O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Sonoplastia - Aula 3 - Compassos

Iniciado por Ven, 06/10/2015 às 20:18

06/10/2015 às 20:18 Última edição: 06/10/2015 às 20:20 por Ven
"No Music, no Life.."



Índice de Aulas
Aula 1 - Teoria
Aula 2 - Figuras
Aula 3 - Compassos 

Introdução
Opa ! Voltei caros gafanhotos, trazendo comigo mais uma Aula sobre Sonoplastia, eu queria comentar uma coisa aqui na introdução pessoal, para aqueles que querem aprender a fazer músicas no Computador, não são necessárias todas as minhas aulas, essas aulas são aulas com o tema Música em geral, por isso eu decidi que para aqueles que querem aprender a fazer música no computador (Que eu acredito que é a maioria), eu irei farei aulas separadas, aguardem que logo logo elas vem ai, agora vamos para a Aula!

Músicas
Como de costume pessoal, aqui estão as músicas para as aulas de hoje  :XD:

Tokyo Ghoul - Unravel - Cover por: Animenz Piano Sheets - Versão Piano
Spoiler
[close]

Final Fantasy Versus XIII - Somnus - Cover por: Furyxx - Versão Piano e Violino
Spoiler
[close]




3º Módulo
Para determinar o ritmo e a duração das figuras de sons e silêncio, utiliza-se o Tempo como medida.
Compasso é o agrupamento de tempos. Os tempos podem ser agrupados de 2 em 2 (Compasso binário), de 3 em 3 (Compasso ternário), de 4 em 4 (Compasso quaternário), etc...
Esses compassos podem ser: Simples ou Compostos

Barras de Compasso
Para representarmos os compassos na escrita musical, utilizam-se as Barras de Compassos, também chamadas de Barras Simples. O Espaço entre essas barras é o Compasso.
Para concluir a escrita musical usamos a Barra Final
Para separar períodos ou trechos da música, usamos a Barra Dupla
A Barra Dupla não tem função de Barra de Compasso, exceto no final de um período ou trecho quando o compasso é completo
Para indicar repetição de um trecho usam-se barras de repetição chamadas Sinais de Ritornello. A Repetição se dará no trecho entre essas barras
Em alguns casos pode-se usar no fim de um trecho Casa de Ritornello, que indicam o número de vezes que o trecho deve ser repetido




Fórmula de Compasso - Compasso Simples
Os compassos binários, ternários, quaternários, etc.. (Simples ou Compostos), são indicados no início do primeiro compasso por dois números sobrepostos, chamados Fórmulas de Compasso.
Em alguns casos, pode aparecer outra Fórmula de Compasso no decorrer da musica.
Nos compassos simples, o Número Superior é representado pelos números 2, 3 ou 4 e indica a quantidade de tempos em cada compasso.
Já o Número Inferior indica a figura que tem Valor de um tempo, chamada Unidade de Tempo ou UT, está é representada pelos números 2 (Miníma), 4 (Semínima), 8 (Colcheia), etc... (Caso queira entender melhor sobre os números que representam cada figura, veja a Aula 2).
Exemplos:

2 = Quantidade de tempos   ------>      2       = Compasso Binário
2 = Unidade de Tempo - UT ------>   Miníma  = Mínima

A Soma das U.T. forma a Unidade de Compasso ou U.C., que é a figura que representa o compasso inteiro.




Acentuação Métrica dos Compassos
Ao ouvir uma música , identifica-se o compasso como Binário, Ternário ou Quaternário, observando-se a Acentuação Métrica, que é a combinação de um Tempo Forte (Apoio) com os tempos fracos do compasso.

O Tempo de Apoio corresponde ao Acento Tônico, que é a primeira figura depois da barra de compasso.

COMPASSO BINÁRIO                      COMPASSO TERNÁRIO                    COMPASSO QUATERNÁRIO           
1º tempo = FORTE                               1º tempo = FORTE                                     1º tempo = FORTE
2º tempo = FRACO                              2º tempo = FRACO                                    2º tempo = FRACO
                                                           3º tempo = FRACO                               3º tempo = MEIO FORTE
                                                                                                                              4º tempo = FRACO




Uff... bom pessoal, essa aula foi bem cumprida e bem demorada, demore bastante tempo pra terminar ela, espero que tenham gostado, dúvidas é só me perguntar! Bom gente é isso ai, até a próxima  :urra:

That's All~