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como fazer o personagem pular

Iniciado por David_GamesBr, 04/01/2017 às 17:00

04/01/2017 às 17:00 Última edição: 10/08/2019 às 13:30 por Victor Sena
Oi

Desculpe se a pergunta for noob

É que quero fazer um jogo estilo mario rpg, onde vc pode pular
a qualquer hora, mas n consigo. (estou usando u rpg maker 2003)

ja tentei varias vezes, vi tutoriais, mas n consigo.

se alguem souber como, me diga

obrigado pela atenção  :ok:

Suponho que seja um jogo em 2D correto?

Basicamente você vai ter que ter que atribuir um valor a uma tecla, toda vez que você apertar a tecla, o herói vai pular.

Depois é só colocar o evento do pulo, eu cheguei a fazer um assim uma vez, (movimento do personagem inicia pulo + escorregar +frente + frente + termina escorregar + termina pulo). Como é 2D você só tem que se preocupar nos pulos pra frente e pra trás, pra isso você utiliza um "SE" com a condição de o herói estar olhando pra direita ou esquerda.

Como utiliza o "escorregar" você teria que fazer alterações nos momentos que ele precisar dar um pulo menor.


não é 2D.

estou tentando fazer igual mario e luigi: superstar saga

onde ele pode pular para qualquer direção a qualquer momento.

( e tem como simplificar? :rick9: :rick9:)

17/01/2017 às 19:28 #3 Última edição: 14/03/2019 às 22:47 por Crixus
Infelizmente eu perdi meu site por causa do domínio, mas o tópico onde explico como fazer isso e o download estão aqui:
https://centrorpg.com/index.php?topic=8990

Só terá que converter do Rpg Maker XP para o 2k e 2k3.
Lembre-se é simulado, ou seja, o pulo é uma animação de batalha e o personagem é a sombra.
O pulo sobre a cabeça do inimigo é apenas uma verificação de coordenadas.

Vídeo demonstrativo:
http://youtu.be/1oFuL13UtLI

O vídeo contém muito lags.
Mas só para entender, o tempo do pulo e a velocidade/gravidade devem ser modificadas diretamente nas animações de batalha.

Citação de: David_GamesBr online 17/01/2017 às 18:02
não é 2D.

estou tentando fazer igual mario e luigi: superstar saga

onde ele pode pular para qualquer direção a qualquer momento.

( e tem como simplificar? :rick9: :rick9:)

A do amigo de cima ficou show  :clap:

Essa seria a versão mais simples feita direto no RPG2K3. O personagem pula pra qualquer direção e não pula sobre paredes e locais que não se pode andar. (Lembre-se de marcar a opção "ignorar se não puder se mover" no evento de movimento). Dá pra incrementar (pular sobre inimigos, pular locais que não se pode andar, etc) mas é mais complicado um pouco.