O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Elegância vs Praticidade

Iniciado por Adriano Henrique, 19/01/2016 às 15:05

Saudações pessoal tudo bom? Em primeiro lugar não venho condenar ninguém, pelo contrário sou como qualquer pessoa, posso ser bom em várias áreas mas não em tudo.

Se minhas perguntas e dúvidas ofenderem alguém, peço ao moderador que tranque ou apague esse tópico, mas vamos as questões.

Quero fazer personagens até ai beleza, mas para ficar algo legal eu faço apresentações na pasta picture e coloco para rodar em determinado evento apresentando o desenho dele grande, porém eu não sei desenhar, mas a arte do desenhista é boa, mas não tenho como entrar em contato com o cidadão pois ele é estrangeiro ou esta de alguma forma sem possibilidade de responder meus pedidos, então eu posso usar a arte dele mesmo assim desde que eu coloque os devidos créditos?

Meu jogo é sem fins lucrativos, não penso em tirar de "César o que é de César"
Existem Makers que estão fazendo reboot de outro game e eu acho isso muito legal, pois ele está homenageando o artista, a mesma vale para os Fangames de Resident Evil por exemplo, tudo homenagem e carinho dos fãs.

Pra finalizar fica uma das frases mais marcantes da pós modernidade: "A melhor forma de homenagear um artista é imitando sua obra".

19/01/2016 às 15:20 #1 Última edição: 19/01/2016 às 15:49 por Rayner
Olá Adriano, Boa Tarde!

Olha, as vezes pode e as vezes não. Quando alguem posta alguma coisa como um desenho por exemplo, no lugar que ele posta ele diz se é com fins lucrativs ou não. Se for, você não pode usar, deveria pedir a permissão dele ou pagar pelo desenho, se não... as vezes o autor posta a imagem/desenho dizendo as condições de uso do desenho disponibilizado. Aqui mesmo eu já vi tópicos com desenhos sem fins lucrativos onde o autor disse que para poder usar tal desenho deveria pedir a permissão dele. No caso sendo um estrangeiro, acho que pode sim usar o desenho dele desde que dê os devidos créditos é claro.

Também já vi alguns jogos sem fins lucrativos onde o criador usou imagens já prontas (que não foi ele que fez) para o jogo dele e é claro, ele deu os devidos créditos ao autor de tal imagem/sistema/código e etc que ele "pegou".

Acho que deveria ver direitinho as condições de uso (se tiver e caso for em outra língua, sugiro usar o Google Tradutor) das imagens disponibilizadas pelo autor para não haver futuros problemas. Mas lembre-se que sempre deverá por os devidos créditos ao autor.(Caso eu não tenha sido claro)

Edit: Sugiro que treine e tente fazer seus próprios desenhos. Quando vc começa vai ver que é bem legal.

Espero que tenha entendido.

Até Breve~
O livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado.

------------


19/01/2016 às 15:35 #2 Última edição: 19/01/2016 às 15:40 por DarkHyudrA
Créditos SEMPRE devem ser dados por qualquer coisa de graça. Única exceção é quando o próprio autor diz que não precisa.

Agora, mesmo que você dê os devidos créditos, isso não quer xizer que tu pode sair copiando desenho dos outros. Entenda que sites xomo por exemplo o deviantArt são pra mostrar portfolio, e não pra sair usando por aí a menos que o autor diga o mesmo.

Sua sorte é que nosso mundo de RPG Maker é pequeno demais pra qualquer pessoa chegar ao ponto de abrir um processo por direitos autorais. Então, vai na fé que dando os devidos créditos tu não vai se incomodar.
Our work is never over

Ainda que na melhor das intenções, todo e qualquer uso deve ser previamente autorizado pelo autor.
Se ele não falou em nenhum local as condições de uso de suas artes, cabe a você, interessado em
usá-las, perguntá-lo sobre essas condições, independente desse uso ser comercial ou não, por hobbie
ou não, para usar uma vez ou trezentas. Se enviar uma mensagem requisitando essas informações
do autor é difícil demais ao interessado, é melhor que não use, vez que isso não se compara ao trabalho
que o artista teve em produzir as artes.

Anyway, crescemos desenvolvendo projetos cm conteúdo de terceiros, na maioria das vezes internacionais,
e às vezes até ripados de jogos que já existem, se não pirateados de recursos atuais. Como os direitos
autorais do RPG Maker não são aplicados pela jurisdição brasileira, isso acaba não nos afetando. Os únicos
que poderiam vir a controlar isso seriam os moderadores de onde se publicam essas imagens, porém nem
todos podemos sair verificando se João pode usar imagens de Pedro. Cabe ao bom senso e ética de cada
um preferir agir ao modo correto e honrado, já que somos crescidos o suficiente para distinguir entre o
certo e o errado.

Eu por exemplo usava bastante coisa dos outros e tacava o foda-se, mas depois procurei me esforçar mais
pra produzir minhas próprias coisas. Podem não ser tão boas quanto à de um gringo, mas é o que posso
chamar de minhas e não precisar de autorização de ninguém. E com o tempo vai melhorando, creio eu.

Sim eu pretendo dar créditos ao autores, muitas imagens ou são arte conceitual para promover filmes e games, ou são de baixo interesse pelo público ou são de produtos esquecidos por assim dizer.

Exemplo: Fotos de games antigos, ou art conceitual de jogos novos ou fan service, ou de jogos que foram cancelados.

Isso vale ao meu favor?

E obrigado pelas informações.

Hmm... Essa é uma questão interessante.

Bem, é como disseram, por melhor que seja sua intenção se o material não for disponibilizado pelo autor, é mais do que obrigação entrar em contato com ele fazendo um pedido quanto ao uso do material.  De toda forma, não é isso que quero falar aqui.

O título do tópico é 'Elegância vs Praticidade " e no final das contas a pergunta proposta não tem muito haver com ele, então vou tentar dar uma resposta que siga pelo caminho proposto inicialmente.
Digamos que é muito fácil encontrar materiais para RPG Maker pela internet, existem aos montes, Mack, Celianna, Kaduki, etc... Todos livres para o uso não comercial. Eu chamaria isso de Praticidade
Tendo em vista isso, veja a quantidade de projetos que fazem bom e mal uso desses recursos, veja quantos makers o usam, quantos jogos prontos e não prontos são feitos a base dele. Depois de tanto serem usados, esses recursos passam a ser considerados ruins por conta dos projetos má qualidades que podem ser encontrados os utilizando, ou repetitivo pela quantidade de projetos ruins ou não o utilizando, ai que entra o que eu chamaria de "Elegância".
Quantas pessoas no meio Maker tem se esforçado para saírem do padrão e fazer jogos inovadores ou ao menos diferentes? Se esforçado para ter no minimo um visual único? Provavelmente não são muitos e eu não posso ser considerado um desses, afinal em meus projetos faço uso dessa maioria de materiais que todo mundo usa, afinal, como a maioria das pessoas eu não possuo experiencia com PA ou simplesmente com desenhos. O que nós podemos fazer? Eu diria que nos esforçarmos é a melhor atitude numa situação como essa. Nos esforçarmos, talvez tentando aprender uma especialidade ou simplesmente nos esforçarmos para fazer algo diferente fazendo uso desses recursos que já se tornaram imensamente repetitivos.

Bem, só para finalizar, nada na internet pode-se ser proibido, por mais que existam leis ou direitos autorais. Dou exemplo apenas do meio Maker: Quantos jogos reutilizam músicas de outros jogos? Não há nem como conta, né? Por mais que possa parecer justo aos nossos olhos, é algo inevitável. Outro exemplo, agora vendo o outro lado: Consegui um Concept Artist para criar artes originais para o meu projeto, quando eu postar o tópico do projeto no fórum, todo mundo vai ter acesso aos recursos e consequentemente irão usar. Por mais que eu queira manter os recursos como originais do meu projeto, é algo inevitável e que eu não conseguiria evitar.

Elegância vs Praticidade sempre estiveram lado a lado em uma batalha sem fim, entre os pobres e os ricos. Entenda isto como quiser.




Desculpe-me se viajei em algum momento, mas foi uma ótima oportunidade de deixar minha opinião sobre o assunto. ;)


Sem problemas, mas eu tenho uma dúvida que me pegou a 2 dias atrás: O que significa Open Format lá no Deviantart?

Desculpem desenterrar, mas essa discussão veio a calhar aqui!

Estou com meu projeto e uma pequena equipe (e recrutando mais gente ainda) e estavamos em uma discussão aqui sobre usar gráficos do RTP (legal e prático) vs RIPs (ilegal e elegante).

Me encanto muito com os gráficos dos jogos comercias, mas não gosto muito da ideia de ficar na "surdina", fora o fato de que comprei o MV na steam justamente pra poder lançar meus projetos até em app stores, algo que usando RIPs ia atrapalhar e impossbilitar esse tipo de coisa.

O problema é que o estilo do VX pra frente, chibi, é HORRÍVEL pra mim e nada tem a ver com o look dos JRPGs dos anos 90, gráficos HD e músicas de qualidade realística não é realmente algo que eu queria no meu projeto.

Esses dias falando com um amigo também maker que usa RIPs sem cerimônia, o que ele disse foi que "quase todo o cenário maker usa rips nos jogos", ou que "fazer gráficos originais só foderia com seu tempo, além do desenvolvimento do projeto que ficaria mais lento também."

O meu caso é que como não tenho artista fazer gráficos do zero é impraticável. Eu mal estou aprendendo a arranjar midis ao estilo dos jogos antigos (outro duelo elegância x praticidade: todas as soundfonts que eu conheço de 16-bits são ripadas de rpgs do SNES) e não tem como acumular mais isso também, principalmente pixelart que é algo tão artístico.

De qualquer maneira, as respostas do King Gerar e do Skyloftian mataram a pau.

Vou tentar lhe ajudar, eu tento pegar desenhos e materiais que não fazem falta ou são muito antigos. E detalhe sem fins lucrativos.

Mas se for possível entre em contato com o artista original e lhe peça permissão, geralmente a resposta será "tudo bem eu permito, apenas me de os créditos".

Sei bem o que você esta passando, também luto para não desrespeitar ninguém. Mas geralmente os projetos são sem fins lucrativos (os jogos feitos pelos Makers).

Mas repito, faça algo free se for nessas condições.

Peço que alguém me corrija se eu falei besteiras.