O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

[Aula 1] Escrevendo uma história: Criando seu universo

Iniciado por Noob1346, 20/03/2015 às 22:07

Tutorial criado por Noob1346
[Aula 1] Escrevendo uma história: Criando seu universo

Introdução

   Oi galera, tudo bem com vocês? Espero que sim. Vim produzir um pouco de conteúdo para você que quer criar seu jogo. Uma das partes importantes dele é a história, e por isso hoje vou iniciar uma série de ''aulas'' de escrita. Quando comecei a escrever, não sabia por onde começar. Estou aqui para resolver esse tipo de problema. Falando em problema, o primeiro que temos que enfrentar é a linguagem culta, aonde temos que escrever corretamente. Para isso use o Microsoft Word, que corrige os textos. Se você não o possuir, eis aqui o Microsoft World Online: (Requer conta)


Construção

   O universo é aonde toda sua história acontece e por isso, sua importância é notória em toda história. Por isso, precisamos fazer uma construção dele. Se você for fazer um RPG por exemplo, deve pensar como é aquele mundo em espaço. Por exemplo: O jogo Far Cry 4 usa como universo, regiões do Himalaia aonde ocorre muitos conflitos. Você não precisa seguir o mundo real, podendo criar o seu ou fantasiar um existente. Para tal, existem os três elementos fundamentais:

1 - A característica principal do lugar. (O lugar é uma ilha? O lugar é uma região do nosso planeta? O lugar é o mar? Etc.)

2 - O que tem lá. (Quantas cidades tem lá? Quantas vilas? Quantos portos? Quais são as regiões desabitadas do lugar, se é que existem? Etc.)

3 - A causa. (O que causa uma hipotética missão do herói? Um malvado bruxo que quer matar todas as pessoas? Um deus adormecido que desperta um vulcão? Etc.)

Edificação

   Após analisar os três fatores, irei fazer uma hipotética ideia para ficar mais fácil a visualização do contexto:

1 - É uma ilha com um vulcão.

2 - Uma cidade principal, no meio da ilha. No litoral distante do vulcão, existe uma cidade litorânea, que recebe mercadorias e é ponto de atividade comercial. No oeste da ilha existe uma cidade aonde existem muitas minas, que são constantemente exploradas.

3 - Um antigo deus despertou, e insatisfeito por não ser venerado, faz um vulcão começar a entrar em ação. O herói deve ir até o vulcão e tentar dialogar ou derrotar esse deus.

   Feito isso, temos que concretizar seu universo, dando mais detalhes a ele. Por exemplo, em minha hipotética ideia, a minha ilha tem um vulcão. Mas convenhamos, se é uma ilha obviamente deve possuir florestas, praias... Então o ponto 1 ficaria:

1 - Uma ilha com um vulcão. No seu centro, existe muitas árvores e uma densa mata. Nas extremidades da ilha, existem belas praias. Em certo ponto de encontro de mata e praia, existem grandes rochas com minérios valiosos.

   Agora vamos concretizar o elemento 2. Iremos detalhar a atividade comercial de cada cidade e qual é seu respectivo tamanho, além de outros aspectos essenciais que precisam estar em harmonia com o elemento 1.

2 - A cidade principal no centro da ilha possui muitas lojas e é grande. No litoral oposto ao vulcão, existe uma cidade litorânea que sobrevive com atividades marítimas como pesca e gera muito dinheiro para a ilha. No oeste, especificamente no encontro da praia e mata, existe uma cidade que garimpa as rochas e sobrevive disso.

   O último elemento é basicamente o motivo do seu jogo. Por isso quando for anotar/escrever suas ideias em algum lugar, NUNCA ESQUEÇA de explanar este elemento, tendo em vista que servirá como motivação para o jogador.

3 - O antigo deus do vulcão despertou e com o tempo, percebeu que foi esquecido. Enfurecido, despertou o vulcão que ameaçava destruir toda ira.

Conclusão

   É fundamental para seu jogo ter uma base a qual a história se desenrole. Na próxima ''aula'' iremos aprender como criar personagens e qual é sua relação com o universo. E finalmente na última aula ensinarei a construir o ''roteiro do seu jogo'' no qual as coisas irão acontecer. Até mais, espero que tenham gostado e se puder dar um incentivo será muito bom para mim!  :*-*:
Ding ding ding dom dom ele é seu amiguinhu :>

Isso sim que é uma aula pra roteiros. Eu sou bem ruim com isso, você será uma alma me guiando pra um caminho de roteiros melhores :XD:

Falando sério. Sua aula está simples, mas de certa forma, ela explica fatos muito importantes, que não podemos deixar passar.

Quero ver as próximas aulas, e pode contar comigo que irei acompanhar :ok:
Prazer, Terror dos Modinha

Citação de: Makers online 20/03/2015 às 23:11
Isso sim que é uma aula pra roteiros. Eu sou bem ruim com isso, você será uma alma me guiando pra um caminho de roteiros melhores :XD:

Falando sério. Sua aula está simples, mas de certa forma, ela explica fatos muito importantes, que não podemos deixar passar.

Quero ver as próximas aulas, e pode contar comigo que irei acompanhar :ok:

Muito obrigado! Postarei na área certa na próxima vez.  :*-*:
Ding ding ding dom dom ele é seu amiguinhu :>

Esperando a aula 2  :wow:, sempre tenho problemas em desenvolver personagens...
♦Gifts♦

Adorei, sempre tenho muitos problemas para um roteiro mas vc me ajudou muito com isso! Obrigado :clap:
Oie

Estava justamente procurando uma ajuda para poder fazer a história do meu projeto, tenho tido muitas ideias mas infelizmente pouco tempo para realizar, e apesar de ter ajuda de alguns amigos, eu estava procurando por métodos mais rápidos para terminar nossa história.
Adorei o Tutorial, você escreve bem!  :urra: :popcorn:

Muito boa à aula, aguardo as próximas!!!
Se não for pra dar o máximo não comece.
Nunca deixe sua própria mente desisti antes de seu corpo, quando você se rende aos pensamentos e esqueci oque tem que fazer, você se torna submisso à insanidade. *-*