O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

[MV] Sistema de batalha estilo jogos de luta (MUGEN)

Iniciado por vico, 03/01/2017 às 21:15

Boas pessoal!

Vinha pensando aqui e pensei se daria certo esse casamento digamos 'peculiar'.

Alguém já tentou implementar um sistema de batalha similar ao MUGEN no RPG Maker?

Eu sei que tem um plugin do MOG, mas testei ele e parece ser um pouco diferente do MUGEN e do que eu vinha pensando.

Basicamente o sistema do MUGEN é um clássico jogo de luta, com as barras de HP, a Power Bar (se não me engano é similar ao sistema de limit break de RPGs como FF7 e tal) e o tempo máximo de cada round (que são três por padrão, o primeiro que ganha 2 seguidos vence a luta).

Pra quem não manja deixo uns vídeos mais próximos do MUGEN puro pra vocês verem como é:



Aqui mostra o sistema de combos.

E aqui tá o link da wiki do MUGEN pra quem estiver interessado: http://mugen.wikia.com/

Enfim, seria possível um sistema similar dentro do Maker? Agradeço desde já!

Você pode até querer fazer um estilo de luta desses no RPG Maker, mas a quantidade de energia gasta e dor de cabeça é infinitamente maior do que numa ferramenta específica como o MUGEN.

Lembro de um game que um pessoal lá em meados de 2009 tentou fazer no estilo de luta, e desistiram de fazer exatamente por causa das limitações do RPG Maker.


Sim, da pra fazer.

Acho que meu primeiro contato com scripts foi no MUGEN (saudades).

Acho que um sistema assim seria beem interessante.

Existe um script assim que quase faz a mesma coisa, só que é no RPG Maker VXACE.
No caso, seria o script ''Actor duel minigame'' do Galv:
https://galvs-scripts.com/galvs-actor-duel-mini-game/

O que eu consegui fazer com base nesse script foi isso aqui:



Na verdade ter como até parece que tem.

Eu recebi como recomendação no tópico que eu abri nos fóruns da Degica esse plugin do MOG aqui:

https://atelierrgss.wordpress.com/rmv-lmbs-linear-motion-battle-system/



MAS ainda tem um quê de sistema de batalha clássico de RPGs, por exemplo não tem a HUD no topo do mapa, aparentemente não tem sistema de rounds, não mostra o HP dos inimigos na HUD, e por aí vai...

Para terem idéia de como é no MUGEN, os HPs dos membros da party ficam juntos em uma barra única, tipo na imagem em anexo:



Eu tava pensando em algo parecido com isso para o sistema, sei lá

Citação de: vico online 04/01/2017 às 00:12
Na verdade ter como até parece que tem.

Eu recebi como recomendação no tópico que eu abri nos fóruns da Degica esse plugin do MOG aqui:

https://atelierrgss.wordpress.com/rmv-lmbs-linear-motion-battle-system/



MAS ainda tem um quê de sistema de batalha clássico de RPGs, por exemplo não tem a HUD no topo do mapa, aparentemente não tem sistema de rounds, não mostra o HP dos inimigos na HUD, e por aí vai...

Para terem idéia de como é no MUGEN, os HPs dos membros da party ficam juntos em uma barra única, tipo na imagem em anexo:



Eu tava pensando em algo parecido com isso para o sistema, sei lá

Achei muito interessante esse plugin aí do MOG, possivelmente dá pra você fazer as batalhas do modo que você quer usando ele como base.

Não existe nenhum sistema de MUGEN pro rpg maker creio, pelo menos nunca vi um. Do jeito que você explicou nessa sua postagem tá tipo: "Existe algum jeito de transformar o rpg maker numa engine de luta?".
A resposta é não.

E como eu tinha dito, acho que você pode fazer com base nesse sistema aí do MOG. Só modificar pra tentar deixar do jeito que você quer, ou partir pro MUGEN mesmo.

Cara sério do jeito que você falou aí "não tem a HUD no topo do mapa, aparentemente não tem sistema de rounds, não mostra o HP dos inimigos na HUD" parece que você não quer fazer nada... pois tudo isso que você mencionou é modificável.
  

Citação de: felipefalcon online 04/01/2017 às 02:13

Não existe nenhum sistema de MUGEN pro rpg maker creio, pelo menos nunca vi um. Do jeito que você explicou nessa sua postagem tá tipo: "Existe algum jeito de transformar o rpg maker numa engine de luta?".
A resposta é não.

Bom, se eu não botei no OP boto aqui: não quero um port direto do MUGEN pra dentro do maker (com todos os formatos de arquivos por exemplo), nem quero substituir a engine do MV pelo MUGEN. Só queria um sistema de batalha similar aos fighting games, além do MUGEN tem o Street Fighter, etc e etc.

Citação de: felipefalcon online 04/01/2017 às 02:13
Cara sério do jeito que você falou aí "não tem a HUD no topo do mapa, aparentemente não tem sistema de rounds, não mostra o HP dos inimigos na HUD" parece que você não quer fazer nada... pois tudo isso que você mencionou é modificável.

Não é que eu não quero, é que eu tenho zero conhecimento em scripting pro MV pra ficar alterando posição de HUD e outras coisas mais avançadas, e outra coisa, se eu for usar esse pedido vai ser num projeto solo, aí eu teria que ficar me preocupando além da parte artística, eventos e colar todos os plugins também em adaptar um código que eu nem sei por onde começar. Não foi má vontade com o MOG (já usei vários scripts dele e é um excelente desenvolvedor)

Como já foi dito não daria para ter um sistema igual no rpg maker. Eu estou trabalhando em algo mas é mais parecido com o sistema de batalha lateral. Se for isso que está pensando posso tentar te ajudar. Deixei um vídeo do teste de batalha.

https://www.youtube.com/watch?v=g_C6N6p35g8