O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

[Tutorial Mapa] Criação e Variação de Casas

Iniciado por Nandikki, 23/11/2012 às 11:23

23/11/2012 às 11:23 Última edição: 24/11/2012 às 20:58 por Cezar
Criação e Variação de Casas

Conteúdo: Ensinamento
Engine: Rpg Maker VX/Ace
Créditos: Thefefex




Introdução

Vim falar um pouco sobre o mapeamento de casas, e como ensinar faze-las. Parece muito idiota não é? Não! Não é.
Aposto que muitos de vocês já jogaram jogos do maker, a história era aquela coisa deslumbrante, mas o mapeamento...
Eu mesmo já vi milhares de casas gigantescas em mapas pequenos ou até gigantes, coisa que não precisava de tanto.
Eu sei que o pessoal tenta fazer real quando cria casas imensas no mapa, ou minusculas. E é isso que irei ensina-los.
Primeiramente, quero que vocês vejam os dois exemplos, os dois não estão errados, mas gostaria que desse uma boa olhada

Spoiler
[close]
O exemplo da esquerda está certo, mas não achas estranho. Uma casa tão minuscula e por dentro tão imenso?
Por lógica, uma casa com certeza, é maior que o personagem do maker. Mas essa dai não.
Ela deveria ter ao menos um tamanho a mais na parede.
E se criares uma casa desse formato, percebes que quando o personagem vai atravessar a porta, seu cabelo fica ultrapassando a parede.
"Mas poxa, isso é um detalhe quase invisível, ninguém perceberia". Não pense assim, se um percebeu outros perceberam.
Mas isso não vem ao caso. Esse é o estilo de casa que a "Enterbain" usa. Por isso não digo que está errado. Mas decida você mesmo.

O segundo exemplo a casa está mais coerente, como vejas, ela já é maior que o personagem, não só as paredes, mas os telhados também.
Isso torna melhor, mais bonito, e pode alcançar mais detalhes usando a segunda opção, além de janelas e portas.
Fugindo assim, dos tipos de casas que havia referido acima, que no caso são essas abaixo.

Spoiler
[close]




Coerência

Agora usando o exemplo de casa com dois quadrados de parede.
Irei ensinar-los a diferença que faz alguns pequenos detalhes.
Digamos que não faz tanta diferença isso, mas se for pensar bem, nenhuma casa tem o telhado/teto do mesmo tamanho que a parede.
Isso se a o pedreiro seja bastante simétrico e criou uma casa perfeitamente quadrada (ou estava bebado e fez um casa com o teto menor que a parede).

Spoiler
[close]

Nesse segundo exemplo com três quadrados de telhado, possibilita mais detalhes e melhor coerência fazendo assim, a casa de fora ter a parte interior maior.

Variação

Como no Rpg Maker Vx Ace, temos um novo tipo de telhado, porque não usar?

Spoiler
[close]

Casas com telhado dessa maneira, é também mais bonito, da um ar "menos quadriculado" deixando um telhado horizontal.
É fácil a utilização desse Tile, não irei ensinar-los porque é mesmo fácil, só perceber onde colocar nos lugares certos e fim.
(Esse tipo de telhado é encontrado na 3 barra "TileC" do Tile Exterior, ele não é possível colocar chaminés em formato de tile. Assim necessitando de eventos como tile).
Spoiler
[close]
Outro tipo de variação, são as casas de dois andares, muito conhecidas pelos bares com moradores no segundo andar, e hotéis com quartos também no segundo andar.

Spoiler
[close]

Na primeira imagem, você vê o jeito certo, e o errado. Ou na verdade, o jeito feio e o bonito.
Não há nada de errado nela, porém não é muito atrativo e ocupa muito espaço do mapa por ser o segundo andar.
Massss.... É muito mais coerente e como eu já havia dito, muito melhor pra trabalhar os detalhes.

O segundo, é bonito, não está "Totalmente" errado, pois você pode ter salas com paredes enormes, e no segundo andar quartos com paredes pequenas e tetos mais rebaixados.

Exemplos

Você também pode usar o outro tipo de telhado, fazendo uma variação maior e mesclando o quadrado com o horizontal, como nos exemplos abaixo.

Spoiler
[close]

Spoiler
[close]

Spoiler
[close]



Encerrando

Bom galera, esse é o Final do meu tutorial, espero que tenham gostado, e que suas casas fiquem muito melhor e mais variadas e tirado  aquele ar de "quadrilocular" e simetria. Qualquer crítica faz melhor! (brincadeira!) ou pergunta, pode dizer que responderei o mais breve possível.
Até mais!

Ótimo tutorial. Para alguém como eu que sou completamente leigo no desenvolvimento de mapas, este tutorial ajudou bastante. Tentarei me lembrar sempre das dicas dadas por você quando for criar casas  :ok:
"Ah, se o que eu sou é também o que eu escolhi ser, aceito a condição."

Realmente um belo tutorial o.o aprendi até algumas  coisinhas para melhorar meu mapeamento {:'

Pedido :

Teria como adicionar a imagem de um prédio na aula ? Seria muito bom, muitas pessoas não sabem como fazer um e eu sou uma delas {:
Tudo vai dar certo (y(8.

Eu serei sempre da opnião "Casas grandes no VX/ACE JAMAIS!" essas casas "estilo chibi" se encaixa
melhor com os chars do próprio maker, e não fica uma coisa muito desproporcional, seu
tutorial mostrou bem isso, bom trabalho.  :XD:

Caramba, e eu ainda ia falar disso no mapeamento intermediário...
Obrigado por quebrar meu galho, assim não terei que criar esta aula XD.
No mais, ela ficou muito boa, creio que tanto iniciantes como experientes possam entender corretamente do que a aula se trata e o que ela afirma como bom, ruim, ou neutro.

Muito bom mesmo amigo, meu mapeamento é horrível e espero que isso ajude um pouco =D

A nossa vida, é feita da morte dos outros. -Leonardo Da Vinci

Olá,muito intuitiva essa aula.
Macetes valiosos para a criação de casas,deixando a simetria masomenos de lado ao desenvolver casas,prédios e afins o formato deixa de ser genérico e monótono algo que provavelmente não quereremos em vossos mapas.