O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Lizard Boss (Mini-Game)

Iniciado por Seki, 21/05/2017 às 13:43

21/05/2017 às 13:43 Última edição: 01/12/2020 às 01:45 por Seki
Lizard Boss




Gênero: Minigame/Action-based
Plataforma: RMXP (não precisa do RTP)
Versão: 2.2
Spoiler


[box class=titlebg]
Introdução:
[/box]
De forma simples: derrote o chefão lagarto (Lizard Boss). No entanto, você não poderá pegar uma espada e bater na cara dele. Em vez disso, precisará utilizar mecânicas indiretas. Há seis cristais espalhados pelo mapa: ao ativar cada um, o Boss recebe dano. O objetivo é ativar todos os cristais funcionais que estiverem no mapa para enfim derrotá-lo.


[box class=titlebg]
Mecânicas:
[/box]

O jogo conta com uma mecânica de 4 estágios do Boss, tendo ele uma cor diferente em cada fase. Uma vez que ele for derrotado em cada estágio, você vence*. Em cada fase, o Boss tem uma determinada quantidade de resistência a golpes (feitos pelos cristais). Por exemplo, na fase amarela, você precisa ativar todos os seis cristais no mapa para derrotá-lo; já na fase verde, é preciso ativar apenas 3 cristais - mas não pense que será fácil.

* As fases não seguem um padrão - após derrotar o Boss em um estágio, a fase seguinte sempre será aleatória.


Cristal Nulo: este cristal só está no mapa para atrapalhar. Ativar ele não vai danificar o Boss.


Você é o azarado que está lutando contra o Lizard Boss e seus subordinados. Prepare-se para uma batalha confusa e complicada. Será que você consegue zerar o jogo e completar todos os desafios?

Player
Dano:
0 (precisa ativar os cristais no mapa)
Velocidade: 4.2 (exceto se estiver sob algum efeito positivo ou negativo)
HP Total: 800

Fase Amarela:

O primeiro estágio do Boss. O lagarto amarelo é o mais rápido de todos e, caso o jogador se distancie muito dele, pode se teleportar para o mais próximo dos 4 buracos espalhados pelo mapa. Em compensação, esta é a única fase em que o Boss não tem nenhum inimigo extra para ajudá-lo. Neste estágio, ele causa 200 de dano ao HP do Player, caracterizando 4 golpes necessários para matá-lo.

Lagarto Amarelo
Dano: 200
Velocidade: 5

Fase Verde:

Nesta fase, o Boss tem os inimigos extras mais fortes do jogo, quase equivalentes aos inimigos especiais da fase azul (mas os zombies não precisam de condições especiais como a chuva para surgir). Durante esse modo, o mapa é modificado para uma versão mais "verde", com as árvores secas distribuídas pela área florescendo e cobrindo a visão do jogador. Além disso, a mecânica especial dessa fase é uma nuvem tóxica que cobre o ambiente, danificando o Player em 8 de dano por segundo. Neste estágio, o Boss causa 150 de dano ao HP do Player, caracterizando 6 golpes necessários para matá-lo.

Lagarto Verde
Dano:
150
Velocidade: 3

Zombie Spawn
Dano:
100
Velocidade: 3
Quantidade no Mapa: 11

Fase Azul:

Nesta fase, o Boss se fortalece ficando mais rápido caso esteja chovendo, enquanto o Player fica levemente mais lento. Caso a chuva seja uma tempestade, ele também cria inimigos adicionais, mais fortes que os comuns. Neste estágio, o Boss causa 250 de dano ao HP do Player, caracterizando até 4 golpes necessários para matá-lo.

Lagarto Azul
Dano:
250
Velocidade: 4

Water Spawn
Dano:
50
Velocidade: 3
Quantidade no Mapa: 9

Tempest Spawn (durante tempestades)
Dano: 100
Velocidade: 4
Quantidade no Mapa: 7

Fase Vermelha:

Este é o estágio mais difícil. Nele, o Boss causa 400 de dano ao HP do Player, caracterizando 2 golpes necessários para matá-lo. Ele também cria um clone fantasmagórico de si mesmo, que atravessa tudo e persegue o jogador. Esse clone também causa 400 de dano. Não obstante, a mecânica especial desse modo é a Artilharia, na qual explosões são causadas aleatoriamente pelo mapa, criando pequenos focos de fogo que queimam o jogador em 300 de dano caso ele os toque. Por outro lado, ele tem os inimigos extras mais fracos e lentos, facilmente ignoráveis.

Lagarto Vermelho
Dano:
400
Velocidade: 4

Snake Spawn
Dano:
50
Velocidade: 2
Quantidade no Mapa: 9

Clone Vermelho
Dano:
400
Velocidade: 4

Dica: o jogo contém um segredo em uma das fases do Boss. Tente encontrá-lo. :blink:

[box class=titlebg]
Imagens
[/box]
Fase Amarela:
Spoiler
[close]

Fase Verde:
Spoiler
[close]

Fase Azul:
Spoiler

[close]

Fase Azul (durante tempestade):
Spoiler

[close]

Fase Vermelha:
Spoiler
[close]

Sala de Desafios:
Spoiler
[close]

Sala de Músicas:
Spoiler

[close]

Vídeo demonstrando o jogo.

[box class=titlebg]
Sistemas:
[/box]
Spoiler
Sistema de Desafios
No jogo há desafios que você pode completar por diversão, alguns mais simples e outros mais difíceis. Será que você consegue completar todos?
Menu de Músicas
Assim como você pode completar desafios no decorrer do jogo, também pode desbloquear músicas ao zerá-lo. A cada zeramento você desbloqueia uma música nova, até um total de cinco vezes. Você poderá utilizá-las enquanto joga se selecioná-las neste menu - ou mutar todas as músicas, se assim quiser.
Itens de Auxílio
Há também alguns itens que você pode utilizar para facilitar o objetivo, contando com um item especial que você tem 25% de chance de ganhar toda vez que completa uma fase, as botas de salto. Porém, utilizar itens fará você perder alguns desafios.
Checagem de Terrenos
Não sei como funciona nos outros RMs, mas no XP há alguns bugs relacionados à condição "ao tocar herói/evento". Essa opção é considerada mesmo que o evento/player esteja em um tile em que há direções bloqueadas. Por exemplo, se o inimigo estiver supostamente em cima de uma montanha, ele pode tocar o herói por cima dela, mesmo o tile tendo a direção bloqueada. Com o uso de algumas condições por variáveis e um script, consegui corrigir esse problema.
Mudar Tileset
Um script auto-explicativo. Foi com ele que programei a troca de árvores no mapa sem precisar teleportar o jogador para um segundo mapa.
Smooth Scrolling
Esse script cria um efeito visual menos rígido de movimento da tela.
[close]

[box class=titlebg]
Download:
[/box]
MEGA
4Shared

OBS: Não requer RTP. O arquivo possui 50 MB. Clique aqui para a versão em inglês.


[box class=titlebg]
Créditos e Agradecimentos
[/box]
Decidi deixar o projeto desencriptado para que qualquer um possa conferir como ele foi feito. Há também comentários explicando a maioria dos eventos.
Produção: Seki
Variável Local: Keven
Event Range Conditions: ForeverZer0
Smooth Scrolling: Toby Zerner
Persistência de Variáveis e Switches: br_lemes
Menu Simples: cristianoforce
Ending Credits Script: Chaos Project
ANTI-LAG e Game Speed: Apocalypse
Testes e ideias: Douglas Edson.
Ideia das teclas de atalho: Vixen.
ⓒ 2016 Nuclear Blast / Fleshgod Apocalypse: pelas músicas utilizadas.

A parte dos desafios está bugada...

Citação de: balanar online 21/05/2017 às 18:41
A parte dos desafios está bugada...
De novo essa parte. :=p: Toda vez tenho algum problema com ela.
Poderia ser um pouco mais específico? Qual foi exatamente o erro? Ela não está funcionando de forma geral?
Vale lembrar que o script só funciona se você estiver jogando o jogo pelo arquivo "Game.exe", e não pelo rpg maker (pois neste caso você estaria apenas testando o projeto).

Caramba, rapaz. Isso ficou muito bacana! Admito que ainda não consegui matar o infeliz, mas continuo tentando. Alguma chance de lançar uma versão aberta? Fico imaginando o trabalho que deu configurar tanta coisa.  :sera:

Citação de: Corvo online 03/06/2017 às 18:47
Caramba, rapaz. Isso ficou muito bacana! Admito que ainda não consegui matar o infeliz, mas continuo tentando. Alguma chance de lançar uma versão aberta? Fico imaginando o trabalho que deu configurar tanta coisa.  :sera:
Sim, pretendo lançar o jogo aberto sim. Eu só atualizei o tópico com a versão encriptada enquanto eu resolvo esse problema com o script da tela de desafios, mas logo atualizo de novo.
Obrigado pelo comentário.  :ok:

Atualização para versão 1.2!
- Agora o sistema de desafios foi corrigido e deve estar 100% funcional.  :ded:

Nossa, ficou bem legal ainda não tinha jogado. Simples e direto.
Dá meio pânico em alguns momentos kkkkkkkk

Bugs: Quando entro em desafios e seleciono algo que estava ao lado das botas de salto, dá um erro que acho que é falta de um arquivo de aúdio, e fecha o jogo.

Dicas: Eu sei que é chato mas acho que se você adicionar os itens nas teclas sem a gente ter de entrar no menu fica mais fácil na hora do desespero de usar um item, ao invés de você estar fugindo dos bichos entra do menu e depois volta pra tela no meio do pânico que você estava antes.



Citação de: Vixen online 10/06/2017 às 15:06
Nossa, ficou bem legal ainda não tinha jogado. Simples e direto.
Dá meio pânico em alguns momentos kkkkkkkk

Bugs: Quando entro em desafios e seleciono algo que estava ao lado das botas de salto, dá um erro que acho que é falta de um arquivo de aúdio, e fecha o jogo.

Dicas: Eu sei que é chato mas acho que se você adicionar os itens nas teclas sem a gente ter de entrar no menu fica mais fácil na hora do desespero de usar um item, ao invés de você estar fugindo dos bichos entra do menu e depois volta pra tela no meio do pânico que você estava antes.
Opa, obrigado pelo comentário.
Vou testar isso e arrumar esse bug. Eu devo ter esquecido de colocar algum som do RTP na pasta.
E vou procurar fazer essas teclas de atalho sim, e deixarei na tela uma imagem indicando quais são as teclas. Valeu pela dica.  :ok:

Finalmente um minigame novo, estou ansioso para testar. Desde já lhe parabenizo pelo trabalho, gostei do que vi aqui.

Versão 2.0 Lançada!

O projeto acaba de ser atualizado para uma versão com diversas mudanças e novo conteúdo. Que tal jogar novamente?

Sugestão de desafio: tente desbloquear todos os desafios do jogo numa única partida. Se você falhar, remova o arquivo "persist.rxdata" da pasta do seu jogo para deletar todas as configurações e conteúdo salvo do jogo e tente outra vez.
Se alguém conseguir fazer isso e gravar em vídeo, colocarei no tópico do projeto.

Spoiler
v2.0
- Houveram diversas mudanças e correções nas versões entre a última lançada (1.45) e esta, mas algumas notáveis são as seguintes.
- Melhora do tutorial.
- Adicionada sinalização visual ao desbloquear um desafio.
- Agora cada fase do Boss só vai aparecer uma vez (não há mais repetição de fases).
- Mudanças dificultando a fase vermelha:
> Snake Spawns agora também ficam mais rápidos quando o herói fica.
> O Red Clone (clone fantasma do Boss) que persegue o jogador agora é mais rápido e perigoso (ignora imunidade).
- O desafio Lagarto Vermelho agora tem um limite de 4 golpes, não mais 3 (assim, é possível desbloqueá-lo simultaneamente ao desafio "Eu Aguento").
- Adição de novos desafios.
- Adição de hud de vida.
- Novas trilhas sonoras de ação épica adicionadas, sendo músicas desbloqueáveis no zeramento.
- Novo item especial/secreto adicionado (fogo divino).
- Correção de inúmeros erros e polimento geral do jogo, incluindo sinalizações visuais e sonoras mais claras.
[close]

Heya! :XD:

Como eu havia prometido, finalmente joguei seu jogo, Seki! :ok:

Minha jornada em Lizard Boss:
Spoiler

- Pegou! Finalmente o jogo abriu e pegou! :D (Contexto: eu tinha tentado jogar o jogo do Seki antes, mas a tela ficava escura, e eu tinha que resetar o notebook, por isso meio que me deu trauma abrir o jogo de novo...! :S)

- Ótima música! Gostei muito, mas também como não sou acostumado com as músicas do RPG Maker XP, elas são inéditas para mim! ...Se bem que... reconheço vagamente essa música! Lembra de quando falamos sobre os RPG Makers, onde até comentei que os inimigos anjos do RPG Maker XP (Ou era 2000?) possui instrumentos musicais que vão se tornando mais grandiosos dependendo de sua importância? XD

- A música é ótima! Mas...
Spoiler


HUEHUEHAUEHUAEH Esse lagarto is killing me here with laugh! XD É um réptil super realista, com essa música RPG! ASHUEHAUHEUAHEUHU
[close]

- "Criado por Seki" - Ei, eu queria te perguntar: você sempre se identificará como Seki, permanentemente? Digo isso porque a origem é do Naruto, e apesar de eu sempre te ver como Seki (Eu sei seu nome real, mas ainda é estranho pra mim ler esse "nome" e não Seki! :P), você planeja sempre ser o Seki, pelo menos em formato de nick? Tipo, eu assumo que no futuro, em um projeto mais grande, os créditos seriam seu nome real, mas em projetos assim como o Lizard Boss, você prefere o nick "Seki"?

- Muitos termos técnicas e habilidades no tutorial já no início... O.o (Não estou falando que é ruim, pelo contrário, é bom que tenha explicação, mas tenho que prestar bastante atenção, e não dá pra fazer o que costumo fazer: um fone de ouvido com um vídeo em play em uma orelha e o notebook com o jogo no outro. Nessa ocasião, eu preciso 100% de atenção no jogo!)

- Começou! Here we go!
Spoiler


[close]

- Estou confundindo os cristais amarelos com os brancos! O.o Mas... parece que tá dando efeito nos boss!

- Nossa, tô totalmente confuso sobre as poções! D:

- Droga! Usei uma opção de imunidade, mas acabei ficando perto demais do boss e me ferrei! Game Over!

- Ei! Ótima tela de Game Over! XD
Spoiler


Ela é do XP ou personalizada?
[close]

- HEUHEUHEUHUE ESSA FOTO DE UM LAGARTO SUPER REALISTA! É QUE EU NÃO ESPERAVA POR ALGO "REALISTA", E AINDA MAIS COM ESSA MÚSICA RPG! XD (Me lembrou um jogo meio trash de RPG, onde tinha chibis nos charsets, mas quando falava com eles, os facesets eram de pessoas 3D extremamente realista, e não era por zoeira, e sim autenticidade pelo criador acreditar que era realista! XD)

- Nossa senhora! É bem... complicado! Nem dá tempo de comentar aqui, porque é tão action-all-the-time, que nem dá pra pausar! O.o Vou tentar novamente!

- HHUEHUEHUEHU O LAGARTO DO MENU! XD :P

- Depois de muitas tentativas... "Você venceu! Desafio "Lagarto Amarelo" completo!", "Golpes recebidos: 4. Desafio "Lagarto Vermelho" completo!"

- Também desbloqueei uma nova música!

- ...E voltou ao início!

- Caramba! Tem até "achievements" no jogo! XD

- Quando dá Game Over, eu... queria que pudesse automaticamente já recomeçar, ao invés de voltar pra Tela de Título com o lagarto realista... :S

- Ah esquece, lembrei do F12, que reseta o RPG Maker, e assim é mais rápido! :P

- A FEW HOURS LATER...

- Completei o máximo que pude. Todas as músicas... e todos os desafios... exceto um: Fogo Divino! >:( Eu tentei de tudo, mas não consegui! Deve tá bugado, só pode! >:(
Spoiler


[close]

- ...Infelizmente não achei o easter egg, já que a maneira do gameplay é tão dinâmica que mal dá tempo pra parar pra respirar! :O

- E fim! Acho que completei tudo que podia! :D
[close]

Resumo:
Spoiler

- Achei o jogo MUITO divertido e até viciante um pouco! Essa foi a principal razão de eu ter tentado tanto completar tudo, mas no final foi só 99% completo, tudo porque não sei o que fazer pra ter o Fogo Divino! Já toquei no fogo, tentei usar as poções e tocar no fogo, etc e nada!

- Apesar de zero história, esse é um daqueles jogos onde o gameplay é o foco, e gosto de jogos assim! É como Super Mario Bros por exemplo: quem liga para a história? Primeiro é um jogo, e a história é algo às vezes desnecessário! Até porque, apenas há algumas décadas atrás o foco em história cinemáticas tão grandiosas foi aumentando, pois antes era apenas mini-games, pixels na tela que eram feitos para pessoas se divertirem! Até Final Fantasy, uma franquia de RPG com foco imenso em história, começou como um RPG com uma história basicamente de "Vocês são heróis. Salvem o mundo.", mostrando que jogos sem narrativa, história ou sequer uma justificativa também funcionam! Tipo, basta ver para jogos como Pac-Man, ou Tetris! Que justificativa eles tem em história? Nenhuma! Mas isso não impediu de ambos se tornaram grandes sucessos na década de 80, né? :D

- Em resumo, foi um ótimo mini-game! É muito profissional e bem-feito, apesar de curto! Além também de que não lembro de ter visto um jogo com uma mecânica assim, de ter que fugir do monstro, mas ao mesmo tempo derrotá-lo usando cristais que sempre ficam no mesmo local, mas com várias mudanças, tanto no mapa (Com a chuva e as névoas venenosas) quanto nos inimigos!
[close]

See ya!

Projetos que eu apoio:

Wesus World

28/12/2019 às 22:12 #11 Última edição: 28/12/2019 às 22:19 por Seki
@Wesley Jesus

Eita, que comentário grande! Primeiramente, obrigado pelo feedback. :clap:

Agora, respondendo a alguns pontos que você trouxe na sua jornada:
Spoiler

- Que bom que o jogo deu certo no seu notebook agora. Fiquei preocupado que o problema fosse no meu projeto. :=p:
- Sim, eu me lembro desse comentário sobre os instrumentos dos anjos! xD É uma observação que eu nunca tinha feito.

- Eita, espero que eu não tenha deixado informações demais para o jogador memorizar no tutorial. Mas acredito que depois de um tempo, as mecânicas acabam sendo intuitivas, não?

- Aheuhue, essa imagem para a tela de título foi a melhor que eu achei que fosse de livre uso.

- Er... acho que sim, pretendo continuar usando o nick "Seki" em questões relacionadas a criação de jogos. Se um dia eu fizer um projeto maior, quem sabe? Tudo depende das circunstâncias. Mas eu gosto do nick Seki. :coffee:

- Então os cristais brancos estão fazendo efeito no Boss? Isso é algo que eu precisaria verificar!

- A tela de game over é padrão do RMXP. :=p:

- Parabéns pelas vitórias e conquistas! :clap:

- Vou levar em conta o feedback sobre o restart do jogo. Se reiniciar diretamente for viável e não prejudicar os sistemas, talvez opte por isso.
[close]

Agora, comentando em geral:

Fico muito feliz em saber que o jogo te divertiu e que você gostou da experiência! Afinal, o objetivo deste projeto é, antes de tudo, essa diversão e apreciação espontâneas, e isso se reflete na questão de ele ser bem focadamente um mini-game, sem história e nem nada. Contudo, como você deve ter percebido, não é algo tão fácil e tranquilo assim! Os jogadores vão precisar se esforçar e pensar um pouco para vencer os desafios e descobrir os itens secretos, podendo experienciar o jogo ao máximo.

Dito isso, aqui vai uma dica sobre o easter egg secreto: ele está na fase verde. Sim, as coisas secretas desse jogo estão nos lugares mais difíceis de se procurar! Isso também vale para o fogo divino (que não está ligado a nenhuma fase em específico). Quanto a este item, recomendo que procure algo de cor roxa pelo mapa... Quando você achar qualquer uma dessas coisas, bastará ativar esses objetos com a tecla de confirmação padrão (Enter, Espaço ou C). Boa sorte! :ok: