O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

RPG maker para uso comercial?venda de jogos?

Iniciado por Hazam, 22/12/2014 às 11:32

O rpg maker é uma engine com potencial para venda de jogos?

Eu comprei a key do rpg maker vx ace com o intuito de tenta fazer algum jogo para vender,mas eu vejo que é muito mais ligado ao Hobby do q pra venda.Eu vi na steam alguns jogos indie de rpg maker,mas tem um publico muito restrito,as vendas são baixas,é só quem conhece a engine que iria comprar eu acho.Em contra partida eu vejo muito jogo gratuito pra download.

RPG maker é uma engine de vendas?Alguem ai pretende comercializar seus jogos com rpg maker?Eu queria opiniões, exemplos sobre esse tema.

Odeio digitar por tablet, mas vou tentar opinar. Minha opinião aqui é mais de consumidor do que propriamente de produtor. Eu acredito que a engine possa sim produzir algo comercial, mas existem alguns problemas criticos que dificultam isso. O primeiro deles é a resolução do jogo, pois em tela pequena a tela fica, bem... pequena e em tela cheia perde-se muita qualidade. Não sei se ja encontraram alguma solução pra isso, mas até onde eu sei não.  A outra questão é a utilização do mouse. Um jogo sem suporte total ou parcial para mouse também nao é muito bem visto, e apesar disso poder ser feito, é preciso que fique bem feito. Fora isso, acredito que um dos principais fatores que os consumidores avaliam são os graficos, ou melhor, a arte do jogo, e a maioria dos jogos vendidos de rpg maker não tem graficos muito diferenciados, ou seja, ficam com cara de rpg maker. O ideal serial a parte grafica toda original, mas ai voltamos ao primeiro problema... vc cria uma arte linda, mas ela se perde por conta da resolução.  Uma outra opção interessante é, no lugar de vender, criar uma pagina, disponibilizar o jogo gratuito e deixar uma opção de doação para quem tiver interesse.

As vendas são baixas porque os jogos que tem lá são ruins, ponto >_>.

O jogador não se importa aonde foi feito, ele quer jogos legais :D, To the moon vendeu mais que 10 mil cópias pelo que sei, e é de RMXP, mas enfim, antes de pensar em vender, tem que fazer algo legal, tenta fazer um jogo ai por diversão e mostrei pro pessoal para ver o feedback, sem ficar nessa de tenho que vender e ganhar dinheiros.

Citação de: Raizen online 22/12/2014 às 12:08
As vendas são baixas porque os jogos que tem lá são ruins, ponto >_>.

@Raizen. Eu acho que os jogos estão dentro das limitações do rpg maker.Um jogo de rpg de menu como engine foi predestinada a fazer.Eu vejo nos comentarios o pessoal reclamando muito da similaridade de um jogo com outro feito tbm com rpg maker.

Eu não sei,só sei que estou arrependido de gastar meu suado dinheirinho com as licenças desse programa,mas o erro é meu,deveria ter pensado melhor antes gastar o dinheiro.

São parecidos porque todo mundo faz igual .-., tudo padrão do RPG Maker, todos gráficos padrões, todas as músicas do RTP, todos os sistemas que já estão prontos.

Qualquer carinha que fizer algo, supondo isso daqui,
Spoiler
[close]

Tenho certeza que ele saiu do basicão que sempre tem sendo apresentado lá, assim peguei o primeiro video que vi na lista do youtube, tem muita coisa criativa no rpg maker, e isso se extende a mapeamento, músicas, design e tudo mais, se quer fazer algo diferente do que o pessoal sempre apresenta com o rpg maker, tem que se dedicar e aprender tudo dele e fora dele, ao invés de pensar em ganhar dinheiro com isso, pense antes em ficar bom nisso >_>

Compartilho da ideia do Raizen. Antes também achava bem impossível, mas já vi jogos com
mecânicas piores que o RPG Maker e alcançarem sucesso ainda maior.
Apesar de sim, muitos julgarem a aparência do jogo, acredito que esses se enquadrem mais
nos consumidores mais novos. Quem conviveu com jogos de 2000 pra cá (que acredito ser
o maior público da Steam) valorizam a diversão que o jogo trás, e não só o que é possível
fazer por ele. Vide Flappy Bird, um treco atoa que fez um sucesso danado, claro que... fogo
de palha, tem que aproveitar quando a coisa pegar voo.
Mas como disse, não é qualquer RTP em português que vai dar lucro não.

Eu acho que sim, "To the Moon" é um exemplo de jogo comercializável, e na Steam é extremamente positivo (97%).
Então, sim ele é potencial para vender jogos... É só fazer bem feito, e tudo dará certo! Além de colocar um preço justo (como to the moon R$16,99).

Olha, eu não trato como uma engine para vendas, mas não deixa de ser possível.

Acho que tempos atrás era quase uma utopia, todo mundo pensava em fazer um jogo no RPG Maker pensando em vender e tal, mas na época era muito impossível porque não existia a Steam e a comercialização de jogos pela internet era baixa, sem contar que jogos indies não estava na moda como estão hoje.

Ou seja, acredito que a melhor época para se criar e vender projetos criados no RPG Maker é agora, talvez até venha a melhorar daqui pra frente, mas assim como o Raizen disse, é preciso trabalhar em cima do projeto e torná-lo diferenciado, o To The Moon que é usado de exemplo sempre, só atingiu o sucesso dele graças a história diferenciada.

Acho impossível criar um jogo comum, com gráficos comuns e sistemas comuns e querer ganhar dinheiro com isso, agora se tiver uma ideia estupenda, trabalhar em gráficos bem feitos e sistemas diferentes, aí sim pode ser que consiga, caso contrário o RPG Maker ainda vai servir como uma experiência pra quando migrar de engine.

22/12/2014 às 17:10 #8 Última edição: 22/12/2014 às 17:12 por Átilla
Gente, querendo ou nao, to the moon eh excecao.

Acho que a questao deveria ser: eh viavel usar o rpg maker como uma eninge pra jogos comerciais?

Eu acho que nao.
Jogos que consideramos bons no rpg maker geralmente usam algum mecanismo pra driblar as limitacoes impostas pela engine e, sinceramente, existem engines muito superiores e menos limitadas que o velho rm. Pra que ter que perder tempo reinventando a roda sendo que voce poderia estar usando ele pra implementar alguma feature nova do seu jogo?

Na minha opiniao, a vantagem do maker sobre outras engines eh a facilidade de aprender a usa-lo mas, pro consumidor final, isso pouco importa.

Enfim, a minha dica eh: O seu jogo se encaixa no padrao rpg maker? Se sim, que bom, use-o. Se nao, use outra engine.


Se você for um desenvolvedor de verdade, dá pra fazer o que o pessoal chama de "milagre".
Se você for só mais um, não vai movimentar dinheiro, não.

A engine é bem poderosa para se criar algo do nível da maioria dos jogos indie.
Sabe por quê esses jogos que você menciona parecem tão iguais? Pelo simples fato das pessoas não se importarem em diferenciar o projeto.
Se você der uma pesquisada, vai ver diversos projetos bons que nem parecem ter sido criados no maker.
Também não espere um milagre. Se quer algo bom, a engine te ajuda. Mas não é pelo fato dela ser fácil de se usar que você depende disso. Você tem que trabalhar e muito na engine, tem que esquentar a cabeça para fazer algo bom.
Tem que usar e abusar do complexo. Isso é no que os "Eventers" trabalham.
Você não tem que fazer um jogo nele pensando em vender. Você tem que fazer por que gosta e/ou outras pessoas gostam do que você tá fazendo.
Se for fazer para vender, vai ter que trabalhar de forma até desnecessária nele. Por isso quase todos nós levamos a engine como um hobby.
Tem makers aqui que não tocam na engine há meses, assim como tem makers que usam outras engines como Construct ou Unity.
Eles partem para outras engines para facilitar o trabalho para o qual eles querem desenvolver.
Como por exemplo: Dá mais futuro fazer um jogo de plataforma no Construct, assim como dá mais futuro fazer um jogo 3d no Unity. Por isso lembre, o Rpg Maker é uma engine para fazer jogos RPG e de preferência 2D.
Você pode fazer um jogo muito poderoso até mesmo com limitações. (Dê uma olhada no projeto Zu)

Bem, acho que falei muito, talvez tenha fugido do sentido do tópico. Mas é que um dia eu já pensei como você está pensando agora.

     Cara cada um usa a engine que gosta mais, ou que tem a maior afinidade. Eu já testei vários motores, como o Unity, Ethanon, Game Maker, Stencyl, etc. Mesmo assim continuo usando RPG Maker. Creio que é suficientemente válido o uso do RM para jogos comerciais. O problema é que quase todos os jogos de RM são muito do mesmo. Falta a criatividade, em vez de pegar aquele velho abs ou side view e fazer um oguinho bonnitinho, mas se conteúdo nenhum.



See Ya!
Mind: Até onde sua mente vai?

Eu acho que e possivel vender jogos!

Mas que seja um jogo legal e Bem feito!

Acredito que a melhor hora pra fazer um jogo comercial seja agora. O RMMV veio com possibilidades novas e isso pode ser muito bem utilizado para esse propósito. Questões como resolução baixa do jogo não são mais um problema, uma vez que há plugins que te permitem expandir isso até onde sua vontade quiser.

E eu compartilho do pensamento do Raizen, os jogos não são tão bem vistos porque ninguém parece se importar em fazer um jogo original, gráficos originais, história inovadora, sonoplastia que não seja do pacote padrão do programa, etc etc etc.

Procure os jogos na Steam que são feitos em RM, e veja quantos tem algo original (e de boa qualidade). Pouquíssimos! Sim eu já me dei o trabalho de procurar sobre isso uma vez e posso afirmar pra você, a maioria dos jogos que tem uma história legal, os gráficos são de RTP. E os poucos que tem gráficos legais e originais, pecam na história (Vamos esquecer 'To the moon' para isso aqui).

Não é só porque o programa é fácil de usar e da um suporte legal ao desenvolvedor que se deve relaxar em tudo. Se você quer fazer um produto bom, e pretende vendê-lo, o mínimo que se espera é um pouco de profissionalismo.

Até mais.