O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Sistema de Sentar e Recuperação de MP

Iniciado por Ahiane, 03/02/2017 às 18:39

03/02/2017 às 18:39 Última edição: 08/02/2017 às 12:04 por Ahiane
Gente, estou com mais uma dúvida aqui (pra variar :x--x:). Pensei em fazer um sistema de sentar tipo o do Ragnarok. Quando o jogador aperta uma tecla x, no caso eu escolhi a "S", o gráfico do personagem muda e o MP é recuperado gradativamente.

Pois bem, tive sucesso até certo ponto. Consegui fazer ela se sentar ao pressionar a tecla S e se levantar de novo quando aperta a tecla novamente. Até consegui fazer com que ela olhe para todas as direções enquanto sentada. Mas não consegui fazer a recuperação de MP de jeito nenhum. Tentei de várias maneiras mas nada deu certo. As vezes a recuperação acontece apenas uma vez, tipo 5 MP são recuperados, e depois não são mais. Tentei fazer com 3 eventos comuns, sendo o de mudar a direção quando sentado e se levantar novamente em inicio automático e o de recuperação em processo paralelo.

Enfim, não faço ideia da cagada que eu fiz. Provavelmente é algo bobo que eu não estou percebendo. Mas se alguém souber uma solução vai me ajudar muito. Ah, também tentei encontrar um sistema desse tipo, mas os únicos que eu encontrei estavam no MRM... :T.T:

Imagens do que eu fiz (minha versão está em espanhol..):

Spoiler


[close]
     

05/02/2017 às 02:17 #1 Última edição: 05/02/2017 às 02:19 por Cronus
Bem, experimentei fazer algo semelhante aqui e funcionou. Olhando os seus eventos, imagino que talvez o problema esteja no input pra sentar e levantar, que tá repetido em dois eventos diferentes. Então pode ser que quando você aperte a tecla ele ative/desative as switches ao mesmo tempo.

Tente mudar o evento de sentar colocando o de levantar junto, já que usam a mesma tecla. Basta fazer uma condição pra se "Sentada" estiver ON e dentro dela um comando pra mudar pra OFF, e no else um comando pra mudar pra ON. Desse jeito aqui:



Como dá pra ver, eu só ativei a Switch "Sentado", pois se o evento de mudar de direção e recuperar MP são ativados e desativados juntos não há motivo pra fazer duas Switches diferentes. Então nas condições de ambos os eventos, você pode usar a mesma.

Depois disso basta você ir no evento de troca de direção e remover aquele pedaço do Input, que não vai ser mais necessário. É bom também adicionar um wait de 1 frame no final, pois pelo menos aqui sem o wait eu não conseguia fazer as teclas responderem (já que Início Automático trava o jogo).

Isso já deve fazer o sistema funcionar direito. Agora, algumas recomendaçõezinhas: 60 frames pode ser muito tempo pra esperar o MP recuperar, então pode ser que fique melhor reduzir a quantia de MP recuperada e reduzir o tempo de espera junto. Assim também fica mais fácil pra verificar se o MP está subindo.

Também recomendo colocar uma condição no fim do wait antes de recuperar o HP, pois o evento em processo paralelo ainda pode estar terminando mesmo após a switch que ativa ele ser desligada. Uma condição pra verificar se a Switch está ligada antes de restaurar o MP evita que ele seja recuperado mesmo que a personagem tenha levantado.



Por fim, como dá pra ver no meu evento, eu adicionei uma animaçãozinha de batalha toda vez que o MP recupera. Geralmente não é legal ficar esperando barras encherem durante um jogo, especialmente se você não consegue abrir o menu pra checar. Então colocar um feedback visual enquanto o MP tá sendo recuperado ajudara deixara coisa um pouco menos monótona.

Espero que te ajude, até mais \o

Agora deu certo! Muito obrigada Cronus, acabei fazendo uma confusão aqui e você simplificou tudo hahaha E gostei da ideia da animação, vou incorporar. :*-*: