O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Dicas para se escrever Bom

Iniciado por Vifibi, 08/01/2013 às 20:47

Uma das coisas que mais me perguntam hoje em dia é "Como eu faço para remover manchas do sofá? Elas são de... Paintball". Em segundo, "O que se deve fazer quando um urso está dormindo com sua namorada na sua cama usando seu pijama?" Em terceiro...

Bem, vamos pular para uma questão que não envolva meu culto a ursos que usam pijamas e transam com as namoradas dos meus inimigos. A questão que mais me perguntam é "Como você faz para escrever tão bom?" O que, além de estar ortograficamente incorreto, também é extremamente confuso. Eu nunca escrevi em minha vida. De fato, eu tenho quase certeza que não sei escrever. Eu estava tomando um suco de tomate quando a resposta me atingiu: "Eles estão se referindo a Word-Fucking!"

Word-Fucking é a arte oculta e antiga em que uma pessoa, geralmente homem (Quem estamos enganando com "Geralmente", eu não sei), fode palavras até elas formarem frases que, em contexto, fazem histórias bem bacanas de se ler. Então, no espírito de ajudar meus colegas escritores aspirantes (E inspirantes, para os que cheiram cola), vou compilar abaixo uma lista que eu encontrei uma vez quando acordei num açougue coberto de sangue e leite. Essa é minha versão e vou mantê-la até o fim. Portanto, aproveite estas dicas feitas com amor. Mas sério, você realmente deveria achar seu próprio estilo de escrita. Preguiçoso.

1º: Não enrole

Existem duas diferenças cruciais entre um parágrafo de sucesso e um parágrafo que envergonha seus pais e é banido de mostrar sua cara novamente na cidade Literatura e vai então viver a vida como mendigo nas ruas de Nova York, aonde ele conhece uma punk por quem se apaixona e então é, de forma surpreendentemente, morto por uma vaca: Coerência e Objetividade.

Coerência é necessário para que o leitor possa seguir lendo sem ter que reler, o que estraga a imersão e pode até mesmo impedir a catarse em casos mais graves. Pular de tópico para outro é confuso, e o leitor pode ficar assim também. Há exceções, claro, como há em toda regra. Ardil-22 sendo uma excelente mostra disso.

Objetividade é extremamente necessário para um bom texto. Se um texto se perder em figuras de linguagem e outras bobagens do gênero, o leitor fará duas coisas: Primeiro, ele irá parar de ler seu texto por ele ser confuso e imbecil; Segundo, ele irá achar que você é um imbecil tentando se passar por pessoa inteligente. E de certa forma, ele está certo. Compare os trechos:

"Escondido, jogado em meio a entulhos displicentemente largados em uma rua amaldiçoada no bairro da Sé em São Paulo, atentava-se a escutar através de reentrâncias de seu esconderijo qualquer pista de gemidos da fome negra. Betinho também sentia a dor dos famintos, o castigo a quebrar-lhe a alma, mas sua preocupação não residia no pedaço de pão que teimava em reinar os seus sonhos: Aquela noite o menino era caça, não caçador" — Sim, este texto é verdadeiro. Não, eu também não entendo o que o autor estava tentando fazer.

"Betinho escondia-se dos zumbis, tentando não fazer barulho ao respirar. Ele estava apavorado, e não sabia o que poderia fazer" — Minha versão. Duas frases (Sim, a história é sobre zumbis. Eu chequei).

A diferença entre os dois, além do fato óbvio que ambos têm diferentes autores para a mesma, é que um foi feito com as firulas das palavras em mente, com a beleza do texto em si, de cada palavra. O outro foi feito com a história em mente. Um livro não se escreve de grandes palavras, mas sim de grandes histórias. E, pelo que você viu, um deles é muito mais legível e agradável.

2º: Não existe "se" em narrativa

Permitam-me elaborar: Numa narrativa, especialmente em primeira pessoa, uma das coisas que mais me aborrecem é ler um narrador derivar sobre pensamentos, ideias e, pior ainda, eventos. Você é o autor. Você deve apresentar suas ideias, seus fatos e sua história com vigor e firmeza. Mesmo o narrador não confiável apresenta fatos que, para ele, são inegáveis até que ele é provado do contrário. Jamais, em qualquer situação, derive. Sua narrativa deve permanecer em foco e na história, sem fazer referências a seus pensamentos ou sobre suas maneiras de viver, ou o que quer que seja. Você está contando uma história. Se você parar para falar sobre a porra do seu gato, eu vou achar que você tem aquela doença em que a pessoa não consegue se focar numa coisa só, e fica pulando por aí como um coelho vomitando assuntos e bobagens, como uma coelhinha da Playboy fazendo um oral num macaco vestido de homem com uma bagagem em que, se eu bem me lembro, é o conteúdo de um outro homem. Isto é, os órgãos, não o que ele pensa. Mas como eu ia dizendo, é preciso se prestar atenção para não se derivar na narrativa, caso contrário Scripto irá ficar furioso.

3º: Personagens não devem apenas ser meios para um fim

Esta é uma dica que eu acho vergonhoso de até mesmo ter que dizer. Mas vamos lá: Se suas personagens apenas existem para expor um sentimento ou uma ideia, você está fazendo isso errado. Personagens devem ter um passado, motivação, e, acima de tudo, vida. Eu sei que isso parece loucura, mas não é. Personagens vivos não são — obviamente — aqueles que saem do papel e se apaixonam por você, à lá A Rosa Púrpura do Cairo, são aqueles que, de tão bem escritos, parecem sair da página, e ficam com o leitor. É difícil escrever uma personagem que tenha vida, porém com um pouco de treino e uma fé inabalável em Scripto, tudo deve dar certo. Algumas dicas para aqueles que têm dificuldade:

1º: Tente escrever suas personagens retroativamente: Isto é: Assim que você criá-las, reformule a história para que elas tenham um papel desde o começo, dando-as assim um sentido maior de vida.

2º: Falas não devem ser usadas apenas para pensamentos que ajudem a história. Um "Eu te amo" de nada significa se a personagem não tem nada exceto o amor pela pessoa. Se a personagem tiver falas por motivo nenhum senão expressar sua opinião, mesmo se — talvez até mais caso — ela for contrária a do autor, ela torna-se mais profunda.

3º: Orações em nome de Scripto feitas pela Igreja de Scripto podem em muito ajudar na hora de trazer uma personagem à vida, e também na eventual ocasião de você resolver escravizá-la. Sexualmente e mentalmente, claro, pois não somos bárbaros.

4º: Pagamento de dízimos para a Igreja de Scripto

O Grande Pastor da Igreja de Scripto prega que aquele que é fiel a Scripto jamais sofrerá o ardor do bloqueio, ou a chama da crítica. Os que são untados no vinho sagrado (Mais para "Suco de uva", visto que Scripto tem orçamento baixo) jamais perder-se-ão nos caminhos da meretriz Poetra, aquela que traiu a Scripto e tomou de seu fruto (Sêmen) e deu-lhe ao fruto do homem (Inteligência), que o plantou e colheu o fruto (... Eu meio que perdi a conta) da prosa (Ah, sim). Abençoados são aqueles que, mesmo na face sedutora da Poesia, mantém-se firme na Prosa, apesar da discriminação ou dos Hemingways que surgem, manchando-a com sua factualidade!

5º: Scripto demanda sacrifício! Sangue! SANGUE!

Scripto é nosso Deus, feito a nossa imagem, semelhança e pênis. Mas como descobriu-se que mulheres também escrevem, adicionou-se um par de seios fartos em seu peito, que ele demonstra com orgulho e um certo desconforto. Pobre daquele que cai das graças de Scripto, pois será este aquele que receberá a pena capital. Ele será içado a uma cruz de vidro, e o Grande Pastor, escolhido por seus seios empertigados e firmes ao toque, irá nutri-lo com seu leite, e então punir-lhe com o maior dos horrores: As Tetadas. Ele irá levantar seu seio com a mão e, com força, espancar o infiel com sua teta. E repeti-lo-á até o fim de sua mente, deixando-o apenas uma casca que outrora foi um infiel em seu caminho. E esse infiel regozijar-se-á nas graças do Senhor Scripto, pois este o aceitou de volta ao seu seio.

Saudações,

Não sei se entendi mal o título do seu tópico, mas me parece que o ideal seria "Dicas para se escrever BEM", já que BOM é um adjetivo, determinante de substantivos, o que não é o caso nessa frase do título. Nesse caso, como ESCREVER é verbo e está modificado por um advérbio de modo, sugiro modificar "bom" por "BEM".

Um abraço,

Citação de: Brittus online 08/01/2013 às 22:28
Saudações,

Não sei se entendi mal o título do seu tópico, mas me parece que o ideal seria "Dicas para se escrever BEM", já que BOM é um adjetivo, determinante de substantivos, o que não é o caso nessa frase do título. Nesse caso, como ESCREVER é verbo e está modificado por um advérbio de modo, sugiro modificar "bom" por "BEM".

Um abraço,

Talvez você devesse ler o texto em questão antes de criticar minha gramática. Beneficiar-lhe-ia, além de impedir-lhe de cometer atos vergonhosos. Mas obrigado pela "Dica".

08/01/2013 às 23:00 #3 Última edição: 08/01/2013 às 23:45 por Brittus
@Vifibi Não quis ofender seu ego. Só quis ajudar. Li seu texto. Achei legal. Só pensei que o título propunha outro direcionamento, mas pelo que vejo coaduna com a proposta de sua escritura. Mais uma vez, desconsidere minha tentativa de te ajudar. No mais é isso.

08/01/2013 às 23:17 #4 Última edição: 08/01/2013 às 23:24 por Elyven
Citação de: Vifibi online 08/01/2013 às 22:50
Talvez você devesse ler o texto em questão antes de criticar minha gramática. Beneficiar-lhe-ia, além de impedir-lhe de cometer atos vergonhosos.
Britus é mestrado na língua portuguesa.  Ele não quis ofendê-lo de maneira alguma. Eu ia sugerir a mesma coisa, quando li o texto. Mudar o título não afligiria seu contexto explicativo, porém, desisti.

Ps: Beneficiar-lhe-ia? Não seria beneficiar-se-á? kkkk Sério, parei por aqui antes de começar apontar os demais erros gramaticais...Deixarei para o Britus que é professor.

Legal.
Conseguiu passar-nos excelentes dicas com bastante humor. Devo dizer que a número 1 é muito importante para mim - em muitos de meus textos acabo por enrolar (na maioria das vezes para "esticar" o capítulo. Preciso parar com isso u.u.).

Abraços!
fear is the mind-killer

Tinha que ser você mesmo esse texto. Muito bom é claro, e jura que as pessoas estão com dificuldade de entender a ironia do "escrever bom"?

Enfim, realmente são dicas úteis para iniciantes, eu bem sei o quanto precisava de coisas como essa quando comecei a me dedicar a escrever. E ainda preciso muitas vezes, especialmente no número dois, já tive de apagar muita coisa devido  a isso.
O terceiro já eu não tenho muito certeza visto que minha história atual (agora que estou me focando em apenas uma) apenas eu leio. Gosto dos meus personagens, mas sou eu. Há até alguém para quem eu conto e que diz gostar de alguns personagens (e me pediu para não matar um, eu também não queria mas era necessário já que desde a primeira vez que pensei na história anos atrás ― ainda como um roteiro  para jogo ― eu soube que ele tinha de morrer mesmo sendo um personagem de outros contos, enfim, divaguei. Problemas com número 2 – péssima frase), enfim, é bastante diferente te contarem algo a ler algo

OBS:
O que é Scripto? ( e eu realmente quero saber?)
Conheçam meu blog: Get a Life

"Talvez o certo para você é o errado para mim . Claro, cada um é cada um,
ninguém é igual a ninguém. Não vai ser por isso que vamos nos desentender.
Duas pessoas discutirem e não chegarem a uma conclusão igual,
é a melhor prova de que cada ser humano tem o seu valor e identidade própria."
Raul Seixas

Citação de: Kris Wannieg online 04/02/2013 às 02:13
OBS:
O que é Scripto? ( e eu realmente quero saber?)

Citação de: Vifibi online 08/01/2013 às 20:47
Scripto é nosso Deus, feito a nossa imagem, semelhança e pênis.

Acho que responde sua pergunta  :blink:




Bom texto, é sempre bom um texto que nos ajuda a escrever melhor, ainda mais com um pouco de humor :clap:

  Tive que rir do Brittus e da Elyven. POKASPODKASPOKDASPOKDPOAKSD, sério mesmo que vocês não entenderam o real objetivo do titulo e quiseram corrijir? Santa tartaruga.

  Enfim, como sempre, ótimos textos.  Para mim não tem escritor melhor na cena maker do que você.  Ainda me pergunto o porque de não ter se tornado um escritor profissional (sei lá, de um jornal, revista), também não sei se já é, mas isso não vem ao caso.

  Espero que assim que possível traga novos textos para a gente.  "Bom" escrito o seu texto, continue assim.

Citação de: lobozero online 08/02/2013 às 17:51
  Tive que rir do Brittus e da Elyven. POKASPODKASPOKDASPOKDPOAKSD, sério mesmo que vocês não entenderam o real objetivo do titulo e quiseram corrijir? Santa tartaruga.

  Enfim, como sempre, ótimos textos.  Para mim não tem escritor melhor na cena maker do que você.  Ainda me pergunto o porque de não ter se tornado um escritor profissional (sei lá, de um jornal, revista), também não sei se já é, mas isso não vem ao caso.

  Espero que assim que possível traga novos textos para a gente.  "Bom" escrito o seu texto, continue assim.

Acredite, eu lido com "Correções" deste texto com frequência assustadora.

Fico feliz que tenha gostado do texto, e agradeço o elogio. E eu sou, de fato, um escritor profissional, e tenho um livro que será publicado dia 21 de março.

E já estou a escrever e planejar meu próximo texto, não se preocupe.

Muito bom, Vifibi, bem à sua altura.  :XD:
Bom, eu não li tudo, mas à maioria, e gostei muito, não tem muita coisa à dizer... Só que está muito bom, continue com coisas do tipo que não vai ter uns "inissiamte" por aí. xD


CitarFico feliz que tenha gostado do texto, e agradeço o elogio. E eu sou, de fato, um escritor profissional, e tenho um livro que será publicado dia 21 de março.

Parabéns pelo livro, vai lançar 3 dias depois do meu aniversário! lol Mas, diz aí, por favor, qual o gênero do livro? *-*
Bom, voltando ao assunto do tutorial, +1 gold.  :rickas:

Citação de: lobozero online 08/02/2013 às 17:51
  Tive que rir do Brittus .... POKASPODKASPOKDASPOKDPOAKSD, sério mesmo que vocês não entenderam o real objetivo do titulo e quiseram corrijir? Santa tartaruga.


Tive que rir de mim mesmo também, a principio. Porque pensei que o direcionamento do texto seria outro.
Como eu mencionei em uma resposta. Depois, tentei reforçar que meu equívoco não deveria ser levado em consideração.

Citação de: Vifibi online 08/02/2013 às 19:40

E eu sou, de fato, um escritor profissional, e tenho um livro que será publicado dia 21 de março.

E já estou a escrever e planejar meu próximo texto, não se preocupe.

Sei o quanto é bom vermos o esforço aplicado na produção de um livro tomar forma.
Desejo realmente, de coração, que seu empreendimento seja próspero.
Um grande abraço.