O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

O que acham de umas aulinhas sobre o XAS?

Iniciado por Sotelie, 03/04/2016 às 06:52

Xiderowg Action System, também conhecido como XAS é uma série de scripts que implementam um sistema de manipulação de eventos elaborado para as engines RPG Maker.

O sistema foi criado por Xiderowg e melhorado para a Hero Edition nas mãos do MogHunter.

Foi considerado o melhor sistema ABS dessas engines, no entanto sua dificuldade assustou muitos iniciantes, o que fez apenas poucos makers serem capazes de utilizar o sistema.
A verdade é que o XAS é um sistema extremamente simples e leve, no entanto é altamente recomendável que você saiba mexer na engine antes de utilizar. Eu diria que se você tiver uma noção do funcionamento de switches e variáveis, então não terá muitos problemas.

Eu mexo no XAS desde a primeira versão, sendo no XP. Então queria saber se alguém se interessaria em algumas aulinhas em vídeo sobre como usar o sistema do zero.
Se futuramente ele receber uma versão em JS para o MV(tomara) a galera já estaria preparada pra usar.

É só isso. Até~

Seria muito bom e útil porque tem muitos makers que desistem de criar um jogo com este sistema pelo fato de acharem complexo, deixando de lado um trabalho que dele poderia sair algo incrível...
Eu adoraria ter aulas sobre o XAS (mesmo usando o SAS mas, quem sabe eu possa mudar de ABS  :lol: )
Resumindo: Seria uma boa, eu apoio!
:ok:

É ótimo saber disso :)
E de fato, muitos deixam de usar o XAS pois não fazem ideia de como o sistema funciona. Ele vem com um manual, porém ele só apresenta as informações sistemáticas de configuração. Não ajuda muito quem quer começar do zero.
Gosto de ensinar pensando em quem vai aprender, explicando as coisas que vou fazendo direitinho. Espero em breve trazer essas aulas ^-^

Vai fundo nessa ideia amigão, vai ser ótimo!
Quando eu conheci o XAS fiquei perplexo, sorte que havia alguns guias de como usa-lo. É como você disse, de começo parece um sistema beeem complexo, mas na verdade é bem simples, só ter uma noção básica da engine em geral.
Acredito que a coisa mais chata no XAS, é arrumar a parte visual, mas só pra quem tem preguiça mesmo. :C


Gostei da iniciativa, opa vai ser bom aprender algo novo. ><
''Seu corpo pode te deixar atraente,
seu sorriso pode te deixar linda,
mas sua personalidade pode te deixar irresistível''.

Com certeza! Eu aprendi a mexer o básico dele, mas em criar skills sou uma decepção, eu aliás estou me surpreendendo com o GML, famei bastante exp no jogo já xD Me surpreendeu a forma que você configurou o sistema, ficou muito bom! Sem dúvidas eu apoio.  :XD:

03/04/2016 às 13:43 #6 Última edição: 03/04/2016 às 13:45 por Alisson
Sky 1.0: Arrumar as poses de batalha dá um trabalhinho danado e.e
O bom do XAS é que os limites são sua criatividade, então mesmo que várias pessoas usem o sistema, dá pra fazer coisas do seu próprio jeito. Quando eu comecei foi bem hard também rs A versão do XP era mais complicada, tinha que criar a arma, depois criar a habilidade da arma, depois criar o evento da arma, depois configurar a arma no script e em seguida testar a arma. E o processo era o mesmo pra cada "combo" que você fazia. Mas no Ace é extremamente mais simples. Você configura tudo no notetag, haha'

Animus: Sim, pode esperar que em breve deve ter coisa aí ^-^

Ven: Aprender o básico dele já ajuda. A configuração das skills agora é mais simples, muito felizmente. Pense bem, se o XAS permite usar o ABS e o modo padrão ao mesmo tempo, você pode notar daí que ele é extremamente compatível. (pode fazer mini-games usando a batalha normal tipo um Game Corner em Pokémon e.e)

Spoiler
Lembro que eu perdia muito tempo brincando no GML durante o desenvolvimento, haha'
Era bem divertido. Ainda vai ter prequel e sequel, isso aí :v
[close]

Bom saber disso! Seu tópico me surpreendeu, eu estava pensando já em incluir o XAS no meu projeto, com umas aulinhas de auxílio com certeza agora vai! Seria interessante (Apenas um palpite / sugestão), se no final das aulas você fizesse um BOSS FIGHT completo, gravando mesmo e depois mostrasse como ficou.

Spoiler
Ai sim! Eu gostei muito do jogo, to famando exp até agora, na primeira fase ainda kk, to level 20, tenho poção até não querer mais, eu morri no primeiro boss porque tava level 3, ai fiquei triste e comecei a upar que nem loco :v
[close]

03/04/2016 às 15:51 #8 Última edição: 03/04/2016 às 16:27 por Alisson
Sim. Eu tentarei cobrir o máximo que puder sobre o sistema, desde combos, habilidades overdrive à criação de um boss mais trabalhado. Tem os puzzles também.
No momento estou preparando as coisas antes de começar a trabalhar aqui. Espero estar começando em breve, se minha voz não ficar zoada durante a gravação >.>

Edit: É...meu mic tá horrível. Eu não vou usar minha voz nos vídeos, mas vou tentar editar para ficar algo melhor de se assistir :c

Nem precisa fala que eu amei a iniciativa!
Espero poder ver esse projeto concluído!
Boa sorte!

Poxa, seria do caramba, também mexo no XAS a um tempão, acho injusto algumas pessoas terem tanto medo deles, algumas coisas de contra partida são meio complexas no inicio.

Pra mim começar a manjar das Tools, Skills e Boss(Aqueles de aproximadamente umas 6~9) eu achava impossível de usar, mas vai ser legal pra dar um tapa na cara do pessoal e fazer todo mundo perceber que esse monstro que todos tem medo é bem simples de se entender.


You See!~

Não é meu abs favorito, mas apoio a dedicação em criar tutoriais para scripts complexos... ou muito legais.

Vou acompanhar  :XD: