O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

"Eu"quipe

Iniciado por DarkHyudrA, 14/01/2016 às 22:36

14/01/2016 às 22:36 Última edição: 14/01/2016 às 22:45 por Vash
Não tome nada deste tópico como verdade absoluta, às vezes um ponto de vista diferente pode estar correto também, assim como tudo na vida depende da situação.

Vi que já existe um tópico sobre o trabalho em equipe, que estava no meu escopo de tópicos a serem feitos, então, vamos pro próximo que é tão importante quanto: o trabalho solo!


Jack of All Trades, Pau pra toda obra, Da Vinci, Exército de um homem só, gíria pra isso é o que não falta, mas um dom que algumas pessoas conseguem ter, é a de ser boa, ao menos um pouco, em tudo.

Vamos definir, tudo, no âmbito de jogo: história, design geral(jogabilidade, mapeamento, etc), programação, arte gráfica e arte sonora. Quem consegue domar todas essas bestas sozinho consegue terminar projetos solo, só precisa de dedicação. Se você é um desses, para de ler isso e vá investir bem seu tempo!

Esse tópico é pra você, meu caro amigo designer que olha pro Ruby como se fosse a sua sogra, ou pra você programador que olha pra todos os instrumentos, notas e oitavos possíveis e pensa que aprender grego é mais fácil. Tipo eu, só ver o design tosco que fiz em 30 segundos pra servir de título do tópico mas que ficou feio feito briga de foice.

Agora, por que não uma equipe? Bem, "equipes" vem e vão, e você não precisa se esforçar muito pra ver que gente pedindo mais gente tem a rodo. E isso é mais do que normal, afinal ter controle básico  sobre uma engine como o RPG Maker é fácil, problema é ser bom com scripts, ou com sonoplastia ou desenhando. Afinal, quem não quer aquele sistema de batalha épico, ou aquela trilha sonora que não sai da cabeça, ou personagens únicos?

Todos queremos. Todos. Única exceção é quem faz jogo baseado em outros, que aí faz algo sem visar lucro e por debaixo dos panos e todo mundo fica feliz(ex: jogo de pokémon).

E como vou terminar meu jogo se tenho o charset do Jack, mas não consegui ninguém pra desenhar o face/busto dele? E eu queria um mega sistema de batalha lateral com vários recursos, mas ninguém altera o script pra mim? Eu não tenho uma música original pra marcar o meu jogo, e agora?

A solução é bem simples. Usa algo de graça. "Mas, na minha história o Jack é aventureiro de capa e só achei um personagem fullplate", muito bem então, mude sua história pra que o Jack seja um cavaleiro. Se adapte ao meio, não tente fazer o meio se adaptar a você, se você não consegue fazer tudo aquilo que quer. Não conseguiu um script perfeito? Use aquele que mais se adequa as suas necessidades. Não tá satisfeito com o RTP mas quer algumas músicas? Aqui tem música feita de graça pra ser usada até mesmo em projetos comerciais

No pior dos casos, adote recursos simples, como por exemplo, desenhos 8 bits. Afinal, se minecraft depois de tantos anos chegou a valer 10 bilhões, não vai ser o estilo gráfico que vai julgar o quão bom é o jogo. Quer um exemplo menos exagerado? Undertale. Os gráficos daquilo me doem os olhos às vezes, mas o jogo é excelente segundos todas as críticas.

Agora, você deve ter se perguntado, "por que então não viro bom de tudo um pouco?". A melhor resposta que posso te dar é que: não vale a pena o tempo perdido. É bom conhecer, ter noções básicas pra poder improvisar, mas, dominar um Photoshop da vida vai te tomar algumas semanas, desenhar o básico num GIMP ou Inkscape, mais algumas semanas, dominar o Pixel Art em todos os tamanhos? Um ano, mínimo. Aprender RGSS e nunca ter programado antes? Capaz até de nunca entender 100%. Sonoplastia nem faço ideia.

É importante separar teimosia de persistência, se manter de firme pra tirar tudo de bom de algo é mais do que importante, mas você parar seu projeto por completo por meses porque quer seu próprio recurso, isso é teimosia. No fim das contas você vai estar tão cheio de si mesmo e do seu projeto que ele vai ser cancelado. Não cometa esse erro. Siga em frente. Tente liberar seu jogo, pode até não ser totalmente do jeito que você queria, mas a experiência, você conhecer mais pessoas através do seu trabalho, ver as reações de jogadores do seu trabalho; tudo isso é mais importante do que aprender a fazer o seu próprio recurso.

Em equipe, seja com amigos ou não, sem dúvida alguma se torna menos difícil, mas sozinho é impossível? Não mesmo. Tem muita obra prima feita por uma única pessoa. E é por isso que você não deve desistir mesmo sozinho, mesmo com recursos de graça, vá, e tente conquistar o seu projeto.



Post inspirado nas várias dicas que o www.lostgarden.com já me deu em todos esses anos que o acompanho
Our work is never over

Seu texto é bem interessante. Eu queria me atentar para um ponto que me chamou atenção: Recursos de graça.

Por muitas vezes a gente prefere utilizar gráficos de outros jogos, filmes e etc, mas tem bastante recurso bom de graça e que ajuda muito a dar uma cara mais própria ao seu projeto. Eu não me importo de jogar jogos com recursos alheios, mas devo dizer que quando estou jogando um projeto e me deparo pela decima vez com a música de final fantasy ou de outras franquias conhecidas é bem chato, deixa o seu jogo sem personalidade e acaba dificultando a divulgação do mesmo(caso você pretenda mostrar pras comunidades gringas, já que lá eles são mais severos com essa questão dos direitos autorais)

Enfim, só queria dizer isso.

É um bom texto, gostei de ler.
Eu sempre trabalhei sozinho em tudo o que faço. Uma hora ou outra peço umas dicas sobre o que fica melhor em certas situações, mas sempre gostei de fazer toda a prática por mim mesmo.
Para se ter uma equipe, é melhor quando se possui uma boa administração. Cada pessoa possui um tempo para fazer as coisas, um tempo para dormir, um tempo de trabalho/estudo e algumas podem ficar sem tempo de uma hora pra outra. É complicado depender disso.
Mas mesmo trabalhando sozinho, você pode pedir por alguma coisa nos fórums, seja algum recurso, alguma ajuda ou simplesmente debater sobre o assunto.

@eros2 : Os gringos são bem críticos em relação a direitos autorais lá porque tem muita coisa que é comercial lá. Por exemplo, aqui, além de vender a própria série de jogos eles vendem também jogos de outras pessoas. E nesse caso, se você tentar ganhar dinheiro sobre o trabalho de alguém sem permissão, prepara pra se incomodar.  E caso use recursos de graça, é importsnte lembrar de citar os criadores do recurso num arquivo leia-me ou na seção de créditos do jogo.

@Alisson : primeiro de tudo obrigado! Só fiz questão de compartilhar do pouco que sei pro povo ter uma noção mais realista do desenvolvimento dos seus projetos, afinal quem começa na grande maioria acaba começando e terminando sozinho.
Isso é bem importante sem dúvida alguma, cedo ou tarde é bom que alguém de fora veja como está o jogo, teste ele, experimente. Um beta test. As vezes pra você que está projetando e convive todo dia com o projeto esteja tudo claro e bom, mas e pro jogador será que ele vai entender tudo facilmente como você?
E sobre pedir algumas coisas, sim, pequenos detalhes de script, um logo pro jogo, pequenas alterações nos personagens; existem várias coisas que algumas pessoas podem te ajudar. Afinal, o intuito é manter uma boa comunidade, já que ajudando um, tu ajuda a todos a manter uma harmonia entre todos os gamedevs.
Our work is never over

Texto interessante, eu por minha vez já tentei fazer equipes mas nunca tive sorte, prefiro acreditar e ser positivo e acreditar que cada maker é como todo ser humano, tem seus próprios desafios.

Mas eu tive sorte de encontrar gente que me passasse recursos e dicas e anotei tudo que pude e salvei. Estou trabalhando em um projeto solo mas tento fazer uma lista do maior número possível de fontes que tirei meus recursos e colocar nos créditos finais do jogo como forma de agradecimento.

As vezes me chateia quando vejo uma multidão de recursos medievais e raros modernos, fico chateado quando vejo makers fazendo coisas tão criativas e a ideia simples que quero como resourcer não aparece como por exemplo policiais modernos masculinos e femininos, por incrível que pareça são raros de encontrar principalmente os femininos, então eu resolvi trabalhar com uma engine antiga que é o Maker 2000 pois lá tem quase tudo que preciso e sites que possuem muitos recursos antigos porém que podem ser editados e fazer algo novo, agradeço aos makers que estão na lida a muito tempo.

Enfim: Não condeno os makers que não me apoiaram, como eu disse todos temos desafios, muitos querem ajudar mas não podem por inúmeros motivos, mas cada ajuda que eles me dão pra mim é como achar uma pepita de ouro grande em um garimpo, fico grato.

Espero que ninguém fique com raiva de mim. Estou trabalhando só por enquanto e acho que talvez alguma hora dessa eu consiga uma equipe.

A maior questão para decidir fazer um projeto por conta própria é conseguir ter uma noção realista de escopo.

Existem pessoas que realmente possuem habilidades em todas as áreas envolvidas na criação de um jogo (por exemplo), mas mesmo nesses casos é óbvio que algumas áreas vão lhe ser mais fáceis ou mais difíceis do que outras. Equilibre seu escopo de maneira a adequar isso corretamente.

Eu, por exemplo, tenho zero habilidades para gráficos 2D. Um projeto que eu trabalhe sem equipe precisaria ser possível de ser feito apenas com gráficos extremamente simples, ou com gráficos 3D - e mesmo assim com certa limitação porque também não é minha área de foco. Sonoplastia seria limitada a opções gratuitas de uso livre, e música provavelmente também. Tentar criar um escopo acima disso iria resultar em frustração.

Mas uma coisa legal de tentar fazer algo por conta própria assim é que você acaba sempre aprendendo algo novo sobre as outras áreas, ao menos um pouco. Da última vez que tentei, por exemplo, acabei aprendendo um pouco sobre criação de MIDIs que ao menos não fossem horríveis de ouvir.