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Gr!Lo Development - Algoritmo [02] Variáveis

Iniciado por Vert, 04/03/2013 às 23:41

04/03/2013 às 23:41 Última edição: 05/03/2013 às 00:26 por Gr!Lo


E ai galera mais uma aula!  :XD:
Hoje vamos aprender o que é uma variável e como usa-lá. Espero que gostem!  :ok:

Aulas anteriores:
Spoiler






Variável

Na programação, uma variável é um objeto (uma posição, frequentemente localizada na memória) capaz de reter e representar um valor ou expressão. Enquanto as variáveis só "existem" em tempo de execução, elas são associadas a "nomes", chamados identificadores, durante o tempo de desenvolvimento.
Quando nos referimos à variável, do ponto de vista da programação de computadores, estamos tratando de uma "região de memória (do computador) previamente identificada cuja finalidade é armazenar os dados ou informações de um programa por um determinado espaço de tempo". A memória do computador se organiza tal qual um armário com várias divisões. Sendo cada divisão identificada por um endereço diferente em uma linguagem que o computador entende.
O computador armazena os dados nessas divisões, sendo que em cada divisão só é possível armazenar um dado e toda vez que o computador armazenar um dado em uma dessas divisões, o dado que antes estava armazenado é eliminado. O conteúdo pode ser alterado, mas somente um dado por vez pode ser armazenado naquela divisão.
O computador identifica cada divisão por intermédio de um endereço no formato hexadecimal, e as linguagens de programação permitem nomear cada endereço ou posição de memória, facilitando a referência a um endereço de memória. Uma variável é composta por dois elementos básicos: o conteúdo (o valor da variável) e identificador, um nome dado à variável para possibilitar sua utilização.

Fonte: Wikipédia




O que são variáveis em programação?

Simplificando... Uma variável é como se fosse uma caixa, onde você pode dar o nome que achar mais conveniente a ela, e guardar o que quiser nela. Veja como seria uma variável em desenho.


Então toda variável tem nome, tipo e conteúdo. As variáveis podem são classificadas em 3 tipos: Numéricas (Números reais ou inteiros); Caractere (Sequencia de textos); Booleanas (Verdadeiro ou Falso).

Em Portugol temos os tipos: Real, Inteiro, Caractere e Lógico.




Posso dar o nome que eu quiser a minha variável?

Na verdade não, existem palavras reservadas que não podem ser usadas como nome de variáveis, pois na hora da interpretação do código haveria um conflito e geraria um erro.




Lista de Palavra Reservadas:



aleatorio
algoritmo
arquivo
ate
caractere
caso
cronometro
debug
e
eco
enquanto
entao
escolha
escreva
escreval
faca
falso
fimalgoritmo
fimenquanto
fimescolha
fimfuncao
fimpara
fimprocedimento
fimrepita
fimse
funcao


inicio
int
inteiro
interrompa
leia
limpatela
logico
mod
nao
ou
outrocaso
para
passo
pausa
real
procedimento
repita
retorne
se
senao
timer
var
vetor
verdadeiro
xou




Não é preciso decora-la na medida em que for aprendendo o Portugol você ira saber quais nomes que não poderá ser usado nas variáveis.

Temos outras restrições que são importantes para o nome de sua variável:

1. O primeiro caractere de sua variável, deve ser necessariamente letra ou underline( _ ). Não pode começar em números.

2. Nomes de variáveis não podem ter espaços em branco. Uma variável correta seria CentroRpgMaker e não Centro Rpg Maker, tudo junto e sem espaço.

3. Não é permitido variáveis com mais de 127 caracteres. (Apesar de ser um absurdo criar uma variável desse tamanho...)

4. Em Portugol, diferente de outras linguagens de programação, as variáveis não são case sensivity ou seja ela não diferencia maiúsculas de minúsculas. Logo, CeNtRoRpGMaKeR = centrorpgmaker.




Tipos de variáveis e suas descrições:







TIPODESCRIÇÃO
InteiroRepresenta valores inteiros - Exemplos: 10, -5, 5, -10.
Real ou NuméricoRepresenta valores reais (Valores separados com pontos na parte decimal) - Exemplos: 10.0, 15.5, -14.67.
Literal ou CaractereRepresenta textos (sequencias ou cadeias de caracteres) entre aspas duplas - Exemplos: "Isso é uma cadeia de caracteres", "A", "123456".
LógicoRepresenta valores lógicos: Verdadeiro ou Falso.


Ah interessante, legal ver aulas de lógica de programação, isso deveria ser um pré-requisito antes de aprender Ruby por exemplo :P, apesar que eu acho que quem sabe inglês e já tem uma noção poderia pular direto por exemplo k x]. Só uma coisa, você colocou o 10 como real, o 10.0 seria um real :P, e talvez por curiosidade o _ só existe como se fosse letra porque não se pode espaços, sim você falou que não pode espaço, mas a razão do _ existir, é substituir esse espaço que não pode ter em nenhuma linguagem que eu conheça pelo menos :P, Ex: Centro_rpg_maker.

Sim sim esta certo Raizen, o 10 entra como numero real porque todos os inteiros participam de números reais, você pode sim fazer o que bem entender ali colocar _ para separar palavras não está errado.  :ok:

valeu manu!

OQUE x], mas tudo que falei foi totalmente diferente da sua resposta rs x].

só falei para corrigir uma coisinha na aula que é nos reais ter colocado o 10 :P, e não o 10.0 já que o 10 a máquina considera como inteiro e não real.

Ah e o _ é só curiosidade, apensar de ser interessante saber xD.  De resto espero as próximas aulas, parabéns por elas será muito útil *---*

nusssssss entendi errado kkkkk  :facepalm:
valeu man vou arrumar  :ok:


Estamos usando um programa para aprender Algoritmo, o nome dele é VisualG, por isso está em português, para melhor entendimento e para facilitar o aprendizado, mas é claro que as linguagens de programação serão em inglês.  :XD: