O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Crie seu próprio Mapa Mundi (Photoshop)

Iniciado por Zenphis, 06/01/2014 às 23:32

06/01/2014 às 23:32 Última edição: 12/05/2019 às 14:42 por Vash



[box title=Leiam]
Resolvi trazer meus tutoriais pra cá, como há gente que não acessa a MRM e meus tutoriais estão todos lá e tal, então vou começar com esse aqui, primeiramente, desculpe-me essa formatação feia do tópico e qualquer erro de português, é tudo antigo aqui e estou sem tempo pra refazer no momento, espero que gostem, abraços.
[/box]

[box title=Tutorial]
Irei ensinar passo a passo, a como criar um mapa desse estilo, e estarei disponibilizando a PSD desse mapa que fiz:
Mapa pronto:
Spoiler
[close]

1º Passo: Criando o Projeto.

Bom, começando, primeiro abra seu photoshop, e coloque as seguintes configurações no novo projeto do photoshop (Configurações para um mapa em HD):
Spoiler
[close]

2º Passo:Desenhando o mapa.

Logo após criar, selecione a ferramenta de Pincel ou pressione a letra B do teclado e coloque o tamanho 9 do pincel, e mude a cor para: #161616. Depois, você desenha um continente, como estou fazendo na print abaixo:
Spoiler
[close]
Algumas dicas: Mexa bastante a sua mão, com precisão e cuidado para não errar, faça várias pequenas penínsulas, e tome cuidado para que não fique simétricas. Para fazer um estilo com as pontas das penínsulas mais afiadas,abaixe o tamanho do Pincel,mas isso requer mais precisão também.

No final, o seu desenho deve ficar algo parecido com isso:
Spoiler
[close]
Não precisa ser junto á margem, pode ser uma grande ilha e tal, mas tente seguir o estilo.

Agora, como segue o desenho, faça várias pequenas ilhas do mesmo estilo, todas perto da margem do continente, algumas ilhas grandes, e pequenas, variando e espalhando-se pelo mapa.
Spoiler
[close]
Eu também fiz um outro continente pequeno, como se fosse uma ilha.

3º Passo:Formando a pintura.

Agora vamos á pintura da imagem, primeiro baixe a seguinte imagem:
Textura Papel Velho
Após baixar, insira ela em seu projeto, e redimensione até cobrir todo o projeto, como segue a imagem:
Spoiler
[close]
Agora, clique no pequeno olho, do lado da camada na lista, e deixe ele desaparecido por enquanto:
Spoiler
[close]

Agora, finalmente, pegue a ferramenta de tinta, pressionando a letra G ou clicando em seu ícone na aba de ferramentas. Agora, como segue a imagem, preencha  apenas UMA vez dentro de cada ilha/continente desenhado no mapa:
Spoiler
[close]
Sim, vai ficar essa linha branca Por Enquanto, só esperem.

Agora, pegue a ferramenta pincel novamente, com a mesma cor: #161616 e tamanho: 9. Agora pinte toda a linha branca que ficou depois que você pintou tudo. Cuidado, não usem novamente a ferramenta de lata de tinta, pois deixará a pintura feia.Ela deverá ficar assim:
Spoiler
[close]

3º Passo: Colocando a textura.

Agora, novamente na lista de camadas, deixe a textura de papel velho visível novamente:
Spoiler
[close]

Bom, agora selecione a camada da textura de papel velho, clique com o botão direito do mouse encima da camada na lista de camadas, e clique em: Criar máscara de corte.
Spoiler
[close]
E o mapa deverá ficar assim:
Spoiler
[close]

Bom, Agora vamos mexer na imagem, primeiramente, selecione o mapa , na lista das camadas, e clique com o botão direito, e vá em opções de mesclagem:
Spoiler
[close]

Agora, nas opções de mesclagem, selecione o Traçado ou Stroke(PS Americano), e coloque as seguintes configurações em cor,modo,posição e opacidade.
Spoiler
[close]

Agora duplique a camada da textura do papel,e coloque esta cópia em ultimo, na lista de camadas, e o mapa deverá ficar assim:
Spoiler
[close]

4º Passo: Color Curves.

Bom, agora estamos quase finalizando, vamos lá. Agora selecione na lista de camadas, a camada da textura superior (A Que está sendo usada como Máscara) e clique no ícone de uma meia lua, branca e preta que é para criar uma camada de preenchimento, e clique em color curves, como segue a imagem:
Spoiler
[close]

Agora, deixe a configuração do curves mais ou menos do jeito que está na imagem a seguir:
Spoiler
[close]
Agora aperte OK, e crie outro curves, só que agora, na cópia da textura de papel velho, que deverá estar em ultimo da lista na lista de camadas. Após criar o outro curves, coloque tais configurações:
Spoiler
[close]
E Seu mapa , deverá estar algo parecido com isto:
Spoiler
[close]

Agora para finalizar, iremos criar o ultimo Curves. Bom, agora selecione a camada do topo, na lista de camadas, e crie um Curves lá, coloque as seguintes configurações:
Spoiler
[close]
E seu mapa ficará mais escuro e parecido com um mapa antigo.

4º Passo: Escrevendo no mapa.

Agora, para dar o toque final com bônus, irei ensinar a colocar letras legais, no mapa!
Primeiramente, crie seu texto, com qualquer fonte de letra, e ponha o modo de Mesclagem/Blend em Sobrepor:
Spoiler
[close]
Agora, clique com o botão direito do mouse na camada do texto, e clique em Opções de Mesclagem, agora, selecione ao lado, Sobreposição de Cor, e coloque as seguintes configurações de cor, opacidade:
Spoiler
[close]
E para fazer o mesmo com as imagens, basta fazer igual com o texto, só que em vez de escrever, apenas insira a imagem (Imagem seria como uma rosa dos ventos)

E Finalmente, seu mapa estará pronto,e provavelmente parecido com este:
Spoiler
[close]

Outro Exemplo de mapa feito por mim:
Spoiler
[close]

Espero que tenham gostado do tutorial! Como disse no inicio, todos os créditos de ideia vão para o Jefter e seu Tutorial. Fiz ele para ajudar pessoas que não tenham ou não queiram baixar o programa GIMP, e também queiram um mapa mais costumizável e livre!

Estarei deixando o PSD do meu Mapa
Fonte usada: Beyond Wonderland

Deixem seus mapas feitos com ajuda do tutorial nos posts para interagirmos. :P
Qualquer dúvida deixe em resposta aqui.

Visitem o tutorial do criador da ideia, Jefter (MRM):
Mapa mundi feito no GIMP.
[/box]

Eu realmente estava precisando de algo assim! haha' Ótimo tutorial, técnica impressionante de fato!
hey

Fico feliz que tenha gostado, e valeu pelos elogios. Se estiver muito difícil de entender me falem, eu era muito retardado pra escrever na época em que fiz o tutorial. :I

*--* Adivinhou meu pensamento rsrsrs neste exato momento estava vendo o tutorial de mapa mundi
feito pela celianna mas n estava contente com meu resultado, o seu me deu um animo para
reconstruir um novo, começando a partir de agora! rsrs Obrigado e parabéns, ótimo tutorial.

Da para até fazer um RPG de Mesa imprimindo um mapa assim, ficaria bem legal  :blink: .       

Aaaaah!!!!  :aiaiai:

São passos demais pra eu poder acompanhar, não sei nem fazer blendagem (nem sei se é esse o nome). Mas não tem como discutir com o resultado, ficou muito bom (o mapa e o tutorial, embora eu tenha viajado um pouco). Parabéns!

Viva a lenda!



Alguém pode me mandar prints dos mapas? Eles não tão carregando no meu pc  :aiaiai: (Soluções também me ajudam :))

Spoiler
Citação de: ViniciusMedeiros online 28/09/2015 às 22:40
Citação de: Zenphis online 06/01/2014 às 23:32



[box title=Leiam]
Resolvi trazer meus tutoriais pra cá, como há gente que não acessa a MRM e meus tutoriais estão todos lá e tal, então vou começar com esse aqui, primeiramente, desculpe-me essa formatação feia do tópico e qualquer erro de português, é tudo antigo aqui e estou sem tempo pra refazer no momento, espero que gostem, abraços.
[/box]

[box title=Tutorial]
Irei ensinar passo a passo, a como criar um mapa desse estilo, e estarei disponibilizando a PSD desse mapa que fiz:
Mapa pronto:
Spoiler
[close]

1º Passo: Criando o Projeto.

Bom, começando, primeiro abra seu photoshop, e coloque as seguintes configurações no novo projeto do photoshop (Configurações para um mapa em HD):
Spoiler
[close]

2º Passo:Desenhando o mapa.

Logo após criar, selecione a ferramenta de Pincel ou pressione a letra B do teclado e coloque o tamanho 9 do pincel, e mude a cor para: #161616. Depois, você desenha um continente, como estou fazendo na print abaixo:
Spoiler
[close]
Algumas dicas: Mexa bastante a sua mão, com precisão e cuidado para não errar, faça várias pequenas penínsulas, e tome cuidado para que não fique simétricas. Para fazer um estilo com as pontas das penínsulas mais afiadas,abaixe o tamanho do Pincel,mas isso requer mais precisão também.

No final, o seu desenho deve ficar algo parecido com isso:
Spoiler
[close]
Não precisa ser junto á margem, pode ser uma grande ilha e tal, mas tente seguir o estilo.

Agora, como segue o desenho, faça várias pequenas ilhas do mesmo estilo, todas perto da margem do continente, algumas ilhas grandes, e pequenas, variando e espalhando-se pelo mapa.
Spoiler
[close]
Eu também fiz um outro continente pequeno, como se fosse uma ilha.

3º Passo:Formando a pintura.

Agora vamos á pintura da imagem, primeiro baixe a seguinte imagem:
Textura Papel Velho
Após baixar, insira ela em seu projeto, e redimensione até cobrir todo o projeto, como segue a imagem:
Spoiler
[close]
Agora, clique no pequeno olho, do lado da camada na lista, e deixe ele desaparecido por enquanto:
Spoiler
[close]

Agora, finalmente, pegue a ferramenta de tinta, pressionando a letra G ou clicando em seu ícone na aba de ferramentas. Agora, como segue a imagem, preencha  apenas UMA vez dentro de cada ilha/continente desenhado no mapa:
Spoiler
[close]
Sim, vai ficar essa linha branca Por Enquanto, só esperem.

Agora, pegue a ferramenta pincel novamente, com a mesma cor: #161616 e tamanho: 9. Agora pinte toda a linha branca que ficou depois que você pintou tudo. Cuidado, não usem novamente a ferramenta de lata de tinta, pois deixará a pintura feia.Ela deverá ficar assim:
Spoiler
[close]

3º Passo: Colocando a textura.

Agora, novamente na lista de camadas, deixe a textura de papel velho visível novamente:
Spoiler
[close]

Bom, agora selecione a camada da textura de papel velho, clique com o botão direito do mouse encima da camada na lista de camadas, e clique em: Criar máscara de corte.
Spoiler
[close]
E o mapa deverá ficar assim:
Spoiler
[close]

Bom, Agora vamos mexer na imagem, primeiramente, selecione o mapa , na lista das camadas, e clique com o botão direito, e vá em opções de mesclagem:
Spoiler
[close]

Agora, nas opções de mesclagem, selecione o Traçado ou Stroke(PS Americano), e coloque as seguintes configurações em cor,modo,posição e opacidade.
Spoiler
[close]

Agora duplique a camada da textura do papel,e coloque esta cópia em ultimo, na lista de camadas, e o mapa deverá ficar assim:
Spoiler
[close]

4º Passo: Color Curves.

Bom, agora estamos quase finalizando, vamos lá. Agora selecione na lista de camadas, a camada da textura superior (A Que está sendo usada como Máscara) e clique no ícone de uma meia lua, branca e preta que é para criar uma camada de preenchimento, e clique em color curves, como segue a imagem:
Spoiler
[close]

Agora, deixe a configuração do curves mais ou menos do jeito que está na imagem a seguir:
Spoiler
[close]
Agora aperte OK, e crie outro curves, só que agora, na cópia da textura de papel velho, que deverá estar em ultimo da lista na lista de camadas. Após criar o outro curves, coloque tais configurações:
Spoiler
[close]
E Seu mapa , deverá estar algo parecido com isto:
Spoiler
[close]

Agora para finalizar, iremos criar o ultimo Curves. Bom, agora selecione a camada do topo, na lista de camadas, e crie um Curves lá, coloque as seguintes configurações:
Spoiler
[close]
E seu mapa ficará mais escuro e parecido com um mapa antigo.

4º Passo: Escrevendo no mapa.

Agora, para dar o toque final com bônus, irei ensinar a colocar letras legais, no mapa!
Primeiramente, crie seu texto, com qualquer fonte de letra, e ponha o modo de Mesclagem/Blend em Sobrepor:
Spoiler
[close]
Agora, clique com o botão direito do mouse na camada do texto, e clique em Opções de Mesclagem, agora, selecione ao lado, Sobreposição de Cor, e coloque as seguintes configurações de cor, opacidade:
Spoiler
[close]
E para fazer o mesmo com as imagens, basta fazer igual com o texto, só que em vez de escrever, apenas insira a imagem (Imagem seria como uma rosa dos ventos)

E Finalmente, seu mapa estará pronto,e provavelmente parecido com este:
Spoiler
[close]

Outro Exemplo de mapa feito por mim:
Spoiler
[close]

Espero que tenham gostado do tutorial! Como disse no inicio, todos os créditos de ideia vão para o Jefter e seu Tutorial. Fiz ele para ajudar pessoas que não tenham ou não queiram baixar o programa GIMP, e também queiram um mapa mais costumizável e livre!

Estarei deixando o PSD do meu Mapa
Fonte usada: Beyond Wonderland

Deixem seus mapas feitos com ajuda do tutorial nos posts para interagirmos. :P
Qualquer dúvida deixe em resposta aqui.

Visitem o tutorial do criador da ideia, Jefter (MRM):
Mapa mundi feito no GIMP.
[/box]

Isso foi bem desnecessário :=|:

[close]
♦Gifts♦

29/09/2015 às 17:41 #7 Última edição: 02/10/2015 às 11:47 por Vash
 Infelizmente o http://imageshack.us foi pro saco e felizmente deu para "recuperar" imagens usando o Web Archive.

https://web.archive.org/web/20150215013225/http://centrorpg.com/index.php?topic=6161.0

Nota1: Até avatar dele restaurou. /o/
Nota2: Quem não tem os recursos do Kaduki ou FSM (Erroneamente Mack), basta usar o Web Archive também para acessar onde ainda era disponível as imagens.

2010 ~ 2016 / 2024

Citação de: Vash online 29/09/2015 às 17:41
Infelizmente o http://imageshack.us foi pro saco e felizmente deu para "recuperar" imagens usando o Web Archive.

https://web.archive.org/web/20150215013225/http://centrorpg.com/index.php?topic=6161.0

Nota1: Até avatar dele restaurou. /o/
Nota2: Quem não tem os recurosos do Kaduki ou FSM (Erroneamente Mack), basta usar o Web Archive também para acessar os picos de acessos onde ainda era disponível as imagens.
Qui site lindu  :*-*:

Neste momento estou meio  :._.:, tipo, como nunca pensei nisto antes, incrível!
♦Gifts♦

nossa cara genial gostei muito. obrigado. parabens.

As imagens todas estao fora do ar, poderia repor ?

Citação de: aliffer online 12/05/2019 às 14:23
As imagens todas estao fora do ar, poderia repor ?

Imagens repostadas.

Tutoriais assim não pode perder. Tive sorte que o site Web Archive.org fez apenas 1 captura onde o imageshack ainda funcionava e todas as imagens estavam intactas, não faltando uma, como infelizmente acontece com muitos tópicos antigos aqui.

Bom proveito. \õ,

2010 ~ 2016 / 2024