O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

[Tutorial PixelArte] como montar tilesets isométricos no paint - Aula 1 Piso

Iniciado por Galter, 07/08/2013 às 13:51

~ Como montar tilesets isométrico no Paint

Nível do tutorial: Médio
Exige saber fazer sombreamento (nada de tão absurdo, apenas seguir o que existe)
Ter bôa criatividade, dimensão de espaço e paciência.

Não há coisa pior que ler um tutorial mas não saber de fato ensinar a pessoa o "pulo do gato" para se fazer aquilo.
Pois bem eu estou refazendo um projeto antigo meu de fazer tilesets isométrico do pokémon, isso mesmo tilesets. Com isso no decorrer do tempo vou ensinando em outros tutoriais como se fazer o restante.

Não necessita de grandes habilidades para alcançar o resultado final, mas necessariamente de apenas 4 coisas básicas:

- Criatividade
- Paciência
- Motivação
- Dimensão de objetos e espaço

Assim você poderá criar seus tiles igual a esta imagem:

~Etapa 1 - Obtendo templates como base do trabalho~

Sempre tenha uma cópia do template em seu computador, pois é fundamental pra este tutorial.
Neste tutorial utilizarei o template para mapas isométrico e o template para tilesets para RPG XP
Existem duas maneiras de obter o template:
1 - Criando o seu template
2 - Buscando na internet

No meu caso pegarei da internet na qual tb disponibilizarei para vocês aqui o template para tilesets iso:
Spoiler
[close]

~Etapa 2 - Adaptando um template dentro do outro~

Creio que a parte mais difícil está nesta etapa, porque por mais que a pessoa seje fera ela acaba se confundindo aqui. Se utilizarmos o template "cru" que se encontra na internet e colarmos em cima do template de tilesets XP veja o que acontece:

Perceberam q ficou uma faixa vermelha embaixo destacando um espaço que não deveria existir ? pois é se utilizarmos desse jeito o trabalho não dará certo, por isso teremos que adaptar o template.
Nada mais é que diminuirmos o quadrado em 1 pixel na parte de cima e embaixo e 2 pixels do lado direito e esquerdo, o resultado terá que ser este:

Refaça o quadrado por completo:

Aí você me diz:
Pô Galter tu ferrou o quadrado, deixou espaço em todos os lados, não dará certo !
Galter:
Espere e verás !

~Etapa 3 - Colorindo nosso template~

Como estou utilizando os tilesets do pokemon, as cores não são tão variadas, o que facilita nosso trabalho.
Utilizarei a cor laranja com suas variações.

Se quiser utilize a paleta de cores que está junto na imagem.
preencha primeiro o meio pra depois as bordas.
Nesse caso como disse acima a paleta ajuda na hora de montar, no meu caso reparti o piso em vários ladrilhos iguais pra melhorar o trabalho.
Ficará desse jeito:

~Etapa 4 - Sombreamento~

Esta esapa é feita com um certo capricho por minha parte, pois é a parte que agrada os olhos de quem vê.
Pode utilizar imagens que tem aos montes na internet para utilizar como base o sombreamento.
Aqui coloquei com ladrinhos coloridos.


Posteriormente fiz o sombreamento


~Etapa 5 - Juntando a imagem e montando o tileset~

Bem chegamos na parte mais interessante que é juntar o trabalho feito até agora em um tileset.
Se lembra do espaço vazio dos lados, aqui será desvendado o motivo.

A imagem ficará desta maneira, semrpe respeitando o espaço vazio:

pois é ficou feio com esse azul e verde entre os pisos né ? Aqui no meu caso preenchi com um tom meio q escuro da paleta usada.O resultado deverá ser este:


Ficou melhor né a imagem, mas ainda não terminou o tutorial.

~Etapa 6 - Montando o tileset isométrico e testando~

Da maneira que está apresentada na imagem anterior só dá uma leve impressão de ser isométrico, mas seria mlehor se tivessem quinas ou entradas para portas e tal.
é aí que a criatividade e senso de espaço deve prevalecer.Monte da maneira que achar que ficará bom o tileset.

Agora vamos a parte mais interessante que é ver se funcionou todo este trabalho:
Spoiler
[close]

Bem acho que funcionou o resultado que desejávamos.


Bem tomara que vocês tenham aprendido um pouco e comecem a mudar um poucos os tilesets que utilizam em seus projetos.
Pratiquem criatividade.

Agradeço á todos que estão lendo este tutorial.

Créditos:Galter: Por ter paciência para escrever e apresentar a técnica que poucos tem coragem de ensinar aos mais novatos e experientes.



Aproveite e deixe o seu comentário com qual estilo do pokemon vcs desejam ver os tilesets.

Muito bom o tutorial, mas creio que tentei mais saiu ruim  :sad:
Spoiler
[close]