O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Ativar switch por aproximação

Iniciado por Ahiane, 30/01/2017 às 19:47

30/01/2017 às 19:47 Última edição: 03/02/2017 às 18:40 por Ahiane
Gente, estou com uma dúvida aqui. :x--x: Pensei em fazer um evento que seria um guarda realizando uma rota específica. Porém, eu queria que quando o jogador e o guarda estivessem próximos, tipo na mesma tela, uma switch fosse ligada.

É possível algo assim? Estou tentando fazer isso pelo XP mas se alguém souber como resolver por outra engine pode se manifestar também. :o:):
     

30/01/2017 às 21:24 #1 Última edição: 30/01/2017 às 21:30 por Mistyrol
Olha, tem como você fazer um sistema de sensor por eventos mesmo. É bem simples.

Você precisa armazenar o eixo Y e o eixo X do personagem no mapa em duas variáveis de sua escolha. Depois disso, no evento do guarda, você pode criar condições onde, caso o evento que será o guarda estiver X quadros de distância do personagem (sendo que sua localização será armazenada por variáveis, ou seja, a condição deve ser feita pelo número dessas variáveis) alguma coisa acontece.

Por exemplo, se quiser que o evento do guarda atue quando estiver a, pelo menos, três quadros de distância. É só fazer a condição que, se o evento do guarda (pode usar a opção "este evento" ou usar o número do evento mesmo) estiver no mesmo eixo X e Y do personagem, contudo, você terá um certo trabalhinho para fazer a distância.

Se estiver a 3 quadros de distância na direita, por exemplo, seria o eixo X + 3. Se fosse para a esquerda, seria o eixo X - 3. Deu para sacar? No eixo Y seria a mesma coisa (número positivo para baixo e número negativo para cima).

Pode ter ficado meio confuso, mas se quiser posso postar umas imagens depois (é que agora eu estou pelo celular).  :XD:

Fiz dois tutoriais à respeito, veja:

Para o caso do evento ter uma rota definida/ou estiver parado: http://centrorpg.com/index.php?topic=109.0

Ou se o evento estiver andando aleatoriamente no mapa: http://centrorpg.com/index.php?topic=16540.0

Poxa muito obrigada gente! Vou ver o tutorial e seguir as dicas de vocês. Já estou vendo uma luz no fim do túnel. :*-*: