O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Ajuda para novatos

Iniciado por mercia, 26/05/2014 às 16:45

26/05/2014 às 16:45 Última edição: 04/01/2018 às 16:14 por Corvo
[box2 class=black title=Este tópico foi criado com o objetivo de melhor explicar para os recém chegados ao forum as funções básicas na quais os mesmos não tem conhecimento.]
INDICE
[button class=black][/button]

[box2 class=black title=►Modificar um tópico]
●Você criou um tópico e esqueceu ou colocou algo e quer modificar? Existe uma ferramenta chamada "Modificar" que tem o símbolo de um lápis, com ela você voltará a visualizar o Editor do tópico para mudanças.


●Isso não só serve para tópicos, mas para postagens também. Este é o motivo pelo qual você não precisa postar uma mensagem duas vezes, pois quando você posta uma mensagem seu tópico volta para o topo como o mais atualizado, por isso Double Post só é permitido quando você fez uma mudança significativa e quer avisar a todo mundo que fez ela, caso você faça uma postagem duas vezes seguidas sem nenhum motivo você estará sujeito a receber Warn por Flood, fique atento!

●Você pode encontrar mais informações sobre as regras aqui.[/box2]
[box2 class=black title=►Como tirar foto do seu jogo]

●Localize a tecla "PRT SCR SYS RQ" do seu teclado, é essa tecla que você irá usar para capturar as imagens do seu jogo.


●Abra o seu jogo em modo janela, no RPG Maker 2000 e 2003 você tem que apertar a tecla F4 e depois F5 para o jogo ficar em modo janela. Caso seja um jogo de RPG Maker XP que seja fullscreen aperte ALT + ENTER para fazer o jogo rodar em modo janela.

●Em quando o jogo estiver rodando espere aparecer a melhor cena e aperte os botões do seu teclado ALT + PRT SCR SYS RQ.

●Logo após abra o Ms.Paint ou qualquer outro editor de imagem e aperte as seguintes teclas CTRL + V, para "colar" no editor de imagem a respectiva imagem que você acabou de tirar do jogo.

●Logo após, recorte apenas a parte imagem do seu jogo, pois quando você usa os botões "ALT + PRT SCR SYS RQ" ele irá tirar uma foto não só da imagem do jogo como também da janela dele.

●As imagens do jogo deverão serem cortadas nas seguintes resoluções, caso você não tenha alterado a resolução do seu jogo:

●RPG Maker 2000 e 2003 - 320x240
●RPG Maker XP - 640x480
●RPG Maker VX e Ace - 544x416
●RPG Maker MV - 816x624

●Logo após recortar sua imagem, salve no formato .PNG, que é o mais leve e de melhor qualidade. Repita esses passos quantas vezes quiser para tirar quantas fotos quiser do seu jogo.[/box2]
[box2 class=black title=►Como inserir imagens no tópico]

●Escolha um site de Upload de imagem como o cubeupload, imgur, photobucket e tinypic para fazer upload da sua imagem.

●O site irá gerar uma URL da sua imagem, alguns sites já disponibilizam a URL com as Tags BBCode que se utiliza em fórum.

●Se o site não disponibilizou a versão da URL da imagem em BBCode, copie a URL normal e coloque entre as Tags [*img][*/img] sem os "*", uma melhor maneira de fazer isso é selecionando a URL e apertando no botão Inserir Imagem.


●Agora aperte no botão "Pré-Visualizar" para ver se sua imagem irá aparecer, caso contrário você pode ter copiado a URL errada, tente copiar a URL que termina com o formato da imagem que você enviou.
[/box2]
[box2 class=black title=►Sites recomendados para upload de jogos]

●Um dos cuidados que todo mundo deveria tomar é saber onde está upando seu jogo. Todo site de upload tem termos para os usuários utilizarem de seus serviços, aqui você ficará sabendo dos principais termos com relação a arquivos dos sites mais famosos.

MediaFire - Um usuário que tenha uma conta regular pode fazer upload de até 200 Megabytes em um único arquivo. No site o usuário de conta Free pode upar até 50 Gigabytes de arquivos, além de que este site não tem limite de hospedagem, então se seu arquivo cumprir com os Termos de Serviço ele nunca será deletado, caso contrário seu arquivo pode ser deletado sem aviso prévio, isso inclui se você está upando um arquivo com algum Copyright, como por exemplo uma musica dentro de seu jogo.

MEGA - Um usuário que tenha uma conta regular pode fazer upload de um arquivo de qualquer tamanho. No site o usuário de conta Free pode upar até 50 Gigabytes de arquivos, além de que este site não tem limite de hospedagem, então se seu arquivo cumprir com os Termos de Serviço ele nunca será deletado.

4Shared - Um usuário que tenha uma conta regular pode fazer upload de um arquivo de qualquer tamanho. No site o usuário de conta Free pode upar até 10 Gigabytes de arquivos, o tamanho pode ser expandido em até 15 Gigabytes caso o usuário confirme o e-mail. Os arquivos armazenados neste site com conta Free são mantidos se o usuário sempre logar no site em um período de 180 dias, caso contrário TODOS os arquivos que foram enviados ao site são deletados, além de que o site se tem no direito de deletar seus arquivos caso eles não cumpram com os Termos de Serviço. Apenas usuários que logados podem fazer download de arquivos upados neste site.

DepositFiles - Um usuário que tenha uma conta regular pode fazer upload de um arquivo de até 10 Gigabytes. O site não tem limite para upload de arquivos, porém os arquivos são armazenas em até 30 dias desde o ultimo download, o tempo de armazenamento também é crescente de acordo com o numero de downloads, com usuários Registrados ou Premium no lugar de 30 dias são 90 dias que se adquire de permanência do arquivo após cada download. O site se tem no direito de deletar seus arquivos caso eles não cumpram com o Contrato de Usuário.
[/box2]
[box2 class=black title=►Formatar seu tópico de uma maneira melhor]

●Uma coisa que se esquece muitas vezes é que não se deve apresentar um tópico ao usuário de uma maneira qualquer, como se fosse apenas um CTRL+C e CTRL+V do Template de postagem sem ao menos retirar informações desnecessárias ou colocar informações necessárias. Lembre-se que aquele não é o único jeito que se pode apresentar uma coisa ao usuário.

●Um Template nada mais é do que do que um Padrão dos vários que o usuário pode seguir. Assim como existe muitos Templates de Charsets, você pode modificar o Template Padrão e fazer o do seu gosto, porém assim como todo Template de Charset tem pernas, braços, um corpo por exemplo. Você pode modificar o Template, porém não pode modificar o Padrão dele. Entendeu essa parte? Então vamos para a próxima.

●O que o Padrão pede? Na Área de jogos completos o tem um Template, o Padrão do Template é composto por: Nome do jogo, Informações do jogo, Introdução do jogo, História e personagens, Imagens, Sistemas e scripts, Download, Créditos e agradecimentos. Isto é principal que forma o Template Padrão.

●Este é o visual do Template Padrão.
Template Padrão
Nome do jogo




Informações básicas:
Nome do criador:
Gênero:
Data de inicialização:
Data de finalização:
Equipe:


[box class=titlebg]
Introdução do jogo:
[/box]
 


[box class=titlebg]
História e personagens:
[/box]


[box class=titlebg]
Imagens
[/box]

[box class=titlebg]
Sistemas e scripts:
[/box]


[box class=titlebg]
Download:
[/box]


[box class=titlebg]
Créditos e Agradecimentos
[/box]

[close]

●Você tem que seguir o Padrão, porém não precisa seguir o Template. Eu pessoalmente não vejo problema em usar o Template Padrão, porém ele é tão usado que eu não vejo mais nada de chamativo nele, e por tanto o conteúdo do jogo tem que ser realmente bom para conseguir me chamar atenção.

●Este é o Template Modificado ao meu gosto, ele segue o Padrão, porém ele não é o Template Padrão.
Template Modificado
[box2 class=coral title= ]
Nome
do
Jogo
INFORMAÇÕES BÁSICAS
[box2 class=orange title= ]
Nome do criador:
Gênero:
Data de inicialização:
Data de finalização:
Equipe:

[/box2]
INTRODUÇÃO DO JOGO
[box2 class=orange title= ]Texto aqui.[/box2]
HISTÓRIA E PERSONAGENS
[box2 class=orange title= ]Texto aqui.[/box2]
IMAGENS
[box2 class=orange title= ]Texto aqui.[/box2]
SISTEMAS E SCRIPTS
[box2 class=orange title= ]Texto aqui.[/box2]
DOWNLOAD
[box2 class=orange title= ]Texto aqui.[/box2]
CRÉDITOS E AGRADECIMENTOS
[box2 class=orange title= ]Texto aqui.[/box2][/box2]
[close]

●Mesmo modificando um pouco a aparência, isso já destacou ele de algum modo dos demais tópicos. É isso que você tem que pensar, uma maneira de se destacar da maioria.

●Isso foi só um exemplo, você pode aplicar esse método com varias outras coisas, para melhor utilizar desses códigos entre aqui e aqui.[/box2]
[box2 class=black title=►Fazer propaganda do seu jogo no fórum]

●Se você leu as regras você deve se lembrar bem desse trecho.

Trecho
Citação de: Cezar online 26/11/2012 às 10:03
  • Flood e Double-Post- Famosas mensagens sem conteúdo não serão toleradas! Tenha certeza que sua mensagem está passando um conteúdo, evite mensagens como por exemplo "Gostei! +ouro" ou coisas do gênero. Mensagens sem conteúdo ou repetitivas  serão consideradas Flood e o autor receberá a punição adequada. Posts seguidos, são considerados Double-posts, ou seja, quando você responde 2 vezes seguidas, esse ato é proibido se durante um curto período entre as 2 mensagens, e deve ser dado um motivo para o Double-post, seja para atualização, pelo limite dos caracteres ou para subir uma dúvida/sugestão/pedido que não foi sanado, usando sempre a consciência para fazer o post duplo. Por causa do sistema de experiência, dependendo da gravidade podemos retirar número de mensagens como punição, por isso evite ao máximo infringir alguma das regras em relação a flood e double-post.
[close]

●Com isso você logo está ciente que não pode falar sobre seu jogo em um tópico que não é sobre o mesmo, caso contrário você estará sujeito a levar Warn. Uma forma segura de fazer propaganda de qualquer coisa que você queira é com sua Assinatura.

●Para poder editar sua assinatura vá no Seu Perfil>Modificar perfil>Perfil no Fórum

●Existe uma parte chamada "Assinatura" onde você pode colocar o que quiser que automaticamente mostrará em todas as mensagens que você postar no fórum, então quanto mais você postar no fórum ajudando o pessoal mais você estará divulgando o conteúdo da sua assinatura, não é legal?

●Porém fique atento! As assinaturas também tem regras, para saber mais sobre isso clique aqui.

[box2 class=black title=►O Sistema de Ouro]

O sistema de reputação da CRM é conhecido como ''sistema de ouro'', onde você pode agradecer os membros da comunidade que te ajudaram de alguma forma, como por exemplo: dispondo recursos, sanando alguma de suas dúvidas, entregando seu pedido em alguma fábrica, e etc... O sistema de ouro é apenas uma moeda de troca, ou um meio de agradecimento, como dito anteriormente, porém, se algum membro utilizar esse sistema de má fé, a staff do fórum tem todo o direito de zerar seus ouros, ou em casos mais graves, até de te impedir de receber/dar ouros. Para saber mais, acesse este tópico.

[/box2]
[/box2]

E também basta clicar no ícone do tópico que vai ser exibida uma lista com os ícones daquela área. É mais rápido caso você precise mudar apenas o ícone.

Vai ajudar bastante gente o/

Muito util! :clap:
Tava precisando de um tuto desses quando entrei no forum!

Hehehehehehehe, nem eu sabia de umas coisas aí, mas falando sobre isso, não sei
se pode se encaixar nessa categoria, mas alguns novatos me perguntaram
Para que serve o sistema de ouro do fórum, parece meio obvio para que funciona
mas seria legal falar sobre, não sei se tem em algum lugar no fórum com quase certeza deve ter
mas seria legal mostrar em áreas como essas, afinal novatos não conhecem muito bem as "salas escuras e escondidas"
do fórum  :XD:

Tópico mais do que útil... nossos novos amigos da CRM
já estão sendo muito bem recebidos com várias dicas e ajudas.

Boa tia Mercia :blink:
Prazer, Terror dos Modinha

Citação de: Alisson online 26/05/2014 às 17:59
E também basta clicar no ícone do tópico que vai ser exibida uma lista com os ícones daquela área. É mais rápido caso você precise mudar apenas o ícone.

Vai ajudar bastante gente o/

Acredite ou não, eu só descobri isso depois que cliquei por acidente em cima do ícone do meu tópico. :derp:
Não acho muito necessário colocar essa informação por enquanto, as coisas que eu coloquei são as perguntas que mais me fazem, e de tanto me perguntarem a mesma coisa eu decidi fazer um tópico com tudo o que mais me perguntam, para quando um novato me perguntar novamente eu mandar o link deste tópico explicando tudo direitinho. =]

Citação de: Doctor resource online 26/05/2014 às 20:03
Muito util! :clap:
Tava precisando de um tuto desses quando entrei no forum!

Obrigada! Espero que seja útil para muita gente esse "pacote de tutoriais". :XD:

Citação de: SimonMuran online 26/05/2014 às 21:18
Hehehehehehehe, nem eu sabia de umas coisas aí, mas falando sobre isso, não sei
se pode se encaixar nessa categoria, mas alguns novatos me perguntaram
Para que serve o sistema de ouro do fórum, parece meio obvio para que funciona
mas seria legal falar sobre, não sei se tem em algum lugar no fórum com quase certeza deve ter
mas seria legal mostrar em áreas como essas, afinal novatos não conhecem muito bem as "salas escuras e escondidas"
do fórum  :XD:

Verdade, também já vi muitos membros perguntarem sobre isso, mas já existe um tópico explicando sobre o sistema de ouro, por isso não achei necessário colocar aqui, mas é de certo que esse tópico está bem escondido. :será:

Citação de: Makers online 26/05/2014 às 21:24
Tópico mais do que útil... nossos novos amigos da CRM
já estão sendo muito bem recebidos com várias dicas e ajudas.

Boa tia Mercia :blink:


Obrigada Makers! Quanto melhor receber os novatos melhor será para a comunidade. \o/



Agradeço a todos pelos comentários. =]

Valew tia @mercia !! ;-) e eu já  ia te perguntar muita coisa aí kkk mas tá eu sou meio n0vato aqui e me ajudou muito seu tópico
Spoiler
não tem nada aqui no spoiler! :-P
[close]

o_O
:linha3:
01110111 01101001 01100011 01100011 01100001
:linha3:

28/05/2014 às 00:29 #7 Última edição: 28/05/2014 às 00:34 por King Fire
Você poderia ter colocado que dá pra tirar print só da janela do jogo com ALT + Print Screen. E também poderia ter mencionado o Dropbox pra upar jogos.

Bom trabalho! Vai ajudar bastante os novatos.
Conforme os anos passam, as coisas não se encaixam mais com a gente.

Citação de: Prand online 27/05/2014 às 23:21
Valew tia @mercia !! ;-) e eu já  ia te perguntar muita coisa aí kkk mas tá eu sou meio n0vato aqui e me ajudou muito seu tópico
Spoiler
não tem nada aqui no spoiler! :-P
[close]

o_O

Foi esse o objetivo. xD
Espero que ele lhe tenha sido bastante útil. =]

Citação de: King Fire online 28/05/2014 às 00:29
Você poderia ter colocado que dá pra tirar print só da janela do jogo com ALT + Print Screen. E também poderia ter mencionado o Dropbox pra upar jogos.

Bom trabalho! Vai ajudar bastante os novatos.

Wow, eu não sabia dessa do ALT + Print Screen, irei modificar aquela parte. =3

E sobre o Dropbox, eu não coloquei ele por ser um pouco mais complicado, ele tem mais possibilidades como poder compartilhar os arquivos do jogo com uma equipe, e enquanto uma pessoa faz modificação no arquivo ele atualizar o mesmo nos outros computadores. Acredito que sobre o Dropbox deveria ser criado uma matéria a parte somente explicando as possibilidades que dá para se fazer com ele. o/



Agradeço os comentários. ^_^

Show mercita! Bem informativo e curti pacas o seu template pra postagem de jogos, lembrando que quem seguir ele pode mudar a cor das janelas apenas mudando a tag da box de orange para qualquer outro nome de cor primária em inglês, como blue, red, black, etc...

Vou fixar e deixar em uma área mais condizente.