O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Você se inspiraria em um filme B ou jogo B para criar o seu projeto?

Iniciado por Adriano Henrique, 29/02/2016 às 17:43

Olá pessoal, bom o título é auto explicativo mas vou detalhar um pouco mais.

Um Filme B geralmente é um filme com poucos recursos ou pouca notoriedade e o mesmo equivale para seriados que, mesmo fazendo sucesso do tipo A, eles usam ideias inspiradas em filmes B. Exemplo: Supernatural é um seriado de sucesso porém os monstros da série (e heróis) também são pouco trabalhados em matéria de efeitos especiais (Vampiro não tem asas de morcego, Lobisomem não vira um Van Helsing, o Teleporte é quase sempre apenas sumir de cenas com alguns efeitos e etc...) sendo raro ver grandes efeitos em produções "pequenas"

Poderia citar outros filmes como Fenômenos paranormais, Anjos das Trevas, Atividade paranormal, REC 1, 2 e 3 e VHS 1, 2 e Viral.

Jogos tipo B também são a mesma ideia como Spin offs.

Então vem minha pergunta: Até que ponto o B tem sua "elegância e brilho"?

Gosto tanto de um como do outro, e vocês, se inspirariam neles?

Isso foi algum tipo de indireta para FF Tactics? haha
Esse tal suposto jogo B que propõe pode ter o brilho como qualquer outro jogo, não é porque há um "rótulo" que ele se torna inferior. Assim como preconceito existe na cabeça de pessoas naturalmente preconceituosas, e não no objeto.

Outro jogo que gosto e me inspiro é a série Persona, um spin-off de Shin Megami Tensei. A verdade é que nunca tive interesse em SMT, pra mim todo o brilho e elegância está no spin-off e não na série principal que mais parece um cult.

Respondendo o tópico: acho perfeitamente válido.
Gifts: Mistyrol | [

É óbvio que isso tudo depende em como a mídia (Jogo/Filme/Romance) é executado. Outro também que usou pouquíssimo (Ou nenhum!) recurso foi A Bruxa de Blair, que usou a confusão dos próprios artistas e o medo do desconhecido como o grande impacto do filme. É interessante você falar isso por que me lembra de projetos em RTP ou com gráficos mais precários. Mas no final das contas, tudo depende de como a história e a mecânica de um jogo são executados.

(E VHS que me lembro usa bastantes efeitos. São meus filmes de horror favoritos, falando nisso. x)

"B" é razoável

mas raros são os jogos "artísticos",
que tem elegância e brilho
material reduzido, que vale notoriedade

Certamente, inspiração sempre é importante, afinal nada se cria hoje em dia. Mas acho que deve haver sempre uma "âncora" para ser lançada quando as inspirações/referencias do autor começarem a extrapolar o limite do bom senso.

Acredito que a tarefa mais importante de quem produz um filme ou jogo B é saber fazer uso dos poucos recursos que tem a disposição. Um bom exemplo disso é o primeiro Evil Dead, um "crássico" do cinema Trash(que inclusive chega a ser pior que o cinema "B" em alguns casos)o diretor conseguiu fazer uso de coisas que já haviam sido usadas aos montes, a premissa de ter jovens indo para uma cabana longe de tudo e todos, uma entidade os ataca, morrem um a um e por ai vai. Mas, não é por que ele está usando coisas já estabelecidas no cinema e outras mídias que ele não pode inovar também, o cara foi um dos "fellas" que criou a famosa "visão do monstro", quando nós, espectadores, enxergamos no ponto de vista do vilão, seja perseguindo alguém ou observando de longe. Ou seja, não importa de onde venha a inspiração, como você a usa e o quanto usa, oque interessa mesmo é se você vai ter jogo de cintura para fazer todo o resto funcionar, por que não adianta encher-se de referencias e inspirações se no final elas acabarem tomando conta do seu trabalho. No fim é tudo questão de cálculo e organização.  :XD:

"Gosto tanto de um como do outro, e vocês, se inspirariam neles?"

Essa pergunta é bem irrelevante na minha opinião. Inspiração vem de qualquer lugar e de qualquer coisa, tanto coisas boas quanto ruins podem ser inspiradoras.

"Jogos tipo B também são a mesma ideia como Spin offs."

Não entendi. Quer dizer que jogos como Pokémon Mystery Dungeon ou Persona (spin off de SMT) são jogos "B" mesmo tendo um alto valor de produção e sendo feitos por estúdios grandes? Acho essa comparação bem equivocada. Jogos B, creio eu, seriam os jogos feitos por estúdios menores que ainda recebem suporte de publishers pra aparecer no mainstream, ou que conseguem alcançar uma alta visibilidade de outras formas.

Jogos de RPG Maker, no caso, seriam jogos "C" pra baixo na miha opinião. São jogos de baixíssimo custo (comumente custo 0), geralmente feitos por 1 ou poucas pessoas e muitas vezes usando material gratuito e genérico já disponível pra uso.

Enfim, qualquer coisa pode ser boa e influente independente do valor de produção, assim como muitas coisas com valor de produção alto ainda podem ser lixo.

Complicado.
Depende de  que jogo / filme estamos falando, como não foi algo específico, vou deixar minha opinião no geral aqui, lembrando que é minha opinião o que eu acho e no momento em que estiver escrevendo estarei olhando a um ponto fechado, sem analisar o resto das coisas então.. se sair alguma coisa que você não concorda ou pense "Ah mas tem esse ponto e esse", se eu não citei aqui não pensei nele, sorry.

Pois bem, acredito que na visão dos produtores, quando eles vão fazer um jogo tipo 'B', usando o seu exemplo acima falando dos Spin Offs, normalmente a maioria deles não tem o mesmo capricho e a mesma disposição de quando fez a franquia principal, as vezes isso causa os famosos probleminhas, faltas de efeitos, isso os transforma em algo do tipo 'B'.

Até onde eles tem seu brilho... bom, acredito que até o momento em que esses erros se tornam constantes, repetitivos e sem graça, acho que é ali que o brilho deles começa a apagar.

Comentando agora, aproveitando aliás que o Cronus citou os jogos de RPG Maker, acho que seguimos um mesmo padrão, nível B, claro os melhores jogos na Engine apenas, porque o tanto de jogo mal feito que se vê ai é grande. Mas eu acho que jogos, mesmo sendo feitos no RPG Maker tem uma qualidade legal sim, mas tudo depende do capricho do produtor e também do estilo de jogador que está jogando o jogo.

Mas enfim, é apenas isso mesmo.  :XD:

Alguns jogos e filmes são feitos de propósito para serem B como alguns filmes Europeus ou Asiáticos (mas que acabam se saindo muito bem como por exemplo o Fan Filme de Street Fighter Assassin's Fist).

Mas quando eu falei sobre jogos e filmes B eu tinha em mente projetos que foram planejados pelos seus autores para serem tipo A mas acabaram "naturalmente" se tornando tipo B.

Desculpe se não fui muito claro no primeiro post, mas é essa a ideia mais ou menos que eu lhes pergunto.