O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

RPG MAKER MV OU VX ACE??qual é mais viavel?

Iniciado por Hazam, 11/12/2015 às 00:45

11/12/2015 às 00:45 Última edição: 11/12/2015 às 12:23 por Vash
Pra quem tem rpg maker vx ace ja é hora de mudar para o mv ou pode continuar no vx ace sem problemas?

Po cara, aqui vai a minha opinião. Eu tenho os dois , comprados pela steam, e apesar de toda a propaganda feita no lançamento do MV, ele não é "extremamente superior". Pelo contrário, eu diria que cada um tem seus prós e contras. Além dos gráficos do MV serem melhores, vejo dois motivos para migrar para ele: O primeiro é que você pode mudar a plataforma onde você quer que o jogo rode direto pela engine (Windons, Mac ou em Celulares), e o segundo é que o MV funciona em Java Script. Se você não pretende trabalhar com a linguagem de programação, ou se prefere a própria do Vx Ace do que o Java Script, não vejo motivos extremamente "fortes" para você migrar pra ele.

Espero ter ajudado  :XD: :XD: :XD:

Nota que o MV não converte totalmente o jogo para outras plataformas. É necessário passar por uma cambada de processos extra sem falar que o desempenho final é ruim.

O MV é praticamente a mesma coisa do Ace, com diferenças de resolução e o estímulo ao desenvolvimento independente de recursos para seus usuários.

Escolha a que achar melhor. Tem vezes que eu até prefiro o XP de todas essas engines.

Cara eu já vejo de uma forma essa questão. Cabe a criatividade de cada um para fazer algo diferenciado independente da engine que use. O MV tem a vantagem de rodar teu jogo em mobile entre outros meios,  mais se você pegar o RmvxAce e se dedicar mesmo ao programa, planejar seu projeto sempre buscando inovar, tenho certeza que muitos vão jogar teu jogo independente da engine que você utilizou. Mais o MV também pode ser grandioso, mais lembre a sua criatividade e esforço que vai fazer o grande diferencial. Faça um teste a que você se adptar é só focar que da certo.  :ok:

Uma coisa não tem a ver com a outra. O maker viável é aquele que atenderá suas necessidades da melhor forma possível. Não adianta pensar em portabilidade se pretende lançar o jogo apenas para PC, por exemplo.
Gifts: Mistyrol | [

Eu particularmente vou continuar utilizando o ACE. O MV é uma engine que não acrescentou muita coisa, não tem nada de tão inovador que me faça querer trocar de engine.

Sem falar que a diferença na grade gráfica do MV para o ACE é muito ruim, mas é tudo uma questão de gosto mesmo, é muito pessoal.

Como dito pelo Strato, é preciso ver o que atenderá melhor as suas necessidades.

Já que estamos em Discussão, eu prefiro o VXACE, acho ele mais legal e eu to acostumado, tudo depende de seus gostos e necessidades  :XD:

VX Ace é um brinquedo perto do MV.

Mas é um brinquedo bom que ainda dá para usar tranquilamente. Se ele suprir todas suas necessidades, não tem motivo para se sentir "forçado" em trocar.

É questão de listar seus requisitos. O que você quer no seu jogo?
Se o VX Ace cumprir todos eles, então ok.
Caso contrário: o MV não tem limites.

Bem, tenho que discordar de você nesse quesito, Ellye.
A engine em si já é limitada e não chega perto de engines como Construct2 ou Unity, porém é verdade que dá pra fazer coisas diferentes usando JS, mas se for parar para pensar nos erros que a engine possui em desempenho e problemas na programação do programa em si, é notável que não é uma engine apta a se trabalhar para coisas grandes.
Mas não posso falar melhor sobre as previous engines, que apesar de manterem a mesma limitação, são bem mais viáveis em certos quesitos como desempenho ou objetividade.

Em opinião pessoal, eu acho que eles fizeram tudo nas pressas, e todos sabem que dessa forma o resultado é previsível.

Citação de: Alisson online 15/12/2015 às 14:38mas se for parar para pensar nos erros que a engine possui em desempenho e problemas na programação do programa em si, é
Tipo? Quais erros?
E por quê o developer não poderia facilmente corrigir tais erros, se existissem? É tudo aberto, ao contrário do VX Ace e anteriores.


E sobre comparar com Unity: sem dúvida Unity é uma opção melhor para projetos que saiam do escopo de "RPG Maker", se não seria trabalho demais adaptar e tal, reinventar a roda.

Citação de: Alisson online 15/12/2015 às 14:38
Bem, tenho que discordar de você nesse quesito, Ellye.
A engine em si já é limitada e não chega perto de engines como Construct2 ou Unity, porém é verdade que dá pra fazer coisas diferentes usando JS, mas se for parar para pensar nos erros que a engine possui em desempenho e problemas na programação do programa em si, é notável que não é uma engine apta a se trabalhar para coisas grandes.
Mas não posso falar melhor sobre as previous engines, que apesar de manterem a mesma limitação, são bem mais viáveis em certos quesitos como desempenho ou objetividade.

Em opinião pessoal, eu acho que eles fizeram tudo nas pressas, e todos sabem que dessa forma o resultado é previsível.

Pq acha que construct2 é melhor?

15/12/2015 às 18:27 #11 Última edição: 15/12/2015 às 18:31 por Alisson
Se você tentar fazer um jogo de plataforma no Maker, vai conseguir, porém como a engine é focada em RPGs o resultado não será tão bom quanto um game feito no Construct2. Temos como exemplo diversos jogos que o Cronus faz na engine que nem imagino serem possíveis no maker, ao menos não com todas as funcionalidades.
Seria senso comum.

Edit: E Ellye, na verdade o MV ainda conta com alguns bugs que depende do seu sistema para perceber.
Ele trava bastante em alguns pcs caso haja queda de FPS, causas como o programa fechar sem nem dar um aviso do erro e o uso de memória é algo preocupante.
Raramente eu falo tanto assim :o

Citação de: Alisson online 15/12/2015 às 18:27
Se você tentar fazer um jogo de plataforma no Maker, vai conseguir, porém como a engine é focada em RPGs o resultado não será tão bom quanto um game feito no Construct2. Temos como exemplo diversos jogos que o Cronus faz na engine que nem imagino serem possíveis no maker, ao menos não com todas as funcionalidades.
Seria senso comum.

Isso é obvio, é o mesmo que construir um jogo no construct2 ou no MV de RPG qual você escolhia?

Depende. O MV já vem com um conteúdo pronto para a criação, já no Construct2 você precisa fazer tudo do zero.
Para um rpg normal, eu escolheria as engines da Enterbrain, já para um rpg diferente(depende da criatividade) aí seria no Construct.
Tudo depende de qual engine você acha mais apropriada para criar o jogo que tem em mente.

Bem eu já usei o construct2, e é porreiro para fazer corridas de carro tipo miniclip e plataforma, só que não me vejo a criar um RPG lá, até porque notava logo a falta do RTP, e o método de construção de mapas, a database é melhor no RPG, mas são opiniões xp!