O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Super Domingão Jam [Encerrado]

Iniciado por Cronus, 12/07/2014 às 22:19

12/07/2014 às 22:19 Última edição: 22/07/2014 às 13:05 por Cronus


O que é isso?


Fala galera, tudo bem?
Bem-vindos ao tópico da Super Domingão Jam.

Este é um micro-evento ~exclusivo~ idealizado com o intuito de promover uma interação rápida e divertida entre os membros da nossa querida comunidade de RPG Maker, incentivando a idealização e criação de pequenos jogos em um curto período de tempo, sem a pressão de fazer algo complicado.

A ideia é fazer um jogo do jeito que você achar melhor, com qualquer duração, a partir do momento da criação desse tópico até o final do dia de Domingo (amanhã).



Premiação e Votações



Sim, vai ter prêmiozinho! Estarei oferecendo ao vencedor uma Steam Key para a DLC oficial do RPG Maker "The Adventurer's Journey", um pacote de áudio com 20 músicas em estilo orquestral produzidas por Kairi Sawler, livre pra uso comercial em seus jogos.

A votação será pública e os participantes serão anônimos, o período de votação será revelado após o término das inscrições, pois pode variar de acordo com o número de participantes. Também me prontificarei a jogar todas as inscrições e escrever uma pequena review de cada uma delas durante o período de votações.

Há porém um detalhe muito importante: O prêmio só será válido caso hajam no mínimo 5 participantes!
Estou cansado de ver concursos grandes e dedicados idealizados por nossas comunidades, que terminam apenas com 3 jogos para competir mesmo quando há diversos prêmios em jogo. Portanto, caso o número de inscritos não seja o suficiente, adeus prêmio!



Regras



  • Os participantes terão até 23:59 PM (horário de brasília) de Domingo, dia 13/07/2014, para enviarem seus jogos completos por mensagem pessoal.
  • Na mensagem de inscrição insira as seguintes informações: Nome do Jogo, Gênero, Sinopse, Engine (opcional), se precisa de RTP e derivados, e por fim uma screenshot de prévia.
  • Os jogos precisam estar completos. Ou seja, tem que ter começo, meio e fim.
  • O uso de gráficos, recursos e sistemas é livre, apenas se preocupe em dar os devidos créditos.
  • Não se identifique no seu próprio jogo, como colocar seu nome na tela de título ou nos créditos.
  • O estilo de jogo e tema são completamente livres, você só deve se inspirar no tema principal e usar ele da forma que quiser.
  • É permitido o uso de qualquer engine e qualquer versão do RPG Maker, sem discriminação!
  • O jogo deve ser novo e criado por você dentro do prazo, não pode ser um jogo reciclado ou projeto em andamento.
  • Talvez o mais importante: Isso não é um concurso de zueira. Não é uma piada, é sério. Os jogos não precisam ser de comédia, podem ser como você quiser.



O Tema É...


"CÓPIA"
(Tema criado a partir de um gerador de palavras aleatórias)



Participantes



E finalmente depois de várias horas jogando cada um dos jogos e escrevendo uma pequena impressão sobre cada um, chegou a hora de abrir as votações. Ao todo temos 25 participantes, um número absurdamente maior do que eu esperava! A seguir, a lista de inscrições por ordem alfabética, já acompanhados das informações do jogo, links para download e da minha análise em spoiler.

Pra quem preferir, podem baixar todos os jogos em um arquivo só [AQUI]

Jogos dos Participantes
Spoiler

1 - Attack on Elizabeth


Spoiler


"O mundo está em caos, apenas uma área segura, uma pequena cidade protegida por uma grande muralha, seria uma pena se um Elizabeth Colossal aparecer para estragar a festa, assim os Clones Elizabeth apareceriam e então, nossa última chance seria a Diva salvadora..."



  • Nome: Attack on Elizabeth, Shingeki no Elizabeth
  • Gênero: Comédia
  • Engine: RMVXA
  • Download: Clique Aqui


Impressões


Spoiler
Devo dizer que ri quando li o título e a imagem de prévia do jogo. Os primeiros momentos foram engraçados, prometendo uma paródia bizarra de Shingeki no Kyojin e usando até a mesma trilha do anime (que é a melhor coisa nele!). Logo que comecei a jogar já tinha uma "Elizabeth" do meu lado e comecei morrendo. Comecei de novo e pulei os 5 segundos de diálogo. Chequei os NPCs mortos enquanto corria das horrendas Elizabeths que só andam de perfil, mas não tinha nada neles. Corri pra saída e acabou o jogo. Diria que o jogo cortou meu climax e não entregou o que eu tava esperando, além de também não ser tãaao engraçado quanto eu poderia imaginar, mas valeu a intenção, né?
[close]

[close]

2 - Cade meu gato?


Spoiler


"Você é o dono de um gatinho que se perdeu na floresta, e vai procura-lo, mas tem que tomar cuidado com os monstros!"



  • Nome: Cadê meu gato?
  • Gênero: Mini Game
  • Engine: RMVXA
  • Download: Clique Aqui


Impressões


Spoiler
Tive uma experiência de jogo semelhante ao "Attack on Elizabeth". O jogo consiste em fugir de monstros pelo mapa, não é muito desafiador e devo ter terminado ele em uns 20 segundos. A diferença é que "Cade meu gato" não tem muito de um tema... inclusive, não encontrei onde o tema "Cópia" entrou no jogo inteiro (provavelmente não entrou). Ele usa gráficos do RTP mesmo, mas os cenários são bem vagos e também não tem música a não ser a tela de títlo e game over, o que torna ele um pouco mais monótono. Eu desclassificaria o jogo por não me dar nenhuma referência do tema proposto, mas vou deixar passar. Poderia ser beeeem melhor e mais criativo, mas valeu a intenção.
[close]

[close]

3 - CopyCat


Spoiler


"Um cara comum começa a fazer coisas mas não se lembra exatamente de ter a feitas, até que..."



  • Nome: CopyCat
  • Gênero: Suspense, Sobrenatural
  • Engine: RMVXA
  • Download: Clique Aqui


Impressões


Spoiler
Fiquei até com medo depois de ter jogado esse (só que não). Em CopyCat você é Mark, um homem comum que tem sua vida mudada por um acontecimento muito estranho (dá pra prever pelo título, não é?). Assim como "Um Dia Nada Normal", esse jogo se foca mais em contar uma historinha com cenas do que em algum gameplay real. Há apenas uma parte que requere que o jogador responda algumas perguntas, e essa parte decide se você ganha o final ruim ou o final bom. A apresentação do jogo é ótima e conta com gráficos próprios, a trilha sonora combina muito bem com a ambientação (ohh Earthbound, um dos meus pontos fracos). No geral, é uma histórinha divertida e cativante de assistir, muito digna do tempo que teve pra ser desenvolvida. Achei bacana!
[close]

[close]

4 - Copyright


Spoiler


"Um jogo simples no qual seu objetivo é recolher o maior numero de cópias piratas de softwares gravados em cd's espalhado pelo cenário. O jogo faz uma crítica a pirataria."



  • Nome: Copyright
  • Gênero: Puzzle
  • Engine: RMVXA
  • Download: Clique Aqui


Impressões


Spoiler
Copyright é um minigame que consiste em você controlar uma lixeira voando alucinadamente em busca de saciar o seu apetite por CDs piratas e fazer justiça. Talvez não tão enfeitado quanto descrevi. A apresentação do jogo é boa, os gráficos aparentam ser originais e o design minimalista combina com a proposta de ser algo simples de se jogar.
Tive alguns probleminhas com a jogabilidade, a começar pelos controles que exigem muita precisão, pois um toque a mais ou a menos na tecla pode significar se prender em uma parede e perder uma vida. Durante a segunda fase, tive problemas com os primeiros CDs, pois mesmo passando por cima delas eles não desapareciam e eu não ganhava pontos. Também experimentei o problema de ressucitar em cima de uma parede e ficar travado, perdendo outra vida. Com exceção desses probleminhas técnicos, só tive muita dificuldade pra conseguir superar certos obstáculos que eram muito rápidos ou passar de algumas partes onde era praticamente impossível se mover tão rápido pra alcançar uma abertura e não morrer travado no paredão negro da morte.
No geral é um jogo muito bem feito dentro do tempo que foi proposto e tem um polimento considerável, mas o gameplay acaba sendo um pouco frustrante.
[close]

[close]

5 - Clone


Spoiler


"Gira em torno de uma garota passando por momentos estranhos..."



  • Nome: Clone
  • Gênero: Suspense
  • Engine: RMXP
  • Download: Clique Aqui


Impressões


Spoiler
"Well, that escalated quickly!"
Você é uma garota acordando em meio a uma tempestade, e após ficar trancada do lado de fora da sua casa e procurar outro lugar pra se abrigar, coisas estranhas acontecem. Nesse caso, coisas estranhas não é um eufemismo, são coisas bem estranhas mesmo. Mais um jogo na categoria "História com liberdade pra andar", Clone é uma história de suspense com uns twists rápidos. Na verdade, é tudo tão rápido que eu não tive tempo de acompanhar a grande revelação e fiquei completamente perdido na história. O final também é uma espécie de cliffhanger, mas enquanto fiquei encarando a tela de Game Over ainda fiquei tentando entender o que é que tinha acontecido. A apresentação é modesta, o jogo usa gráficos customizados mas não é nada surpreendente. As músicas caem bem durante os momentos de suspense, mas só me senti imerso no jogo durante os primeiros momentos.
No geral, é notável que o jogo foi feito com bastante pressa, e quem sabe com mais tempo a história e a atmosfera pudessem ter sido mais desenvolvidas.
[close]

[close]

6 - Dark Link Quest


Spoiler


"Dark link não suporta ser a sombra de Link e quer encontrar seu lugar em Hyrule. Talvez o contato com os habitantes da cidade possa mudar sua perspectiva."



  • Nome: Dark Link Quest
  • Gênero: Comédia/Puzzle
  • Engine: RMVXA
  • Download: Clique Aqui


Impressões


Spoiler
Nesse jogo controlamos Robson (é como eu quis que meu Dark Link se chamasse, tá?), que muito amargurado pela sua crise existencial acabou se metendo em confusão e precisou fazer trabalho voluntário da cidade de Hyrule pra pagar por suas infrações. O jogo consiste em alguns diálogos bem humorados parodiando e referenciando Zelda, e há duas pequenas missões que você deve fazer antes de acabar o jogo. No geral ele é muito curto e as duas missõezinhas são bem básicas, então mal dá pra sentir o gosto da paródia, embora devamos considerar o pouquíssimo tempo usado pra desenvolvê-lo. A apresentação do jogo é bem básica e os mapas são bem feitinhos, mas não há nenhum grande elemento de destaque no jogo em si.
Quem sabe essa ideia daria um ponto de partida interessante rumo a uma jornada maior pra esse anti-herói, huh?
[close]

[close]

7 - Daryn's Notes


Spoiler


"Ryo Kasami é um detetive particular cuja família sempre trabalhou desvendando crimes cometidos contra a família Ringford. Ele é convocado misteriosamente para resolver um mistério na casa da família Ringford e logo, tem que descobrir o que se passa na cabeça da criança Daryn, uma menina que está passando por problemas sobrenaturais e psicológicos mentais.Por trás da trama, Ryo procura pela casa de Daryn pistas para saber sobre relatos acontecidos antes do incidente e logo acaba desvendando o verdadeiro segredo sobre os acontecimentos na casa Ringford."



  • Nome: Daryn's Notes
  • Gênero: Moderno/Investigação
  • Engine: RMVXA
  • Download: Clique Aqui


Impressões


Spoiler
Esse jogo me surpreendeu em diversos aspectos. Os cenários estão muito bem polidos, os diálogos estão extensos e desenvolvidos, pelo menos pra algo feito dentro desse período de tempo. O jogo é uma espécie de Adventure Point'n Click onde o seu propósito como detetive é encontrar pistas para solucionar um mistério na casa de uma garota doente. É bem mais longo do que imaginaria, joguei por um pouco mais de 15 minutos. Devo dizer que no fim do jogo eu fiquei sem entender direito o que aconteceu na história, talvez por não ter prestado atenção em certos detalhes. Mas no geral, me surpreendeu ver um jogo tão bem polido quanto esse. Os cenários são ótimos, a ambientação é bacana e ver um jogo desse tipo pra mim é até diferente. Só fiquei um pouco confuso no enredo mesmo, mas tirando isso, gostei!
[close]

[close]

8 - Domingão Jam


Spoiler


"Sem Sinopse"



  • Nome: Domingão Jam
  • Gênero: Puzzle
  • Engine: RMVXA
  • Download: Clique Aqui


Impressões


Spoiler
Uh... hummm... É, aparentemente o título é esse mesmo. Nesse jogo curioso, você encarna o papel de um indivíduo chamado Jason (que aparentemente não é um zumbi mascarado assassino). Assim como a maioria das pessoas no Domingo, Jason parece ter uma fixação com a televisão e está procurando por uma fita cassete. Quer dizer, é o que eu acho, porque fiquei um pouco perdido no contexto e sem saber direito o que fazer. Me vi resolvendo um puzzle onde o propósito é copiar a posição dos objetos de uma sala, e em seguida recebi uma fita pra assistir em uma TV. Pelo que aparenta, a TV me levou a outro minigame onde recebi uma mensagem dizendo que eu deveria acertar uma ordem (de alguma coisa) para receber outra fita. Acontece que a mensagem não saiu mais da tela, por mais que eu apertasse enter, o que provavelmente foi um errinho de continuidade por falta de atenção.
No geral, Domingão Jam foi um joguinho confuso e tão aleatório quanto o próprio concurso, mas acho que valeu a intenção!
[close]

[close]

9 - Double


Spoiler


"Você controla um robô em formato humano e sua >cópia<, onde o objetivo é ser aprovado ao passar por estágios de puzzles simples."



  • Nome: Double
  • Gênero: Puzzle/Futurístico
  • Engine: RMVXA
  • Download: Sem RTP | Com RTP


Impressões


Spoiler
Double tem uma ideia bastante original: controlar dois personagens ao mesmo tempo andando em direções opostas pra resolver puzzles. No entanto, joguei ele depois do "Espelho" que é um jogo com o mesmo propósito... e a partir daí comecei a achar a idéia um pouco menos excepcional. Um das diferenças cruciais entre o gameplay de ambos é que em Double os personagens andam opostos em todas as direções, enquanto em espelho eles só andam opostos na horizontal, simulando um espelho. Achei o Double mais desafiador, porém também um pouco mais frustrante: não consegui passar da quarta fase, mesmo depois de ter morrido e tentado umas 8 vezes. O problema aqui é que ao morrer, você toma um game over e perde o progresso, e rejogar todas as fases anteriores mais uma vez é meio frustrante e diminui a vontade de continuar tentando. Além disso, a ativação das alavancas é um pouquinho confusa em alguns momentos, algo que é mais facil sentir jogando do que explicando. Em questão de temática e ambientação no entanto, Double se sai melhor por ser mais definido e bem trabalhado no geral, com um estilo mais marcante e mais caixas de dálogo entre as fases.
No geral, também considero um ótimo jogo feito dentro do tempo proposto.

PS: O autor me mandou uma MP depois de eu ter escrito a review dizendo que atualizou o jogo e mudou o problema do GameOver, mas como já havia jogado não pude trocar a análise.
[close]

[close]

10 - En Ciclo


Spoiler


"Um garoto faz um pedido inusitado em uma biblioteca."



  • Nome: En Ciclo
  • Gênero: Exploração
  • Engine: RMVXA
  • Download: Clique Aqui


Impressões


Spoiler
A proposta de En Ciclo me lembrou logo de cara o estilo de jogo de Yume Nikki, onde seu propósito é explorar extensamente os cenários em busca de pequenos elementos que vão te ajudar a progredir até o final, e alguns deles abrindo novas áreas para serem explorados. No En Ciclo porém, me senti um pouco menos motivado à explorar por conta de os cenários não serem tão interessantes e não me cativarem ou surpreenderem de alguma forma. O jogo usa o charmoso e saudoso RTP do RM2k na maior parte do tempo, e as músicas escolhidas me ajudaram a não perder o ânimo de explorar muito cedo. Apesar de tudo, e de inclusive até ter gostado da introdução, decidi parar de jogar quando não encontrei uma maneira de derrubar as árvores, além de precisar jogar e avaliar os outros jogos.
En Ciclo tem uma ideia bacana e pareceu ter potencial de ser cativante e interessante de se jogar, mas o que mais faltou foi um pouquinho de "sal" nos cenários e na exploração.
[close]

[close]

11 - Espelho


Spoiler


"O jogador deve auxiliar dois personagens, um azul e outro vermelho, para chegar no final da fase, representado por um cubo azul e vermelho, parte do caminho está bloqueada ou invisível, para passar um personagem deve ajudar o outro."



  • Nome: Espelho
  • Gênero: Puzzle
  • Engine: RMVXA
  • Download: Clique Aqui


Impressões


Spoiler
"Espelho é sem dúvida nenhuma um jogo de puzzle muito original e criativo, me lembrou alguns jogos de Puzzle em Flash que usam ideias semelhantes..."
- Era o que eu havia escrito antes de jogar o "Double", que como dito acima, possúi o mesmo estilo de jogo. Apesar disso, ambos possuem várias diferenças e não são exatamente iguais. Seu propósito é conduzir dois personagens ao mesmo tempo, sendo que um é reflexo do outro e andam em direções horizontais opostas. O design minimalista até combina com a proposta do jogo, e o autor aparantemente se usou de gráficos príprios. No entanto, não há uma história ou temática bem definida e a estética não é um ponto muito forte. Ele é exatamente o que se propõe: um puzzle. Apesar de curto (devo ter terminado em uns 5 minutos ou menos), é um jogo muito consistente pro tempo em que foi desenvolvido, e bastante funcional. A maior parte das fases não é muito complicada, mas a última até te faz quebrar a cabeça por uns minutinhos pra conseguir resolver.
No geral, gostei.
[close]

[close]

12 - Flappy Bat


Spoiler


"É Flappy Bird com um morcego!"



  • Nome: Flappy Bat
  • Gênero: Minigame/Ação
  • Engine: RMXP (livre de RTP)
  • Download: Clique Aqui


Impressões


Spoiler
Bem, não tem muito o que dizer além da descrição: é uma cópia Flappy Bird com um morcego. Como sabemos, Flappy Bird por si só já é um jogo que se trata de ser "copiado". O jogo usa gráficos do Mario World e o morcego tá fazendo cosplay de homem aranha, o cenário também não tem música e a interface e sistema de pontuação são bem simples. Ficou bem basicão e particularmente acho que teria se saído melhor com mais uma polidinha e algumas pequenas adições que fariam bastante diferença. No mais, não há muito o que se comentar: é Flappy Bird com um morcego!
(PS: minha pontuação)
[close]

[close]

13 - Gemini


Spoiler


"Em Gemini, você, o herói encontra um cristal em uma floresta que pode criar seu reflexo. O cristal é ativado e você é dividido em 2, você e seu reflexo. O objetivo do jogo é você consegui se tornar 1 só novamente."



  • Nome: Gemini
  • Gênero: Puzzle
  • Engine: RMVXA
  • Download: Clique Aqui


Impressões


Spoiler
Assim como "Espelho" e "Double", Gemini utiliza a proposta de controlar dois personagens ao mesmo tempo andando em direções opostas pra resolver puzzle. Ele funciona semelhante ao Espelho, onde os dois personagens andam na mesma direção vertical mas em direções horizontais opostas, mas nesse caso as direções são convergentes ao invés de divergentes. A principal diferença desse pros outros dois está na adição de um tempo limite pra resolver cada fase, aumentando a sensação de urgência e exigindo um raciocínio mais rápido. O visual é ok e utiliza do básico que o RTP proporciona, o mesmo vale pras músicas e ambientação no geral. Minha única reclamação seria o fato de ter que reiniciar o jogo desde o começo toda vez que se perde, tendo que reassistir a ceninha de introdução e tudo mais.
Mas fora isso, é mais um minigame sólido que mostra um bom aproveitamento do tempo limitado restrito pelo concurso.
[close]

[close]

14 - Gene


Spoiler


"Um brilhante cientista sofre a perda de sua amada esposa, porém, ele vai fazer de tudo para salva-la e usar do seu brilhante conhecimento."



  • Nome: Gene
  • Gênero: Ficção Cientifica/Aventura
  • Engine: RMVXA
  • Download: Clique Aqui


Impressões


Spoiler
Gene é um jogo de aventura que gira em torno de uns cientistas ~super descolados~ tentando reativar um projeto por baixo dos panos, com o intuito de criar um clone da esposa morta de um deles. O jogo consiste em resolver alguns desafios como encontrar uma senha em um computador e passar por um esconderijo de bandidos sem ser pego por eles, mas após essa segunda tarefa eu acho que o jogo bugou porque o meu parceiro tinha desaparecido e não consegui interagir com nada no meu labortatório. Tirando isso, apesar de eu não ter sido pego na parte dos bandidos, tive a impressão de que era uma parte muito frustrante por eles andarem em uma velocidade muito alta e aleatoriamente sem qualquer padrão previsível, além de o cenário ter muitos corredores. Novamente, consegui passar dessa parte sem ser pego, mas não sei se foi questão de sorte.
A apresentação do jogo é boa, evita usar RTP e conta com gráficos customizados pra criar a ambientação futuristica, com os cenários bem mapeados apesar de uns probleminhas de passabilidade vez ou outra. A história tem um limiar entre o cômico e o descontraído, pois algumas situações e o comportamento dos personagens nelas acabam sendo bastante surreais.
No geral, apesar de um probleminha ou outro é um jogo consistente e que parecer ter aproveitado bem o curtíssimo período de tempo pra entregar um jogo bem completo.
[close]

[close]

15 - Guerra dos Clones


Spoiler


"Você está em guerra mas não possui muitos soldados. Porém, com sua magia, você pode criar clones de seus soldados e utilizá-los para batalhar contra seus inimigos!"



  • Nome: Guerra dos Clones
  • Gênero: Gameplay Infinito/Highscore
  • Engine: RMXP (Independente de RTP)
  • Download: Clique Aqui


Impressões


Spoiler
Não se engane, não é um jogo de Star Wars. Você é uma feiticeira com a habilidade de clonar os seus soldados em batalha, e seu objetivo é se proteger dos inimigos sem deixar seus soldados morrerem. Devo dizer que me diverti bastante com esse jogo. A proposta dele é simples e divertida, o sistema do jogo é completamente funcional e não encontrei nenhum bug ou problema do tipo. O jogo não me frustrou porque a dificuldade é justa, testando os seus reflexos e sua habilidade de prever o número de inimigos atacando em cada ponto, ainda mostrando onde você falhou quando perde. Há um sistema de salvamento automático que te poupa de ouvir a introdução repetidamente e guarda as pontuações mais altas que são exibidas na tela de título.
Em questão de temática e ambientação, não há nada excepcional e os gráficos adicionais são os básicos da interface. Mas mesmo sem muito charme na estética e se virando no básico, o jogo consegue ser muito divertido e até viciante. Gostei muito!
(PS: minha pontuação)
[close]

[close]

16 - Naruto Em Busca Da Copia


Spoiler


"Naruto é chamado para uma missão onde alguém esta copiando a aparência das pessoas, quando ele sai em busca dessa "Copia" ele encontra com alguns de seus amigos e mais tarde ele acaba encontrando quem ele quer."



  • Nome: Naruto Em Busca Da Copia
  • Gênero: Ação, Luta e Comedia leve
  • Engine: RMVXA
  • Download: Clique Aqui


Impressões


Spoiler
Naruto em Busca da Copia é um jogo sobre o Naruto, ele tá em busca da Copia. Ok, não é tão simples assim. Ele e seus parceiros de sempre são convocados para caçar alguma pessoa que está copiando outros ninjas e causando confusões pela cidade, e quando o encontram ele está copiando o nosso protagonista. O jogo em si consiste em um sistema de combate semelhante à jogos de luta, e embora ache que o sistema seja pré pronto, não achei ele muito bom. Não tive muita indicação de quem tava apanhando ou batendo em quem, já que os personagens não piscam, não tomam knockback nem nada do gênero. Isso fica ainda mais confuso quando tem dois Narutos idênticos em campo, então eu fiquei sem saber qual Naruto era o Naruto, ou seja, o meu Naruto que é o verdadeiro Naruto e não o Naruto cópia que não é o Naruto (aliás, o Naruto já não tem a habilidade de se copiar?).
Por conta dessa confusão, perdi a luta mas resolvi tentar mais uma vez. E com todas as artimanhas de apertar o botão de ataque alucinadamente e correr de um lado pro outro, eu venci... mas apesar de ter vencido, aparentemente recebi a mesma cena de quando perdi e o jogo reiniciou. Bem, no fim da história acho que o Naruto já se clonou tanto que ele nem sabe mais quem ele é, né? A apresentação do jogo é boa e os gráficos são o que se esperaria de um bom fan game, mas no geral o jogo não se mostra tão original ou interessante.
Valeu os esforços pra criar algo em um dia, no entanto!
[close]

[close]

17 - N. Mad Scientists


Spoiler


"Um gênio chega em seu local de trabalho e encontra clones dele vagando pelo lugar, então precisa encontrar todos e desestabilizá-los."



  • Nome: N. Mad Scientists
  • Gênero: Exploração
  • Engine: RMVXA
  • Download: Clique Aqui


Impressões


Spoiler
Finalmente um jogo de clones onde o cientista é louco! Quer dizer, pelo menos assumidamente louco, segundo o título. Em Mad Scientists, você descobre que seu dispositivo de clonagem sumiu e que o prédio onde você trabalha está cheio de clones seus espalhados pelos cantos. Sua missão a partir daí é caçá-los e exterminá-los pra que não tenha nehum problema com o chefe depois. A apresentação do jogo é boa, os cenários são bem feitinhos e o protagonista é interessante. Infelizmente o jogo tem alguns errinhos e bugs, como cenas que acontecem quando não deviam acontecer, e o pior deles é um erro inevitável que faz com que seja impossível de avançar. Apesar disso, o jogo mostrou potencial pra ser divertido e as cenas são bem feitas, em especial a ceninha que rola antes de o jogo travar.
Não gostei da música e somada ao tema + bugs, tive a impressão de que o jogo tava me deixando maluco gradativamente, mas foi só uma impressão. Eu acho.
[close]

[close]

18 - Plasmocópia!


Spoiler


Você é um Plasmocelo e deve fugir deste perigoso planeta controlando um corpo alheio. Ache as Plasmocopiadoras para se copiar para fora daqui!"



  • Nome: Plasmocópia!
  • Gênero: Aventura/Exploração
  • Engine: RMVXA
  • Download: Clique Aqui


Impressões


Spoiler
O Objetivo em Plasmocópia é sobreviver em um mundo hostil enquanto consegue se copiar pra umas copiadoras e garantir seus genes pras futuras gerações(!?). No começo do jogo você escolhe um hospedeiro, que são 4 personagens diferentes com habilidades distintas que vão te ajudar a explorar. Em seguida você é transportado para um campo bem extenso e a partir daí deve procurar as "Plasmocopiadoras" enquanto se esquiva de inimigos que podem te matar ao toque. Há um ciclo bem rápido de dia e noite que serve pra atrapalhar sua visão, e algumas esferas que te permitem ter uma visão mais ampla do campo por um período limitado de tempo. As habilidades dos personagens podem ajudar muito, e meus prediletos em particular são o Elfo e a Garota, porque as habilidades passivas deles ajudam na visibilidade.
O conceito do jogo tem bastante profundidade até, mas na execução ficou parecendo que faltou alguma coisa, compreensível considerando o limite curtíssimo de tempo. A apresentação do jogo é simples e na estética não tem nenhum grande ponto de destaque, mas no geral não achei muito divertido explorar o cenário.
Apesar de tudo, o jogo apresentou potencial e uma ideia bastante interessante que com certeza poderia ser melhor desenvolvida com mais tempo.
[close]

[close]

19 - Quadnoid


Spoiler


"Uma tentativa de copiar a mecânica presente no clássico Arkanoid. Jogo em Arcade mode simples."



  • Nome: Quadnoid
  • Gênero: Arcade
  • Engine: RMVXA
  • Download: Clique Aqui


Impressões


Spoiler
"Era pra ser uma cópia de Arkanoid só que não deu muito certo (~_~)"
Quadnoid é uma adaptação do Clássico Arkanoid, mas dessa vez ao invés de ter como objetivo quebrar os blocos, o objetivo é manter o seu cubo quicando durante a maior quantidade de tempo possível enquanto ele aumenta a velocidade. No geral o minigame funciona muito bem, não experimentei nenhum bug ou problema que me frustrasse/me fizesse desistir. Se os blocos estivessem ali, seria uma reprodução perfeita do clássico mas com uma música mais maneira e uns visuais atualizados. A apresentação no geral é boa, contando com gráficos originais apesar de simples, e uma música boa pra acompanhar o rítimo do jogo.
Infelizmente parece que o caso foi o autor não ter tido tempo de trabalhar em cima o suficiente pra adicionar mais funcionalidades e tornar o minigame mais divertido, mas o que foi entregue ficou sólido e muito bem polido.
[close]

[close]

20 - Quadrado


Spoiler


"Você controla um quadrado branco que foi preso e precisa escapar da prisão."



  • Nome: Quadrado
  • Gênero: Puzzle
  • Engine: RMVXA
  • Download: Clique Aqui


Impressões


Spoiler
O que dizer desse pequeno quadrado que mal conheço e já considero pakas?
Quadrado (Ou seria Espaçonave?!) tem a aproximação minimalista de alguns jogos como Thomas was Alone, onde simples formas geométricas são usadas pra contar uma história, e nesse caso de forma subjetiva. Quadrado é jogado em uma prisão e descobre uma maneira inusitada de escapar: ele pode copiar cores de outros quadrados e atravessar paredes da mesma cor. O jogo é bastante curto, mas apesar de poucos os puzzles possuem um desafio e não são algo que você resolve logo de cara. Tenho a impressão de que o autor gostaria de fazer algo maior, e vejo que existe potencial pra isso. A única coisa que me "atrapalhou" um pouco foi a velocidade do quadrado e ter que jogar segurando shift pra ser um pouquinho mais rápido.
No geral Quadrado é uma experiência bastante criativa, divertida e cativante. Só perde um pouco do sentimentalismo quando a música repete pela terceira vez, mas isso a gente

releva. Gostei bastante!
[close]

[close]

21 - Sundays Cat


Spoiler


"Sem Sinopse"



  • Nome: Sundays Cat
  • Gênero: Minigame
  • Engine: MacroMedia Fusion
  • Download: Clique Aqui


Impressões


Spoiler
O "Gato dos Domingões" é um joguinho bem simples, rápido e direto, onde você controla um gatinho preto largado na frente de um muro pra ser fuzilado por mísseis, ou algo assim. O objetivo é destruir projéteis que surgem do outro lado da tela, e caso te atinjam ou atinjam a parede atrás de você, você perde energia até morrer.
Demorei pra pegar o jeito, mas depois que se aprende a artimanha milenar de andar pra cima e pra baixo apertando espaço desesperadamente, consegui fazer mais de 4 mil pontos. Esteticamente o jogo é bacaninha, tem gráficos originais e o apelo retrô de jogos de gameboy, acompanhado de uma música de acordo. Poderia dar uma zoada na escolha do vermelho e comparar com a mesma escolha feita no Virtual Boy, mas vou deixar essa passar por que não incomoda tanto assim. O ponto mais inconveniente do jogo é o fato de que sempre que você perde o programa fecha e você precisa abrí-lo de novo pra jogar.
Mas no geral, Sundays Cat é um jogo modesto e se virou bem dentro do tema proposto.
[close]

[close]

22 - Starfleet Rogue


Spoiler


"Você é ROGUE, uma hacker especialista em invasões de planetas do império Ror-he. Sua missão é invadir e recuperar a maior quantidade de dados possíveis. Entre e saia sem ser vista e será recompensada."



  • Nome: Starfleet Rogue
  • Gênero: Exploração/Puzzle
  • Engine: RMVXA
  • Download: Clique Aqui


Impressões


Spoiler
Rogue é uma Hacker espacial que curte protelar e jogar ao invés de trabalhar, fim. Okay, na verdade é quase isso. Em Starfleet Rogue, seu objetivo é se infiltrar em uma base e se esgueirar entre guardas pra hackear computadores e copiar a maior quantidade de dados possível. O que eu não esperava quando comecei é que Rogue rouba os dados jogando Tetris com os arquivos!
A maior parte do tempo de jogo definitivamente são os minigames de Tetris, que apesar de não serem tão maleáveis quanto os jogos originais da série, quebram um galho. A cada computador hackeado é preciso fazer uma certa quantidade de pontos, e só achei que o minigame deveria terminar ao atingir essa meta, caso contrário você continua jogando e fazendo quantos pontos quiser (talvez um limite de tempo tivesse caído muito bem).
A ambientação é boa, todos os gráficos são customizados, as músicas são ótimas e os efeitos sonoros são usados em abundância. Algumas coisinhas me deixaram meio off da atmosfera, como o ME no fim dos minigames, a face da Rogue que não combina com nada e a falta de sensação de perigo ao me "esgueirar" pelos soldados. No fim tive um bug de RGSS no ultimo computador e não consegui terminar o jogo (e nem quis refazer tudo de novo), mas no geral Starfleet Rogue é uma experiência bastante sólida pro tempo em que foi desenvolvido.
[close]

[close]

23 - The Knight's Oath


Spoiler


"Um cavaleiro em busca dos filhos sequestrados de seu lorde."



  • Nome: The Knight's Oath
  • Gênero: Aventura/RPG
  • Engine: RMVXA
  • Download: Clique Aqui


Impressões


Spoiler
Eu ri muito e sinceramente fiquei chateado que o jogo tem alguns erros que me evitaram de avançar e de chegar no fim do jogo. The Knight's Oath é um jogo de aventura e RPG onde você deve resgatar sua família e derrotar umas gosmas enfezadas pelo caminho. Ele é ruim, muito ruim. Tão ruim que é bom. O jogo conta com um sistema de combate por turnos customizado, onde você pode usar uma miscelânea de comandos diferentes contra seus amigos. Curiosamente o jogo te trata como se você fosse o Faustão, mas o seu personagem se chama Ark. Talvez o nome verdadeiro do Faustão seja Ark, mas aí é uma área obscura de mais pra eu ter conhecimento. Dentre os problemas que tive, houve a falta de um arquivo de audio que fechou o jogo, um mapa sem teleporte de retorno e por fim peguei uma chave que não consegui usar pra abrir nada.
Apesar dos probleminhas técnicos, vi potencial pra um jogo que sabe ser ruim de propósito fabulosamente.
[close]

[close]

24 - Um Dia Nada Normal


Spoiler


"Programado para ser um herói, Ash segue os passos mandados pelo autor para salvar a princesa raptada. O único problema é que ele odeia clichê e é obrigado (ou quase sempre) a fazer o que seu autor preguiçoso manda ."



  • Nome: Um Dia Nada Normal
  • Gênero: Comédia
  • Engine: RMVXA
  • Download: Clique Aqui


Impressões


Spoiler
Um dia Nada Normal pode não ser bem um jogo, dependendo do seu ponto de vista. Você só precisa avançar os diálogos, e há uns 2 mapas em que você só tem que andar pra saída, então sequer possúi algum desafio envolvido. Mas a verdadeira proposta dele está justamente em ser uma experiência pra assistir e uma forma de criticar as mesmas temáticas típicas dos jogos de RPG Maker e RPG em geral, os clichês que se parecem "cópias" uns dos outros. O jogo utiliza a artimanha de quebrar a quarta parede de forma cômica, resultando nos esperados deboches ao jogador e ao autor do jogo, resultando em cenas inusitadas. Como humor vai de cada um, não criticarei as piadas, mas tem um clima bem descontraído e bem humorado sem ser retardado ou vulgar, me fez dar umas risadinhas em algum momentos.
No geral ficou bem muito bem feito e várias cenas são bastante criativas, apesar dos erros e bugs propositais (de acordo com o autor). São 5 minutos que entretém com facilidade.
[close]

[close]

25 - Um Dia na Vida de Samantha


Spoiler


"Acompanhe um dia na vida de Samantha, uma jovem que trabalha em uma loja de xerox."



  • Nome: Um Dia na Vida de Samantha
  • Gênero: Drama
  • Engine: RMVXA
  • Download: Clique Aqui


Impressões


Spoiler
Ok, eu tenho que dizer que até agora esse foi o jogo mais "inusitado"(no mínimo) que joguei até o momento em que escrevi isso. Um Dia na vida de Samantha segue a linha de algumas outras inscrições ao se tratar de um jogo voltado em contar histórias com cenas do que um minigame ou algo do gênero (como o seu irmão zueiro "Um dia Nada Normal"). Mas devo dizer que o tema desse é bem... hmm não-ortodoxo pra um jogo.
O tema da cópia meio que ficou como um pequeno pedacinho ali no meio e não tem a ver com a história ou com o jogo em si. Diria que a narrativa não me agradou muito por no geral ser muito "vida de adolescente Rebelde", e não me sinto atraído por essas temáticas em particular. Também não achei que foi tratada de forma excepcional ou muito interessante nesse caso.
Mas bem, de uma coisa dá pra ter certeza: "Um Dia na vida de Samantha" chegou pra representar as minorias.
[close]

[close]




[close]

PQP, UFA.

Estou muito satisfeito com os resultados e em ver a dedicação que o pessoal teve pra fazer algo, perdendo a noite de sono e tudo mais (incluindo eu, que to desde meia noite de ontem jogando, escrevendo e fazendo esse post). Muito obrigado à todos que decidiram participar, e espero que tenham se divertido! Muitas ideias boas surgiram daí, e até eu mesmo criei inspiração pra trabalhar em um projeto novo pela próxima semana.
Caso algum participante note algum problema ou erro com sua inscrição, avise!



Regras da Votação



  • A Votação durará até Domingo, dia 20/08/2014
  • Todos os participantes deverão votar mas não poderão votar em si mesmos. O participante que não votar perderá 1 ponto.
  • Devido à grande quantidade de participantes, cada pessoa deve votar em 2 jogos, não mais e não menos.
  • Os votos devem ser feitos no tópico e conter uma breve justificativa das razões pelas quais você os escolheu.
  • Caso haja empate, eu darei o voto de minerva.
  • Eu anularei qualquer voto suspeito ou irregular. Por via das dúvidas, apenas votos de membros com um número considerável de posts ou tempo de registro serão aceitos.




E tá valendo!
Antes que alguém me pergunte, eu resolvi fazer isso porque to meio entediado. Andei vendo umas coisas rolando pelas comunidades a fora e resolvi fazer algo que poderia vir a ser uma ideia divertida. Se der certo, quem sabe rola fazer mais alguns?

Conto com a participação de vocês, o mais importante é se divertir! Até mais.



Resultados



E com o fim da votação, venho trazer os resultados que vocês acompanham a seguir.
Uma observação interessante é que ao todo tivemos 25 pessoas votando, e como 4 participantes não votaram, significa que só tivemos 4 votos de pessoas que não estavam participando. Assim você me decepciona, comunidade! E dizem que a comunidade é de jogadores e não desenvolvedores, tsc, tsc, tsc.
Caso haja alguma dúvida a respeito dos resultados, é só avisar.

Resultados Finais
Spoiler


   
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
Posição Jogo Autor Votos Totais Descontos Pontuação Final
Attack on ElizabethXandy160800
Cade meu gatoElvio00
#3CopyCatOkami Amaterasu77
#7CopyrightMasterGio2-11
CloneRickkun00
Dark Link QuestErzähler0-10
#4Daryn's NotesAlisson55
Domingão JamDark40000-10
#6DoubleZenphis22
En CicloMilo00
#1EspelhoPhantomX1111
Flappy BatFL00
GeminiAllan Dsr!00
GeneSoutava1-20
#2Guerra dos ClonesXP88
Naruto em Busca da CopiaMarcelo Akihiro00
N. Mad ScientistsB.loder00
PlasmocópiaVoadora1-10
#7QuadnoidShiroyasha2-11
#5QuadradoÁtila5-14
Sundays CatMercia00
Starfleet RogueAntiCasper2-20
The Knight's OathJackFrost00
#6Um Dia Nada NormalRyanKamos22
#6Um Dia na Vida de SamanthaDavi Felipe22

Notas
Spoiler


  • O jogo Copyright perdeu 1 ponto pois um dos votos não continha justificativa.
  • O jogo Dark Link Quest perdeu 1 ponto pois o autor não votou.
  • O jogo Domingão Jam perdeu 1 ponto pois a autora não votou.
  • O jogo Gene perdeu 1 ponto pois o autor votou em si mesmo, e mais 1 ponto pois o autor não justificou seus votos, resultando na anulação deles.
  • O jogo Plasmocópia perdeu 1 ponto pois o autor não votou.
  • O jogo Quadnoid perdeu 1 ponto pois o autor não votou (apesar de ter comentado a respeito dos jogos que jogou).
  • O jogo Quadrado perdeu 1 ponto pois um dos votos não continha justificativa.
  • O jogo Starfleet Rogue perdeu 1 ponto pois um dos votos não continha justificativa, e 1 ponto pois o autor não justificou seus votos, resultando na anulação deles.
[close]

[close]



O Vencedor




E com isso o grande vencedor é PhantomX com seu jogo Espelho, acumulando um total de 11 pontos. Os jogos Guerra dos Clones por XP e Copycat por Okami Amaterasu ficaram em segundo e terceiro lugar com 8 e 7 pontos, respectivamente.
Em breve o vencedor receberá o prêmio através de mensagem pessoal.

E é com grande satisfação que venho encerrar esse pequeno evento de um pouco mais de 24 horas, que apesar de curto rendeu muitos frutos pra todos nós. Pude ver que isso motivou alguns a voltarem pro RPG Maker, a terminarem um jogo ou até mesmo a terem novas ideias e se divertir por um dia. Não gosto de ver isso como um concurso, e sim como uma competição amigável onde o prêmio não passa de incentivo, e o que conta é realmente o que você consegue tirar com a sua participação.

Meus parabéns a todos os participantes e obrigado pela dedicação!

Gogo participando. =3

Já tenho ideias do que fazer. XD

Vou tentar participar, amanhã vai ser um dia tenso aqui em casa mas vou fazer o possível pra participar. Heh


12/07/2014 às 22:41 #4 Última edição: 12/07/2014 às 22:44 por felipefalcon
Tentar não mata ninguém mais vai ser corrido mesmo em \o/

Depois pense em fazer outras versões do concurso por uns 3 dias, final de semana sei lá ^-^

Vou tentar tbm, criando o projeto logo aki.
Pode ser meio Mini-Game tbm né?
  

Citação de: felipefalcon online 12/07/2014 às 22:41
Vou tentar tbm, criando o projeto logo aki.
Pode ser meio Mini-Game tbm né?

Pode ser qualquer coisa, só tem que ser um jogo! haha.

E bacana ver uma galera já confirmando presença. Quero ver heim >:|

O prazo é um pouco apertado, mas a proposta é interessante. Pra quem estava reclamando do fórum andar movido a tretas ultimamente, tá aí uma boa oportunidade de fazer algo diferente. ;)

Ah, cara... Meu ânimo me puxa para participar, ao menos pra ser mais um,
mas a preguiça põe um peso danado, ainda mais que tinha "planos"
para amanhã.

Bom, vou dormir mais cedo. Se eu conseguir abrir o maker tentarei sim.
É, de fato, algo animador.

Aí é pra quebrar as pernas mesmo hein
Por algum motivo estranho me identifiquei tanto com o tema que acho que vou participar. Não pretendia madrugar essa noite...

Legal iniciativa Fausto-Cronus
Gifts: Mistyrol | [

Puta evento, diga-se de passagem.
Vou tentar fazer algo! :D

 Domingo agora... apertado esse prazo. .-.

Acho que não levanto da cama amanhã... é preguiça mesmo e muito sono.

Boa sorte para quem for fazer. o/

2010 ~ 2016 / 2024

Vale jogo criado em equipe? ou tem que ser individual?

Poxa, vou passar a manhã do domingo longe de casa... Vou fazer o que der e enviar mesmo assim, pelo menos pra me forçar a trabalhar em algo novo. :=|:

Citação de: LeonMM online 13/07/2014 às 00:30
Vale jogo criado em equipe? ou tem que ser individual?
²

E pode contar comigo no concurso também. o/
To Die Is To Find Out If Humanity Ever Conquers Death

Essa data aí tá certa? A data é de 2013 e era pra ser basicamente hoje se fosse em 2014 :P
Mas vou tentar participar.
Mas primeiramente me responde isso aí ô sem tempo.