O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Aula de mapeamento do Alisson - 5: Cidades

Iniciado por Sotelie, 11/02/2014 às 23:37

                               





Olá. Fico feliz de estar ensinando vocês a fantástica e gostosa arte de mapear.
Estamos na quinta aula e aqui vou lhes ensinar a criar suas cidades.
Com esta aula, você terá uma noção básica para criar suas vilas, reinos, acampamentos militares e outros afins.
Então vamos lá.


Para iniciar a construção de um mapa assim, eu vou usar uma cidade simples de reino como exemplo.


Primeiramente preenchemos o mapa inteiro com o tipo de terreno que iremos usar.
Caham, vamos escolher um de grama já que é padrão.
[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/SNFyUnC.png[/hs]
Geralmente eu escolho mapas com tamanho de 30x30 para fazer cidades, vocês podem optar pelo mesmo.
Só não saiam criando mapas 50x50 sem ter um pouco de experiência.
Agora vamos para a parte interessante.


Como é um mapa de cidade de reino, devemos aplicar o muro como de costume.
Ele serve para duas coisas: Ajudar na organização e definir o limite das construções.
[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/r0I9k5P.png[/hs]
Viram? Não está sendo grande coisa, mas vamos resolver isso mais pra frente.


Agora vamos definir uma coisa importante. Em cidades atuais, as ruas definem onde as pessoas podem passar
e onde devem ficar as construções. Este mesmo elemento pode ser usado nos mapas antigos e tem uma garantia extendida até 2027.
[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/wr1j8ky.png[/hs]
Você pode variar nos caminhos. E isso é uma das mais altas recomendações. Mas se fizer os caminhos totalmente iguais isso pode
ser um grande problema.



Agora devemos adicionar detalhes de natureza ao mapa. Ou seja, vamos aplicar uma pequena fonte de água no centro da cidade.
Lembrando que para colocar água na cidade, você precisa estar ciente que todos os lagos vem do mar. Então você pode fazer
de duas maneiras: Adicionar um pequeno riacho levando até um pequeno lago no centro do mapa ou pode finjir que
a água passa pelo subterrãneo.
[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/AUDDsbi.png[/hs]
Aqui adicionei um efeito básico sobre a água na cidade.
Como podem ver, vocês podem utilizar isso de várias formas, mas com moderação.



Vamos ao próximo passo da aula. Adicionando as residências.
Para adicionar as moradias, vocês podem colocá-las de livre vontade sobre o espaço livre onde a estrada não passa.
Mas não vá fazendo casinhas uma do lado da outra como no "Minha casa Minha vida". As casas podem e devem ser aleatórias e de diversos tipos.
Lembrando que isso interfere no interior delas por exemplo.
Se a casa tem uma lareira dentro, no exterior tem que ter uma chaminé.
Se a casa é grande, que seja um pouco maior do que as outras também. Se ela tem 2 andares, no exterior deve ter também.
Bom, eu vou adicionar minhas casas. Vejam o exemplo e tirem idéias sobre os mesmos.
[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/L3sPCZh.png[/hs]
Uia! Que pulo, hein?
Eu diria que não. Esta etapa demora mesmo. Você tem que planejar como as casas se posicionam. E como eu faço isso? Simples.
Assim como interiores, você tem que planejar tudo direitinho.
Quais são os tipos de pessoas que moram na cidade.
Verificar isso é importante pois todos os cidadãos tem lá sua importância para a jornada do herói.
Por exemplo: Eu quero adicionar uma casa fantasma lá na cidade, então você tem que planejar um acontecimento
que tenha tornado aquela casa sombria.
Você pode não querer que ela esteja próximo ás casas normais pois os cidadãos podem ter medo.
E diversos outros métodos interessantes.
Como podem ver, eu adicionei casas de forma comum. Nenhuma delas está igual á outra. E isso é bom.
Agora o que vamos fazer?
Vamos ao penúltimo passo.


Agora temos que pensar nos defeitos do mapa desde já para que o resultado final não fique muito ruim.
Quando olhamos de frente, vemos aquela enorme estrada na cidade. Isso é bem estranho, mas podemos corrigir de uma simples forma.
[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/0poeZ3h.png[/hs]
O que fizemos?
Eu adicionei umas estátuas no caminho. Isso pode representar as lendas do seu jogo ou uma homenagem á uma lenda do passado.
Também ajudou a modificar a estrada para que ela não ficasse um retão.
E sobre a outra parte de cima? Você pode adicionar guardas na entrada, e pessoas andando.


Vamos á elas, o último passo é adicionar elementos de natureza como árvores ou outros elementos florais para dar um ar melhor ao mapa.
[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/KPBmXr2.png[/hs]
Agora sim a mini-cidade está pronta.
E sim, você pode adicionar árvores e elementos similares á sua cidade. Mas com moderação. Aliás, elas são a chave secreta para todas as cidades.
Sem plantas nem nada, uma cidade medieval não é a mesma.


E é isso. Agora basta adicionar árvores nos arredores(opcional) adicionar gente nele e etc... e tudo deve ficar bom.
No mais, este é o fim das aulas básicas para iniciantes. Á partir de agora virão as aulas intermediárias onde vocês vão utilizar eventos e efeitos de iluminação
nos seus mapas, sem contar que eles deverão ser mais complexos.
Espero ter ajudado vocês em seus projetos. Mapear não pe muito complicado, o complicado é criar um mapa sem planejamento. E isso nós iremos discutir nas aulas intermediárias.
Até mais e aguardem as próximas aulas.
Fui.
Até logo.
Tchau.
Nos vemos.
(vai logo, cara) He he, ok. Vou nessa.







Essas suas aulas são muito bacanas! Não desanime nunca, fera. Você tem um grande talento para mapear. (:
Unique Destiny | um novo conceito de RPG Maker 2000!

O Cenário mapper do fórum está cada dia melhor, e o tio alisson com suas aulas ajudam muito
com mais esse tutorial, fica bem mais fácil aprender a mapear com mais precisão, obrigado pelo tuto
e parabéns pelo ótimo trabalho com os tutos *--*

Citação de: Avenger_B7 online 12/02/2014 às 00:01
Essas suas aulas são muito bacanas! Não desanime nunca, fera. Você tem um grande talento para mapear. (:
Muito obrigado meu velho amigo.
Eu estou enfrentando muitos problemas diários mas mesmo que demore eu sempre vou continuar.

@Simon: Fico feliz que pense assim. Eu estive com dificuldades para criar este mapa ainda mais que fiz ele correndo, mas acho que para um básico isso deva ajudar.

Tio estou sem palavras para demonstrar o quão fo%$ é
esse tuto.
Parabéns por mais um ótimo trabalho,sei que muitos iniciantes não teram mais
problemas com mapeamento.


Prazer, Terror dos Modinha

Opa, agradeço bastante. Mesmo com um tempo limitado, eu tentei o que pude para criar esta aula.
Mapear cidades exige muita atenção, eu mesmo tive problema na aula, mas consegui terminar a aula e o mapa juntos.

As aulas básicas estão completas. Se o pessoal novato leu todas elas, então acredito que não terão problemas para criar nenhum outro mapa.

Uma dica importante é ver outros mapas, assim temos uma ideia melhor XD.
Acho que o pessoal pode fazer: Minas, castelos, ruínas, vulcões, montanhas e tudo o que lhes vier á cabeça ha ha.
Até mais.

Eu entendo como deve ser complicado criar tutoriais.
Há um tempo atrás eu tentei criar tutoriais,mas achei que não sou muito bom
em tutoriais.
Uma coisa que quero adicionar ao seu comentário,além de novatos conseguirem
fazer vários estilos de mapas eles também deve ter perseverança e nunca dessitir,
pois se ele não consegue fazer um mapa e por causa disso ele desiste,ele nunca
irá conseguir fazer o mapa que ele queria.

:ok:
Prazer, Terror dos Modinha

Opa!

Mais um ótimo tutorial, tio Alisson! Parabéns!

Graças a seus tutoriais pude mapear bem melhor do que antes.

E... uma pergunta... Você vai fazer tutos de nível intermediário e avançado, ou vai parar por aqui?

:linha3:

:ok:

E aí, meu velho amigo.
Pode ter certeza de que vou fazer as aulas de nível intermediário e avançado.
Só resta esperar...

Como você falou não se trata de uma cidade e sim um pequeno vilarejo cercado por muros que da certa impressão de reinos. Não curto muito esse tipo de mapa eu prefiro fazer uma cidade com menor tamanho e dividido em várias partes, até porque não tenho experiência suficiente para fazer mapas maiores. Estarei sempre acompanhando seu tutorias e boa sorte com sua coletânea  :blink:

Eu que o diga. Eu prefiro criar mapas de cidades divididos em partes e com tiles do XP ^^.
Mas para um básico até que vai bem.
Estarei preparando as aulas intermediárias, obrigado e até mais o/.

Valeu cara, muito legal mesmo. Os tutoriais me ajudaram bastante. Teria como fazer um tutorial de como montar uma muralha ou algo parecido?

Citação de: Vicente online 20/02/2014 às 19:31
Valeu cara, muito legal mesmo. Os tutoriais me ajudaram bastante. Teria como fazer um tutorial de como montar uma muralha ou algo parecido?
Eu que agradeço. Mas, poderia definir melhor o tipo de mapa? Ficaria muito feliz se o fizesse ;-).

Citação de: Alisson online 20/02/2014 às 22:30
Citação de: Vicente online 20/02/2014 às 19:31
Valeu cara, muito legal mesmo. Os tutoriais me ajudaram bastante. Teria como fazer um tutorial de como montar uma muralha ou algo parecido?
Eu que agradeço. Mas, poderia definir melhor o tipo de mapa? Ficaria muito feliz se o fizesse ;-).
Algo como um castelo visto de fora, com as torres e tal, ficaria realmente muito agradecido se você fizesse.
[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/3CGEZEq.png[/hs]
Aí tem uma entrada do castelo de um projeto meu(Tá mei lixim kkk, mas sou iniciante)
Pergunto se daria pra fazer algo em grande escala, como a parte frontal do castelo inteira, entende?

Hmm...tá aí um tema muito interessante para as aulas intermediárias.
Criar castelos tanto no interior quanto no exterior é uma tarefa árdua.
Estarei ensinando a como fazer isso na próxima aula.
Obrigado.