O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Com o RPG Maker MV, vale a pena investir no desenvolvimento mobile?

Iniciado por KáHh, 03/03/2016 às 17:41

Boa tarde galera,

Estou com um plano de criação para desenvolvimento em android/ios.

Vale a pena investir no desenvolvimento do RPG Maker MV? Ou devo escolher outras opções?

Valeu!
Sou eu.
                   

Eu diria que vale a pena caso você não prefira usar o Game Maker ou o Construct, que são plataformas que acho melhor pra criação de algo do gênero.

Mas caso ache mais facilidade e comodidade usar o RMMV, vá por este caminho.
As vantagens de se usar o RMMV é não precisar de tanta programação assim, creio eu, já que no Game Maker você tem que fazer bastante coisa e o Construct só não vem recursos gráficos.
Your drill is the drill that will pierce the Heavens!

Tudo depende de como você gosta de trabalhar e como você vai trabalhar.
O RPG Maker MV oferece uma base bem completa até para você desenvolver seu projeto, mas tudo vai depender de como você olha para a plataforma e se você vai conseguir trabalhar com ela, não vou explicar muito, porque é simples! Se faça as seguintes perguntas:

Você gosta da Interface do programa ?
Você acha que ele possuí a base que você precisa, ele te da as ferramentas básicas que você precisa pra desenvolver seu projeto ?
Se não, você está disposto a desenvolver por si próprio ?

Entende ? Tudo depende de você!  :XD:

Eu sei que você tem experiência o suficiente pra não se limitar apenas ao MV por pura comodidade. Acho que tem mais a ver com o que você quer fazer e o quanto pretende se dedicar a esse projeto.

Minha sugestão é que se você pretende fazer algo sério escolha uma engine mais sólida porque o MV ainda é mais como um passo no escuro nessas plataformas. Obviamente isso também é opinião de quem não gosta da engine, não nego.

o/


Difícil eu te dar certeza na escolha, mas se sua intenção for rpgs bem programados, com interfaces
maneiras e muito interativo, eu não investiria no MV não. Ao menos por agora, ele é bastante instável
em navegadores e plataformas móveis, mesmo quem usa Mac tá tendo alguma dificuldade a mais
quanto a atualizações e resolução de bugs.
A Kadokawa parece querer investir mais nessa versão, a atualização de hoje foi uma amostra disso,
e que dessa vez tá ouvindo mais os usuários. Acho que com tempo ela refine a engine mais um
pouco, principalmente no alcance a outras plataformas além PC, mas fico só no acho por enquanto
mesmo.
E claro, se sua intenção não for rpg, existem engines que vão proporcionar mais facilidade.

Olar

Realmente depende do seu escopo. Se você quer fazer um RPG no estilo sugerido pelo RM e não quer lidar com o trabalho de programar uma engine de RPG do zero, o MV ainda é uma boa escolha pois proporciona a comodidade de ter essa estrutura pronta pra uso e facilmente customizável. Se você pretende fazer um jogo de outro tipo e sem foco nos elementos de RPG, como um jogo de exploração/aventura/VN ou afins, há outras alternativas melhores e mais estáveis.

Eu fiquei com dúvidas também, mas dependendo do tipo de jogo que você for criar, por exemplo um puzzle pode dar mais certo com a maioria dos usuários de mobile, mas também pode dar certo criar um jogo "padrão" do Rpg Maker se tiver algo interessante nele, como a história ou a jogabilidade.

Acho que você deve tentar, boa sorte com o projeto. Beijos e abraços. s2