O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Sony abre as portas para o Mercado Indie

Iniciado por LoboShow, 26/03/2013 às 20:47

  A GDC 2013 está a todo vapor e a Sony resolveu esquentar o evento mostrando os futuros games independentes de arcade para a linha de produtos PlayStation. Durante a apresentação, a companhia exibiu 25 novos títulos indie que serão lançados para o PS4, PS3, Vita e também para os dispositivos compatíveis com o certificado PlayStation Mobile.

  Não bastasse essas novidades, Adam Boyes, vice-presidente de relações com publicadores e desenvolvedores da SCEA, relatou no blog oficial do PlayStation que a empresa deseja deixar as coisas mais fáceis para os estúdios independentes. Conforme a informação na postagem, a empresa que criar um ambiente mais amigável e flexível para os desenvolvedores.


  Para deixar tudo bem claro, Boyes deu uma entrevista ao site Gamasutra, ocasião em que o executivo esclareceu como será o novo processo de aprovação tanto dos jogos indies quanto de quaisquer outros títulos (para a Sony, as desenvolvedoras devem ser tratadas de forma igual, visto que todas desempenham o mesmo papel).

  "Nós mudamos todo nosso conceito de processo de apresentação. Costumava ser dois estágios, e todo um feedback, e agora é apenas um (estágio), com feedback opcional, então não há um processo de 'greenlight' (como o que existe no Steam), nada de votação, nada de coisas esquisitas", relatou Adam Boyes.


  Aproveitando o gancho, o Gamasutra questionou se este movimento é para dar um impulso ao PlayStation 4. Boyes não hesitou em responder que o PS4 é o grande foco e que a companhia não teve receio em colocar os títulos independentes como prioridade máxima no console — isso sem falar que Shu Yoshida (presidente da Sony) é um grande fã de desenvolvedores indie.

PlayStation 4 vs Mobile e PCs

  Apesar da mudança do foco do PS4, o editor da Gamasutra lembra que o console, ao contrário de seu antecessor, vai nascer em uma época que há competidores (smartphones e PCs) bem diferentes, os quais já conquistaram um grande público. Em resposta, Boyes comenta que o PlayStation é e sempre foi focado nos jogadores — e agora é focado nos desenvolvedores.

  Além de eliminar a burocracia para a aprovação dos games indie, a Sony pretende apoiar os desenvolvedores que forem mais "íntimos". A companhia diz que não vê problemas em emprestar kits de desenvolvimento ou dar outros tipos de suporte quando necessário.

  Por fim, o Gamasutra questiona se o Steam Box não vai puxar o foco dos desenvolvedores indies. O executivo da Sony diz que não tem certeza de como será o modelo de funcionamento da Valve, mas comenta que tudo vai depender de como o PlayStation vai se manter competitivo e como os desenvolvedores vão enxergar o console da Sony.


Fonte: Baixaki Jogos