O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Tamanho do mapa x produtividade

Iniciado por eros2, 10/12/2015 às 03:51

Olá pessoas, estou com uma dúvida cruel que está me dando dor de cabeça. O problema é que o meu jogo é focado na exploração no melhor estilo metroidvania, e eu tendo a fazer mapas grande para dar uma noção de continuidade, de mundo integrado, pois acredito que a transição do rpg maker de um mapa para o outro quebra um pouco essa noção de continuidade. o problema mesmo é que mapas grandes levam muito tempo, ainda mais quando eu crio todos os gráficos, uso parallax e uma caralhada de efeito para obter a estética que desejo. Para vocês terem ideia, alguns mapas que eu fiz levaram mais ou menos 1 mês para ficarem 100% concluído. O resultado ficou bom(na minha opinião), mas quantos desses mapas eu vou conseguir fazer? chega uma hora que por mais que eu me divirta fazendo mapas, a tarefa se torna algo massante.

Resumindo: gostaria de dicas de como balancear esses pontos. como tornar o mapeamento mais produtivo e como fazer mapas que permitam uma boa exploração e noção de continuidade mesmo que eles sejam pequenos.

Para quem ficou curioso, aqui um dos mapas que eu tinha feito que levou praticamente 1 mês:

Spoiler
[close]

Detalhe: eu perdi todos os tilesets que eu criei quando meu hd foi pro saco. Sim, eu chorei.

Olha, como um cara que trabalhava no assunto eu devo lhe recomendar fazer esse tipo de mapa por partes.
Sempre que faço mapas, inevitavelmente opto pelo parallax(a não ser que eu esteja trabalhando no XP) e levo um bom tempo para fazer tudo. Você se diverte fazendo, mas com o tempo vai se tornando algo trabalhoso.
Fazer mapas separados é a maneira mais recomendável para esse tipo de coisa.
Se você fizer um único mapa grande, então não conseguirá manter isso por muito tempo em seu projeto.
Em meu projeto eu faço mapas bem pequenos justamente para reduzir o trabalho.
Mas se for ver em demais rpgs não só da square, mas de outras empresas, vai ver que eles também fazem os cenários separados.

Cara, lhe entendo perfeitamente, pois para o meu projeto eu só estou trabalhando com parallax também, e por mais que o resultado nos agrade bastante no final, muitas vezes por mais que adoramos mapear, realmente fica um pouco cansativo.

Em um dos mapas que eu estou fazendo no momento é uma cidade, e o jogo também é focado na exploração, por isso teria que ser um pouco grande, o que eu estou fazendo é separar em mapas pequenos mesmo, cada parte do mapa tem em torno de 20x20px ou 25x25px +-, e ao todo vão ser 4 partes, eu preferi trabalhar assim, achei menos cansativo do que fazer um mapa 80x80px ou 100x100px, embora cada parte também estou levando algumas semanas para fazer.

Mas ao meu ver para o jogador muitas vezes é até melhor, por mais que a transição não seja tão agradável, ao mesmo tempo o jogador consegue explorar e lembrar melhor de onde ele está, e muitas vezes em um mapa muito grande, ele pode até se perder e demorar muito para se localizar ou ir de um lugar ao outro.

Outra coisa que costumo fazer para não ficar tão massante o trabalho, eu faço uma parte do mapa em um dia, depois foco em alguma outra coisa como, sprites, ou então revejo os sistemas se estão legais, ou outras coisas que desejo colocar no projeto, isso ajuda bastante, do que só focar no mapeamento e acabar tornando algo cansativo e muitas vezes nem dando mais vontade de abrir o PS e terminar aquele mapa.

Bom, acho que no geral é isso cara, não tem muito mais o que fazer, se você realmente quer um trabalho de qualidade, você deve dedicar boa parte do tempo naquilo, realmente não tem uma formula para escapar disso, no entanto você pode ver que geralmente jogos que são bem trabalhados na parte estética, como por exemplo, Linus, Amulet of Athos, Reincanation, ou até mesmo o Risen of Dragon Souls, os autores abandonaram ou então o projeto nunca foi lançado devido ao grande trabalho que dava para fazer.

De qualquer forma, essas são as minhas dicas, que eu uso e tem me ajudado com o desenvolvimento do meu projeto, espero que de alguma forma tenha lhe ajudado também, e pra completar o seu mapa ficou excelente cara, adorei mesmo, parabéns e boa sorte com o seu projeto.

Abraços do Lyca.
Fazer mapas é uma arte, faça como se fosse o seu último.




Olha quem tá dando as caras, Grande Eros hehe
Como está? -q
Cara, esse mapa tá divoso hein. Você melhorou bastante e seu talento é incrível.
Quanto ao seu problema, todos nós passamos por isso. Quando eu trabalho no Mana Tree (sem piadas, please) eu passava por isso à cada mapa feito. Até que então modifiquei para criar mapas pequenos, dando menos trabalho e tempo gasto.
Atualmente estava pensando nisso também, pois estou fazendo uns gráficos pro meu jogo. Fico pensando como funcionará para fazer os mapas, se desenharei tudo e tal.
Visto isso, fui procurar alguns jogos e comecei a notar que os mapas seguem muito uma padronagem. É como se você fizesse um tileset e depois montasse o mapa (olha o RM nos ensinando ai gente).
É um bom jeito de montar o mapa mais rapidamente, mas ai depende se você irá gostar do resultado.
Demorar 1 mês num mapa é realmente muito tempo, tem que achar um jeito de ser mais rápido.

Como também sou novo nisso (é) não tenho muito o que lhe dizer D: Também tenho minhas dúvidas KKKKK
Ps.: quero seu jogo pronto u.u

@Ryan

E aí, cara. Tudo bem? Eu vou indo kkk. De fato, produzir os tilesets e ir montando é o que eu já faço, mas mesmo assim ainda consome muito tempo. Desenhar o mapa todo de uma vez é um pouco inviável, mas até é possível dependendo do tamanho do mapa. Eu estou inclinado a fazer mapas menores mesmo a partir de agora, pelo menos é a melhor alternativa caso eu queira terminar esse jogo um dia kkkk. Inclusive eu mudei o sistema de combate por causa dessas demoras. Agora eu utilizo um sistema de batalha frontal mesmo. Não é tão emocionante quanto as ideias iniciais que eu tinha em mente, porém melhor terminar um jogo simples do não produzir nada. De qualquer forma, obrigado! É bom ver você por aqui.

ps: eu ainda estou devendo a review do seu jogo. :P




@Lycan

Você tem razão, alternar entre uma tarefa e outra ajuda a aliviar, vou começar a fazer isso com mais frequência. Sobre dividir áreas grandes em segmentos pequenos, é o que estou estou decidido a fazer agora depois das opiniões que vocês deram. eu estou pensando em manter um padrão de 25x25- 30x30. Acho que é um bom tamanho e dá pra colocar bastante conteúdo nesse espaço. btw, estou feliz de ver você por aqui. como anda o seu projeto? abraços.


@alisson

pois é cara, estou vendo que a maioria aqui trabalha com mapas menores, e provavelmente nao é por acaso kkkk. vou seguir suas dicas e as dos outros. Obrigado!

A criação de um script para uma transição mais "agradável" pode cair muito bem,
a algumas semanas um membro postou um do estilo de transição de Zelda Mimish cap (Esse aquisó não sei se ele funciona entre os mapas...), que a meu ver passa uma enorme sensação de continuidade e não de pausa, como a transição padrão.

11/12/2015 às 08:41 #6 Última edição: 11/12/2015 às 09:45 por Strato
Bem, o tamanho do mapa não concorre com a produtividade, mas com outras mecânicas do jogo. Você pode fazer mapas pequenos e a produtividade continuar baixa. Acredito que haja esse tipo de problema quando não é estabelecido um prazo. Depende se o projeto é de prazo longo, médio ou pequeno. Quando fazemos à olho nu, qualquer coisa concorre com qualquer coisa. Infelizmente prazos para ontem não existem xD
Então em 1 ano você terá 12 mapas, se o projeto é de longo prazo, não há nada de errado com esse ritmo. Lembrando que jogos podem facilmente levar anos para serem feitos (mesmo com equipes).

Ps: Salve seus arquivos em um armazenamento na nuvem, esses dias meu HD corrompeu e nem dava para recuperar nada, sorte que eu já tinha upado tudo pra nuvem antes!
Gifts: Mistyrol | [