O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Debate CRM #3 - Linearidade ou Mundo Aberto?

Iniciado por Rickas, 17/04/2015 às 13:07





[box2 class=black title=O Quadro]
O DEBATE CRM é um quadro que criamos para que possamos juntos discutir sobre diversos assuntos relevantes ao RPG Maker, com isso esperamos elevar nossos conhecimentos e também repassar nossos conhecimentos e experiências aos demais.

De tempos em tempos novos temas e tópicos serão abertos, afim de abranger todos os temas possíveis de discussão, vocês também poderão enviar propostas de temas para novos debates, se assim quiserem basta enviar uma PM para algum membro da staff e seu tema será analisado e lançado assim que possível.
[/box2]




[box2 class=black title=Regras]
As regras são as mesmas das demais áreas do fórum, esperamos que debatam de forma consciente e que respeitem as opiniões adversas, qualquer opinião e resposta nesse tópico será bem-vindo, mesmo se sua opinião for diferente das dos demais. Vale ressaltar que o intuito desde debate não é o consenso sobre uma única resposta correta sobre o tema, mas sim o conhecimento de diferentes respostas e pontos de vista de outros membros. Qualquer alteração acima do normal será cabível de punição de acordo com as regras do fórum.
[/box2]




[box2 class=black title=Tema]
Mundo aberto ou linear?
Primeiro para os que não sabem, qual a diferença entre os dois? No mundo aberto(ou não linear) o jogador tem a possibilidade de explorar todo o "universo" criado pelo desenvolvedor, além de que podem haver vários modos diferentes de finalizar(isso quando é possível finalizar) o jogo, basicamente o personagem tem a liberdade até um certo ponto de fazer suas escolhas de onde deve ir, e no que fazer, as vezes seguidos por uma história linear que é apenas opcional(GTA por exemplo). Na história linear, o jogador deve seguir um certo fluxo para conseguir progredir no jogo, e várias áreas não são liberadas até atingir um certo objetivo.

   Nos jogos mais recentes, muitos estão priorizando o mundo aberto, pois é um modo de dar mais liberdade ao jogador, e esse é o ponto mais forte dos mundos abertos. Na história linear, é muito mais fácil o autor conseguir transmitir a história do jogo, ao invés de simplesmente deixar que o jogador faça, e esse é o ponto mais crucial de uma história linear, a história.
   
   E você acha que a tendência é os jogos serem de mundo aberto? O seu jogo será mundo aberto ou linear?
[/box2]

Eu vou mais pelo lado das antigas, eu gosto de jogos de mundo aberto de um certo modo, mas tenho um certo problema para entender o foco geral dele, até entendo, mas acho que em geral é algo simples e não uma história bem elaborada(justamente pelo fato de que ao "abrir" o mundo, os objetivos aparentam um pouco mais simples).

Claro isso não é uma regra para todos os jogos desse estilo, mas uma parte deles acaba seguindo isso. Eu prefiro que o jogo me direcione por um caminho, apesar de eu gostar de explorar, tenho uma vontade maior de conhecer a história do que olhar a paisagem, e por isso o jogo que estou desenvolvendo, e os que costumo jogar, eu opto por ser algo mais linear.

Eu curto jogos que me deixem mais livre, mas não livre livre. Um livre onde eu possa fazer tudo aquilo na medida do meu limite. As vezes uma linearidade combina com o game, e isso me deixa mais animado pra termina-lo. E também pelo simples fato que em mundo abertos demais, eu acabo me perdendo e não tendo a paciência de encontrar ou chegar até o outro lado do mapa pra fazer uma missão ou pegar/matar algo.

Enfim, eu levo isso de jogos de PS1/2 que me mostraram que jogos mais livres me deixavam mais entusiasmado pra sair andando por ai, mas acabava desanimando por se perder ou morrer.

Prazer, Terror dos Modinha

17/04/2015 às 18:15 #3 Última edição: 17/04/2015 às 18:17 por Lucas Leite
Desde 2001, quando GTA III arrecadou mais dinheiro do que a indústria dos video games pensava ser possível, boa parte dos jogos desenvolvidos têm usado o modelo de mundo aberto. Acho que a tendência é continuar nesse rumo, ainda mais agora que jogos como Minecraft e Terraria mostraram que é possível ter um mundo ainda mais aberto do que GTA e ganhar um bom dinheiro em cima disso.

Meu jogo será mundo aberto e com um foco não muito grande na história (de fato, nem existe um vilão na história de meu jogo; provavelmente usarei algum tipo de puzzle para substituir esse último chefe que não existe. Só o tempo dirá).

Ainda assim, embora eu prefira mundo aberto e acredite que é possível contar uma boa história usando este modelo (joguem The Elder Scrolls III: Morrowind se não acreditam), no fim das contas depende do jogo. Jogos como Mount&Blade e Dwarf Fortress, que dão liberdade total ao jogador, são muito divertidos e estimulam a criatividade de um modo que os outros não conseguem. No entanto, jogos lineares como Sonic 3 and Knuckes e Streets of Rage são tão divertidos quanto e raramente deixam o jogador perdido enquanto pensa no que fazer (exceto pelo Barrel of Doom na Carnival Night Zone Act 2 do Sonic 3. Eu ainda tenho pesadelos com aquilo). Os dois modelos tem seus méritos e, mesmo com a dominação do modelo mundo aberto, acredito que ambos ainda permanecerão no mercado por muito tempo.

17/04/2015 às 20:57 #4 Última edição: 18/04/2015 às 21:03 por Vash
 Bem... uma questão bem complicada. Eu mesmo optaria pelos dois modos, você poder seguir linearmente aqueles eventos com histórias/missões/cenas únicas e ao mesmo tempo poder dar uma fugida quando cansar disso por um mundo aberto um pouco diferente e mais tranquilo de lidar.

Porém se o jogo não leva bem isso, acabando ficando um mundo aberto muito grande ou com uma linearidade bem fraca que deixa de ser jogada.

E a tendência que vejo é esse mundo aberto se tornar maior tomando o lugar da história, ainda mais por estarem se importando com um multiplayer para explorarem um mundo com várias possibilidades.

2010 ~ 2016 / 2024

29/05/2015 às 13:28 #5 Última edição: 29/05/2015 às 13:31 por Pandrac
Acho bom jogos de mundo aberto, mas que deixem bem claro aonde você deve ir e o que deve fazer quando estiver a fim de fechar o game.
Pandrac.

Depende.

Depende do jogo, da proposta. Não cabe os desenvolvedores de Mário tornar o mundo aberto, tão pouco aos desenvolvedores de Perfect World torná-lo linear. A proposta apresentada por esses jogos acaba por influenciar significativamente nesse aspecto.

O meu projeto é liner, a proposta não permite que eu desenvolva um mundo aberto. Mas francamente, jogos de mundo aberto me chamam mais atenção.


Acredito que isso é algo bem difícil de se dizer, porque.. depende de certas condições da história para se definir se o jogo deve ser Linear ou mundo aberto, eu particularmente gosto mais de jogos Mundo Aberto, onde você pode explorar aquele lugar a qualquer momento, mas eu acho que logo os jogos pegarão uma tendência de História mais Linear, porque estamos sempre a mudar, uma hora todos preferem Mundo Aberto e outra eles querem algo mais Linear e por ai vai.

That's All~

Como um antigo professor dizia, e como nosso amigo Nandikki também disse. Depende

Cada jogo explora o universo conforme é necessário passar a história para o jogador. Não sei se é moda, mas os de mundo aberto estão em alta, e são pessoalmente os mais prazerosos de jogar!

 Geralmente os projetos de rpg maker tem foco na história, não vejo motivo para um mundo aberto que dispersa a atenção do jogador do foco principal.

Realmente, depende.

Na minha opinião:
Essa coisa se aplica em RPG's ou jogos de gêneros bem parecidos. Não vamos nem se quer cogitar "Mario em mundo aberto"(como Nadikki já disse), afinal o foco da franquia é um jogo mais simples, dinâmico e platafórmico. Ou seja, por ai já da pra perceber que tudo: DEPENDE!
Eu acabei aprendendo a gostar de jogos meio termo, onde seu objetivo é sempre seguir com a história(que por sinal costuma ser muito boa) porém tem um mundo grande e cativante para explorar. Aliás, cá entre nós, não adianta nada o mundo ser gigante e totalmente explorável se não for bem feito e cativante.

Geral:
Ambos gêneros são bons, tudo depende de onde e como vão ser utilizados. Porém atualmente o gênero mundo aberto está dominando. não fiquei pra trás Mario. T.T

Apesar de preferir lineares/meio-termo, gosto também de jogos mundo aberto(que para variar joguei bem pouco) . E enfim, em meu projeto estou trabalhando em algo meio-termo, onde a história sempre será o foco, porém, sempre quando o jogador quiser pode sair pelos locais(já acessíveis) e fazer diversas coisas, caçar, minerar, trabalhar, roubar e até mesmo se aprofundar mais na história falando com NPCs e conhecendo que tudo que acontece naquele mundo é de certa forma "verdadeiro e de fato aconteceu". Tenho dado muito foco ao realismo, onde até mesmo você acaba sendo as vezes forçado a parar suas obrigações, para conseguir alguma grana, já que dinheiro em batalha, você só ganha se matar alguém rico. Falei demais do meu jogo, mas é só para explicar que essa definição na minha opinião é a melhor forma de manter um consenso entre os dois gêneros, ou seja, algo meio-termo.


Claro que a resposta principal é "depende".

Mas, indo para o lado de gosto pessoal:
De uns anos para cá tenho reparado que eu prefiro jogos mais fechados. Não totalmente linear, mas não aberto também.

Basicamente, eu acho que muitas vezes fica uma questão de quantidade vs qualidade:

Um jogo totalmente aberto tem, em teoria, uma liberdade para você explorar diversos lugares, falar com diversas pessoas, fazer as coisas de diversos jeitos......
Mas o impacto disso costuma ser baixo. Esses "diversos lugares" costumam ser todos parecidos uns com os outros. Essas "diversas pessoas" muitas vezes tem falas literalmente repetidas entre si. E, mais relevante, suas ações raramente tem um impacto com efeito narrativo importante. Talvez você faça algo que mude o jeito que uma facção de NPCs te trata, ou faça outros te atacarem, etc - mas a narrativa em si dificilmente se adapta direito ao que você faz, quando a liberdade é absoluta.

Por outro lado, em jogos que são mais fechados, com algumas poucas escolhas, essas escolhas podem ser mais cruciais, afetando mais profundamente a narrativa e a história do jogo. Eu prefiro assim, em geral.

Mundo aberto? Hm...pensei logo nos world maps de rpgs clássicos. Aquilo dava um belo gosto de liberdade.
Zelda é um jogo linear, porém livre, para não dizer "mundo aberto". E existem muitos jogos assim.
Colocar um objetivo e permitir o jogador a visitar lugares anteriores via World Map ou andando mesmo, é algo que poderia ser colocado em prática.

É exatamente o que disseram acima.
Pra dizer mais: Outro jogo que é linear mas te permite explorar o mundo com uma "boa liberdade" é Chrono Trigger. O foco do jogo é seu enredo, mas já que acaba sendo parcialmente fechado, você pode fazer escolhas que mudam o final da trama de forma impactante, porém por ser aberto mas fechado ao mesmo tempo, você também pode fazer escolhas fora do roteiro principal, que mudarão de sua maneira própria o fim do jogo. Ou seja, é um jogo consistente, e é exatamente esse o problema de jogos de mundo totalmente aberto: A falta de consistência.
Mas bem, isso é minha opinião.


Olho os jogos de mundo aberto acho melhor,pois os jogos de mundo de aberto são maiores e com
jogabilidade mais livre,para os jogadores,e vários lugares para explorar feito pelo criador do jogo,e mais
cada lugar do mundo aberto podem ser variados e bem detalhados,isso vai depender de quem
criou,e quem geralmente cria esses jogos,são bem criativos ou não,ea jobabilidade pode ser diferente
em cada lugar do Mundo aberto,e bem legal guando botam segredos nos cantos dos mapas,já
a linear e limitada,e por isso que gosta de jogos de mundo aberto  :cool: ,minha opinião e do
mundo aberto mesmo.
Sera que mesmo eu ficando mais de um milenio aqui ainda vou
continuar a ser nob? sera???