                                                  GIF                                                  PNG
Em imagens maiores é mais fácil notar uma certa diferença.

[box class=titlebg]Agradecimentos[/box]

De inicio pensei que seu tutorial seria mostrando apenas "uns efeitos legais pra logo do seu projeto"
mas me enganei você colocou um assunto bem legal, estudei um pouco sobre isso a tempos atrás
e aaaghr! para mim era terrível kkkk, até por que aprendia na raça, esse tuto deve ajudar muito aqueles
que querem uma qualidade de imagem/cor melhor, bom tuto  :XD:

Obrigado, na verdade venho seguindo essa coletânea, mas dei uma enorme pausa no terceiro por ser extenso, sem contar que surgiu muitas coisas para fazer, projeto, vida social e etc. Ai fica bem difícil continuar, em um feriado acho que consigo produzir um pouco disso, mas realmente são complicados de fazer estes tutoriais.

Seu tutorial está muito bom, ele tem várias partes que foram
muito bem explicadas e o conteúdo é  excelente.

:ok:
Prazer, Terror dos Modinha

Só eu que não viu diferença entre as três imagens?

Achei legal isso de você explicar alguns dos conceitos, pessoalmente eu não manjo nada de conceito quando o assunto é Design, sou mais o cara da tentativa e erro (sendo erros os resultados mais comuns). Agora acho que ficaria mais legal ainda uma segunda parte se aprofundando mais e falando sobre os efeitos.

Viva a lenda!



Citação de: Makers online 11/03/2014 às 19:48
Seu tutorial está muito bom, ele tem várias partes que foram
muito bem explicadas e o conteúdo é  excelente.

:ok:

Opa, valeu makers !

Citação de: VincentVII online 11/03/2014 às 22:49
Só eu que não viu diferença entre as três imagens?

Achei legal isso de você explicar alguns dos conceitos, pessoalmente eu não manjo nada de conceito quando o assunto é Design, sou mais o cara da tentativa e erro (sendo erros os resultados mais comuns). Agora acho que ficaria mais legal ainda uma segunda parte se aprofundando mais e falando sobre os efeitos.

Vincent é que eu não botei pra comprimir demais você pode ver resultados diferentes em imagens maiores, aqui fica um exemplo:

Spoiler
Jpeg:

PNG:

GIF:
[close]

Obs: O Erro é comum kkk, já fiz coisas e divulguei que sinto vergonha...

Faço isso pra inspirar outros...
[close]

Para aqueles que continuam sem ver diferença entre a JPEG e a PNG, observem o carro, dentro dele, o vidro dianteiro, o para-brisa.
Conteúdos novos sempre, o trem nunca para.


Zombie  Misty!

By:Zombie

É por isso que eu sou PNG e não mudo!
Muito boa a aula, Teca, creio os iniciantes no assunto vão pegar o jeito rápido se continuar assim ;).