O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Tactical Battles

Iniciado por Sotelie, 28/01/2016 às 03:39

Ultimamente eu andei testando diversos sistemas de batalha.
Eu tenho um projeto de lado que quase não mexo, apenas vou deixando as coisas prontas pra quando eu terminar meu projeto atual.
Eu queria trabalhar bastante no sistema de batalha para permitir ao jogador poder montar uma estratégia toda para vencer os combates. Para poder usar melhor aqueles sistemas de: "Ah, o boss está invulnerável agora. Eu preciso aproveitar esse tempo para me defender enquanto esse outro personagem me cura, daí eu aproveito para esse outro personagem carregar suas skills[...]", "[...]agora aquele item que eu comprei vai ser util. Se eu aumentar meu ataque em +1 pelo menos nesse turno eu posso virar o jogo.[...]"

ABS é um sistema que está fora da minha lista agora. É legal de trabalhar nesse sistema, mas é entediante. E não me permite criar uma estratégia envolvendo todos os meus personagens para vencer a batalha. Aquele +1 que poderia virar o jogo pode não significar nada com ele.

Também tentei o SBS. Chega perto do que eu quero, mas não me dá muita liberdade. Por isso estou pensando definitivamente em usar o sistema de Batalha Tática.
Eu fiz diversos testes aqui e é um sistema ótimo que me permite explorar bastante a capacidade dos personagens em batalha. Em um dos meus testes eu fiquei até entretido e quando menos percebi fiquei envolvido tentando montar minha estratégia, haha'

Eu queria saber o que acham de usar esse sistema. Esse meu outro jogo vai ter um enredo bem vasto, mas quero focar bastante no combate também, oferecendo uma variedade enorme de escolhas para que o jogador monte sua estratégia de combate. Vocês jogariam um jogo com esse sistema?

Bom.. pra ser sincero eu nunca consegui jogar games de batalhas táticas por 1 motivo, eu não entendia nada. Sabe, eu apenas tive Vídeo Game quando era criança e nessa época eu não entendia bolufas de inglês e imagina em japonês que eram os principais com o sistema. Agora vem o ponto legal! Eu adoraria jogar, porque ? Porque eu realmente gostaria de experimentar e aprender o sistema, principalmente se feito no RPG Maker! Eu apoio sua ideia  :XD:

Eu lembro que não entendia nada também quando jogava no Snes, rsrs
Era tenso jogar rpg antigamente por causa disso. Até um tempo atrás eu ainda não sabia jogar games com batalhas táticas até me deparar com FF Tactics. Os personagens que te explicavam como a batalha funcionava e era tudo bem feitinho. Desde então tive um interesse por sistemas do tipo.
Valeu, Ven o/

Ahh. Eu adoro TBS, acho que por causa de FE, mas é isso, eu adoro.
Logo assim, sou super a favor do uso do TBS, até por que é algo extremamente raro de se ver, então já seria um tanto quanto inovador, ainda mais se fizer ótimo uso do sistema, o que deve ser extremamente possível, vendo que você já tem uma base bem solida do que quer trabalhar nele.
Sem enrolações, SBS é legal, mas TBS é mais ainda. Ha-ha!
Tem minha aprovação. xD


E olha que eu andei jogando muitos jogos com TBS ultimamente, principalmente Luminous Arc, que tá me divertido bastante. Tô com tantas ideias aqui que andei anotando pra não esquecer.
Fazer uma estratégia, colocar o healer atrás junto com os arqueiros e os tankers na frente pra proteger eles, essas coisas são muito divertidas. Poder administrar a equipe toda sozinho é como ser o estrategista daqueles mmos em que você vai em dungeons e montam a estratégia antes de formar o time. TBS tá sendo meu preferido agora, na boa.



O sistema que eu tô usando é em japonês, mas tô quase terminando de traduzir \o/

TBS apesar de ser o pau da goiaba pra trabalhar (pelo menos ma época só tinha o do Gubit, e tinha algumas coisas que não funcionavam) são bem legais mesmo.

Mais do que a batalha ser ótima, já que tudo faz a diferença (lugar, distancia, altura, pra onde esta olhando), o sistema de classes do FFT era impecável. Claro que algumas classes se sobresaiam, como é o caso do Monk quando se tinha 97 de Brave, ou Ninjas, mas era ótimo aquele sistema.
Our work is never over

Estou trabalhando com o GUBID'S, dá trabalho demais viu... vai preparando...

Ando enfrentando o mesmo dilema em um projeto meu, ABS, SBS ou TBS. FF  Tactics talvez seja o único game com batalha tática que eu realmente curti, porém, não significa que não existam outros tão bons quanto. O único problema na parte das batalhas é que como desenvolvedores precisamos pensar sempre 3 ou 4 vezes á frente do jogador, e isso vale para qualquer tipo de sistema utilizado. Enfim, acho que o único ponto em que se deve tomar cuidado é com os exageros de informações na tela, pois se você conseguir chegar á uma batalha mais centrada, e com informações precisas ao jogador, como no próprio FF Tactics, certamente será uma formula de sucesso.
:ok:

28/01/2016 às 12:59 #8 Última edição: 28/01/2016 às 14:04 por Vash
 Sempre gostei de batalhas táticas onde podemos elaborar estrategias e não apenas seguir algo linear além de ter mais opções de classes personagens e muitos outros, comecei por um jogo bem simples Langrisser (Warsong no ocidente) que mesmo em inglês ele era bem tranquilo de entender como as vantagens e desvantagens das tropas e valores não tão exagerados como cada unidade tem 10 de HP, até mesmo quando se chega no nível 10 e tem a opção de mudar de classe voltando ao nível 1 porém mais forte, assim sucessivamente.

Mas até então joguei batalhas táticas mais elaboradas em outros jogos como Front Mission, ótimas cenas de batalhas, ótimos cenários, opção de atacar membros específicos dos robôs e a customização do mesmo, além do grande acervo de personagens que poderiam estar na missão aquele momento ou não. Porém o que me fez apaixonar pelo estilo de batalha foi FFTA, onde podemos trocar de classe, aprender habilidade mesmo não sendo da classe, fazer algumas missões secundárias, enfrentar outros clans, capturar monstros e utiliza-los em batalha... uma variedade de coisas que pra mim se tornou um ótimo game.

Sempre quis fazer um projeto com TBS, mas infelizmente nunca achei um script bom ou até mesmo completo, lembro que o Khas estava fazendo um quando era adm da RMB, mas não foi para frente. :/
Eu com certeza jogaria com TBS, mesmo que não siga a linha FFT e seja algo simples como citei do primeiro jogo, eu jogaria com certeza, me possibilitando formar estrategia e quem sabe seja costumizavel (seria pedir de mais xD).

Agora, sei que está apenas em ideias e é aqui está mais para um debate/conversa sobre o assunto, mas não quero deixar de perguntar, seria um TBS com ângulo RM ou ângulo estilo FFT?

2010 ~ 2016 / 2024

Vash: Eu estou fazendo diversos testes aqui enquanto traduzo o sistema, mas o angulo do FFT não ficou bacana no RM, infelizmente. Mas apesar de estar no ângulo do RM(não isométrico) tá ficando legal de jogar. Até agora estou tentando concluir a demo...
E eu estou pensando exatamente nisso, fazer uma batalha elaborada, variada, e como o nome já diz, tática.

luke: Isso mesmo, é bem irritante quando você está jogando e o game joga uma tonelada de textos como tutorial esperando que você entenda alguma coisa. Pior mesmo é essa poluição desnecessária na tela, algo que não é nem um pouco recomendável em um TBS, visto que você precisa ver as informações dos inimigos e personagens sem atrapalho.

jcr: Lembro da época do Gubid's. Hoje em dia é complicado encontrar sistemas para esse tipo de batalha pois muita gente acaba esquecendo dele no cenário maker, porém é um dos mais divertidos de se jogar caso apresente bem ao jogador como se joga.

Dark: Lembro que o TBS foi um grande sistema na época do 2k/3 e XP, mas eventualmente foi ficando esquecido e a maioria do pessoal teve que fazer por eventos, o que dava um trabalho extremamente danado. Percebo que uma maioria desses sistemas de batalha, pelo menos para o Ace, são em japonês. Mas uma boa tradução resolve as coisas.
FFT foi um dos únicos jogos da saga Fantasy que me prendeu, mas me prendeu bastante. Me sentia envolvido com os personagens, era ótimo demais poder montar todo aquele grupo, trabalhar bastante na build de uma classe e aquelas estratégias na batalha. No futuro quando já não tinha um console PS acabei me deparando com o Advance e fiquei brincando nele pra lembrar os velhos tempos.

Amo o estilo tático, joguei alguns, mas o que mais amei sem dúvidas foi o FFT.
Além das classes como o pessoal já disse ai encima, ele dava uma liberdade excelente para a estratégia como poucos outros, motivo? Mimics e Calculators!

Cara quando você aprendia a usar um mimic era a coisa mais incrível do mundo, ficar vários minutos observando o campo de batalha, traçando o movimento dos personagens apenas para colocar os mimics em uma localidade perfeita para "estender" e "ampliar" alguma magia de algum personagem muito forte que não estava perto de um inimigo. Isso sem contar que se você tivesse uns 2 mimics, conseguia acabar com um boss com 2 ou 3 turnos, só precisava muito cuidadosamente posicionar os mimics e atacar com todos junto ao personagem da ação principal uma magia muito poderosa. Ah era demais!

Calculators então... Era o cão, dificil de usar, mas muito gratificante quando você aprendia. Ficar lançando magias fodonas em vários inimigos ao mesmo tempo sem precisar nem ao menos se mover 1 quadrante! Perfeito! O problema era que na maioria das vezes um dos seus personagens era sacrificado... Fazer o que né huehuehue

Fora as estratégias mais complicadinhas como essa tinhas o jogo deichava naturalmente você desenvolver algumas mais simples, como curar seus personagens atacando-os com pedras, estimulando eles utilizarem contra-ataques como "Auto potion" e "Regen" curando dois personagens ao mesmo tempo com "Counter-Magic" ou montar personagens extremamente destruidores colocando skills de outras classes para complementar, adorava deixar o Ramza Knight, com a skill de duas espadas de ninja, o bixim ficava sangue no zóio!

Aconselho sem duvidas a se basear em FFT, que é simples o suficiente para iniciantes poderem vencer o game com movimentos simples e deixa aberto a possibilidade para jogadores mais fanáticos criarem estratégias mais complexas e poderosas!

Um grande abraço!

Obrigado, Rhit.
Eu lembro bem como era, me sentia o senhor estrategista quando bolava essas coisas na época. Era gold, na boa.
Estou me baseando nele tanto quanto outros Tactics que andei jogando ultimamente, haha
Não sei se vou conseguir fazer altas customizações, mas como é o que quero fazer, darei meu jeito pra explorar o máximo o sistema que estou usando(que pelo que já traduzi, dá pra fazer de boa). só preciso terminar de traduzir as coisas mais importantes, japonês é tenso ;-;

Eu amo esse estilo, e pra mim tudo começou com o tactics ogre, a estrategia era mais elaborada por que agente podia entrar com 10 personagens na hora da luta. E em meu projeto estou me baseando bastante nele.

Citação de: jcr000 online 28/01/2016 às 16:05
[...]e pra mim tudo começou com o tactics ogre [...] E em meu projeto estou me baseando bastante nele.
E é a melhor coisa que tu tá fazendo.  :ok:

Enfim, que a verdade seja dita e que Talos me perdoe, mas os melhores games são em
batalha tática. U-U

Fire Emblem (SNes) tem o maior espaço no meu kokoro. O sistema de batalha é tático, mas chega a ser bem
mais simples do que muitas batalhas laterais, isso porque, bom, pelo que me lembro, elementos não
fazem diferença, o cenário não interfere em dano causado, os buffs e debuffs são bem diretos. Enfim,
não tem muita "frescura" e a simplicidade. Todavia há algumas mecânicas interessantes que deixam
a batalha melhor, como o upgrade de classe, a melhoria na habilidade com a arma, cada personagem
ter seu inventário, alguns mapas terem balistas ou paredes destrutíveis, fog of war, etc.
Enfim, pra começar e se basear, eu sugiro que siga esse, pois é mais simples.

Tactics Ogre é muito semelhante à FF Tactics. A condição do tempo e terreno influencia no dano que
determinada habilidade causa. São mais buffs e debuffs, principalmente devido a classes magas, como
witch, summoner, druid, etc. Também tem a questão das armas e da elevação do terreno. Arqueiros
em um terreno cinco tiles mais alto podem causar o dobro do dano com o dobro da precisão. O que
torna esse sistema bacana é poder escolher a classe que quiser no momento em que quiser, podendo
assim satisfazer as necessidades de cada fase e adequar seu time à cada situação. Porém não me
lembro de objetos interativos nos mapas.

Puxando pra algo mais recente, eu também considero Dragon Age Inquisition como um sistema tático.
Um pouco tático-ativo, pois a batalha começa ali no mapa e para bolar sua tática tu tem que parar
o jogo, entretanto sem a divisão de turnos ou vez. É legal porque os gráficos são do krl o grupo que
você controla é bem menor, o que exige mais perícia sua ao montá-lo, com os integrantes certos.
Isso também facilita caso pense em bolar um sistema.

Enfim, aos menos nos jogos táticos que eu jogo, o sistema de batalha fica legal porque outros sistemas
interagem com ele. Não é só a questão de escolher qual e como a batalha vai ser, mas como todo o resto
da mecânica vai se encaixar com esse sistema.

28/01/2016 às 18:38 #14 Última edição: 28/01/2016 às 22:47 por Alisson
jcr: Olha cara, você tem meu total apoio. TBS é um sistema que está sendo tristemente esquecido no cenário maker, podem pesquisar aí por sistemas de TBS pra verem os resultados escassos.

Eu tava vendo aqui o tbs que eu ia usar, mas como eu uso a Luna Engine e ambos alteram a window_base, são incompatíveis ;-;
Bem, só restou o do Gubid's mesmo. Mas felizmente o sistema é bem completo e dá pra fazer diversas alterações nele.

Raizen/Gerar, faz um sistema pra nóis pu favô ;-;(n)