O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Aprenda a Programar - Aulas de Introdução à Programação

Iniciado por Nandikki, 11/07/2017 às 14:13


Oi Galerê. Já faz um tempo que estou nas comunidades Makers e o que se há é uma mentalidade de que programar é uma coisa de outro mundo. Pois bem, indo direto ao assunto, tenho um conjunto de aulas (sete ao todo) no meu blog destinado a pessoas que jamais programaram na vida. São aulas que introduzem a Lógica de Programação Imperativa e usando o VisualG - que é um visualizador de Algoritmos. As aulas estão todas em português (assim como os Algoritmos em Portugol). Vale a pena para quem quer entrar no mundo da programação sem ser usando uma linguagem real (como C, Java, Python, Ruby, etc). Recomendo para iniciantes.

O conjunto de aulas de algoritmos possui o intuito de apresentar a programação aos iniciantes de forma intuitiva e simples, e da maneira mais clara possível. Para isso, são usadas aplicações no VisualG e é ensinado a lógica de programação usando a sintaxe do Portugol, que pode servir de base para o aprendizado mais acelerado da sintaxe de linguagens de programação de verdade como C, C#, C++ ou Java. As aulas abordam os conceitos iniciais de algoritmo e variáveis e se estendem até a compreensão básica de funções e vetores. São ao todo 7 capítulos, divididos da seguinte forma: Introdução ao Algoritmo, Variáveis, Aplicando o Conhecimento na Prática, Estruturas Condicionais, Estruturas de Repetições, Estruturas de Repetições: PARA, Vetores, Funções. Cada capítulo possui exercícios de fixação que também possuem gabaritos. Ao término das aulas espera-se que o leitor/aluno esteja preparado para adentrar no vasto mundo das linguagens de programação.

Interessado? Venha dar uma olhada nas aulas!

bacana, mas acredito ser uma grande perca de tempo usar portugol, nao sei se foi vc q escreveu, dei uma lida em 2 capitulos e tá legal, mas acho mais interessante ensinar com uma linguagem logo.Eu msm quando aprendi perdi muito tempo com portugol, oq foi terrivel para mim na epoca
: Intel Xeon E3-1225 v3 3.20GHz | Nvidia K2000 2GB GDDR5 | RAM 8GB DDR3 1600GHz | SeaGate Blue 2TB
O Mega Drive Nunca Morrerá em Nossos Corações.

Projeto Leyria RPG para SEGA Mega Drive/Pc

Citação de: Cristiano Sword online 12/07/2017 às 16:27
bacana, mas acredito ser uma grande perca de tempo usar portugol, nao sei se foi vc q escreveu, dei uma lida em 2 capitulos e tá legal, mas acho mais interessante ensinar com uma linguagem logo.Eu msm quando aprendi perdi muito tempo com portugol, oq foi terrivel para mim na epoca

Discordo totalmente.
Apesar do portugol não ser uma linguagem de programação, ele introduz os iniciantes (mas pense em iniciantes MESMO que nunca se familiarizaram com lógica de programação e linguagens) de um jeito mais prático, ainda mais por conta dos comandos serem todos em português.
Na minha faculdade existiam várias pessoas que caíram de para-quedas, que nunca tiveram contato com rpg maker ou qualquer outra engine de criação de jogos/softwares como nós tivemos, simplesmente jogaram jogos e quiserem desenvolver.
Posso afirmar que a maioria não entendia nada de programação, quanto mais da lógica em si (que na minha opinião é mais difícil de desenvolver do que aprender a própria linguagem).
Porém, com as aulas de portugol o pessoal que saiu do zero literalmente conseguiu desenvolver melhor o raciocínio lógico, colocar na prática suas ideias, e entender como o programa interpreta o que você escreve.
Hoje nossa sala programa em C# e HTML5. Pessoas que nunca tiveram noção de programação, e tenho certeza que se não fosse o portugol eles estariam muito perdidos até hoje.

Eu penso no portugol da seguinte forma: É como querer ensinar às crianças a ler e escrever: o portugol seria a aprendizagem das letras, vogais, consoantes, para introduzi-las a este conceito.
Estudar portugol é aprender a introdução da introdução, e mesmo que você não esteja aprendendo a programar de fato, você está preparando seu cérebro para raciocinar de forma mais lógica, induzido-o ao 'raciocínio de programador'.
Claro que o portugol não é 100% essencial, existem muitas pessoas que aprenderam a programar sem precisar desenvolver algoritmos simples em português, mas creio que seja um bom adicional ao conhecimento e um excelente introdutor a programação.
E também não acho que seja perca de tempo por todos os motivos citados mais acima, e porque as aulas normalmente são curtas. Basta mais ou menos uma semana que você já vai ter lido e aprendido tudo o que precisa suficientemente.
Voltando ao exemplo de minha faculdade, uma exigência do professor de programação é que quando entregamos algum código a ele, a documentação do código deve estar anexada junto ao programa, ou seja, o escopo em portugol.
Muitas pessoas até hoje em minha sala utilizam o método de primeiramente estruturar o código em portugol para depois passar para C# ou HTML, e apesar de ser um pouco mais trabalhoso isso os auxilia muito, já que a maioria é iniciante.

Enfim, já peço desculpas pelo texto e se pareci grossa em algum momento (não foi minha intenção), só queria partilhar minha opinião sobre o assunto, visto que conheço muitas pessoas que iniciaram disso e hoje são grandes programadores.




Sobre suas aulas, Nandik, não tenho muito o que falar pois ainda não as li (mas pretendo).
Porém, tenho plena certeza que devem estar muito bem escritas e elaboradas, isso com certeza é uma contribuição imensa à comunidade maker, pois existem muitas pessoas que nunca tiveram contato com programação e poderiam facilmente encontrar dificuldades ao tentar programar numa linguagem diretamente, como eu disse mais acima no meu texto.
Eu também ando escrevendo algumas aulas sobre portugol no meu blog, como essa aqui: http://comocriarosjogos.blogspot.com.br/2017/03/algoritmo-no-visualg-equacao-do-segundo.html
Mas tudo o que eu tenho aí são rascunhos, por isso ainda não postei.  :derp:

No mais, gostei de sua iniciativa, são de aulas/tutoriais assim, mais simples e voltados aos iniciantes que nossa comunidade precisa.

Até mais.

Citação de: MayLeone online 12/07/2017 às 17:23
E também não acho que seja perca de tempo por todos os motivos citados mais acima, e porque as aulas normalmente são curtas. Basta mais ou menos uma semana que você já vai ter lido e aprendido tudo o que precisa suficientemente.

Exatamente. O conjunto de aulas que fiz podem - por exemplo - serem lidas em uma semana tranquilamente.

Citação de: MayLeone online 12/07/2017 às 17:23
Sobre suas aulas, Nandik, não tenho muito o que falar pois ainda não as li (mas pretendo).
Porém, tenho plena certeza que devem estar muito bem escritas e elaboradas, isso com certeza é uma contribuição imensa à comunidade maker, pois existem muitas pessoas que nunca tiveram contato com programação e poderiam facilmente encontrar dificuldades ao tentar programar numa linguagem diretamente, como eu disse mais acima no meu texto.
Eu também ando escrevendo algumas aulas sobre portugol no meu blog, como essa aqui: http://comocriarosjogos.blogspot.com.br/2017/03/algoritmo-no-visualg-equacao-do-segundo.html
Mas tudo o que eu tenho aí são rascunhos, por isso ainda não postei.  :derp:

No mais, gostei de sua iniciativa, são de aulas/tutoriais assim, mais simples e voltados aos iniciantes que nossa comunidade precisa.

Até mais.

Obrigado May. Embora eu tenha acabado de escrevê-las, eu tô sempre dando uma lida pra ver se dá pra simplificar mais ainda as explicações (já que é voltada para iniciantes). Também pretendo dar uma olhada no link que você compartilhou aqui.

Citação de: MayLeone online 12/07/2017 às 17:23
Citação de: Cristiano Sword online 12/07/2017 às 16:27
bacana, mas acredito ser uma grande perca de tempo usar portugol, nao sei se foi vc q escreveu, dei uma lida em 2 capitulos e tá legal, mas acho mais interessante ensinar com uma linguagem logo.Eu msm quando aprendi perdi muito tempo com portugol, oq foi terrivel para mim na epoca

Discordo totalmente.
Apesar do portugol não ser uma linguagem de programação, ele introduz os iniciantes (mas pense em iniciantes MESMO que nunca se familiarizaram com lógica de programação e linguagens) de um jeito mais prático, ainda mais por conta dos comandos serem todos em português.

Minha opiniao sobre a dificuldade de aprender eh: q qm qr entrar na area q estude!
Não sei qual sua facul, mas se eh de TI ou areas relacionadas(jogos digitais e etc)
A pessoa tem q se esforçar pra estudar, álem do q existem linguagens fáceis de aprender
como phyton , VisualBasic e Basic(entre outras)


Citar
E também não acho que seja perca de tempo por todos os motivos citados mais acima, e porque as aulas normalmente são curtas. Basta mais ou menos uma semana que você já vai ter lido e aprendido tudo o que precisa suficientemente.

Ai até pode ser! se forem curtas e nao tiver exigencia depois até q passa, mas oq mais me deu raiva foi decorar aquelas porcarias por 6 meses.....
E hj não uso pra nada.

Citar
Voltando ao exemplo de minha faculdade, uma exigência do professor de programação é que quando entregamos algum código a ele, a documentação do código deve estar anexada junto ao programa, ou seja, o escopo em portugol.

Sou professor de programção em uma escola Tecnica aq em sp, e me perdoe oq vou dizer mas seu professor está criando maus hábitos em seus colegas, exigindo uma documentação em portugol, nao conheço nenhuma empresa q o faça, pra isso existe Engenharia de Software,UML, analise de casos de uso e etc.

Citar
Enfim, já peço desculpas pelo texto e se pareci grossa em algum momento (não foi minha intenção), só queria partilhar minha opinião sobre o assunto, visto que conheço muitas pessoas que iniciaram disso e hoje são grandes programadores.

Tranquilo,eu q peço desculpas se fui rude em minha resposta.Programo há 16 anos, e depois de anos tentando aprender programção sem sucesso nos anos 2000, aprender em cursos e escolas piores ainda, e depois entrar na faculdade e ver como tem muita porcaria q nao se usa na pratica e q só faz perder tempo, fikei bastante apreensivo com disciplinas como essa.
Já discuti seriamente com um ex-chefe e coordenador pra tirar essa disciplina do curso q lecionava,o resultado eh q nao dou mais aula de portugol. Nem me pagando.


Citar
No mais, gostei de sua iniciativa, são de aulas/tutoriais assim, mais simples e voltados aos iniciantes que nossa comunidade precisa.

Aulas assim são sempre boas
Pena q o pessoal em geral não liga muito
Embora a gente continue tentando^^

@Nandikki man, desculpe se pareci grosso,nao foi a intenção, mas li o seu texto e ele está muito bem organizado e escrito^^
: Intel Xeon E3-1225 v3 3.20GHz | Nvidia K2000 2GB GDDR5 | RAM 8GB DDR3 1600GHz | SeaGate Blue 2TB
O Mega Drive Nunca Morrerá em Nossos Corações.

Projeto Leyria RPG para SEGA Mega Drive/Pc