O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Metal Tactics (ALPHA LANÇADA P/ DOWNLOAD)

Iniciado por Dr.XGB, 16/10/2015 às 17:37

16/10/2015 às 17:37 Última edição: 13/03/2017 às 13:17 por Dr.XGB


Autor: Dr.XGB
Plataforma: RPG Maker 2000
Categoria: Estratégia
Data de início: 03 de Setembro de 2015
Data de Conclusão: Indeterminado
Link para Download: Alpha 0.1.1: Dropbox - MediaFire



Este projeto está servindo como um teste para ver até onde eu consigo chegar depois de tudo que aprendi com RPG Maker 2000 e com Destiny. Antes de tudo, não é um jogo de RPG precisamente, trata-se de um game de estratégia.
O jogo está me dando um baita trabalho pra deixá-lo operando tudo muito bem, tanto que nem to conseguindo elaborar uma boa introdução para o tópico do meu projeto.
Tenho mais alguns projetos pendentes, embora eu esteja priorizando este no momento, e espero concluí-lo pois será uma conquista para mim.
Além disso, estou fazendo o jogo em 2 idiomas: Inglês(US) e Português(BR) porque eu pretendo lançar para as comunidades gringas também, e isso facilitaria muito a acessibilidade de jogadores.

Ah, particularmente, achei que as imagens de subtítulo ficaram muito grandes. Gostaria da opinião de vocês sobre isso se realmente está exageradamente grande ou foi só impressão minha.
Muita coisa nesse tópico ainda está em construção, assim como o projeto também, portanto relevem certas coisas pois elas vão melhorar. Todavia, o feedback de vocês é muito importante para que se tornem ainda melhores.



AVISO: a história do jogo ainda está em construção. Ainda há muito a acrescentar ou ser alterado.

Em algum lugar, Solar Mind é uma ilha que cresceu aos poucos sem precisar de muita tecnologia. Devido a diferenças ideais entre os habitantes, a ilha foi dividida territorialmente em 4 grupos:

Oak Hurricane: O grupo mais ambientalista dentre eles, porém o mais desenvolvido tecnologicamente entre eles (mesmo não tendo muita tecnologia).
Golden Lightning: A mais alta sociedade entre eles. Todas as pessoas vieram de famílias ricas e estão sempre aumentando a economia do grupo.
Rose Spring: O grupo que valoriza mais a beleza estética do que qualquer coisa. Estão sempre investindo para ter suas vilas belas e bem floridas.
Artic Blizzard: O mais equilibrado dentre os outros. São pessoas mais frias e inteligentes. Neste grupo ainda tem 3 subgrupos que juntos deixam este grupo mais forte que os outros: Aviadores, Atiradores e Piratas.

Cada grupo possui uma academia militar para manter o controle de Solar Mind, evitando invasões dentre eles. E cada academia possui um líder, onde é o responsável em tomar todas as decisões do grupo.
Certo dia, Golden Lightning, com a intenção de fortalecer ainda mais sua economia, resolve expandir seu território. E para que isso aconteça, eles terão que tomar parte do território de outros grupos, começando por Oak Hurricane.
Cody é o atual líder de Golden Lightning, ordenou que um dos comandantes da academia — Ryan — chamasse suas tropas para invadir o território de Oak Hurricane. Aisha, líder de Oak Hurricane, não concorda em ceder o território e declara guerra contra Golden Lightning, disputando pelo território. Para  fortalecer o corpo bélico, Aisha recruta os jovens Jack e Sally, e um veterano mercenário chamado Steve para deter as forças de Golden Lightning.

Então... Vamos à guerra!




COMANDANTES
Cada comandante possui uma habilidade especial que acaba se aplicando em suas tropas. Isso faz com que cada um tenha uma vantagem sobre o outro de acordo com a sua estratégia durante as batalhas. Eles também terão golpes especiais (chamados de Metal Power) que aumente aquela vantagem dentro de um turno.

OAK HURRICANE

Jack
Habilidade Especial: [Nenhum]
É o membro mais equilibrado de todos. Por isso não possui nenhuma habilidade especial durante as batalhas.
Bio:
Nascido em Oak Hurricane, porém com pais desconhecidos. Jack foi encontrado e criado por nativos. Cresceu na floresta e entre os animais e por isso é um amante da natureza. Logo jovem, alistou-se à academia para estudar engenharia para poder contribuir ainda mais com a natureza unindo-se à tecnologia. Por ser um garoto muito estudioso, foi logo convocado por Aisha para combater a invasão de Golden Lightning.
Metal Power: [Super Boost]
Aumenta o poder ofensivo de todas as unidades e ganham +1 ponto de movimento.

Sally
Habilidade Especial: [Cura e Captura]
Seus padres curam o dobro de HP do que os demais comandantes. Além disso, unidades conseguem tirar +5 pontos de captura das vilas em soma do valor de seu HP.
Bio:
Uma garota que ama medicina. Alistou-se à academia de Oak Hurricane para estudar medicina e atualmente trabalha como enfermeira da academia. Durante sua infância, ela foi salva pelo mercenário Steve de um ataque Harpias, e por esse motivo eles criaram um grande elo de amizade. Sally considera Steve como um pai para ela.
Com sua experiência na área medicinal, foi convocada por Aisha para reforçar a parte defensiva durante a guerra.
Metal Power: [Cure Rain]
Todas as unidades recuperam 5 HP. Ladrões, Soldados e Ninjas conseguem capturar uma vila, base ou castelo em um único turno.

Steve
Habilidade Especial: [Combate com unidades terrestres]
Seu combate possui um poder efetivo com unidades terrestres, porém é mais fraco com unidades aéreas e navais. Se for jogar com ele, invista mais em unidades terrestres.
Bio:
Um mercenário frio e calculista. Apenas lutava e caçava por dinheiro.
Desde que salvou Sally de um ataque de Harpias, Steve alistou-se à academia como conselheiro tático pois ele notou que trabalhar para si mesmo não estava sendo o suficiente e também por incentivo da própria Sally.
Não é uma pessoa muito sociável e um homem de poucas palavras, apesar da grande amizade que ele tem pela Sally, o que já é o suficiente para ele. Fora ela, ele não é um cara tão simpático e comunicável.
Metal Power: [Swordraiser]
Unidades terrestres ficam mais fortes tanto ofensivo quanto defensivo.

Aisha
Habilidade Especial: [?????]
Como ela é uma personagem secreta, não vou ser bobo de falar sobre as habilidades dela logo de cara. Embora você jogue com ela no modo Treinamento, as habilidades dela não são reveladas naquele modo.
Bio:
Líder da Oak Hurricane. Aisha é uma renomada cientista e está sempre se preocupando com o crescimento ambiental. Graças ao seu conhecimento, é o grupo que possui a maior tecnologia e que tem o território mais reflorestado que dos outros grupos.
Metal Power: [?????]
Mesmo caso. Não será revelado ainda seu Metal Power.

GOLDEN LIGHTNING

Ryan
Habilidade Especial: [Combate Ofensivo e Defensivo]
É o personagem mais overpower do jogo. Seu ataque é mais forte que os demais e, por ter o combate defensivo mais forte também, o contra-ataque é bem efetivo durante as batalhas. Em contrapartida, suas unidades custam mais caro do que dos demais comandantes.
Bio:
Um brutamonte, fala errado e não pensa antes de agir. Seu grande problema é justamente esse: ele só quer saber de quebrar tudo e mais nada. Mesmo que ele tenha suas tropas extremamente fortes, ele acaba fracassando devido à sua falta de raciocínio.
Metal Power: [Titan Force]
Todas as unidades ficam exageradamente forte tanto ofensivo quanto defensivo. Ás vezes suas unidades podem derrotar a unidade inimiga em um só golpe mesmo que o inimigo esteja com o HP máximo.

Marcia
Habilidade Especial: [Terrenos]
Seus efeitos de terreno tem 1 ponto a mais de defesa. Significa que em certos terrenos, suas unidades ficam muito fortes e o poder defensivo aumenta bastante, deixando a unidade mais invulnerável.
Bio:
É o cérebro da Golden Lightning. Marcia é encarregada pelas belas táticas bélicas da academia. Com sua inteligência estratégica exageradamente alta, será uma adversária complicada de ser detida.
Metal Power: [Tacticalize]
Dobra os seus efeitos de terreno, deixando as unidades ainda mais invulneráveis em certos terrenos, principalmente em florestas. Ladrões e soldados ficam quase invencíveis quando estão nas montanhas.

Cody
Habilidade Especial: [Controle Financeiro]
A cada turno ele recebe mais dinheiro do que os outros comandantes. Com isso, ele pode instalar unidades mais caras em menos tempo.
Bio:
Líder da Golden Lightning. Cody é o homem mais rico de Solar Mind. Com suas ideias ambiciosas, é o principal responsável pelo início de uma guerra entre os grupos. Está sempre pensando em dinheiro e não está se importando em gerar pobreza para os demais grupos da ilha.
Metal Power: [The Great Crash]
Rouba o dinheiro de todos os inimigos e ainda não permite que eles recebam dinheiro por um turno. Causando prejuízo a eles, impedindo de instalar novas unidades naquele turno.


ROSE SPRING

Jessie
Habilidade Especial: [Unidades mais baratas]
Sua especialidade está nas unidades mais fracas, onde ela possui um boa vantagem ofensiva e defensiva. Além disso, a instalação de suas unidades custam menos que os demais, podendo enviar unidades mais fortes mais cedo, embora valha mais a pena enviar unidades pequenas o mais cedo para ter um combate mais efetivo.
Bio:
A princesinha mimada do Grupo. Nascida em Golden Lightning, Jessie vive em Rose Spring por não concordar com a forma que Cody governa seu grupo. É aquela menina que quer tudo na mão e odeia ser contrariada, ainda mais com o seu temperamento forte, ela não gosta de aceitar quando as coisas não funcionam do jeito dela.
Metal Power: [Passion Steps]
Após mover todas as unidades, ela pode repetir o seu turno e continuar jogando até movê-los outra vez.

Clodo
Habilidade Especial: [Movimentação maior]
Todas as suas unidades podem mover-se 1 espaço a mais que os demais. Se, normalmente, um ladrão usa 3 espaços, os ladrões dele usam 4 espaços.
Bio:
Um homem muito delicado que adora apreciar a natureza e possui uma paixão por rosas. Ele luta pela esperança de que um dia nunca mais haverão guerras. Cada batalha que ele passa ele costuma deixar uma rosa como sua marca.
Metal Power: [March of Love]
Todas as unidades ganham mais 2 pontos de movimento, podendo alcançar unidades que talvez estariam fora de seu alcance normalmente. Além disso, ele corta o contra-ataque do adversário durante este turno.

Heather
Habilidade Especial: [Magia]
Suas unidades mágicas são extremamente mais fortes que os demais. Isso significa que Magos, Dragões e Hydras possuem um poder muito efetivo. Entretanto é mais fraca com unidades de corpo a corpo.
Bio:
Nasceu em uma família de magos e, consequentemente, se dedicou profundamente à magia. Hoje ela comanda Rose Spring.
É uma pessoa muito fria e, ás vezes, muito rígida no combate. Porém seu coração derrete secretamente por Steve de Oak Hurricane.
Metal Power: [Lust Blow]
Unidades mágicas ficam ainda mais fortes e anula os efeitos de terreno, ou seja, um ataque a uma unidade na montanha ou na terra não fará nenhuma diferença neste turno.


ARCTIC BLIZZARD

Ace
Habilidade Especial: [Unidades Aéreas]
Possui um combate muito efetivo nas unidades aéreas, porém muito fraca com as unidades navais.
Bio:
Uma excelente líder, sua facilidade de comandar e guiar os outros comandantes dela é incomparável com a sua auto estima sempre alta com sua alegria contagiante. Uma menina apaixonada pelo céu e está sempre com vontade de voar.
Metal Power: [Sky Strike]
Aumenta o efeito de combate de todas as unidades aéreas e envia uma Harpia para cada vila capturada, com seu HP inicial de 9.

Archie
Habilidade Especial: [Combate Indireto]
Suas unidades de combate indireto, além de terem o poder ofensivo maior que os outros, possui um alcance maior que os demais comandantes, com um espaço a mais de alcance. Só que o combate direto acaba sendo mais fraco que o outros.
Bio:
Uma elfa muito inteligente e uma excelente atiradora. Ela pertence a um pequeno subgrupo dentro de Arctic Blizzard onde vivem apenas atiradores. Quando estão em guerra, os 3 subgrupos se unem, tornando aquele grupo o mais forte dentre os outros.
Há algum tempo atrás ela teve um filho com Steve de Oak Hurricane, porém o seu bebê desapareceu durante um ataque recente. Archie continua procurando pelo seu filho incansavelmente.
Metal Power: [Perfect Precision]
Unidades de combate indireto ficam ainda mais fortes e recebem mais 2 pontos de alcance.

Adler
Habilidade Especial: [Unidades Navais]
Suas unidades navais possuem um poder tanto ofensivo quanto defensivo bem reforçado, enquanto as suas unidades aéreas são mais fracas.
Bio:
Pertence ao subgrupo dos piratas, um marujo destemido e que possui uma grande experiência no mar. Sempre confiante em suas decisões e está sempre sabendo o que está fazendo.
Metal Power: [Curse of Seven Seas]
Unidades navais ficam ainda mais fortes e ainda tira 2HP de todos os adversários no mapa.



DARK QUAKE

Roy
Habilidade Especial: [Combate Direto]
Unidades de combate direto são muito fortes, inclusive os seu Gladiadores. Só que o combate indireto, além de mais fraco, possui menos alcance do que os demais.
Bio:
Um mercenário misterioso que ama destruição. Todo lugar que ele passa ele só quer saber de destruir e provocar o caos, contanto que esteja sendo pago. Recebeu uma oferta ambiciosa do líder de Dark Quake para instalar bombas abaixo de Solar Mind.
Metal Power: [Giant Shock]
Unidades de combate direto ficam ainda mais fortes.

Rena
Habilidade Especial: [Metal Power cresce mais rápido]
Suas unidades são bem equilibradas. A única vantagem que ela possui sobre os outros comandantes é que sua barra de Metal Power cresce muito mais rápido que a dos outros, podendo acionar o seu Metal Power mais cedo e com mais frequência.
Bio:
Uma mulher que sabe seduzir e enganar os homens. Ela usa seus poderes de persuasão para atrair homens mais ricos, tomar seu dinheiro e, em alguns casos, os matam. Muito trapaceira, ela tem o poder em suas mãos.
Rena veio de uma origem misteriosa e está em Dark Quake para ajudar seu líder a destruir Solar Mind, distraindo os 4 grupos daquela ilha para colocar o plano de Roy em ação.
Metal Power: [Freeze]
Todos os adversários ficam um turno sem poder se mover. Eles só podem atacar as unidades dela se estiverem no alcance (caso seja unidade de combate indireto) ou atacar alguma unidade que estiver a um espaço de distância no caso de unidades diretas. Fora isso, o adversário não poderá fazer um movimento sequer.

Nuke
Habilidade Especial: [Overpower]
Ainda consegue ser muito mais overpower que o Ryan. Seus poderes de ataque e defesa são extremamente superiores, além de não ter seus movimentos afetados pelos terrenos.
Bio:
Uma entidade demoníaca de origem misteriosa. Comanda Dark Quake e está planejando destruir Solar Mind, instalando bombas no subsolo de cada parte da ilha.
Metal Power: [Rain of Doom]
Arranca 3 HP de todas as unidades adversárias, seus poderes defensivos e ofensivos ficam ainda mais fortes, quase invulneráveis. Além disso, o alcance das unidades indiretas aumentam 2 pontos e os pontos de movimentos de todas as unidades aumentam por 2 também.

(Obs.: As faces dos personagens não serão exatamente essas pois elas serão desenhadas para terem o mesmo traço.)





XGB's TBS
É o sistema de batalha que utilizei no jogo por tratar-se de um jogo de estratégia.
Diferente de outros jogos de estratégia, você não controla os comandantes exatamente. Eles servem apenas para comandar as unidades daquele mapa.
Para vencer a batalha, você deve eliminar todas as unidades inimigas ou capturar o castelo do inimigo.
Cada unidade tem um limite de passos, uma função e determinada quantidade de ataque dependendo da unidade que estão atacando.
Lembrando que o jogo é totalmente controlado pelo mouse. As únicas teclas que são usadas: Enter para confirmar/pular mensagem, setas para mover a tela e Espaço para ativar o Metal Power.

Os demais detalhes serão adicionados em breve, como todas as unidades utilizadas neste projeto.




CURIOSIDADES


  • Muita gente já deve conhecer essa curiosidade, porém não deixa de ser uma informação sobre o jogo. Metal Tactics foi inspirado em Advance Wars para GBA. Inclusive muita coisa tá ficando muito igual, por isso pretendo mudar um pouco o visual para não virar uma cópia descarada, onde está sendo minha maior dificuldade já que o jogo está me servindo como uma base para montar o meu.
  • A trilha sonora procura ter um ambiente mais heavy metal, embora haja bastante linhas de teclado as características da maioria das músicas serão mais puxadas para o estilo Heavy Metal, o que também fez com que nascesse, assim, o nome do jogo.
  • O Personagem Cody, da Golden Lightning, foi inspirado no ex-deputado Eduardo Cunha. Seu golpe especial, The Great Crash (do inglês, A Grande Crise), rouba o dinheiro de todos os oponentes e ainda os deixa sem receber dinheiro durante 1 turno, baseando-se em um dos maiores escândalos na história da política brasileira conhecida como Operação Lava Jato.




Criação do Destiny Patcher 2.0:
Bananen-Joe

Apoio:
Moge Maker
Ludovic
Denver
Felipefalcon
RyanKamos
Jalax
Star Gleen
JoãoTS

Tutorial TBS e Pathfinding:
KazesuiG

Gráficos, Sons e Músicas:
VIPRPG.org

Gostaria de agradecer também a comunidade por oferecer esse espaço para eu poder divulgar meu projeto e espero terminá-lo para que vocês possam jogá-lo em breve.

Gostei muito do que vi aqui. Lembra um joguinho tático de guerra que eu jogava no gba.
Eu gosto de TBS tanto quanto SBS e feito nessa engine fica ainda mais interessante.
Sobre os buttons, recomendo que diminua um pouco o tamanho pois elas ficam com a barrinha de redimensionamento, o que atrapalha um pouco. Mas nada que seja muito grande.

Espero ver mais aqui e boa sorte o/

20/10/2015 às 17:59 #2 Última edição: 20/10/2015 às 18:05 por Dr.XGB
@Alisson: Sim, eu joguei bastante Advance Wars pra eu montar este projeto. De início a interface vai ficar um pouco parecido. Só que aos poucos eu vou modificando o estilo dos menus até que ele ganhe identidade própria. Estou me baseando no jogo mesmo para eu ter uma estrutura do que eu estou fazendo e não ficar perdido.
Percebi também que os buttons ficaram redimensionados aqui no CRM, sendo que nas outras comunidades ele não tinha sido redimensionado. Vou dar uma ajustada nisso pra eu tirar a barra. Teria antes que saber qual é o comprimento da caixa do post para evitar que a barra volte a aparecer.




Uma pequena atualização sobre o projeto.
Depois de ter participado da Makers Jam, eis que retomo o projeto novamente.
O Modo Treinamento já foi concluído e agora estou partindo para o Modo Campanha, que é o modo principal do jogo, onde haverá uma história e as missões a serem cumpridas.
Enquanto ando um pouco sem ideias, resolvi adiantar o roteiro do jogo pra ver se eu consigo fazer alguma coisa e que eu possa organizar o enredo em sincronia com as missões.
Aí está o que eu fiz até agora :P

Spoiler


[close]

Também estou me preparando para lançar o Alpha do meu projeto pra vocês verem como está caminhando o projeto.
Gostaria de agradecer o Ludovic e o Denver pelos testes, reportes, feedback e o apoio. A opinião de vocês tem me ajudado muito o meu jogo ganhar uma forma e identidade própria.

Que cheirinho de Advanced Wars :D
Era apaixonado pelos games, principalmente pelas unidades de longo alcance.


Quanto ao jogo, gostei muito, lembra muuuuito advanced, mas não vejo isso como ponto negativo.

Uma coisa que queria comentar, parece ter ficado bem desbalanceado as habilidades entre os "grupos" visto que os Golden Lightning se mostram quase invencíveis, isso pode vir a ser meio frustrante quando o jogador tiver que lutar contra, e se o jogador puder jogar com ele, ficará meio fácil demais não acha ?

Fora isso, no aguardo por novas atualizações :)
Um forte abraço!

Concordo com os amigos acima, o jogo lembra um pouco Advance Wars um jogo que sou viciado XD.

A única coisa que não gostei foram as faces dos personagens, apenas duas delas "combinam" em estilo, recomendo que procure escolher as faces de maneira que combinem entre si.

Exemplo:
Spoiler
[close]

Abraços e boa sorte!

Concordo com os dois ai encima /\
Sério, gostei bastante do projeto, parece bastante promissor...
Como ele disse, algumas faces não parecem combinar entre si, tente ajeitar isso...
♦Gifts♦

Antes de tudo, agradeço ao feedback, elogios e críticas.
Também vou esclarecer o caso das faces de não estarem combinando muito. Até então os personagens estão em fase beta, infelizmente não consegui encontrar todos os 16 personagens do jogo com o mesmo traço que combinem com os personagens no meu ponto de vista. Já até me perguntaram se eu pretendia desenhar os personagens, só que o meu maior problema é justamente esse: não sei desenhar ._.
Enquanto eu não conseguir encontrar faces melhores ou conseguir alguém que se ofereça a desenhá-los, terão que ser esses mesmo. Se puderem também me ajudar a encontrar por fontes melhores eu agradeço muito também pois eu conheço poucas.  :sad:

Citação de: RhitDark online 25/10/2015 às 01:00
Uma coisa que queria comentar, parece ter ficado bem desbalanceado as habilidades entre os "grupos" visto que os Golden Lightning se mostram quase invencíveis, isso pode vir a ser meio frustrante quando o jogador tiver que lutar contra, e se o jogador puder jogar com ele, ficará meio fácil demais não acha ?

Bem, a ideia é mais ou menos essa xD
Só que é óbvio que eu não devo deixar as batalhas muito injustas, devo apertar a dificuldade mais lá pro final do jogo mas nada impossível.
Fiz alguns testes dessas batalhas e realmente não ficou uma coisa injusta pois tem certos personagens que possuem uma boa defesa ou outros que possuem um bom contra-ataque. Então isso meio que acabou equilibrando um pouco as batalhas, isso pode variar de acordo com as condições da batalha também.



Valeu pelos posts, gente!
Críticas construtivas são essenciais para ver o que precisa consertar ou não pois há certas coisas que o próprio autor não percebe e a opinião pública acaba despertando essa atenção para que possa resolver o problema.
:ok:

Não gosto muito de jogos táticos, não por serem ruins mas sim por eu ser ruim neles..
Mas então, eu gostei desse seu jogo... Ta legal.
Gostei da forma como você trabalhou no tópico, ficou bem organizado e passou todas as informações necessárias.
Os personagens estão legais e gostei muito da forma como eles combinaram com a temática do jogo. Sem falar que a própria temática é bem bacana.
Boa sorte com o projeto, ele tem futuro!


Eu posso lhe ajudar com o seu projeto na parte dos desenhos dos personagens se desejar, desenho até que bem, pode dar uma olhada no meu DevianArt tem o link no meu perfil e na minha assinatura. Se aceitar me manda uma MP.

Agora há pouco que notei que o tópico não está atualizado. Apesar de eu não estar mexendo mais neste projeto, vou disponibilizar o link da Alpha caso ainda exista alguém que tenha interesse em jogar.
O projeto está parado por vários motivos: o principal é pq o jogo tá me dando muito trabalho e pouco retorno das pessoas, o que pra mim está sendo considerado em esforço desperdiçado. Além também de vários problemas pessoais que tive ano passado que me impediu de continuar mexendo no projeto. Quem sabe se eu tiver ânimo novamente eu volte a mexer nele.

Enfim, tópico atualizado. Links da Alpha estão no topo do tópico e adicionei algumas curiosidades sobre o jogo que não pude deixar de colocar aqui também.